Turbo em palio 500 anos
-
rodando a 0,6kg com alcool e uma t2 .35q .48f ela vai entrar em 2500rpm.. vai enxer bem até o os 6 mil rpm. e vai gerar uns 105cv com escape do 1.8r. a pressão maxima com miolo original é na base de 1,1 kg para andar com segurança. mas para essa para 1,1kg não recomendo andar com bico auxiliar pois a distribuição não vai ser das melhores e o bico vai ter que ser grande para alimentar tudo isso. ideal seria 4 bicos de 40 lbs/h. e o escape também ia começar a amarrar, teria que partir para um de 2,5 pol. e a embreagem provalvemente tera que ser de ceramica. e a turbina vai ficar pequena.
a respeito do intercooler, não existe o que inventar, ele só não é usado ou por custo ou por falta de lugar. o lag com uma t2 no teu motor vai ser quase inalterado. a diferença e que se não usar o intercooler a cada grau de temperatura que o ar aumentar na sua admissão menos moléculas de oxigênio vão existir no ar admitido. consequentemente a mistura vai começar a enriquecer e você vai perder potencia, e o seu gerenciador de ponto vai ter que atrasar mais ainda o ponto devido a alta temperatura do ar admitido. pegue 2 carros, 1 sem intercooler outro com. que andem juntos. acelere os 2 por 1 minuto em wot em um auto estrada. depois de um minuto a potencia do sem intercooler vai começar a cair e o outro ira se manter. a cada 2 graus que você baixa da temperatura do ar admitido você ganha 1% de potencia. não parece muito mas digamos que a 100 por hora o carro com ic esta admitindo ar a 70 graus célsius e o sem a 110. já temos uma diferença de 40 graus o que teoricamente daria 20% de diferença no rendimento. não acredito que de tanto mas pelo menos 10% acima de 60km/h da com certeza.
valeu, julian. esses dados tornam as coisas mais previsíveis e facilitam a minha decisão.
estou convencido quanto à necessidade do uso do intercooler. hoje percorri aproximadamente 180km e a pressa me forçava a andar por longos trechos a 140km/h (5000rpm). durante a viagem imaginei a diferença que um intercooler faria na admissão, pensando em tudo o que você falou.
olha, já vi o batata rodando num carro de cliente uma vez na rua, não gostei do tratamento que ele dava ao carro, se fosse com o meu eu ia enlouquecer e nunca mais levar pra ele o carro (carro meu tem que ser tratado pelo mecânico a pão de ló), embora o carro do cliente parecia mais sucata do que carro. o carro cuspia óleo pra tudo quanto é canto ao acelerar e ele comentou que qualquer carro turbo é assim.
ele que me desculpe, mas não vejo ninguém aqui do preparados com o cofre todo melado de óleo por ser turbo, pra mim ou ele não tem muito conhecimento, ou eu ainda sou muito zerado a ponto de não saber que carro turbo sempre jorra óleo pelo respiro. espero que os amigos do fórum comentem este detalhe para me dar certeza do meu conhecimento ou do desconhecimento do batata.
se fosse você colocaria o 1.6 16v, se você não for vender o carro nem precisa regularizar, ninguém olha motor em blitz, se pegarem esse detalhe, acho que o máximo que acontece é recolhimento dos documentos para regularização do veículo e provável multa. e caso você venda o carro mais pra frente é só colocar o original de volta. apenas compre um motor com procedência.
se quiser realmente turbinar, sugiro levar em alguém mais confiável, já ouvi falar dessa clinicar que o menegotto indicou, o menegotto adora fiat e deve ser uma boa indicação. fortaleza não é longe, bem mais perto que recife.
nando, preciso corrigir um equívoco: eu não conheci o pardal.
hoje acessei o seu perfil no facebook (pardal race) e observei que eu o havia confundido com o vitor portugal, que também tem uma oficina na marambaia.
acabei misturando as coisas porque ambos trabalham no mesmo bairro. que confusão, né?
cheguei a pensar na possibilidade de trocar o meu motor por um 1.6 16v, mas essa substituição não é tão simples assim. me parece que as caixas de marcha não são compatíveis e outras coisas precisariam ser trocadas, como o compressor do ar condicionado, alternador, central de injeção, etc (corrijam-me se estiver enganado). seria menos traumático trocar pelo fiasa 1.5 e tentar resolver a papelada com o detran. ainda assim, acho que seria esforço demais por 14cv (o 1.0 tem 61cv e o 1.5 tem 75cv). fiquei muito interessado na possibilidade de fazer as alterações sugeridas pelo julian, com a substituição dos pistões e alteração do virabrequim, pois dispensariam qualquer contratempo com documentação.
te passei uma mensagem privada, responde quando puder.
forte abraço.
-
cara… pessoal aqui vai saber te dizer, mas eu, se desse, passaria o cara para 1300 e turbinaria.
