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.42 x .50 x .70 - qual a melhor?

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    Tshiii
    escreveu em última edição por
    #1

    fala galera

    supunhetamos que eu tenha um motor 2.0 16v…

    e que esse motor, empurre facil essas 3 caixas frias (42/50/70)

    qual me traria mais potencia, para uma mesma pressão??

    façam seus comentarios sobre essas pressões (entre .42 x .50 x .70), qual empurra melhor essas pressões:

    1 kg

    1.5 kg

    2 kg

    não sei se vcs entenderam a minha pergunta, vou tentar explicar

    esque?am o fato do motor não conseguir empurrar suponhamos um eixo ideal, sem atritos, e q o motor tenha fluxo pra empurrar facil esses eixos... (talvez até uma turbina roletada :hauhau: )

    seria melhor então usar a .70 pra todas as pressões???

    sei q eu teria q ver mapas de ilha de eficiencia delas, pra determinada pressaoxvaz?o, mas isso não se encontra das turbinas nacionais... por isso abri o topico... pra q a experiencia de vcs me ensine algo...

    por exemplo: vc rodava com 1 kg em uma .42... dai fez um up, pos uma .50, e com esse mesmo 1 kg, o carro realmente veio mais forte??? tem dados concretos?? de potencia medida em dino, ou tempo de aceleração???

    valeu galera

    abraços

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    • E Offline
      E Offline
      engenheiro_loko
      escreveu em última edição por
      #2

      ? claro q qnto maior mais potencia vc vai ter usando a mesma pressão, porem o ideal ainda na minha opniao é montar uma hibrida q atenda toda as suas necessidades e que busque aquilo que vc procura, tentar uma combinacao de rotor eixo e caixas q fique legal que nao demore tanto pra pegar e q tb nao amarre d alta, mais se for generalizar é assim por esse caminho, qnto maior mais potencia vc vai ter usando a mesma pressao.

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      • ? Offline
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        escreveu em última edição por
        #3

        cuidado, ilhas de efici?ncia (nos mapinhas) q se ve por ai são relacionadas aos compressores.

        o volume de ar q um compressor grande fornece é maior do q o de um compressor menor é mesma rotação. se o motor tiver facilidade em deslocar o eixo a ponto de comprimir desde cedo o ar vindo de um compressor grande, vc consegue potência proporcionalmente cedo .

        sempre tem q se pensar nas capacidades do motor antes de escolher o turbo.

        o q muita gente simplesmente prefere ignorar é a parte quente. de nada adianta conseguir uma parte fira (compressor) super calculado, trabalhado, indicado pela nasa se a parte quente não estiver de acordo com o fluxo admitido, de acordo com as caracteristicas do tal motor, de acordo com a cilindrada do motor…

        compressor vc pode escolher de acordo com a potência desejada (caso ainda se queira ir pelos mapas mesmo não sabendo a ev do seu motor), mas a turbina vc tem que pensar um pouco mais, e nisso muito preparador se perde...

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
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          Tshiii
          escreveu em última edição por
          #4

          pessoal

          eu quero analisar apenas o compressor… a parte fria... e o mapa de ilha de eficiencia ao qual me referi q não encontramos, era do compressor...

          esque?am a turbina, parte quente... suponhamos q ela esteja hiper bem dimensionada, e faça rodar tranquilamente o eixo, pra qualquer uma dessas carca?as frias...

          eu kero saber, realmente 1 kg rende melhor com .70, do q com uma .50?

          realmente uma .50 rende melhor do q uma .42, pra 1 kg???

          esque?am a parte quente... pensem q a turbina é roletada, ou até mais, pensem q não existem fenomenos como o atrito, etc e tal.... pensem então num motor eletrico mto forte fazendo girar o compressor...

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
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            Visitante
            escreveu em última edição por
            #5

            eu kero saber, realmente 1 kg rende melhor com .70, do q com uma .50?

            realmente uma .50 rende melhor do q uma .42, pra 1 kg???[snapback]390925[/snapback]

            relativo, ainda não sei qual rotor vc tem em mente, mas vamos la:

            1kg pode render bem com uma .42, pode render o mesmo com uma .50 e pode render o mesmo q as duas anteriores com uma .70 por puro superdimensionamento e não aproveitamento total do compressor. e ainda com o agravante de demorar mais pra conseguir comprimir da forma q as duas anteriores devido é maior área do compressor.

