[em progresso] corsa econoflex
-
show 147 raphael quanto de pressão nessa criança e a injeção?
-
raphael, o 1.4 quebrou biela, certo? os pistões dele aguentam bem ou quebraram também?
maurício, beleza?
depois de muito pensar e analisar os fatos, cheguei a conclusão que o motor quebrou não pela potência ou rotação, mas sim por falha de calibração.
após cerca de 0,8 bar de pressão de turbo, o carro dava umas cabeçadas fortes, e em uma destas cabeçadas que o motor quebrou.
só que: clamper que o piggyback tinha não estava ligado, e analisando o carro atual em que meu piggyback está, com uma injeção muito parecida com a minha, ocorria um problema parecido se não ativasse o clamper do map.
a conclusão que cheguei é que a ecu original enchergava anomalia no map, fechava um pouco a borboleta (vi depois pelos logs da ecu original) e como não surtia o efeito que ela esperava, fazia alguma outra coisa que eu não sei exatamente o que é, só sei que causava umas cabeçadas fortes, como se fosse mesmo calço hidráulico.
acredito realmente que este foi o motivo de quebra do motor.
respondendo à sua pergunta: os pistões estavam zero, cilindros zero, bronzinas zero…mesmo com 100.000kms no odômetro. e olha que eu seguro o pé mesmo. nem sinal de problemas nos pistões.
só para reforçar minha opinião sobre a quebra do meu motor, seguem vídeos de um celta com motor 1.4 econo.flex, usando o meu piggyback com 0.8-0.9 bar. limitador @ 7500rpm:
aos 50 segundos:
http://www.youtube.com/watch?v=l9yg_fqnmue
"burnout" @ 7500rpm
http://www.youtube.com/watch?v=worazdagauq
show 147 raphael quanto de pressão nessa criança e a injeção?
fala renan. está rodando com 0.9 bar e usando injeção original + his e bico de monza.
-
boa noite,
tenho um corsa 1.4 econoflex e to precisando dar um tapa na ecu´s, pretendo montar aspirado mesmo e quero aumentar o corte de giro e eliminar o maldito atraso do acelerador eletrônico, quem você indica?
conversa com o junior overspeed.
já adianto que com as molas de válvulas originais vai haver flutuação se elevar o limitador.
abraço
valeu pela dica, e você recomenda trocar as molas por qual?
estava pensando em montar a parte de baixo 1.8 com o cabeçote original preparado, oque me aconselha ja que fez o mesmo com o seu ?
-
boa noite,
tenho um corsa 1.4 econoflex e to precisando dar um tapa na ecu´s, pretendo montar aspirado mesmo e quero aumentar o corte de giro e eliminar o maldito atraso do acelerador eletrônico, quem você indica?
já adianto que com as molas de válvulas originais vai haver flutuação se elevar o limitador.
abraço
estava pensando em montar a parte de baixo 1.8 com o cabeçote original preparado, oque me aconselha ja que fez o mesmo com o seu ?
eu nem pensaria em nada aspirado neste motor com este cabeçote.
o cabeçote 8v família 1 é horrível de fluxo. no máximo do máximo para andar na rua com certo conforto você consegue 140-150cvs (potência do 2.0 do astra flex original hehehe) se montar 1.8 com cabeçote feito, comandão, coletor de escape bem dimensionado (que você não acha por aí, não é qualquer lixo soldado que vendem por aí que vem potência) e um chip bem feito.
e não é um motor girador, vibra muito etc..
um cara do rio de janeiro chamado tio américa pelos fóruns a fora conseguiu 200cvs do 1.6 16v. só que tinha motor forjado aliviado, cabeçote preparado, comando, molas, valvulas, pratinhos importados da sdb, injeção programável mbe, itbs, coletor de escape bem tunado para o motor e girava 8200rpm. ou seja, pouco torque pois vinham 200cvs no corte. bom pra cacete num carro de 800kg de pista, menos interessante num de 1100kg que vai andar na cidade.
não sei se você já teve um carro assim, mas é muito diferente de guiar em modo civil do que um 2.0 turbo de 200cvs. no dia a dia é cansativo, chato, marcha lenta alta, cheiro de álcool, difícil de ligar no frio, etc.
se montar 1.8 como pensa, vai ficar bem parecido com um corsa 1.8 original. pode vir um pouco (pouco mesmo) mais de torque pela taxa de compressão e trabalho nos dutos, mas r/l muito alto…mais torque em média, menos potência em alta...nada muito diferente de um motor com r/l alto e cabeçote pequeno.
eu não faria este motor aspirado. muita grana investida para pouco retorno.
perdão pelo balde de água fria, mas pediu minha opinião :d
edit: se tiver mesmo empolgadão em gastar bastante grana para 200cvs, fica mais ou menos assim num corsa b:
http://www.youtube.com/watch?v=etu8ds0lcbu
com motor 1.6 original, cabeçote 16v trabalhado e um acerto muito bem feito fica assim:
-
raphael, o 1.4 quebrou biela, certo? os pistões dele aguentam bem ou quebraram também?
