Turbinando um bravo e.torq 1.8 16v flex com câmbio dualogic
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boa tarde galera, beleza?
frequento o fórum há uns bons anos mas nunca havia me registrado, apenas observava as discussões, mas agora que adquiri algum pouco conhecimento, talvez o minimo possível, estou querendo me incluir no meio.
bom, já percebi que aqui a galera além de ser receptiva e sempre pronta a ajudar, tem um conhecimento fenomenal.
então, estou com fiat bravo com motor e.torq 1.8 16v flex e câmbio dualogic. bom, como é bem sabido, apesar de o carro ter uma estabilidade do caramba (o meu está com o jogo original de pneus 215/45 r17 e suspensão do t-jet, 20 mm mais baixa e mais firme), ser uma delícia de dirigir (com itens como borboletas no volante) e ter um desempenho que não pode ser chamado de ruim, falta aquele brilho no carro, por isso logo pensei no turbo (e com isto eu já mato outro coelho numa cajadada só: passo pro álcool).
ao pesquisar sobre estes serviços, vi que apesar de relativamente novo no mercado, já é um motor algo conhecido e já existem puntos, lineas e stradas turbo nas ruas. também pude ter o prazer de constatar que é um motor que aguenta bem o dobro de potência e torque com miolo original e já vem bastante potência com pouca pressão. ele orginal tem 130/132 cavalos e 18,6/18,9 kgfm e já vi um punto no álcool com 0,3 bar pssando pra 190 cavalos ( ).
bom, depois de algumas sondagens, vi várias empresas que fazem este serviço e obviamente todas são de são paulo e tem o benefício de serem bem conhecidas. são elas a way motorsport (com trabalhos voltados aos honda), a mvs preparações (com trabalhos voltados aos gm) e a funari. bom, todas estas oficinas pelo o que ouvi falar são bastante boas, a way por exemplo faz aqueles b16/k20/k24 all motor matadores, é uma empresa seríssima, turbinou um civic 2012 (r18) passando pra 250 cavalos para ser pace car do indy 300 em são paulo… os caras são bons o pessoal da mvs também é bem gabaritado, tem um conhecimento bom de gm fi (já fizeram um punto 1.8 8v de 400 cv e uma montana de 500 cv, ambos turbo), gm fii também, o pessoal sabe tarbalhar, além de serem uns dos poucos que fazem um bom trabalho com supercharger. já a funri mexe com bmw, mustang, maserati, ferrari, e outros, então nem precisa de discutir a qualidade dos serviços deles.
os melhores ganhos foram obtidos pela funari, onde com 0,3 eles tiraram 190 cavalos e ~ 28,5 kgfm e com 0,5 conseguiram 250 cavalos e 39,1 kgfm, relamente um trabalho sensacional.
liguei para lá para me informar e me deram o valor de aproximadamente r$12.000,00 (com r$4800,00 de entrada + 4x r$1.800) e 3 semanas para montar o kit (que vem bem completinho, composto por chip de potencia especifico para turbo; velas especiais para competição; aditivos para o motor; filtro de ar cônico esportivo (k&n) com duplo fluxo; pressurização completa; intercooler com ótima vazão de ar e troca de calor; turbina ihi importada de baixa inércia; saída de escape completa em inox; escapamento completo com maior diâmetro e vazão dos gases; bicos injetores; bomba de combustível de alta pressão; acerto especifico em nosso próprio dinamômetro md-mustang). de cara achei caro, mas ao contabilizar os itens e o nome da empresa, penso que esteja razoável, que acham?
vamos às minhas dúvidas:
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achei bem bacanas para não dizer incríveis os ganhos, e eles me garantiram que o powetrain aguenta o rojão, mas 250 cavalos e quase 40 kgfm, será que aguenta mesmo? é bastante coisa
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conversei com eles sobre a embreagem e eles disseram que ela é mais que suficiente e que eles inclusive nem recomendam a troca dela desde que seja usada conscientemente. isso quer dizer que eu não vou poder acelerar forte?
