Palio 1.3 16v - ressuscitando #2
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não sei se tem muito a ver com a potência não.
se tivesse quebrado alguma engrenagem, ou mesmo o sincronizador de alguma marcha isoladamente, eu colocaria a culpa no torque sim.
mas neste caso ou algum rolamento adquiriu folga axial devido aos esforços resultantes do ângulo de hélice das engrenagens, ou o problema está no seletor mesmo, na árvore dos garfos.
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não sei se tem muito a ver com a potência não.
se tivesse quebrado alguma engrenagem, ou mesmo o sincronizador de alguma marcha isoladamente, eu colocaria a culpa no torque sim.
mas neste caso ou algum rolamento adquiriu folga axial devido aos esforços resultantes do ângulo de hélice das engrenagens, ou o problema está no seletor mesmo, na árvore dos garfos.
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é, ja andei com 33kg de torque nesse cambio. agora deu 28 com 1 bar… tb nao acredito que seja torque isoladamente, mas uma soma dos 288 mil km sendo mais de 210 mil de turbo + um aumentozinho no torque uma hora bate o limite né... mas só desmontando pra saber. pretendo desmontar amanha. vamo ve...
pé no saco, mas ja aproveito pra trocar a embreagem que tava precisando e dar uma geral em tudo pra ficar zeradinho...
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excesso de potencia quebra somente engrenagens ou eixo, problema com engate de marcha está relacionado aos garfos… cerâmica não desacoplando o câmbio completo, errada na troca de marcha ou até mesmo o deslocamento excessivo do motor pelo excesso de potência (estica os cabos e causa a entrada de marcha forçada)
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pois é… desmontei o cambio e não tem porra nenhuma... nada solto, nada quebrado, não tem farelo de nada... o que ele tem é muita folga, a carcaça está com folga em tudo o que fica preso nela... os garfos estão inteiros nem estão tão gastos... me parece que aqueles macaquinhos externos que ajudam a centralizar o desengate dos 3 eixos dos garfos estão gastos, e os próprios eixos também. tem uma posição de desengate do garfo da terceira e quarta que impede a seletora de ir pra posição dos garfos de primeira e segunda ou da quinta, parecido com o primeiro problema. já o problema que deu depois de não engatar a quarta simplesmente não quis fazer com o cambio aberto...
vou tentar trocar o máximo de coisas, inclusive as carcaças, garfos, eixos, macaquinhos anéis sincronizadores e tudo mais o que for possível...
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1375574348 post= 862850 ]
lost, não fica mais viável procurar outro cambio ?
meu cambio não eh original. resumindo eh um cambio do 1.6 16v com terceira e quarta trocadas. rolamentos estão bons… vou trocar o resto das parafernálias e passar os eixos pra outra carcaça eh muito fácil... sai mais barato que comprar garfos novos próxima exemplo...
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eu e meu brother terminamos de montar o cambio. ficou muito bom, tudo 0, tudo mesmo, só as engrenagens mesmo permaneceram. luvas, sincronizadores, macaquinhos, seletora, eixos dos garfos, rolamentos, gaiolas, garfo da embreagem, trambulador externo e carcaças foram trocados.
agora não tem mais nenhuma folga (antes tinha ferias pra todos os lados)
passamos por isso
e chegamos nisso
se o volante do motor que está no balanceamento ficar pronto amanha, o cambio vai pro carro.
o cabeçote ainda nao ficou pronto, estao trocando guias de valvulas que eram originais e com 285 mil km estao de ferias tb. valvulas de admissao serão trocadas e serão usadas guias de bronze.
vamo ve se o carro passa a dar um pouco de sossego agora sao só 7 meses andando desde a ultima montagem. mas pelo menos foram problemas novos
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o cabeçote você já sabia né haha. e o câmbio de certa forma também
monta logo quero andar com 1.5 bar haha
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hahahahaha muito bom o vídeo parece barulho de motor de kombi agora os tuchos já carregaram e o cabeçote não tem mais nenhum barulho. parece ter ficado muito bom
o cambio também ficou muito bom, agora é acompanhar por um tempo se tudo se mantém.
valeu raphael pelas fotos e vídeos e meu irmão que aparece no vídeo que fez a maior parte do trampo :