maurício, beleza?
depois de muito pensar e analisar os fatos, cheguei a conclusão que o motor quebrou não pela potência ou rotação, mas sim por falha de calibração.
após cerca de 0,8 bar de pressão de turbo, o carro dava umas cabeçadas fortes, e em uma destas cabeçadas que o motor quebrou.
só que: clamper que o piggyback tinha não estava ligado, e analisando o carro atual em que meu piggyback está, com uma injeção muito parecida com a minha, ocorria um problema parecido se não ativasse o clamper do map.
a conclusão que cheguei é que a ecu original enchergava anomalia no map, fechava um pouco a borboleta (vi depois pelos logs da ecu original) e como não surtia o efeito que ela esperava, fazia alguma outra coisa que eu não sei exatamente o que é, só sei que causava umas cabeçadas fortes, como se fosse mesmo calço hidráulico.
acredito realmente que este foi o motivo de quebra do motor.
respondendo à sua pergunta: os pistões estavam zero, cilindros zero, bronzinas zero…mesmo com 100.000kms no odômetro. e olha que eu seguro o pé mesmo. nem sinal de problemas nos pistões.
só para reforçar minha opinião sobre a quebra do meu motor, seguem vídeos de um celta com motor 1.4 econo.flex, usando o meu piggyback com 0.8-0.9 bar. limitador @ 7500rpm:
pô engenheiro... fala isso naum !!! como que vai dar calço hidraulico num motor girando a 7.000rpm !!! nem se usasse bicos de 120lbs heheheh... muito antes de dar o calço o motor falha por misfiring... é nitido o barulho nessa situação.
o video do celta ai, ele ja estava com as "novas" molas de valvulas que não deixam flutuar é porque valula flutuando tbm fica parecido com isso ai...
a ecu pode até fechar a borboleta, tirar ponto, enriquecer a mistura (é justamente o que as me7 de golf fazem qdo entra em redução de torque qdo o chip não é feito corretamente) mas isso jamais causaria aumento de torque a ponto de quebrar uma biela...
além do mais lembro de vc ter falado que a membrana da wastegate estava rasgada, isso sim faz a pressão subir e o que aumenta torque e leva a quebra de bielas
-
bem, eu disse que parecia, para ilustrar. não que era calço hidraulico! biba doida mesmo :d
misfire é diferente…o motor falha mas não causa arrasto da forma que fazia. dava uma "cabeçada" mesmo e não era por um ou dois ou cinco ciclos do motor, dava uns 0,5s de motor apagado segurando forte o carro (bem mais forte que o freio motor). isso a 5500rpm dá umas boas voltas de motor apagado.
-
boa noite,
abraço
eu nem pensaria em nada aspirado neste motor com este cabeçote.
o cabeçote 8v família 1 é horrível de fluxo. no máximo do máximo para andar na rua com certo conforto você consegue 140-150cvs (potência do 2.0 do astra flex original hehehe) se montar 1.8 com cabeçote feito, comandão, coletor de escape bem dimensionado (que você não acha por aí, não é qualquer lixo soldado que vendem por aí que vem potência) e um chip bem feito.
e não é um motor girador, vibra muito etc..
um cara do rio de janeiro chamado tio américa pelos fóruns a fora conseguiu 200cvs do 1.6 16v. só que tinha motor forjado aliviado, cabeçote preparado, comando, molas, valvulas, pratinhos importados da sdb, injeção programável mbe, itbs, coletor de escape bem tunado para o motor e girava 8200rpm. ou seja, pouco torque pois vinham 200cvs no corte. bom pra cacete num carro de 800kg de pista, menos interessante num de 1100kg que vai andar na cidade.
não sei se você já teve um carro assim, mas é muito diferente de guiar em modo civil do que um 2.0 turbo de 200cvs. no dia a dia é cansativo, chato, marcha lenta alta, cheiro de álcool, difícil de ligar no frio, etc.
se montar 1.8 como pensa, vai ficar bem parecido com um corsa 1.8 original. pode vir um pouco (pouco mesmo) mais de torque pela taxa de compressão e trabalho nos dutos, mas r/l muito alto…mais torque em média, menos potência em alta...nada muito diferente de um motor com r/l alto e cabeçote pequeno.
eu não faria este motor aspirado. muita grana investida para pouco retorno.
perdão pelo balde de água fria, mas pediu minha opinião :d
edit: se tiver mesmo empolgadão em gastar bastante grana para 200cvs, fica mais ou menos assim num corsa b:
http://www.youtube.com/watch?v=etu8ds0lcbu
com motor 1.6 original, cabeçote 16v trabalhado e um acerto muito bem feito fica assim:
que isso cara, é sempre bom uns conselhos assim já que não ta sobrando dinheiro pra ficar refazendo projeto!
pô 8200 rpm com bomba de óleo externa ne! quem deu essa idéia foi cacá daud (por e-mail!hihi) mas o cara é fera nos gm´s!
mas cara tenho 19 anos, to começando agora com preparação (já sou mecânico) e só quero que esse bendito corsa ande igual ele bebe alcool kk por enquanto vou deixar de lado essa ideia, mas preciso remapear a injeção! outra coisa, o carrinho ruim de curva né (pqp) gastou +- quanto nas barras diant. e tras. e nos up dos freios?
ps: ficou bom esse carro turbo?