            ja 2kg não vai render legal com uma .42, vai render mais ou menos com uma .50 e vai render melhor com uma .70

            montar um turbo q tenha rendimento linear com 1 e 2 bar é complicado, teria q pensar em outras tecnologias, tipo usar eixo rolamentado de forma a poder girar um grande eixo sem dificuldades e dentro de um compressor menor, como se ve de monte em kits da turbonetics pra motores 4 cilindros muito potentes.

            isso que vc esta em mente depende não só do a/r da caixa fria.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #6

              nao pense apenas em carca?a.. rotor friu tb é importante…

              caso real:

              o chevette que puxou com o farelo tava trocando a carca?a do compressor de .50 (grande, igual a minha/ka etc...) por uma .70 com a mesma abertura do rotor...

              ficou uma bosta... turbina enchendo como se fosse um conta girus, estabelecendo pressao máxima quase no fim de giro do motor...

              desistiu da .70 e voltou pra .50 com rotorzao...

              ps: motor 1.6

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                Tshiii
                escreveu em última edição por
                #7

                puutz… eskeci de falar o tamanho do rotor...

                seria o tamanho do rotor proporcional ao tamanho da carca?a...

                por exemplo:

                .42 com rotor 44 mm

                .50 com rotor 53.5 mm

                .70 com rotor 56.3 mm

                e mais uma vez, esque?a a dificuldade de girar o eixo... usemos uma condição de contorno pra esse problema de que com todas as carca?as, e eixos, o motor a 4000 rpm, o eixo estara a 100 mil rpm, dando 1 kg...

                mas ka, gostei do ponto q vc abordou...

                vamos lá entrando nessa nova discussao, se vc me souber citar as diferenças e aplicações, pra esses 3 exemplos:

                1. .50 com rotor 56.3 mm x .70 com rotor 56.3mm

                2. .50 com rotor 53.3 mm x .70 com rotor 53.3 mm

                3. .50 com rotor 56.3 mm x .70 com rotor 53.3 mm

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  relativo, ainda não sei qual rotor vc tem em mente, mas vamos la:

                  1kg pode render bem com uma .42, pode render o mesmo com uma .50 e pode render o mesmo q as duas anteriores com uma .70 por puro superdimensionamento e não aproveitamento total do compressor. e ainda com o agravante de demorar mais pra conseguir comprimir da forma q as duas anteriores devido é maior área do compressor.

                  ja 2kg não vai render legal com uma .42, vai render mais ou menos com uma .50 e vai render melhor com uma .70

                  montar um turbo q tenha rendimento linear com 1 e 2 bar é complicado, teria q pensar em outras tecnologias, tipo usar eixo rolamentado de forma a poder girar um grande eixo sem dificuldades e dentro de um compressor menor, como se ve de monte em kits da turbonetics pra motores 4 cilindros muito potentes.

                  isso que vc esta em mente depende não só do a/r da caixa fria.

                  [snapback]390933[/snapback]

                  :hauhau:

                  vale lembrar que pra umna .42 como rotor pekeno dar seus 2 bar o ar vem muito mais quente (isso é ruim) e o rotor pode entrar em overspeed…

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    :hauhau:

                    vale lembrar que pra umna .42 como rotor pekeno dar seus 2 bar o ar vem muito mais quente (isso é ruim) e o rotor pode entrar em overspeed…

                    [snapback]390955[/snapback]

                    justamente por isso q citei q a .42 (com rotor normal de .42) não fica boa com 2 bar de pressão, e nisso comentei sobre os kits turbonetics onde usam compressores pequenos, mas com rotores grandes de acordo com a necessidade.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      marcioap
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      justamente por isso q citei q a .42 (com rotor normal de .42) não fica boa com 2 bar de pressão, e nisso comentei sobre os kits turbonetics onde usam compressores pequenos, mas com rotores grandes de acordo com a necessidade.

                      [snapback]391013[/snapback]

                      ka, o que acontece se usar un rotor quente muito menor que o frio?

                      por ej no lado frio um caracol .50 com rotor 53.5 e no lado quente uma .58bi com rotor 49mm?

                      e esta configuração pra rodar com 1bar num 1.8 todo original iria bem?

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #11

                        ka, o que acontece se usar un rotor quente muito menor que o frio?

                        por ej no lado frio um caracol .50 com rotor 53.5 e no lado quente uma .58bi com rotor 49mm?

                        e esta configuração pra rodar com 1bar num 1.8 todo original iria bem?

                        [snapback]391063[/snapback]

                        o q vc citou não é considerado muito menor , isso é quase q equilibrado.

