Troca de oleo - mineral pra sintetico
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tem um mineral 5w40 da texaco..na mercadocar aqui em sp sai $16,00 o litro
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esse eh bom? aqui ta r$13 pratas o litro..
eh o havoline ultra 5w40 …. eu tava com ele na mao pra trocar saca...
dai pensei em lançar o engine flush... limpar a baga?a... e mandar esse mesmo...
ele tem tudo pra ser bom devido a sua explanação mais acima neh?
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cara, turbo é oleo mineral, quer ir de sint?tico e jogar $$ fora.
10 conto o litro troca a cada 3mkm, mais que isso é frescura.
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cara, desculpa, mais acho que se você pensa alem de potencia a durabilidade do motor, iria sim de sintetico.
independente de ser original, aspro ou turbo, o sinteito é mais fino, chega mais rapido a turbina, lubrifica muito melhor, possibilidade bem menor de detonar o eixo por funcionamento seco e dela começar a fumar alem de que, oleo mineral vai ser trocado com uma frequencia muito maior que o sintetico que num veiculo original leva 20.000km pra ser trocado (baseando-se no esso ultron e recomendação da propria peugeot quanto aos 206) imagino que num carro turbinado trocasse isso com uns 13.000 quanto num mineral eu trocaria com pelo menos uns 2000km.
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não encare óleo sint?tico como duracell as pilhas duuuuram…
esse é o erro que muito frentista e fabricante te indus...
seu tua troca em regime severo é 5mkm, troque com 5mkm com oo sint?tico também...aguentar um pouco a mais ele aguenta..mas nunca tudo isso...
senão..de nada vai valer a pena usar um óleo melhor pq daqui x mkm ele já estará contaminado e vc vai ganhar uma meleca de brinde pra atrapalhar sua lubrificação..
eu dou prioridade nesta ordem:
1o sae
2o api
3o: base (sint?tico ou mineral)...
eu usar um 20w40 num moto rq pede 5w40 é meio q sem volta..não tenho muito o q compensar...
eu usar um sf no lugar de um sl...eu antecipo a troca e tá tudo certo
eu usar um mineral no lugar do sint?tico..eu antecipo miinha troca..
esse texaco 5w40 eu usei no palio e no polo (hoje eu tá com um 20w50 pq tava sem din din, mas a proxima troca eu volto a usar algo melhor
o mt eu rodei 115mkm até ter dado pt ..turbina show de bola..não fumava nem a pau e baixava pouco óleo....
foi quase a vida toda usando helix 5w40, mas algumas trocas foram 10w40 (esse a manutenção era por conta da empresa... )
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quanto ta custando em media o litro do mobil 1???
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quando eu tinha um golzinho a alcool eu usava mineral, passei a usar o mobil 1 por um tempo de voltei para o mineral novamente. nunca deu nada, nem existia engine flush na época.
para falar a verdade, quando eu usei o mobil 1 eu esperava por algum aumento de potência ou redução de consumo, mas não notei nada , acho que o meu carro ainda era novinho na época. meu irmão fez a mesma coisa que eu e ele tinha um gol gts e também não notou nada quanto ao desempenho e não neu nada no motor com essas trocas de óleo.
vocês sabiam que 99% dos engine flush (stp ) utilizam subprodutos como querosene para dissolver as sujeiras e limpar o motor? quando tiverem colocado o óleo novo os res?duos do engine flush que ainda ficaram no motor vão detonar o seu óleo novinho se eu usasse um engine flush eu rodaria uns 50km com o óleo novo e trocaria ele denovo…
parece que somente 1 ou 2 produtos nos eua é que usam os mesmos detergentes usados no óleos para soltar e limpar o motor.
