[em progresso] corsa econoflex
-
videozinho de hoje.
leve aclive, testando o limitador:
-
pra ninguém reclamar de falta de fotos:
embreagem de cerâmica ff, 6 pastilhas, molas e 750lbs:
atuador novo e original é claro:
terminais de direção que adoram fazer barulho nos corsa c:
sangrar todo o fluído de freio:
já que vou trocar o carter este final de semana, já vejo como estão as bronzinas de biela:
junta de escape para umas 2 ou 3 semanas quando o turbo deve ir para a nova casa dele:
por enquanto é isso, vou ver se tiro fotos de todo o resto que está em casa e vou postando aos poucos.
raphael.
-
achei uma foto dele mais novo:
já postei há um tempo atrás mas vai de novo para ficar unificado.
instalação das barras estabilizadoras que fiz em 2010 no corsa:
este sábado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho.
os corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. obviamente é um remendo já que nada substitui essas barras rs.
a lista de peças necessárias é essa, caso alguém mais tenha interesse:
na dianteira eu utilizei a barra da montana, que tem mesma geometria, mas diâmetro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diâmetro).
montana:
01 - 93384700 - barra estabilizadora dianteira;
02 - 90538865 - bucha de fixação;
02 - 93368453 - braçadeira;
04 - 93295333 - parafuso (para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras);
04 - 93251669 - porca (fixar as bieletas);
02 - 93338795 - liame da barra estabilizadora (bieleta).
a barra traseira tem que ser a do corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização.
corsa:
01 - 93366794 - barra estabilizadora trazeira;
02 - 93299188 - porca;
02 - 93298876 - arruela;
02 - 93390846 - coxim;
02 - 93299899 - parafuso.
as molas são as cangoorun que já estavam no meu outro corsa, foram transferidas para este novo.
provável que vão falar aqui sobre eibach e outras importadas. eu optei por essas molas da fabrini, pois já havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. talvez com as eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né….mas o fato é que gosto muito do comportamento dinâmico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável...
para um carrinho popular com um piloto longe de ser um massa da vida, estas cangoorun cumprem muito bem seu papel.
fotos: (não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha)
barra traseira:
as molas e barra traseiras são ridiculamente simples de se colocar. o problema começa na parte dianteira.
é necessário tirar o agregado (ou quadro). nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar.
é necessário:
-prender o radiador por cima com tire-up;
-soltar o suporte inferior do radiador;
-retirar os 2 coxins inferiores do motor;
-retirar o escapamento;
-soltar a caixa de direção;
-e finalmente soltar o agregado.
resultado:
bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. o que falta agora são umas rodas 15” com bons pneus…já que as 16 que tenho, para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas.
o carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. o carro ficou mais confortável de andar por incrível que pareça. ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. a suspensão faz muito menos barulho. a minha teoria é que as molas que a gm está colocando no carro atualmente são muito rígidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras.
não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de são paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciência pra isso, então vamos ver.
é isso ae..
tinha só 11.000kms…faz tempo..
-
final de semana foi para trocar a embreagem.
inferno para tirar a transmissão desse carro
motor sujo:
já sem a transmissão:
discos:
transmissão antes e depois de lavar:
detalhe para o coxim dianteiro embuchado:
ferramenta para centralizar o disco:
é isso aí
-
muito show, parabéns pelo carro, está lindo com aquelas rodas do início.
disserte sobre este abafador de zafira de 2,5 , ele é originalmente de 2,5 ? ficou silencioso?
-
esse bibamor ai fica acelerando com o motor gelado depois vai reclamar kkkk
unica coisa ruim é que ele vai trabalhar com um porcoatrás kkkkk
ps: porco = pig atrás = back
kkkk
o que mostra no painel é o sensor da radiador bate um vento na cara já baixa bem a temperatura. mas eu já estava andando a pelo menos 1 hora haha
-
muito show, parabéns pelo carro, está lindo com aquelas rodas do início.
disserte sobre este abafador de zafira de 2,5 , ele é originalmente de 2,5 ? ficou silencioso?
opa, beleza?
não é original assim não, o pessoal lá da tarumã que fez esta modificação para 2,5 .
não ficou como um original, mas bem mais silencioso que os outros carros com escape de 2,5 que já andei. e o meu ainda está aspirado, quando estiver turbo vai ficar mais silencioso ainda.