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parece que o único setup que eles oferecem para os dualogic é o de 190 cavalos e 28,5 kgfm. ora, o sistema dualogic diferencia-se do normal apenas pela central eletrônica, os atuadores da alavanca e os atuadores que trocam as marchas. bom, se nem a embreagem muda, não há de onde vir algum sobre esforço falei sobre isto com o rapaz que me atendeu e ele me justificou dizendo que o dualogic, para proporcionar mais conforto aos ocupantes, deixa a embreagem patinar um pouco antes de engatar as marchas. gostaria de indagar os confrades aqui do fórum até onde isto procede e se não haveria como reprogramar a central do câmbio dualogic.
bom, então é isto abração para vocês
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adendo: liguei sexta feira na mvs preparações e conversei com o próprio marcelo, que me explicou que lá o preço vai variar de acordo com as peças que eu for adicionando, não há um pacote fixo como na funari e o mais barato seria por volta dos r$8.000, mas aí seria bem básico mesmo, com uma turbina não tão boa quanto a da funari, sem intercooler etc. ele já turbinou um linea 1.8 16v flex na época do lançamento do motor e.torq e agora está acertando uma strada sporting 1.8 16v flex, bem no capricho mesmo, com ft400 e tudo o mais. ele me explicou até a respeito de forjar o motor, visto que pistões/bielas são muito semelhantes aos do família i 1.8 e que ambos saem a uns r$3.000, mas sei lá, dependendo do aumento do preço acho mais negócio mandar fazer um special order mesmo (se fosse o caso de forjar), visto que ele já teve em mãos pistão e biela deste motor…
na mvs, o impedimento quanto ao dualogic não seria a patinação e sim a central eletrônica no caso de injeção programável, visto que como a ecu original comanda tanto o motor quanto o câmbio, ele disse um sincero não sei, mas acha que não daria pra deixar as duas em paralelo sendo a orginal só comandando o câmbio.
tudo bem, mas eu acho a fueltech um lixo não só ela (pandoo etc.) e não que ela seja ruim de fato, mas pra mim, se é pra por injeção programável, que seja uma megasquirt das boas ou uma hardware car, que seja capaz de no mínimo emular injeção sequencial agora me diga, no caso dos eua por exemplo onde deve ter carro automático (preparado, é claro) com injeção programável pra dar com pau, será que uma mega não pode ser programada para comandar um câmbio automático? nem que seja um ctrl + c e ctrl + v da programação original do dualogic (aliás, melhor assim, visto que ele é adaptável ao seu modo de dirigir), mas que ela possa comandar o câmbio também mas aí fica outra dúvida: quem será que tem este cacife pra mexer com a mega e onde eu encontro, hein?
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acho que neste caso você deveria procurar alguém que acerte com piggyback.
liga para o cristiano da dastek - 96837-1130
boa sorte.
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gente boa, dobrar a potencia de um motor com 0,5kg/cm2 (130hp para 250hp)parece um tanto estranho nao é
ja vi isso ocorrer em motores 1.8 com cabeçote 20v, turbina muito bem escolhida e pressurizando 1kg/cm2, e todo o restante muito bem montado/acertado.
os 39,1 kgfm com essa pressao nem se fosse a diesel….
o pessoal do forum deve concordar com minhas palavras.
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pela subida de giro, e com o freio do dino tudo ok parece muito bom contudo, esta descrito 0,9kg/cm2, praticamente o dobro dos 0,5kg/cm2.
interessante tb o golf gti deles com k16, pressurizando 1,3kg/cm2 gerando 54kg de torque e 370hp. ja li aqui no preparados que k16 acima de 320hp entra em overspeed.