                        diferença grande é qdo se usa eixo 64 e rotor 52, eixo 49 e rotor 58.

                        diz a lenda q qdo o eixo = rotor vc tem uma resposta mais linear desde baixas rotações, e qdo tem um eixo maior (bem maior) q o rotor vc tem um tranco a partir de certa rotação, vc sente claramente qdo a turbina acorda . o q mais se ve por ai é isso, ou colocam um turbo inteiro pequeno pra não dar tranco na entrada da turbina ou colocam um turbo com excentricidades entre os rotores, e nisso o motor fica agudo, abrindo só em giros mais altos.

                        ja parte quente pequena demais (tipo .48 + eixo 49mm num 2.0) e parte fria ideal, vc fatalmente tem extrangulamento no escape e ainda pode entrar em overspeed se usar uma pressão q valha a pena ter turbinado o motor.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          o q vc citou não é considerado muito menor , isso é quase q equilibrado.

                          diferença grande é qdo se usa eixo 64 e rotor 52, eixo 49 e rotor 58.

                          diz a lenda q qdo o eixo = rotor vc tem uma resposta mais linear desde baixas rotações, e qdo tem um eixo maior (bem maior) q o rotor vc tem um tranco a partir de certa rotação, vc sente claramente qdo a turbina acorda . o q mais se ve por ai é isso, ou colocam um turbo inteiro pequeno pra não dar tranco na entrada da turbina ou colocam um turbo com excentricidades entre os rotores, e nisso o motor fica agudo, abrindo só em giros mais altos.

                          ja parte quente pequena demais (tipo .48 + eixo 49mm num 2.0) e parte fria ideal, vc fatalmente tem extrangulamento no escape e ainda pode entrar em overspeed se usar uma pressão q valha a pena ter turbinado o motor.

                          [snapback]391106[/snapback]

                          entendi, sabe o porque da pergunta? lembra que falamos a un tempo atraz sobre un turbininha animada pro meu mtoor certo, então, é que devido a teste tal q fiz, decidi montar o meu gol glll meio que manso, deixar com uns 250cv no max, para evitar quebras e poder viajar tranquilo, e pra brincar nas arrancadas estou com un projeto que en breve estarei falando com o pessoal aki do pp.

                          ai fica a duvida, no principio tinhamos falado de uma .50/.58bi com rotor 53.5 e eixo 52mm pra rodar com 1bar no po e booster pra presão que for necessaria para obter uns 350cv, mais como vou me limitar a uma potencia menor (250cv) queria saber si uso esta mesma turba ou si pego outra menor ou o que, lembrando que este será un carro de passeio que pretendo tornar un esportivo de passeio, tendo não só petencia mais sim controle tanto en reta como en curvas.

                          a parte de baixo usaria pistão original (não sei a marca) biela de kd todo balanceado e tal, do geito que tem q ser, apenas com potencia reduzida, para poder viajar tranquilo e pisar sem ter medo de ter que voltar pra ksa rebocado.

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            edsonmassao
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            marcio, continuaria com a mesma config de turbina sim…mesmo pra andar com menos pressão/potência...

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
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                              ernest
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              bom topico

                              fazia tempo que queria saber detalhes.

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
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                                wsuturbo
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                bom, pressão é a mesma, o q muda é o volume do ar, tipo vem a mesma pressao mas com maior quantidade…tem motores q vao bem de a/r pequeno, tipo akeles q nao tem cabeçote preparado, comando especial, etc.....se o carro ja tem esses itens, é meio q obrigatério usar turbina maior

                                por exemplo o do meu pai, 2.0 e usa duas solex 40...antes usava lacon .48 nos dois lados, eixo 53,5mm....muito bom....mas via em baixa e em alta matava um pouco....a? partiu pra uma borgwarner .70/.58 com rotores e eixos 53,5...ja melhorou em alta, mas só vinha la em cima, parecia monofluxo, mas em alta mesmo matava tb....até q chegamos a biagio .70 refluxo/.84, se nao me engano eixo é 62....a media rotação ja sente a turbina empurrar, e em alta vem q vem bonito... e nao estrangula em alta mesmo...vai bem com 2.4kg de pressao final

                                possso dizer tb q, com o volume maior de ar, vem mais potencia, ainda mais se usando 4 borboletas

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  usando uma caixa .42 com um rotor maior q esses 44 q vem originalmente , o q teriamos então…

                                  tipo usar um rotor .53,5 na .42, sera q caberia, e como ficaria???

                                  1 Resposta Última resposta

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