Fudeu… to na merda.
-
o sistema de pino colado na biela é usado sem medos desde que se respeite a forma certa de proceder, esquentando só onde se deve e não passando de determinada temperatura. algumas oficinas somente esquentam a biela e colocam o pino, ja outras oficinas esquentam um pouco menos a biela, só que colocam o pino pra gelar e ficar pentelh?simos mais compacto. ai vai do crit?rio (e a intenção) de cada um ao montar um motor.
qto a fadiga, isso rola sim lost, não é nada raro se escutar: pow, nem tava forçando o motor na hora que quebrou… , e isso acontece com pistões, bielas, cambios...
[snapback]364460[/snapback]
isso…em muitos casos o único jeito é esse mesmo...esquentando uma peça e esfriando a outra...uma vez que ambas cheguem ao equilibrio térmico nnca mais solta...
qto a fadiga é exatamente isso aí... ali?s...um motor original, sem turbo é projetado pra ter vida útil média de 120.000km, isso significa que mau tratado num chega nem a isso... bem tratado passa um pouco ... turbo ajuda numa parte e prejudica em outra... qdo vc usa o turbo pra evitar giros altos (numa estrada em vez de esgolear 3? e 4? vc vai de giro baixo e 5?) melhora a vida útil porque o motor vira menos vezes (então desgaste de peças m?veis é menor = bronzinas, anéis ) mas se vc dá po no fundo vc dá pancada na biela/pistão o que aumenta a fadiga..e chega uma hora que quebra mesmo... com 160k km acho que durou muito bem...
agora é refazer e andar mais um tanto desses
-
ps:
ka, vc eh meio animalzinho hein 2.8 bar ou 125 cv de nitro ta doido manow hahahahhhah
po, eu sei que meu carro eh fraco, sei que eh 1.3, eh limitado… mas po, nao quero um aviao de 500 cv... gosto dele do jeito que eh, eu que montei, eu que acerto, eu que cuido, desenvolvi meu proprio gerenciador pra pulsar o suplementar... po, do um trampo danado pra manter minha bixerinha... nao preciso de um motor 1.6 nem de um 2.0... esse ai ta bom pra mim... soh deu uma bela duma zica, mas nao da pra dizer que o motor eh ruim... po, ele tem 139 mil km, 59 de turbo... vai dizer que eh ruim?
[snapback]364315[/snapback]
po cara, teu carro eh mto bom… nao precisa mais doque 1.3 nao
mas eh isso ai, bola pra frente e eu sei que em pouco tempo vai estar andadno ai ja com seu gerenciador
-
po galera, brigadao ae pelo apoio
entao, tem o parcial por 2200 com desconto, e o bloco + pistoes e sei la mais o que, sem o vira e tal, que custa 1600…
eu acredito que a merda tenha acontecido por terem esquentado, pois quebrou bem ali onde foi esquentado... por fadiga e tal, mas porque o material foi danificado pelo calor imagino...
sobrea a durabilidade do motor, po, se nao fosse isso, acredito que esse motor iria durar muito ainda, pois nao fuma, nao tem 1 barulhinho nem nada, simplesmente se comporta como novo.
ja procurei em tudo que eh desmanche, mas nao tem... tem um que tem o cabecote, mas bloco os kras nao tem pq dao um sumisso neh... soh ficam com os miudos...
agora ja vou encomendar a embreagem, q tb foi pro saco pq ja tava no osso, com a travada, estourou o rolamento... como o platé era original ainda com 140 mil km e ta soh o po...
agora eh soh ver direitinho o que vem no kit de 1600 e acho que vou comprar esse memo, pq ai ja fica tranquilo de motor... no maximo logo logo vo ter que da um tapa no cabecote... mas deve demorar...
brigadao mesmo galera
-
fadiga é isso, esfor?os alternados abaixo da tensão de escoamento do material, que com o tempo fazem surgir trincas, que se propagam até ocorrer a falha do componente…
quando quebrou o bloco o sistema de circulação de óleo foi rompido e perdeu a pressão, por isso acendeu a luz.
infelizmente é algo com que temos que conviver, depois de 59000km de turbo e 139000km totai, não chegou a ser uma quebra muito prematura. isso porque com certeza o aquecimento das bielas no ma?arico teve influ?ncia. phoda é o preju... =(
sobre o que o junior falou dos motores serem produzidos para 120000km, acredito que ele tenha se enganado. na renault os motores são projetados para 300000km em uso normal, não h? motivo para que nas demais montadoras seja diferente.
[]s
-
sobre o que o junior falou dos motores serem produzidos para 120000km, acredito que ele tenha se enganado. na renault os motores são projetados para 300000km em uso normal, não h? motivo para que nas demais montadoras seja diferente.