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caro barcellos, minha intenção não foi desanima-lo não viu….kkkk
minhas palavras seguem o propósito do fórum, que é dividir informações corretas relativas a preparação de motores e etc, para que todos nós integrantes estejamos bem informados e atualizados.
eu particularmente acho esse modelo lindo, com toque de alfa romeo, e que na configuração de suspensão/rodas descrita deve estar com uma estabilidade excelente
monta sim um kit turbo sim que ficará muito legal
por ser um projeto novo , e preciso arriscar em certos aspectos e ver até onde o cambio aguenta.
no exterior não tem nada a respeito ??
toca o tópico meu amigo, e faça do bravo um veiculo ainda mais bravo hehehe
abraço
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galera, a princípio de conversa ainda tenho o carro e o projeto!
andei sumido quase um ano do fórum porque estive viajando bastante a trabalho, ainda bem!
pra vocês terem uma ideia, no início do ano o hodômetro marcava algo como 35.000 km. agora são mais de 80.000 km e rodando…
vou responder a cada um de vocês!
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acho que neste caso você deveria procurar alguém que acerte com piggyback.
liga para o cristiano da dastek - 96837-1130
boa sorte.
fala raphael, beleza? a propósito, andei vendo seu corsão… "corça" o kct né, tá mais pra jaguar, tigre... tá forte hein? li o seu tópico inteiro e a saga foi bacana, hein? parabéns!
vou ver se ligo pra lá... nesse caso a dastek cuidaria apenas do acerto ou de todo o projeto?
brigadão!
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gente boa, dobrar a potencia de um motor com 0,5kg/cm2 (130hp para 250hp)parece um tanto estranho nao ?
ja vi isso ocorrer em motores 1.8 com cabeçote 20v, turbina muito bem escolhida e pressurizando 1kg/cm2, e todo o restante muito bem montado/acertado.
os 39,1 kgfm com essa pressao nem se fosse a diesel….
o pessoal do forum deve concordar com minhas palavras.
como disse anteriormente, achei bem estranho mesmo!! mas pessoalmente eu confiaria em algo como 200-220 cavalos com 0,6 bar de pressão (dependendo da turbina escohida).
quanto ao torque, entre 28 kgfm e 34 kgfm, na minha (leiga) opinião.
tudo isso no motor, é claro.
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irmão, cheguei a ver essa stradinha e inclusive conversar com o proprietário e infelizmente…
há uns 7 meses atrás esse carro quebrou, se não me engano rodando com o acerto do vídeo: 0,92 bar vindo 280 cavalos e 42,7 kgfm... desbielou e furou o bloco em vários lugares.
o carro não durou dois meses, aconteceu no último cilindro. o mauricio (dono) acha que foi falta de óleo, os caras da cc também. parece que o filtro foi deslocado com uma linha de aeroquipe muito longa, mas eu pessoalmente não acho que influenciaria tanto.
na realidade eu acho que não teve nada a ver com óleo. 1 kg é muita coisa pra motor (novo) original, creio que um limite natural seja 0,6 bar, concordam? e mais, falta de óleo poderia causar superaquecimento e até fundição, mas nunca vi um motor desbielar por causa disso... ainda acho que foi "olho maior que a barriga", mas vai saber né? o que vocês acham?
ele disse tava montando original na cc (não sei se montou original mesmo, não acompanhei). ficou meio revoltado com a situação também (segundo ele "uma coisa eu apredi, se quer um carro turbo, o melhor é comprar um original!!!").
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pela subida de giro, e com o freio do dino tudo ok parece muito bom !!! contudo, esta descrito 0,9kg/cm2, praticamente o dobro dos 0,5kg/cm2.
interessante tb o golf gti deles com k16, pressurizando 1,3kg/cm2 gerando 54kg de torque e 370hp. ja li aqui no preparados que k16 acima de 320hp entra em overspeed.
falando em gti, acho que uma boa seria uma k24 ou k27, não? andei vendo mapas delas outro dia e acho que bate bem com o fluxo dos 20v turbo…
voltando ao assunto, eu particularmente ainda acho que poderiam ter acertado melhor esse motor... esperaria tipo uns 310 cavalos com 1 bar.
