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    Escolhendo turbina

    Mecânica e Preparação
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    • N
      Nuvo última edição por

      dae povo… na minha opinião, para se escolher uma turbina para um motor deve-se levar em conta inúmeros fatores...

      mas toda ajuda é bem-vinda:

      pessoal, achei esse material anexo sobre como escolher turbina, e ele está

      de acordo com aquele material que o westphal enviou sobre turbos.

      baseado nessas f?rmulas e material, fiz essa planilha anexa. basta alterar

      os valores que estão em vermelho, e os resultados estão em azul. ainda é o

      b?sico, mas já ajuda a ter uma noção da turbina. dpois podemos melhorar. se alguém puder comentar, criticar, melhorar (sem complicações, faz favor),

      ajudaria.

      nesse material ele usa 3 pontos para aplicar no mapa, sendo:

      ponto 1, rpm máximo e pressão máxima

      ponto 2, 75% do rpm máximo e pressão máxima

      ponto 3, 50% do rpm máximo e pressão máxima

      tem outra linha de pensamento que usa outros 3 pontos.

      ponto 1, rpm máximo e pressão máxima

      ponto 2, rpm em que a pressão estabiliza na máxima e pressão máxima

      ponto 3, rpm em que a turbina começa a encher e pressão inicial, no caso, 0,1bar.

      isso fica a gosto do fregu?s. você pode usar quantos pontos quiser.

      fiquei com uma dúvida. tem a f?rmula para achar o cfm do motor sem pressão. no caso, (cid x rpm x 0,5 x ve ) / 1728 = cfm

      ok mas, o que acontece quando temos o cabeçote trabalhado?

      essa f?rmula só leva em consideração o tamanho do motor, mas esquece do

      cabeçote. ou o trabalho no cabeçote mudaria a efici?ncia volum?trica do

      motor (ve)? como podemos aplicar o valor do fluxo do cabeçote, quando medimos no banco de fluxo? tipo, já vi gente dizer que tem cabeçote de 110 cfm.

      no site da garrett diz assim sobre o ve: typical numbers for peak volumetric efficiency (ve) range in the 95%-99% for modern 4-valve heads, to 88% - 95% for 2-valve designs.

      valeu,

      eduardo pinheiro

      manaus-am

      – ------------------------------------------------------------------------------

      yahoo acesso gr?tis: internet rápida e gr?tis.

      instale o discador agora


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      |=> turbo - pq as melhores coisas da vida passam voando <=    |

      |------------------------------------------------------|

      material: http://rapidshare.de/files/7394296/forced_induction.doc.html

      planilha: http://rapidshare.de/files/7394354/calcula…_turbo.xls.html

      :ninja:

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • *
        *Felipe* última edição por

        ninguem merce….

        rapidshare num baixa aki...:ninja:

        alguem tem a moral de me mandar por msn?

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • ?
          Visitante última edição por

          ve: typical numbers for peak volumetric efficiency (ve) range in the 95%-99% for modern 4-valve heads, to 88% - 95% for 2-valve designs.

          informações gen?ricas não contam num projeto específico.

          ou se segue a risca ou nem se perde tempo brincando de fazer continha só pra ficar na ilusão que descobriu a am?rica.

          a única forma de se descobrir a ev de um motor é pondo ele no dinam?metro de bancada. fora isso, tudo é chute pro alto. estimativa é a mesma coisa que chute, só q tem mais sólabas.

          se alguem discorda, então que me mostre e me prove qual a ev de cada motor, pode até ser do motor do próprio carro de uso di?rio.

          quero ver :ninja:

          **obs: se alguem vier criticar meu comentário, que venha com o valor da ev do motor do próprio carro ou então nem fale nada.

          cansei de ver gente só falando de estimativas, aproximações e outros bla bla blas que não provam nada de concreto e só servem pra iludir as pessoas.**

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • X
            Xucrute última edição por

            informações gen?ricas não contam num projeto específico.

            ou se segue a risca ou nem se perde tempo brincando de fazer continha só pra ficar na ilusão que descobriu a am?rica.

            a única forma de se descobrir a ev de um motor é pondo ele no dinam?metro de bancada. fora isso, tudo é chute pro alto. estimativa é a mesma coisa que chute, só q tem mais sólabas.

            se alguem discorda, então que me mostre e me prove qual a ev de cada motor, pode até ser do motor do próprio carro de uso di?rio.