-
1369946692 post= 858834 ]
cara… pessoal aqui vai saber te dizer, mas eu, se desse, passaria o cara para 1300 e turbinaria.
julian deu boas idéias, usando pistões de kombi (1.4). vou pesquisar e, se houver segurança de que as coisas vao encaixar bem e o motor vai girar tranquilo, vou fazer a alteração sim. vocês conhecem mais alguém que já tenha feito?
-
senhores, olhem este vídeo e me digam o que acham.
http://www.youtube.com/watch?v=gy6uiitfxcq
substituí a embreagem recentemente, pois a minha deu problema, e montei a do doblô 1.3 como recomendado.
em pouco tempo começarei a preparação do motor.
-
1373557658 post= 861280 ]
senhores, olhem este vídeo e me digam o que acham.
http://www.youtube.c…h?v=gy6uiitfxcq
substituí a embreagem recentemente, pois a minha deu problema, e montei a do doblô 1.3 como recomendado.
em pouco tempo começarei a preparação do motor.
parece ser exatamente receita do julian.
-
opa, gostei de ver deu tudo certinho mesmo né
-
injepro a caminho.vou mesclar o aumento da cilindrada com a adoção do turbo.será que chego nos 150cv sem quebras?
-
interessante esta idéia do motor com bielas e pistões de kombi 1.4, será que aguenta uns 200cv esse conjunto?
não sei, maurício. na minha opinião de usuário fuçador, curioso, acho que é exagero.
ficaria muito feliz se alcançasse meus 140, 150cv. prefiro uma mecânica confiável e acertada, compatível com a carroceria do carro, a um motor arisco demais.
talvez você consiga bem mais do que isso a partir do motor 1.6 16v, que já começa com 106cv.
-
com o kit da spa novamente em mãos, voltei às compras.
como disse, vou de [injepro efi light](injepro efi light) pra substituir a ie original e quero chegar perto do limite do conjunto que julian sugeriu.
portanto, vou manter boa parte do meu motor e ver se consigo aumentar meu volume pra 1300cm³, agregando a isso um [turbo masterpower r-343](turbo masterpower r-343) (sugestão do preparador).
pelo tamanho, creio que esse compressor vai acordar bem cedo e começar a soprar em rotações não tão altas.
pedi [velas ngk iridium grau térmico 9](velas ngk iridium grau térmico 9), comprados pelo ebay por aproximadamente r$25,00 cada (outra sugestão do preparador) e estou só esperando o cartão virar para encomendar [fita térmica para escapamento/coletor](fita térmica para escapamento/coletor) (r$80,00) e [manta térmica para turbina](manta térmica para turbina) (r$110,00).
depois de ler as [120 páginas](120 páginas) do post do amigo lancia e, atento à sua preocupação quanto à temperatura no cofre do motor, fiquei convencido quanto à importância de isolar bem os itens que irradiam calor para a casa de máquinas .
abaixo, foto dos itens que já estão comigo.
-
essa bomba vai alimentar tranquilamente seu carro mesmo no alcool até 1kg.
nâo deixe ele retirar sua i.e de fabrica para por uma ft300 para andar com 0,6kg de pressão. voce so quer 40 cv a mais que no final custaria mais barato trocar por um palio 1.6 16v. outra coisa que poderia fazer nesse carro gastando uns 4 mil e ganhando um motor novo é. retificar o teu motor para 1.3(virabrequim 1.3 e pistão de kombi 1.4, colocar um cabeçote dutos preparados, com leve aumento de taxa, um comando 276 com levante superior ao original. tbi do 1.6 16v, escape de 1.8r e um 4x1. ja ia ter uns 90 a 95 cv girando forte até os 7 mil rpm. não precisa legalizar, ia andar redondindo e talves arrancasse na frente desse turbo de 100cv. com motor novinho e sem grandes alterações no consumo devido ao maior torque e taxa no motor 1.3;
fiquei bastante interessado nesta receita e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:
1 - o motor do meu carro já tem 280 mil km rodados e mesmo trocando os anéis ainda sinto cheiro característico de queima de óleo. então, caso ele precise de retífica, os pistões da kombi ainda caberiam nele ou teria que partir para outro tipo de preparação?
2 - as bielas seriam as do 1.0, do 1.3 ou do 1.4 kombi?
3 - como seria essa preparação no cabeçote? seria retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou teria que trocar o próprio cabeçote pelo tal cabeçote da strada 1.5?
4 - o aumento da taxa seria rebaixando o cabeçote? se sim, quanto?
5 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.
