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Motor 4.1i do omega

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • F Offline
    F Offline
    Fabio
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    #1

    quando dá para chegar no motor 4.1i do omega passando para álcool e aumentando a compressão e mantendo o comando original e o corte na rpm original?

    até quanto posso aumentar a taxa? como aument?-la? pistão cabe?udo ou rebaixamento da junta, bloco ou cabeçote?

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    • M Offline
      M Offline
      MadMaxRJ
      escreveu em última edição por
      #2

      trocando pistão sai caro, mas seria o ideal, rebaixar o cabeçote pra vc ter a antiga taxa de volta só trocando ele,o cabeçote é deferro ainda , então cuidado aí , ele não tem uma dissipação de calor muito boa, passando pra alcool no mínimo vc vai ter que usar uma taxa de 11,5 a 12,0 :1 pra rodar redondo, o carro fica muito bom e econômico a nível de dinheiro já que o álcool é bem mais barato.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        G L O C K
        escreveu em última edição por
        #3

        tem veneno para esse motor ai chegar aos 230 cv facilmente …

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          faz o pacote completo fabio…

          passa pra alcool (trocando bomba, velas e tudo, direito)...

          aumenta a taxa pra 13:1 (? bom nao passar disso), faça um trabalho basico no cabeçote (só dar uma abrida nos dutos, não precisa trocar valvulas nem trabalhar angulos, mas se quiser é bem vindo), com um 6x2 bonito (não sai mto caro) e comando (um 276 vai bem, não prejudica a lenta nem perde mto toruqe em baixa)...

          e por fim acerta ele no chip

          vem uns 260 cv tranquilo.

          a autopower tirou 320 cv dum 4.1 igual esse, só tava aumetado pra 4.4 e o trampo de cabeçote era um pouco mais extenso, e era uma qjet alimentando. se vc fizer a msm coisa que eles fizeram, e na injeção, no minimo 330 cv no motor.

          mais que o suficiente pra atropelar 90% dos ap turbo :o

          abs.

          martin

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #5

            quando dá para chegar no motor 4.1i do omega passando para álcool e aumentando a compressão e mantendo o comando original e o corte na rpm original?

            até quanto posso aumentar a taxa? como aument?-la? pistão cabe?udo ou rebaixamento da junta, bloco ou cabeçote?

            [snapback]197033[/snapback]

            tenho um amigo que tinha um omega com 272?, 12:1 de taxa, corpo de borboletas e 6x2…tirou 232cv no motor medidos no dina....

            se tirar o comando e corpo de borboletas acho que fica perto dos 200 e alguma coisa só com chip e taxa....

            eu aconselharia a usar pistões (o método mais correto), mas a própria gm usava apenas taxar cabeçote... se não troquei as bolas nas a20 ela usava pistão de gasolina e cabeçote e ?ra acho que 10,5:1, nos opala usava apenas pistão e vinha acho que 11,5:1 de taxa...isso nos pré-90...depois acho que virou uma coisa só com pistão e cabeçote diferentes

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              CrisGTS
              escreveu em última edição por
              #6

              over, corpo de borboletas multiplas ou uma borboleta maior ??? de quais medidas ???

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #7

                over, corpo de borboletas multiplas ou uma borboleta maior ??? de quais medidas ???

                [snapback]197217[/snapback]

                se usar 2 corpos e tirar o plenum deve melhorar bastante de alta…mas pra acertar isso e ainda fazer o acionamento e colocar o tps vai soifrer um pouco....

                uma maior já dá conta do recado se num for mexer em comando

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  tanto no opala como no omega a gasolina a taxa era de 8,1:1. dizem que era só isso porque o cabeçote é de ferro. e no álcool será que dá para chager a quanto de taxa?

                  estava pensando em passar para álcool, aumentar a taxa, colocar escape mais livre 6x2 ou 6x1, remapear injeção/ignição, mas mantendo a borboleta e comando originais e os tuchos hidr?ulicos e a rpm de corte original.

                  esse motor tem sensor de detonação?

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    Elberson
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    qts que fika essa preparação?

                    c/ isso ele vai girar mais, em qts ele vai cortar?

                    faz o pacote completo fabio…

                    passa pra alcool (trocando bomba, velas e tudo, direito)...

                    aumenta a taxa pra 13:1 (? bom nao passar disso), faça um trabalho basico no cabeçote (só dar uma abrida nos dutos, não precisa trocar valvulas nem trabalhar angulos, mas se quiser é bem vindo), com um 6x2 bonito (não sai mto caro) e comando (um 276 vai bem, não prejudica a lenta nem perde mto toruqe em baixa)...

                    e por fim acerta ele no chip

                    vem uns 260 cv tranquilo.

                    a autopower tirou 320 cv dum 4.1 igual esse, só tava aumetado pra 4.4 e o trampo de cabeçote era um pouco mais extenso, e era uma qjet alimentando. se vc fizer a msm coisa que eles fizeram, e na injeção, no minimo 330 cv no motor.

                    mais que o suficiente pra atropelar 90% dos ap turbo  :o

                    abs.

                    martin

                    [snapback]197128[/snapback]

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      tanto no opala como no omega a gasolina a taxa era de 8,1:1. dizem que era só isso porque o cabeçote é de ferro. e no álcool será que dá para chager a quanto de taxa?

                      estava pensando em passar para álcool, aumentar a taxa, colocar escape mais livre 6x2 ou 6x1, remapear injeção/ignição, mas mantendo a borboleta e comando originais e os tuchos hidr?ulicos e a rpm de corte original.

                      esse motor tem sensor de detonação?

