Avaliação é bmw g 650 gs 2013
-
fotos: eduardo azeredo
modelo de entrada de linha da marca, com grande sucesso em todo o mundo, vem com design modernizado, mas mantendo todos os atributos a fizeram se destacar no mercado. com extrema versatilidade e elegância, a bmw g 650 gs se encaixa em qualquer tipo de terreno ou forma de utilização, desde o uso urbano até o off-road, oferecendo grande conforto e prazer na pilotagem.
vem equipada com motor monocilíndrico a 4 tempos, gerando 50 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 6,1 kgf.m a 5.000 rpm, mas tudo isso com ótimo consumo, em torno dos 21km/l. as respostas do motor são excelentes, enchendo com grande facilidade, permitindo um ganho de velocidade bem rápido, o que oferece total segurança para ultrapassagens. boa relação de marchas, permitindo uma condução dócil e alcançando velocidade final em torno dos 185km/h.
nem tudo é perfeito e a motocicleta apresenta algumas peculiaridades que, dependendo do gosto do motociclista, podem causar algum desconforto, como por exemplo a vibração um pouco além da conta, que é de se esperar de um modelo com motor monocilíndrico. no uso urbano, o piloto pode sofrer um pouco também com o calor gerado na perna direita, quando a moto aquece e é acionada a “ventoinha”.
apesar de ser monocilíndrica a essa g conta com escapamento duplo, mas apenas como recurso estético, pois apenas um deles é funcional. seu conjunto ótico é formado por faróis de formatos mistos, que se tornou quase um padrão e “marca registrada” nas motos da bmw. nos primeiros quilômetros o piloto vai precisar de um tempo de adaptação com os comandos essenciais como buzina e seta, devido a sua posição invertida em relação ao que há tradicionalmente no mercado. o painel bonito e de fácil leitura, contando com grande velocímetro analógico e demais instrumentos em módulo digital, incluindo o conta-giros.
o conjunto de suspensão permite plena segurança, independente do terrenos e condições do solo e é notável como ela fica à vontade quando está fora do asfalto, parecendo ser seu habitat natural. as frenagens são firmes e seguras, salvo alguns sustos quando o abs não entende a irregularidade do chão. é altamente recomendável que se desligue o abs quando for usar em terrenos acidentados ou ruas muito esburacadas.
uma característica bastante impressionante na g 650 gs é a segurança que oferece em curvas, com capacidade de inclinação sensacional e ciclística precisa, pode-se fazer qualquer tipo de curva com total tranquilidade, mesmo em alta velocidade. a ergonomia é excelente, permitindo pleno conforto na posição de pilotagem.
influenciando diretamente na impressionante ciclística desta moto temos a engenharia envolvida com a distribuição de peso, pois na bmw de um modo geral o tanque de combustível fica embaixo do banco, deixando a área tradicional do taque para filtro de ar e outros componentes, provendo melhor posicionamento para o centro de gravidade, resultando em muita precisão e segurança.
produzida na fábrica brasileira da bmw, em manaus, o que permitiu uma considerável redução no preço, esta big trail da bmw é uma das mais completas da categoria, vindo de fábrica com aquecedor de mãos e freios abs. uma máquina completa e capaz de proporcionar muita satisfação a quem pilotá-la. para ter essa belezura em suas mãos o preço sugerido é de r$29.800,00 e as cores disponíveis são vermelha e branca.
ficha técnica:
motor:
tipo: monocilíndrico a 4 tempos, refrigeração líquida, 4 válvulas por cilindro
diâmetro / curso: 100 mm x 83 mm
cilindrada: 652 cc
potência máxima: 50 cv (36,7 kw) à 6.500 rpm
torque máximo (nm)/rpm: 6,1 kgf.m (60 nm) à 5.000 rpm
taxa de compressão: 11,5 : 1
preparação do combustível / gestão do motor: electronic intake pipe injection / bmw engine management, twin-spark ignition
catalisador: 3 vias com sonda lambda
norma de gases: eu-3
desempenho / consumo de combustível:
velocidade máxima: 170 km/h
combustível: unleaded regular, minimum octane rating 91 (ron)
alternador / autonomia
alternador / autonomia: 400 w / ~ 350 km
bateria: 12 v / 12 ah
transmissão:
embreagem: multiple-disc clutch in oil bath, mechanically operated
câmbio: 5 marchas
transmissão: corrente
ciclística / freios
quadro: bridge-type steel section frame with bolted-on rear section
suspensão dianteira: garfo telescópico de 41 mm de diâmetro
suspensão traseira: 170 mm / 165 mm
curso da suspensão dianteira / traseira: 170 mm / 165 mm
(lowered suspension 140 mm / 130 mm)
distância entre eixos: 1,477 mm
trail: 113 mm
ângulo da coluna de direção: 61.9°
rodas: cast aluminium
roda dianteira: 2,50 x 19″
roda traseira: 3.50 x 17″
pneu dianteiro: 110/ 80 – r19 59v
pneu traseiro: 140/80 r17 69v
freio dianteiro: disco simples de 300 mm com pinça flutuante de 2 pistões
freio traseiro: disco simples de 240 mm com pinça de 1 pistão
abs: optional extra: bmw motorrad abs (pode ser desligado)
dimensões / pesos:
comprimento (mm): 2,165 mm
largura (mm): 920 mm
altura (mm): 1770 mm
altura do banco (mm): 780 mm
curvatura das pernas: 1,770 mm (lowered suspension 1,710 mm; high seat: 1,850 mm)
peso em ordem de marcha: 1) 193 kg
peso seca: 2) 175 kg
peso total permitido: 380 kg
carga útil (com equipamento de série): 188 kg
capacidade do tanque de combustível: 14 litros
reserva: 4 litrosos dados técnicos referem-se ao peso sem carga (din)
- de acordo com as normas 93/93/ewg com todos os meios de funcionamento e o depósito cheio com, pelo menos, 90% da sua capacidade útil.
- peso sem carga e a seco