            quero ver  :ninja:

            **obs: se alguem vier criticar meu comentário, que venha com o valor da ev do motor do próprio carro ou então nem fale nada.

            cansei de ver gente só falando de estimativas, aproximações e outros bla bla blas que não provam nada de concreto e só servem pra iludir as pessoas.**

            [snapback]376269[/snapback]

            calma caio.. calma..

            tendo a potencia gerada numa rpm tal da pra calcular a eficiencia volumetrica com confiabilidade :fppt:

            e essa ev nao eh constante, obvio… deve ser a ev no pico de torque (evmax) ou no pico de potencia... aih nao sei, pq tambem nao li ehehhehehehe...

            abracos

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • ?
              Visitante última edição por

              até agora não vi ninguem postar a ev do proprio motor q tem no carro. só leio bla bla bla e ninguem prova nada por a+b.

              ah, vc ja pos seu motor no dino pra saber a evó então como vai calcular? pq se não fzr tudo certinho, ja sabe: é estimativa (nome bonitinho pra palavra chute ).

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • F
                Fahrell última edição por

                eficiencia volumetrica pontual numa detrerminada rpm eh facil de achar.. mas nao serve pra muita coisa…

                tenho certeza que o calculo da ev numa determinada faixa de rpm, nao eh uma simples media nao... la se vai umas boas horas integrando....

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • L
                  Lucas Schneider última edição por

                  informações gen?ricas não contam num projeto específico.

                  ou se segue a risca ou nem se perde tempo brincando de fazer continha só pra ficar na ilusão que descobriu a am?rica.

                  a única forma de se descobrir a ev de um motor é pondo ele no dinam?metro de bancada. fora isso, tudo é chute pro alto. estimativa é a mesma coisa que chute, só q tem mais sólabas.

                  se alguem discorda, então que me mostre e me prove qual a ev de cada motor, pode até ser do motor do próprio carro de uso di?rio.

                  quero ver? :ninja:

                  **obs: se alguem vier criticar meu comentário, que venha com o valor da ev do motor do próprio carro ou então nem fale nada.

                  cansei de ver gente só falando de estimativas, aproximações e outros bla bla blas que não provam nada de concreto e só servem pra iludir as pessoas.**

                  [snapback]376269[/snapback]

                  viajando um pouco em relação a ve…hehehe....será que tem erro tão grande em se estimar a ve, tipo, no dynodesktop, a ponto de ter um erro significante na escolha da turbina?

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • ?
                    Visitante última edição por

                    viajando um pouco em relação a ve…hehehe....será que tem erro tão grande em se estimar a ve, tipo, no dynodesktop, a ponto de ter um erro significante na escolha da turbina?

                    [snapback]376582[/snapback]

                    pra mim, se é pra fzr as contas no int?ito de se ter um resultado preciso e descisivo, que se tenha todos os valores corretos em mãos, e não valores estimados .

                    se não tiver, aborte a missão e procure alguem que tenha conhecimentos práticos em turbocompressores e preparação de motores pra ajudar na escolha do equipamento. do contrario, o cara vai estar chutando tb. e quem é bom de chute é só jogador de futebol, e não preparador de motor.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • X
                      Xucrute última edição por

                      antes chutar e passar perto da trave do que chutar e ir pra escanteio … =)

                      abracos...

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • ?
                        Visitante última edição por

                        nessas horas entra em cena uma pessoa conhecida como preparador . melhor ter humildade e perguntar pra quem conhece, do que ficar fazendo continha, achar que domina a técnica e por um turbo errado no motor hehehe ai monta o carro, o troão se arrasta e acaba tendo que trocar de turbo.

                        incrivel, mas todos caras (inclusive tem gente q entra aqui no forum as vzs) que ja vi fazendo esses calculos te?ricos de turbo nunca montaram um carro que andasse igual aos montados por preparadores.

                        queria eu q as coisas fossem tão simples e belas, onde bastasse pegar um mapa + uma formula e pronto, ta ai o turbo ideal pro tal carro :ninja:

                        quem sabe um dia, qdo os dinamometros de bancada sejam vendidos em supermercados e qdo os motores dos carros sejam fixados com velcro de forma a vc tirar o motor do seu carro pra descobrir o ev dele (e não de outro motor parecido ) e ai sim poder usar a formula pra escolher o melhor turbo…

                        enquanto isso não acontece, prefiro viver a realidade.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
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