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não encare óleo sint?tico como duracell as pilhas duuuuram…
esse é o erro que muito frentista e fabricante te indus...
seu tua troca em regime severo é 5mkm, troque com 5mkm com oo sint?tico também...aguentar um pouco a mais ele aguenta..mas nunca tudo isso...
senão..de nada vai valer a pena usar um óleo melhor pq daqui x mkm ele já estará contaminado e vc vai ganhar uma meleca de brinde pra atrapalhar sua lubrificação..
eu dou prioridade nesta ordem:
1o sae
2o api
3o: base (sint?tico ou mineral)...
eu usar um 20w40 num moto rq pede 5w40 é meio q sem volta..não tenho muito o q compensar...
eu usar um sf no lugar de um sl...eu antecipo a troca e tá tudo certo
eu usar um mineral no lugar do sint?tico..eu antecipo miinha troca..
esse texaco 5w40 eu usei no palio e no polo (hoje eu tá com um 20w50 pq tava sem din din, mas a proxima troca eu volto a usar algo melhor
o mt eu rodei 115mkm até ter dado pt ..turbina show de bola..não fumava nem a pau e baixava pouco óleo....
foi quase a vida toda usando helix 5w40, mas algumas trocas foram 10w40 (esse a manutenção era por conta da empresa... )
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amarchetti, mais um oleo sintetico, mesmo sendo usando num motor forte, aguenta o tranco melhor que o mineral, não lembro onde li que a porsche usa mobil 1 na porsche supercup, imagina o quanto esses motores são forçados e o oleo tem que ser sintetico.
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r$35,00 pratas anderson
esse havoline ultra 5w40 sl me pareceu bom….
custa r$13,00
vou testar ele..
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achei q fosse muito mais caro não tem desculpa, vou comprar 4 litros dele para por no motor novo (q ainda to fechando) e só utilizarei ele daqui para frente
sera q é certo usar um outro sintetico mais baratinho só para rodar uns 1000 km enquanto o motor amacia antes de meter o mobil 1???
esse havoline é 100% sintetico??
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esse havoline eh mineral.. nem base sintetica eh …
olha, naum sei como eh o esquema do amaciamento com osintetico...
mas creio que naum tenho problema...
kra, vai gastar ai uns 150 pau no maximo .... pra trocar oleo, filtro e talz.. isso extrapolando mesmo....
eu cho que vale sabe...
po qq eh isso perto de um motor que vc investe pelo menos 20 vezes mais?
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esse havoline eh mineral.. nem base sintetica eh …
olha, naum sei como eh o esquema do amaciamento com osintetico...
mas creio que naum tenho problema...
kra, vai gastar ai uns 150 pau no maximo .... pra trocar oleo, filtro e talz.. isso extrapolando mesmo....
eu cho que vale sabe...
po qq eh isso perto de um motor que vc investe pelo menos 20 vezes mais?
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isso mesmo, acho besteira gastar uma grana alta no motor e na hora de colocar o oleo ficar fazendo economia porca.
realmente só não queria utilizar o mobil 1 para amaciar o motor, já q só rodarei 1.000 km e depois trocarei oleo novamente. to pensando em por um sintico (100%) mais baratex só para amaciar, depois disso baixo e ponho o mobil 1
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a minha grande questão ?: considerando que o brasil é um pa?s de clima tropical, onde dificilmente consegue-se temperaturas abaixo de zero grau celsius, é mesmo importante usar um óleo com valor 5 de viscosidade é frio? pelo pouco que sei, um óleo de grau 20 é frio já atende ao requisito de temperatura é frio para o frio brasileiro. a minha real preocupação é ? quente. aí sim, penso que um grau 50 ou 60 seja uma boa pedida.
uma tabela semelhante é essa veio no manual do 206 que tive. ela me esclareceu muita coisa.