-
que isso cara, é sempre bom uns conselhos assim já que não ta sobrando dinheiro pra ficar refazendo projeto!
pô 8200 rpm com bomba de óleo externa ne! quem deu essa idéia foi cacá daud (por e-mail!hihi) mas o cara é fera nos gm´s!
mas cara tenho 19 anos, to começando agora com preparação (já sou mecânico) e só quero que esse bendito corsa ande igual ele bebe alcool kk por enquanto vou deixar de lado essa ideia, mas preciso remapear a injeção! outra coisa, o carrinho ruim de curva né (pqp) gastou +- quanto nas barras diant. e tras. e nos up dos freios?
ps: ficou bom esse carro turbo?
até que não, a bomba interna dá conta. o andré ( tio américa ) usava a interna mesmo. e como pode ver no vídeo do celta, o motor é original, turbo, girando 7500 rpm.
cara eu não lembro exatamente quanto gastei, mas acho que foram uns r$350,00.
para a categoria eu acho que o carro tem uma dinâmica legal. claro que com molas e amortecedores descentes e as barras que a gm retirou dos últimos modelos a tendência é ficar melhor. e os pneus originais não ajudam em nada né hehe.
ficou do meu agrado o carro. bastante torque e incrivelmente com o turbo empurra bem até uns 6500 (aspirado original morre bem antes). e olha que uso uma turbina relativamente pequena comparada com o que os apzeiros usam nos 1.8.
abraço
-
entaum, como vc mesmo viu num tem como a "ecu quebrar a biela" por mais que enriqueça, tire ponto ou feche borboleta… seu borboleta ! kkkk
:d
-
raphael, me passa o modelo certinho da sua bovó se tiver como colocar uma foto dela… vi que é da spa, mas é a radial ou aquele cilindro com uma cornetinha? acho muito louco o espirro dela. abraço
-
a válvula é essa aqui amigo: https://www.spaturbo.com.br/loja/component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,182/category_id,462/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/itemid,1/
mas não recomendo usar. o espirro que você ouve é por que ela não abre direito, e o "espirro" se dá pela boca da turbina. se andar sem válviula vai ser a mesma coisa, tanto é que tirei esta válvula e estou andando sem agora. está a mesma coisa.
abraço.
-
algum dos tuchos que estão com 120.000 km rodados foi para o saco :(
-
entendi, já fechei a minha e ficou parecido mesmo, uns dizem que estraga a turbina, outros não. de qualquer forma valeu pela dica e parabéns pelo projeto. gm turbo é sempre top. tenho um astra 2.0 8v com um turbinho básico.
-
entendi, já fechei a minha e ficou parecido mesmo, uns dizem que estraga a turbina, outros não. de qualquer forma valeu pela dica e parabéns pelo projeto. gm turbo é sempre top. tenho um astra 2.0 8v com um turbinho básico.
exatamente, só que falam tanta coisa nessa mundo, tem tanto mecânico de internet por ae que acabo testando mesmo que seja para ver que não funciona. tem muita gente com a boca grande por aí.
comprei uns prisioneiros arp para o motor.
como não existe nada para este motor, depois de vasculhar muito catálogos de motores e entrar em contato com a arp, descobri que os prisioneiros dos honda d16a/z tem a rosca e comprimento compatíveis com os gm família 1 8v.
m10 x 1.25 x 165
o de cima é o que serve, tem o comprimento correto de 165mm. o código arp é 208-4301.
quando chegar confirmo se deu tudo certo.
-
bom, no final das contas um válvula do cilindro 1 empenada.
não sei a causa ainda, já que não tem marca no pistão nem na válvula.
aproveitei para pegar um cabeçote de 1.8 para deixar a taxa um pouco melhor para turbo, e prisioneiros arp para não ter mais dor de cabeça..
essa semana o mecânico deve montar tudo.
olha a admissão do cilindro 1 brilhando. estava tudo sujo com uma meleca que provavelmente foi refluxo da válvula de admissão não vedando direito.
talvez esse ano ainda ou janeiro monte um coletor tubular em inox com uma r494 da masterpower e refaça a pressurização em inox também.
-
nem me fale…quero passar um tempo sem abrir este motor!
mas o que você disse é verdade, cada vez que desmonto está sendo mais rápido haha.
o que está achando da r4449? acha que amarra em alta? ela não é muito maior que a k16 parece.
-
achei um vídeo antigo no pc do trabalho hehe:
https://www.youtube.com/watch?v=banxwvkarqw
0,8 bar, painel estava funcionando pela metade ainda…