[em progresso] corsa econoflex
-
vou colocando aqui fotos e infos aos poucos.
mas basicamente é um corsa econoflex 2009, atualmente com 96.000kms rodados.
a ideia a princípio são ~200cvs, handling razoável e instalação de freios (por que originalmente nem pode-se chamar de freios, já que mal conseguem parar o carro).
esta é a vítima:
*perdão pelas fotos com o carro sujo, mas o carro é de uso diário e não tenho tempo de ficar lambendo o carro todos os dias. não é carro para mostrar no posto e sim para usar bastante.
o início se deu com o upgrade de freios, 280mm no eixo dianteiro e 270mm no eixo traseiro:
a instalação dos freios dianteiros é plug and play se utilizar pinças de meriva 1.8 16v e discos de 280/25mm da gm.
já os freios traseiros, foram utilizados discos de astra/vectra/meriva/calibra com suas respectivas pinças. a ponta de eixo necessita ser substituída pela do celta / corsa b e cubos de roda da pick-up corsa.
as pontas de eixo necessitam ser encurtadas em 8mm, e precisa também fabricar espaçadores de 4mm que devem ser instalados entre o eixo semi-arrastado e o prato conforme foto abaixo:
algumas fotos aleatórias do processo:
antes de fabricar a tubulação correta e cabos de freio de mão:
conforme for tendo andamento eu vou atualizando.
até
-
estes dias o junior, conhecido como overspeed ou simplesmente biba-loca descobriu o endereço do limitador dos corsa/celta/meriva/montana com acelerador eletrônico.
como este motor implorar para girar mais, e como vai ser turbo (novamente, sim já foi turbo antes) decidimos alterar o corte para 7200 rpm. claro que para aproveitar o over deu 5 graus de avanço na curva todo e enriqueceu um pouco o mapa:
o mestre dos magos abaixo:
não passei no dinamômetro ainda, e não tive tempo de fazer um vídeo longo, mas o que tem está abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=nppm_atlc-8
ahh, já ia esquecendo. o carro está com escapamento de 2,5 , usando um coletor de ferro fundido dos motores antigos para eliminar o catalisador abafador final de zafira modificado para 2,5 também:
recomendo o over para fazer qualquer alteração nas ecus de vocês. manja simplesmente de tudo sobre isso.
abraços e vou postando conforme as coisas forem acontecendo.
-
videozinho de hoje.
leve aclive, testando o limitador:
-
pra ninguém reclamar de falta de fotos:
embreagem de cerâmica ff, 6 pastilhas, molas e 750lbs:
atuador novo e original é claro:
terminais de direção que adoram fazer barulho nos corsa c:
sangrar todo o fluído de freio:
já que vou trocar o carter este final de semana, já vejo como estão as bronzinas de biela:
junta de escape para umas 2 ou 3 semanas quando o turbo deve ir para a nova casa dele:
por enquanto é isso, vou ver se tiro fotos de todo o resto que está em casa e vou postando aos poucos.
raphael.
-
achei uma foto dele mais novo:
já postei há um tempo atrás mas vai de novo para ficar unificado.
instalação das barras estabilizadoras que fiz em 2010 no corsa:
este sábado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho.
os corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. obviamente é um remendo já que nada substitui essas barras rs.
a lista de peças necessárias é essa, caso alguém mais tenha interesse:
na dianteira eu utilizei a barra da montana, que tem mesma geometria, mas diâmetro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diâmetro).
montana:
01 - 93384700 - barra estabilizadora dianteira;
02 - 90538865 - bucha de fixação;
02 - 93368453 - braçadeira;
04 - 93295333 - parafuso (para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras);
04 - 93251669 - porca (fixar as bieletas);
02 - 93338795 - liame da barra estabilizadora (bieleta).
a barra traseira tem que ser a do corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização.
corsa:
01 - 93366794 - barra estabilizadora trazeira;
02 - 93299188 - porca;
02 - 93298876 - arruela;
02 - 93390846 - coxim;
02 - 93299899 - parafuso.
as molas são as cangoorun que já estavam no meu outro corsa, foram transferidas para este novo.
provável que vão falar aqui sobre eibach e outras importadas. eu optei por essas molas da fabrini, pois já havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. talvez com as eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né….mas o fato é que gosto muito do comportamento dinâmico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável...
para um carrinho popular com um piloto longe de ser um massa da vida, estas cangoorun cumprem muito bem seu papel.
fotos: (não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha)
barra traseira:
as molas e barra traseiras são ridiculamente simples de se colocar. o problema começa na parte dianteira.
é necessário tirar o agregado (ou quadro). nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar.
