Rocam 1.6
-
retirado de outro forum:
zetec rocam 1.0 e 1.6
o novo motor feito pela ford em taubaté (sp), desenvolvido com alta tecnologia tem como características principais a injeção sequencial multiponto controlada eletronicamente pelo mc (módulo de comando) fic eec v, comando de válvulas com balancis roletados, cabeçote do motor em alumínio e do tipo cross-flow, coletor de admissão em material termopl?stico e carter de óleo em alumínio de alta resist?ncia, nas versões com ar condicionado.
o motor zetec rocam está disponível em duas versões, 1.0l e 1.6l que atingem 65 cv (48 kw) a 5800 rpm e 95 cv (70 kw) a 5500 rpm, respectivamente. essas duas versões se diferem no bloco, pela ?rvore de manivelas e pelos pistões. do 1.0l para o 1.6l h? um aumento no curso do pistão.
a injeção é fic eec v, quanto a facilidade de chipar, independe da injeção ser mais ou menos avan?ada, no nosso mercado é que não se costuma preparar ford, por isso pouca gente trabalha com chip pra centrais fic.
o cabeçote é de fluxo cruzado com admissão pra frente e escape pra tr?s.
o coletor é de pl?stico, e aguenta numa boa pressão de turbo.
taxa de compressão do 1.6, 9.5:1.
corte de giro do 1.6 é 6300…
o motor aguenta muita coisa, já andou em circuito com 1.5 kg sem acerto muito fino e terminou o dia como começou.
pra passar um rocam 1.6 original pra álcool, os bicos do focus zetec 2.0 são perfeitos.
-
pra ficar perfeito: compre os pistões do rocam 1.6 álcool (medida standart), e use os bicos de astra álcool ou focus 2.0. pronto, terá um rocam 1.6 álcool (110cv).
-
valeu as dicas, só resta uma dúvida, e o ponto? num é melhor alterar?
phil, c conhece o mark?
roberto, são caros os pistões do 1.6 alcool?
os bicos de focus 2.0 só tem um modelo né?
essa potencia de 110cv é estimada ou comprovada?
-
?, ele é muito gente fina mesmo, conheão ele do tempo que era o comeão da fiestahp, na época que faziamos videos das puxadas. preciso daqueles videos devolta pra evitar que se perca na internet.
curiosidade, quais seriam os dogmas?
voltando pro carro.
os injetores do f?cus são plug and play? pq não usar os do rocam 1.6 alc?
só os bicos já fica bom ou pela taxa baixa fica ruim?
-
?, ele é muito gente fina mesmo, conheão ele do tempo que era o comeão da fiestahp, na época que faziamos videos das puxadas. preciso daqueles videos devolta pra evitar que se perca na internet.
curiosidade, quais seriam os dogmas?
voltando pro carro.
os injetores do f?cus são plug and play? pq não usar os do rocam 1.6 alc?
só os bicos já fica bom ou pela taxa baixa fica ruim?
[snapback]381311[/snapback]
110cv é a potência do rocam 1.6 álcool.
só com os bicos de focus 2.0, ou astra álcool, dá pra rodar, é da forma ideal, mais dá.
os pistões é são caros ?. qdo eu comprei os meus paguei r$600,00.
se vc botar os pistões e os bicos fica perfeito, é precisa mexer em ponto ?, até pq o rocam é tem distribuidor, a injeção automaticamente regula tudo isso.
valeu
-
entendi, mas os 110 cv não seriam com os bicos de 1.6 a alc? pq usar os bicos do focus?
vc fez isso no seu carro? qto saiu tudo bom mão de obra?
-
110cv é a potência do rocam 1.6 álcool.
só com os bicos de focus 2.0, ou astra álcool, dá pra rodar, é da forma ideal, mais dá.
os pistões é são caros ?. qdo eu comprei os meus paguei r$600,00.
se vc botar os pistões e os bicos fica perfeito, é precisa mexer em ponto ?, até pq o rocam é tem distribuidor, a injeção automaticamente regula tudo isso.
valeu
[snapback]381371[/snapback]
se pagou 600 reais pagou muito caro
-
pq é gambiarra?
[snapback]381541[/snapback]
pq o negócio é aleatério, tem carro que fica bom, tem carro que fica ruim.
cada carro é de um jeito. o melhor é fazer chip se possivel.
mas to vendo que no caso dos rocam é mais simples
-
?, ele tem dessas, mas o cara é gente fina pra caraio.
e tb o cara fez um site amador crescer bastante, merece ser lembrado.
-
se pagou 600 reais pagou muito caro
[snapback]381525[/snapback]
especifiquei mal:
r$600,00 = pistões (novos) r$300,00 + 4bicos de astra álcool (pouco usados) r$300,00.
-
entendi, mas os 110 cv não seriam com os bicos de 1.6 a alc? pq usar os bicos do focus?
vc fez isso no seu carro? qto saiu tudo bom mão de obra?
[snapback]381390[/snapback]
no meu eu vou montar dtm. já comprei todas as peças: pistões, bicos, bomba, comando, velas. vou parar o carro agora em janeiro pra montar tudo. imagino que a m-d-o, incluindo o retrabalho no cabeçote, deve dar uns r$1500,00.
mais no seu caso como é só trocar pistão e bico, certamente será bem mais barato.
-
no meu eu vou montar dtm. já comprei todas as peças: pistões, bicos, bomba, comando, velas. vou parar o carro agora em janeiro pra montar tudo. imagino que a m-d-o, incluindo o retrabalho no cabeçote, deve dar uns r$1500,00.
mais no seu caso como é só trocar pistão e bico, certamente será bem mais barato.
[snapback]382090[/snapback]
vai ficar o bicho, mas o investimento é alto.
comprou quais pistões e que bicos pra por agora?
qtos cv c acha que vai ficará
-
[snapback]382090[/snapback]
vai acertar como???
os dtm do patrick tem unichip e são acertados no dinamometro para renderem 160 cavalos e andarem lisos na rua.
-
acho que mesmo rendendo os 160cv do fiesta do patrick, o custo benefício num compensa, só de peça e mão de obra sai mais de 2.5k, dá pra montar um turbo b?sico e ficar com mais de 200cv.
l?gico que é caro pela exclusividade, já que quase ninguém tem um motor assim.