[]s
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a questão não é a temperatura de congelamento do óleo..isso é pra ingl?s ver…
abre uma garrafa de um 5w40 e vira..olha a velocidade que ela esvazia se comparada a um 20w50, por exemplo...
isso é o que vale..maior qtdade de óleo chegando ao um ponto de atrito ...
o ?elo tá frio...não tá quecido pelo atrito..e é muito pior pra correr pelo sistema..vai chegar em menor qtdade..
tanto é que vc troca seu óleo com o motor quente..pq senão ficaria uma hora lá esperando escorrer tudo
se vc pegar uma montadora, olha a especificação d eóleo dos motores turb0 de fábrica:
gol t, golf t, a3, a4, s3 e passat turbos: 5w40
marea t: 10w40
impreza wrx 5w50
tempra t e uno t: 20w50..motores q vieram em 94...numa época q vc não tinha disponível tais óleos aqui na terra brasilis
teve um caso q ilustra a preocupação das montadoras:
os golf e passat t tiveram muita encheção de saco com formaçãop de borra e turbina e motor indo pro espaço pq formava borra com nossa gasosa tosca...
em 99 trocaram a especificação de óleo de 501.00 pra 502.00...além de reduzir a troca em condições de uso severo de 7500 pra 5mkm
a 501 era equivalente aop 10w40 base sint?tica (semi-sint?tico)
a 502 é equivalente ao 5w40 sint?tico
pq? vai ensinar um tiozão ou uma tiazinha a ligar um motor e espera uns 20s em lenta pra sair rodando e fazer o memso qdo esfriar...
os kras tavam nem aí...
resolveu o problema de vez? não..mas foi a melhor solução que encontraram
se considera fase fria do motor os 1os 5 kms de funcionamento do memso..nessa fase q vc tá + gordo, as peças mo?veis não chegaram na temp ideal e é justamente aí q vc tem o maior desgaste..pode ver q carros q rodam pequeno percurso sempre são fracos de consumo e carbonizam mais....justamente o tal regime severo q as montadoras tanto apregoam..
na prática, pega um f1 de corsa...olha como este motor adora bater tucho qdo ligado...exatamente pq não tá chegando óleo em qtdade suficiente pra encher um tucho e ele amaciar o curso das vêvulas
podes crer q com o circuito desobstru?do e com um óleo de boas viscosidade em baixa, vc não vai ter isto rolando até q o óleo se contamine... e as borras venham te encher a cabeça..
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bom… enquanto não aparecer um 5w50 de preão acessável, eu continuarei usando o mesmo 20w50. sinto muito, mas com os preços de hj, num dá.
e o meu problema com o helix 15w50 mineral é que ele num ag?enta temperatura muito alta. via isso no uno lampredi daqui de casa.
qualquer acelerada e parece que o óleo já num sobe direito. a única vez que usei 20w50 nele isso parou de acontecer.
sei não se é pra ingl?s ver. não creio que a sae faria algo assim, que pode ser desconsiderado.
[]s
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a expressão pra ingl?s ver talvez não tenha sido a mais adequada…
mas se vc pensar no xxwyy em relação a temperatura ambiente, vc ignora o benefício real que é a fluidez do óleo na fase fria do motor..
sair de um 20w50 pra um 15w50 q tem um pre? bem acessável já é um ponto a mais..
um 5w50 é realmente bem caro, e como vc foi julgado......não tem toda essa relação custo-benefício se vc pensar num ap q nem tem exig?ncias de classificação sae..o manaual do meu polo 98 apenas diz: óleo api sh, com toler?ncia a sf
mas tem motores q giram mais..tem menos folgas entre as peças m?veis...tem mais potência específica..aproveitam mais a mistura, por isso geram masi energia..e por isso precisam dissipar masi calor...
e cada motor tem sua exig?ncia mínima de sae (assim como de api e até acea)..o 5w30 do rocan...o 15w40 dos fire..o 20w40 de um gm f1...
ah..emas qdo esquenta? vc tem o sistema de refrigeração exatamente pra dissipar o restante de calor q o ?le não tem como absrover e também reduzir a temp deste óleo...
voltando ao sae, aquele maldito berdinazze
o sae é uma especificação q mede que pra chegar um volume mínimo de óleo estipulado na outra ponta do circuito de teste, eu tenho q estar a uma temmperatura tal...abaixo dela chega pouco óleo (ou poderia chegar nada), q ia acabar deixando meu rala-rala na mão...