é necessário:
-prender o radiador por cima com tire-up;
-soltar o suporte inferior do radiador;
-retirar os 2 coxins inferiores do motor;
-retirar o escapamento;
-soltar a caixa de direção;
-e finalmente soltar o agregado.
resultado:
bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. o que falta agora são umas rodas 15” com bons pneus…já que as 16 que tenho, para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas.
o carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. o carro ficou mais confortável de andar por incrível que pareça. ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. a suspensão faz muito menos barulho. a minha teoria é que as molas que a gm está colocando no carro atualmente são muito rígidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras.
não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de são paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciência pra isso, então vamos ver.
é isso ae..
tinha só 11.000kms…faz tempo..
-
final de semana foi para trocar a embreagem.
inferno para tirar a transmissão desse carro
motor sujo:
já sem a transmissão:
discos:
transmissão antes e depois de lavar:
detalhe para o coxim dianteiro embuchado:
ferramenta para centralizar o disco:
é isso aí
-
muito show, parabéns pelo carro, está lindo com aquelas rodas do início.
disserte sobre este abafador de zafira de 2,5 , ele é originalmente de 2,5 ? ficou silencioso?
-
esse bibamor ai fica acelerando com o motor gelado depois vai reclamar kkkk
unica coisa ruim é que ele vai trabalhar com um porcoatrás kkkkk
ps: porco = pig atrás = back
kkkk
o que mostra no painel é o sensor da radiador bate um vento na cara já baixa bem a temperatura. mas eu já estava andando a pelo menos 1 hora haha
-
muito show, parabéns pelo carro, está lindo com aquelas rodas do início.
disserte sobre este abafador de zafira de 2,5 , ele é originalmente de 2,5 ? ficou silencioso?
opa, beleza?
não é original assim não, o pessoal lá da tarumã que fez esta modificação para 2,5 .
não ficou como um original, mas bem mais silencioso que os outros carros com escape de 2,5 que já andei. e o meu ainda está aspirado, quando estiver turbo vai ficar mais silencioso ainda.
falow
-
muito bom aguardando novidades />
espero que fique pelo menos parecido com o seu, já vai estar de bom tamanho
-
um usuário de outro tópico não tinha entendido como funciona o centralizador do disco, fiz este vídeo para ele:
-
fabricação da ferramenta:
http://www.youtube.com/watch?v=m7eh8v-vuwo
este é o cara, qualquer coisa que precisarem ele fabrica
-
embreagem original com mola torcional quebrada:
http://www.youtube.com/watch?v=abhoh5qqeey
overview:
-
não vi um econoflex até hoje, independente do ano, que tenha as barras estabilizadoras
-
mais algumas coisas para o corsa:
para quem quer coxins mais rígidos, mas sem o exagero que osde pu são para uso diário (vibração em excesso), pode-se utilizar cola de parabrisas para preencher os espações de movimentação dos mesmos:
piggyback e tudo necessário para instalar:
velas:
bicos que não vou usar agora (deka 80lbs):
bicos que vou usar agora (astra flex @52lbs by dalton):
aí está também uma váluvla termostática que inicia sua abertura a 79ºc. pela disposição do sistema de refrigeração do bloco dos gm família 1, o 4º cilindro aquece mais e é sensilvel esta diferença. nos carros de pista retira-se a válvula termostática. no meu caso vou utilizar uma que abre mais cedo para não correr riscos.
odg:
regulador de pressão:
fitro:
este final de semana ia instalar o piggyback mas acabei tendo que trabalhar e outras coisas consumiram meu tempo.
vamos ver o que dá para fazer esta semana.
-
fizemos uns testes ontem para tentar acertar o carro com os bicos de 52lbs na injeção original.
a ideia era acertar a fase aspirada toda no chip mesmo com estes bicos e utilizar o piggyback para adicionar combustível quando houvesse pressão.
só que apesar de possível, estávamos tendo mais trabalho que gostaríamos e decidimos acertar tudo pelo piggyback.
cada gravação na ecu é uns 10-15 minutos…demanda muito tempo. no piggyback dá para alterar qualquer coisa em tempo real.
segue vídeo do carro beeeem gordo com os bicos de 52lbs:
http://www.youtube.com/watch?v=ecbkncmrjkc
este final de semana se não tiver nenhum imprevisto instalo o piggyback.
agradeço ao over novamente pela ajuda.
-
over e rafa duas bibas malditas….
po rafa ta ficando legal ein hehehe ate o gustavo torneiro entrou no clima hehehehe da hora....
over bju na bunda....
rafa 4bicos ou 8 bicos ???
n entendi....
então vc chegou a ver qual mola usa nos corsas com barra original no lugar...?
e seu carro sabe quato tem de carga de mola para ele vir sem barra.... e coisa da gm fazer isso ... tem corsa b que saiam sem barra tbem ... diant e tras... rsrsr
qual sua impressão do carro... diminuir o rolling lateral carro é nao ficou muito dianteiro não ?
abcs mano
ohhh voltei ein heheh pp master hehe
abcs