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caro barcellos, minha intenção não foi desanima-lo não viu….kkkk
minhas palavras seguem o propósito do fórum, que é dividir informações corretas relativas a preparação de motores e etc, para que todos nós integrantes estejamos bem informados e atualizados.
eu particularmente acho esse modelo lindo, com toque de alfa romeo, e que na configuração de suspensão/rodas descrita deve estar com uma estabilidade excelente !!
monta sim um kit turbo sim que ficará muito legal !!
por ser um projeto "novo", e preciso arriscar em certos aspectos e ver até onde o cambio aguenta.
no exterior não tem nada a respeito ??
toca o tópico meu amigo, e faça do bravo um veiculo ainda mais bravo !!! hehehe
abraço!
fala amigão, parece que te deixei numa situação delicada por não responder! desculpa aí! agora já está explicada a minha ausência (um pouco mais que temporária).
gostei muito da sua ajuda, foi de enorme valia!
gosto bastante do bravo, ele tem um torque bastante bom em baixa (80% @ 1.500 rpm, 93% @ 2.500 rpm e máximo @ 4.500 rpm, demostrando ótima elasticidade), boa potência numa boa rotação e um design que apesar de datado (6 anos na europa e 3 anos aqui no brasil), continua bonito e atual, bem italiano
quanto à estabilidade, realmente é exemplar, ainda mais com o conjunto de suspensão do t-jet. estou usando uns pneus ruinzinhos (pirelli phantom) e mesmo assim é dificílimo fazer esse carro cantar pneu, inclusive em curvas de alta na estrada.
estou empenhado em turbina essa criançinha, vai ficar bem sleeper e mal-intecionado!! hahahah
vou arriscar mas nem tanto... pretendo andar a no máximo 0,6 kg/cm², não quero desbielar e nem quebrar uma marcha na estrada... de qualquer jeito vai ser u campo a desbravar...
infelizmente não cara! o e.torq só é vendido aqui e tudo que tenho são informações sobre o tritec do mini cooper, que não sei até que ponto é igual ao meu motor.
sobre a transmissão, sei que é a c510, usada em todos os fiats brasileiros (com motores a partir de 1.4-litro) atualmente (à excessão do bravo t-jet que usa c635). originalmente vem com, no máximo 21,1 kgfm (punto t-jet), o que não é base pra nada!! lá fora não há muita informação, mas a minha esperança é encontrar alguém por aqui com um palio, tipo 1.8r (ou stilo, ou siena...) turbo forte pra saber até quanto de torque esse câmbio aguenta na boa!!
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sobre o meu projeto galera, a continuo sondando, mas talvez eu troque de carro. se não trocar, o turbo sai, e por isso continuo sondando por aqui!!
andei sondando e parece que a genesis motorsport é boa opção, não? eles tem um know-how bacana em marea e devem saber se virar bacana com o e.torq! a propósito, quanto fica uma mão de obra de um projeto básico desses?
mas será que o acerto do meu carro só poderia ser feito por meio de piggy-back mesmo? primeiramente eu não sei se há uma central pro dualogic e outra central pro motor. no caso de serem separadas, tudo bem, não? mantemos a central do dualogic e mandamos uma outra no lugar da ecu do motor.
mas no caso de serem uma mesma unidade, será que eu não encontro nenhuma central capaz de controlar um sistema simples como o dualogic? será que uma central complexa como a fuelbox do amigo lost não conseguiria controlá-lo?
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galera, li varios posts sobre problemas em turbinar o 1.8 e.torq, o principal deles o fato de o bloco não ter dimensões extras para retifica em caso de quebra de pistão ou biela, mas alguém já turbinou aqui e poderia comentar sobre as dificuldades encontradas?
atenciosamente,