                      [snapback]197602[/snapback]

                      exato…taxa baixa por causa do cabeçote e do di?metro dos pistões....

                      esse projetinho que vc falou fica legal sim... mas num vem tanto assim... considero uns 15 a 20% a mais

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        como você faria esse motor rodar no álcool? você aumentaria a taxa para quanto? trocaria os injetoresó a bombba? você já fez algum?

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          como você faria esse motor rodar no álcool? você aumentaria a taxa para quanto? trocaria os injetoresó a bombba? você já fez algum?

                          [snapback]198013[/snapback]

                          já fiz vêrios sem taxa apenas com escape e corpo de borboletas no chip…

                          esse talvez fosse conveniente usar bicos um pouco maiores e acertar no chip o resto

                          de taxa usaria os pistões de opala a alcool pos 90 que servem

                          bomba é inc?gnita...

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #13

                            qts que fika essa preparação?

                            c/ isso ele vai girar mais, em qts ele vai cortar?

                            [snapback]197726[/snapback]

                            uns 2 mil maaaaaaais ou menos.

                            mas pelo que o jr. falou, alem disso que eu falei, seria necessario corpo de borboleta maior ou até dois corpos e 13:1 de taxa seria um pouco alto demais, apesar que com comando mais aberto a compressao da uma caida, tem mto opala rodando com mais de 13 de taxa e comando alto sem problemas.

                            abs.

                            martin

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              a minha dúvida é quanto a qual taxa usar, pois o opala 91 gasolina usava 8:1, e o omega 4.1 usava 8,5:1 e dizem que é por causa do cabeçote de ferro. já o opala 85 álcool usa taxa de 10:1. então será que para manter a mesma segurança não poderei elevar a taxa do omega muito mais do que 10:1?

                              o omega usa ou não sensor de detonação?

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                a minha dúvida é quanto a qual taxa usar, pois o opala 91 gasolina usava 8:1, e o omega 4.1 usava 8,5:1 e dizem que é por causa do cabeçote de ferro. já o opala 85 álcool usa taxa de 10:1. então será que para manter a mesma segurança não poderei elevar a taxa do omega muito mais do que 10:1?

                                o omega usa ou não sensor de detonação?

                                [snapback]198277[/snapback]

                                com o comando original, acredito que mais do que 10,5:1 já não da.

                                mas com comando mais aberto, que causa perda de compressao pelo cruzamento de valvulas, da pra ter mais taxa sim.

                                não, esse motor não usa sensor de detonação, tenho quase ctz que nao, mas jaja alguem confirma.

                                abs.

                                martin

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  como falei acima..um amigo meu usava 12,5:1 com um 272 no alcool e tirou 230 e qualquer coisa no motor…. o carro dele em estrada dava sapeco em tudo qto ?ra ap turbo (tbm ...com cambio e aerodin?mica)

                                  com o original (um 266?) acho que dá pra usar 12:1

                                  os opala stock chegaram a usa 14,5:1 com 1webber, mas tinha comando quase que 300 e lá vai pedra...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    tudo bem quanto ao motor mas e aí o cambio vai aguentar? e se guenta até quanto? dizem q ele tá qs no limite pro 4.1

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #18

                                      alguem pode me dizer c eh verdade q o motor do omega 4.1 eh um pouco menor em comprimento q o motor do opala? pq estou com um 4.1 de opala desmontado aki e talvez algumas pecas poderia cambiar do omega, como virabrequim, comando e etc.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        alguem pode me dizer c eh verdade q o motor do omega 4.1 eh um pouco menor em comprimento q o motor do opala? pq estou com um 4.1 de opala desmontado aki e talvez algumas pecas poderia cambiar do omega, como virabrequim, comando e etc.

                                        [snapback]220942[/snapback]

                                        o bloco do omega e da silverado são diferentes…mas acho que são do mesmo tamanho do opala no geral...componentes servem alguns...outro não como comando que num tem o acionamento da bomba, no lugar vai o sensor de fase da injeção....

                                        qto ao cambio a gente monta com 0,8bar de turbo ...tira 360cv e dura se num ficar dando de trouxa com borrach?o, trocando de po trancado e fritada em lugar esburacado...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          geralmente quem prepara o opala usa câmbio do dodge ou maverick, ambos de 4 marchas. mas tem empresas que fazem engrenagens especiais (sem ser de dentes retos que criam zumbido) e dizem que ag?enta e dão 3 meses de garantia, ou seja, você tem 3 meses para tentar quebrar o câmbio.

                                          1 Resposta Última resposta

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