qtos mls de óleo tem q chegar na outra ponta do circuito..qtos metros ou cms medem este circuito? qual o diametro dos tubos deste circuito? sei lá....
mas bate exatamente com a preocupação de enfiar um x mínimo de óleo al? pq aquele rala-rala vai me gerar calor e se eu tiver óleo de menos não vai ficar legal...exatamente como rola qdo tá batendo tucho num motor q acabou de ser ligado
se vc entrar na classificação sae com tempreatura na cabeça, vai chegar a uma tabela de aplicação por temperatura ambiente de trabalho...
20w numa temp mínima de -10oc
15w -15oc
10w - 20o
5w -30o
0w -40o
sae 40: +15o
30w 0oc
se eu pensar na temperatura ambiente, nunca vou ver ganhos se comparar um 5w40 a um 20w40...eu não chego a temperaturas negativas em praticamente todo o territ?rio nacional.....eu não ligo meu carro dentro de um freezer..
não moro na groel?ndia...moro num pa?s tropical abenãoado por deus e bonito por natureza...
e qtos motores diesel nao funcionam a dácadas em lugares gelados com um óleo monoviscoso sae 40..
se eu me prender a questão temperatura, eu poderia cair na tentação de acreditar q um óleo 25wxx congelaria fácil bem perto de 0o...então eu não poderia usar um monoviscoso sae 40..ele estaria congelado..
e o óleo do câmbio então? o q eu faria?
pois é nessa din?mica q um frentista e muito técnico de lubrificação acredita: q um 5w só é bom em pa?s frio pq aguenta mais antes de congelar..como a gente tá no quentinho, não precisa se preocupar com isso..
aa? o kra enfia um 25w num rocan q como vimos pede um 5w...com 100mkm o motor tá uma tralha e o dono não entende o pq...
mas como a média do brasileiro é 12mkm/ano, esse rocan demoraria 8 anos pra criar problemas, eu já vendá antes, o próximo dono q se f....
o porblema não vai aparecer tão cedo..e nem na minha mão...
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quer dizer então que o significado dos valores da garrafa não é o que está descrito na tabela?
agora fiquei confuso…
no manual do corsa diz que qquer coisa desde que seja pelo menos sj é óleo pra ele.
procuro usar sempre a mesma marca e mesmo modelo, a fim de ajudar a evitar borras... e 20w50.
de fato, com esse óleo o motor bate tucho enquanto frio. mas depois de quente os tuchos custam a descarregar em altas rpm.
no corsa da minha namorada, mesmo motor 1.6... ela usa 5w40. o carro dela não bate menos tucho que o meu... e de quebra o dela descarerga tuchos a 4500 rpm. judiação.
só por isso que fico confuso.
tá com a cabeça toda zoneada agora... huahauhaua
[]s
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bom… enquanto não aparecer um 5w50 de preão acessável, eu continuarei usando o mesmo 20w50. sinto muito, mas com os preços de hj, num dá.
e o meu problema com o helix 15w50 mineral é que ele num ag?enta temperatura muito alta. via isso no uno lampredi daqui de casa.
qualquer acelerada e parece que o óleo já num sobe direito. a única vez que usei 20w50 nele isso parou de acontecer.
sei não se é pra ingl?s ver. não creio que a sae faria algo assim, que pode ser desconsiderado.
[]s
[snapback]378871[/snapback]
uma vez para o track day com o gol 1.8 mi da minha m?e, o carro era novinho, peguei ele escondido aqui na garagem (meu carro tava na oficina e eu queria andar), troquei o oleo (helix 15/50) e fui para pista depois da primeira bateria o oleo esquentou tanto q um casquilho rodou e mandou o eixo pro caralho abri o motor e estava tudo azul lá dentro nunca mais uso essa porcaria novamente