falow
-
muito bom aguardando novidades />
espero que fique pelo menos parecido com o seu, já vai estar de bom tamanho
-
um usuário de outro tópico não tinha entendido como funciona o centralizador do disco, fiz este vídeo para ele:
-
fabricação da ferramenta:
http://www.youtube.com/watch?v=m7eh8v-vuwo
este é o cara, qualquer coisa que precisarem ele fabrica
-
embreagem original com mola torcional quebrada:
http://www.youtube.com/watch?v=abhoh5qqeey
overview:
-
não vi um econoflex até hoje, independente do ano, que tenha as barras estabilizadoras
-
mais algumas coisas para o corsa:
para quem quer coxins mais rígidos, mas sem o exagero que osde pu são para uso diário (vibração em excesso), pode-se utilizar cola de parabrisas para preencher os espações de movimentação dos mesmos:
piggyback e tudo necessário para instalar:
velas:
bicos que não vou usar agora (deka 80lbs):
bicos que vou usar agora (astra flex @52lbs by dalton):
aí está também uma váluvla termostática que inicia sua abertura a 79ºc. pela disposição do sistema de refrigeração do bloco dos gm família 1, o 4º cilindro aquece mais e é sensilvel esta diferença. nos carros de pista retira-se a válvula termostática. no meu caso vou utilizar uma que abre mais cedo para não correr riscos.
odg:
regulador de pressão:
fitro:
este final de semana ia instalar o piggyback mas acabei tendo que trabalhar e outras coisas consumiram meu tempo.
vamos ver o que dá para fazer esta semana.
-
fizemos uns testes ontem para tentar acertar o carro com os bicos de 52lbs na injeção original.
a ideia era acertar a fase aspirada toda no chip mesmo com estes bicos e utilizar o piggyback para adicionar combustível quando houvesse pressão.
só que apesar de possível, estávamos tendo mais trabalho que gostaríamos e decidimos acertar tudo pelo piggyback.
cada gravação na ecu é uns 10-15 minutos…demanda muito tempo. no piggyback dá para alterar qualquer coisa em tempo real.
segue vídeo do carro beeeem gordo com os bicos de 52lbs:
http://www.youtube.com/watch?v=ecbkncmrjkc
este final de semana se não tiver nenhum imprevisto instalo o piggyback.
agradeço ao over novamente pela ajuda.
-
over e rafa duas bibas malditas….
po rafa ta ficando legal ein hehehe ate o gustavo torneiro entrou no clima hehehehe da hora....
over bju na bunda....
rafa 4bicos ou 8 bicos ???
n entendi....
então vc chegou a ver qual mola usa nos corsas com barra original no lugar...?
e seu carro sabe quato tem de carga de mola para ele vir sem barra.... e coisa da gm fazer isso ... tem corsa b que saiam sem barra tbem ... diant e tras... rsrsr
qual sua impressão do carro... diminuir o rolling lateral carro é nao ficou muito dianteiro não ?
abcs mano
ohhh voltei ein heheh pp master hehe
abcs
-
vamos ver como vai ficar kkk
depois destes testes aí a ecu está meio louca mas jajá deve voltar ao normal.
vou usar 4 bicos de 52lbs só
não sei o rate das molas nos corsas com o sem barras não. mas de qualquer forma, utilizando barras no carro com molas mais rígidas vai reduzir mais a rolagem.
como troquei as molas pelas cangoorun e não tenho nem idéia do rate delas também (no bundômetro tem menos rate que as originais do corsa sem barra) eu não sei te dizer com números como ficou.
ele ficou mais dianteiro ainda mais por ter usado a barra dianteira da montana, que é mais rígida que a do corsa. mas isso com a pressão recomendada pela fábrica nos pneus. hoje eu utilizo 34 psi nos dianteiros e 32 nos traseiros e fazendo curva forte, só levantar o pé do acelerador que ele começa a querer escapar de traseira.
abraço
-
coloquei a wide no lugar, preciso fazer o suporte certinho. o gustavo vai usinar para mim em poliamida e depois faço o acabamento.
http://www.youtube.com/watch?v=4oty6htwse4
o problema é que depois de 4 dias o controlador queimou. sabe como é né. se pode dar errado, vai dar.
está indo para a odg na garantia.
e o chicote do piggyback parcialmente pronto. testei ontem a noite e está tudo certo