[snapback]365008[/snapback]
quem me disse isso foi um pessoal da vw…que eles projetam para que a vida util na primeira retifica seja de pelo menos 120.000km, segunda retifica mais cerca de 80.000km e terceira retifica 80 a 60.000km....
ainda segundo eles, com boa manutenção facilmente se ultrapassa esses valores e se o uso ajudar (manter o motor sempre quente evitando variação na dilatação)veja taxista que chega a rodar quase 300.000 antes da primeira retifica.
de toda forma é informação de boteco .... se vc diz que é 300k km pra primeira retifica eu nem sonho em retrucar
-
vcs acham que as bielas de reposicao sao mais fracas que as originais?
sei que elas nao sao fraturadas, mas sao de aco c70 tb ou nao?
encontrei o bloco novo por 1000 reais. entao teria que comprar + as 4 bielas que sai 490 reais… sairia 1490, sendo que nao estaria trocando pistoes e aneis nem bomba de oleo nem virabrequim... vcs acham que vale a pena ou eh melhor pagar os 2200 no parcial que eh montado na fabrica? acham que compensa a tranquilidade por 700 pau? foda eh daqui a pouco ferrar pistao, ou mesmo bomba de oleo e mandar tudo pro espaço denovo...
se trocar bomba de oleo, eh +200 pau, entao sairia 1700 bloco, bielas e bomba...
nao tenho din din... mas por isso mesmo, nao quero ter que abrir essa josta denovo tao cedo... q acham?
-
quem me disse isso foi um pessoal da vw…que eles projetam para que a vida util na primeira retifica seja de pelo menos 120.000km, segunda retifica mais cerca de 80.000km e terceira retifica 80 a 60.000km....
ainda segundo eles, com boa manutenção facilmente se ultrapassa esses valores e se o uso ajudar (manter o motor sempre quente evitando variação na dilatação)veja taxista que chega a rodar quase 300.000 antes da primeira retifica.
de toda forma é informação de boteco .... se vc diz que é 300k km pra primeira retifica eu nem sonho em retrucar
[snapback]365027[/snapback]
os motores da renault produzidos em são josó dos pinhais eu sei que são pra 300000km mesmo… inclusive já foram feitas rodagens de quase 200000km, depois das quais constatou-se que a parte de baixo estava ok. o primeiro motor a álcool que rodou 100000km deixou a francesada boba, sem aquela sujeirada toda dentro estava zerado .
dos zetec-ford sempre se comentou que também são para 300000km, e sem retífica (inclusive que não teria retífica).
por isso estranhei muito essa informação de 120 mil, ainda mais da vw... com certeza não tão falando do ap...
[]s
-
so um adendo, a fiat testa todos os motores por ate 80mil km. entao eles tem a garantia de q ate 80mil km mantendo a manutencao indicada o motor nao precisa de retifica.
essa info de 120mil km da vw eh bem proval tratando da linha ae derivada do cht.
porem ela nao procede para a linha ap e derivados. esses motores ja rodaram bem mais q 300mil km sem precisar de retifica. trantando-se especificamente de ap nao eh raro conhecer alguem q rodou com pouco oleo, ou quase nada, sem agua e o motor resiste por muitos e muitos km sem lubrificacao e refrigeracao.
a vw mantem todos os motores periodicamente em teste de bancada 24h por dia ligados. e os teste geralmente se finalizam com 120mil km. talvez esse numero.
quanto aos ae, ja vi gol e.0 8v com 800mil km. e 1.0 16v com 220mil km. o 1.0 16v, tava fumando um monte. pior q ap com 170 mil e retentores originais.
-
compra o parcial.
-
fadiga de material. mandei um motor pro espaço assim tb…quebrou biela com 1,3 bar, sendo que ja tinha usado 2,8 bar e tb puxadas com 1,7 bar + 125cvs de nitro.
[snapback]364249[/snapback]
q motor q era esse ka ???? bielas de kd ou originais ??? akela numeração alta lah??? isso mto me interessa
-
q motor q era esse ka ???? bielas de kd ou originais ??? akela numeração alta lah??? isso mto me interessa
[snapback]365557[/snapback]
era o motor antigo q eu tinha na saveiro, 1.8 com bielas 76.
veja: 2,8 bar era alguns picos só e não segurando o po, como ja fiz no motor atual q usa bielas de kombi, segurando na boa 2,5 bar de 3? e 4?.
e a pouco tempo soube q tem mais gente usando 3 bar no booster (e girando 9000 sem dá, o joselito tirou o limitador de giro de 8000) em motor 1.8 por aqui, tb com bielas de kombi.