6 - será preciso fazer alguma alteração na injeção?
desde já agradeço,
rodrigo passos
-
nâo deixe ele retirar sua i.e de fabrica para por uma ft300 para andar com 0,6kg de pressão. voce so quer 40 cv a mais que no final custaria mais barato trocar por um palio 1.6 16v. outra coisa que poderia fazer nesse carro gastando uns 4 mil e ganhando um motor novo é. retificar o teu motor para 1.3(virabrequim 1.3 e pistão de kombi 1.4, colocar um cabeçote dutos preparados, com leve aumento de taxa, um comando 276 com levante superior ao original. tbi do 1.6 16v, escape de 1.8r e um 4x1. ja ia ter uns 90 a 95 cv girando forte até os 7 mil rpm. não precisa legalizar, ia andar redondindo e talves arrancasse na frente desse turbo de 100cv. com motor novinho e sem grandes alterações no consumo devido ao maior torque e taxa no motor 1.3;
fiquei bastante interessado nesta receita e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:
1 - o motor do meu carro já tem 280 mil km rodados e mesmo trocando os anéis ainda sinto cheiro característico de queima de óleo. então, caso ele precise de retífica, os pistões da kombi ainda caberiam nele ou teria que partir para outro tipo de preparação?
2 - seria mais viável retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou realmente trocar pelo cabeçote da strada 1.5?
3 - o aumento da taxa seria rebaixando o cabeçote? se sim, quanto?
4 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.
5 - será preciso fazer alguma alteração na injeção?
6 - o consumo irá aumentar muito?
me perdoe se alguma questão for lógica demais, mas meu conhecimento é o básico do básico.
desde já agradeço,
rodrigo passos
-
fiquei bastante interessado nesta "receita" e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:
2 - seria mais viável retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou realmente trocar pelo cabeçote da strada 1.5?
4 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.
me perdoe se alguma questão for lógica demais, mas meu conhecimento é o básico do básico.
desde já agradeço,
rodrigo passos
não tenho todas as respostas, mas talvez possa te ajudar com as perguntas 1, 4, e 5.
1. seu bloco precisará passar por retífica para comportar os pistões do ea111 (pode ser da kombi 1.4 ou vw 1.6, que equipa gol, voyage, saveiro, fox, polo, golf, etc). os pistões fiasa têm 76mm de diâmetro, e os pistões do ea111 têm 76,5mm (ambos std). de todo jeito precisarás abrir os cilindros;
4. procure o pessoal da sobecomandos (www.sobeocomandoesperto.com.br) e dê uma olhadinha nessa tabela: http://www.sobeocomandoesperto.com.br/images/catalogo_perfis.pdf; tente conversar com algum técnico de lá e explique sua necessidade;
5. já ouvi falar que a injeção original desse motor é "inteligente" o suficiente para perceber a mudança e corrigir a alimentação, mas se programe para fazer alterações na injeção eletrônica. talvez o módulo da versão 1.5 resolva o problema, mas eu optei pela injeção programável, já que vou de turbo.
um abraço.
-
fiquei bastante interessado nesta "receita" e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:
desde já agradeço,
rodrigo passos
não tenho todas as respostas, mas talvez possa te ajudar com as perguntas 1, 4, e 5.
1. seu bloco precisará passar por retífica para comportar os pistões do ea111 (pode ser da kombi 1.4 ou vw 1.6, que equipa gol, voyage, saveiro, fox, polo, golf, etc). os pistões fiasa têm 76mm de diâmetro, e os pistões do ea111 têm 76,5mm (ambos std). de todo jeito precisarás abrir os cilindros;
4. procure o pessoal da sobecomandos (www.sobeocomandoesperto.com.br) e dê uma olhadinha nessa tabela: http://www.sobeocomandoesperto.com.br/images/catalogo_perfis.pdf; tente conversar com algum técnico de lá e explique sua necessidade;
5. já ouvi falar que a injeção original desse motor é "inteligente" o suficiente para perceber a mudança e corrigir a alimentação, mas se programe para fazer alterações na injeção eletrônica. talvez o módulo da versão 1.5 resolva o problema, mas eu optei pela injeção programável, já que vou de turbo.
um abraço.
muito obrigado pelas respostas. vou dar uma olhada na tabela e no site.
abraço
-
amigão, nós não estávamos conversando sobre o teu tópico na quinta feira ?, você tinha postado até um vídeo e tal ?? ou eu to loco é o jmz também tava na conversa ?
estávamos sim! meu post foi apagado.
fiz um longo relato sobre meu carro e te dei parte da receita. o vídeo é esse: https://www.youtube.com/watch?v=gudqvbxszdc&index=2&list=uuf_dr5rzp73t1zffjhqfzvw
expliquei que usei vira de fiasa 1300 e pistões ea111 std 76,5mm forjados, iasa. mas continuo pedindo penico pra esticar meu câmbio.
se precisares de ajuda, entra em contato por mp.
abraços.
-
relação do 1.5 não é muito diferente da que ele tem hoje. comparando com meu carro, me parece apenas que a 5ª dele é mais curta, deve ser a 0,919 e a minha é 0,872…. pode começar trocando a 5ª apenas pela 0,838, saiu em muito mille e palio fire, fácil de achar...
se o problema for o cãmbio inteiro, sugiro procurar uma coroa/pinhão de 1.6r (3,76:1) ou de tipo 2.0 (3,54:1)...