Blower ou t no palio 1.6 16v ?
-
se vc conseguir um compressor da eaton maior que o do fiesta supercharger, abra?a. se não estou enganado é o m42.
turbina é pra quem deseja algo mais agressivo, compressor se encaixa bem no perfil de linearidade, durabilidade e simplicidade.
obviamente vc perde algumas das facilidades do turbo, como por exemplo poder utilizar um booster e variar bastante a pressão e consumo.
mas se o teu int?ito é de fazer do teu 1.6 um 2.4 sem precisar trocar de motor… o lance é mesmo o compressor.
-
iria de compressor só pra ser diferente dos outros (justificativa deveras técnica, né? )
a longo prazo um amigo meu estará montando compressor no carro dele, vamos ver como fica…ele já teve carro turbo forte e agora quer experimentar um compressor mecânico justamente pela linearidade da potência e do torque...vamos ver...
-
vao de turbo mesmo tenho uma k16 no meu palio 1.6 16v ela enche só aos 6000 rpm, eu sei que tem gato nesse mato, pq ela deveria estar cheia com uns 3.500..
3.500 ta otimo e la empurra facil até os 7000 rpm e tivesse mais cambio ia embora….
[snapback]392158[/snapback]
6000? caraio.
-
amigo onde eu monto meu carro eles fizeram um brava 1.6 16vt com uma lacon s100 com acerto de chip e rodando com 0.5bar rendeu 220cv o carro fico como vc deseja, bem linear esperto de baixa puxando bem forte e ate q nao fico ruim d alta nao viu, fico bem legal o desempenho dele em alta, como falei e vc msm falo uma k14 ou uma s100 vai ficar dahora pra vc, colocar uma t2 é chutar o balde hehe nem vira.
-
nunca parou para ver isso?
[snapback]392579[/snapback]
fui uma vez e falaram que era um parafuso que tinha sido abduzido da turbina, coloquei o tal parafuso e continuou a mesma merda….
tenho que ver uma oficina pra dar uma olhada geral, turbina, coletor e pressurização.
-
imagino que a mão de obra para instalar um blower é in?meras vezes maior uma turbina.
1 - o local de instalação do blower é praticamente fixo, não dá para colocar aonde quiser, no compartimento de um v8 dá para montar uma casa de 2 andares com piscina, já num palio não tem espaço nem para um tampax.
2 - poucos instaladores vão ter tempo + paciência + dedicação para fazer uma instalação pouco conhecida (ou vão te cobrar um rim ou vão fazer nas coxas ou não vão pegar o trabalho)
3 - a parte de alimentação requer ainda mais linearidade e cuidado pois tem que funcionar desde as baixas rotações até as altas inclusive o ponto morto que já tem alguma pressão.
sinceramente eu acho que o turbo é a melhor escolha, se bem que o som dos fiat com uma preparação aspirada é bonito pra caramba.
-
m42 é do mesmo modelo usado nas mercedes ???
mas eu optaria por turbo no caso do seu motor … girador que só vendo ...
abraços ...
-
imagino que a mão de obra para instalar um blower é in?meras vezes maior uma turbina.
1 - o local de instalação do blower é praticamente fixo, não dá para colocar aonde quiser, no compartimento de um v8 dá para montar uma casa de 2 andares com piscina, já num palio não tem espaço nem para um tampax.
2 - poucos instaladores vão ter tempo + paciência + dedicação para fazer uma instalação pouco conhecida (ou vão te cobrar um rim ou vão fazer nas coxas ou não vão pegar o trabalho)
3 - a parte de alimentação requer ainda mais linearidade e cuidado pois tem que funcionar desde as baixas rotações até as altas inclusive o ponto morto que já tem alguma pressão.
sinceramente eu acho que o turbo é a melhor escolha, se bem que o som dos fiat com uma preparação aspirada é bonito pra caramba.
[snapback]392723[/snapback]
eu discordo … não é porque é uma prática pouco difundida por aqui que se pode afirmar que a instalação é mais complexa , muit?ssimo pelo contrario o blower é mais simples em todos os sentidos e eu particularmente sou adepto ferrenho desse dispositivo ... acho inclusive que , caso fosse mais difundido por aqui , o turbo em carros para rua viraria peça de museu ... opinião particular , claro ...
concordo com vc quando diz que a opção mais adequada nesse caso seria o turbo , mas porcausa do tipo de motor em questão e não por uma eventual complexidade ...
abraços ...
-
sem linha de óleo (lubrificação prérpia) , sem coletores de escape diferentes , por conseguinte sem tubulação quente , sem necessidade de acerto para fase aspirada e fase turbo …
abraços ...
-
não vão nessa de q blower dá pressão desde a lenta não pq isso não existe, a não ser q vc use uma relação de polias para tal (em alta eu acho que o compressor cavitar?)…
fiasa: não sei se os turbos virariam peça de museu por aqui não....até empresas como a mercedes benz, q desde os anos 20 ou 30 (não me lembro precisamente) adotam o compressor mecânico, irão adotar o turbo...fora q em preparação (exceto v8 ianques) é mais comum o uso de turbo qdo se deseja superalimentação
em caminhões já é raro esse tipo de aplicação (não sei se caiu em desuso).
-
na ap deste mês tem um 1.6 16v turbo em uma strada, mas não sei se é o mesmo motor seu…
dá uma olhada depois...
eu iria de turbo, creio tem um custoxbeneficio melhor que um sc...
ah, e maior facilidade de compra do turbo....
[]?s
[snapback]391693[/snapback]
cara aquilo ali e um fiasa 1.5 8v aquilo na auto power foi um erro grotesco.
[snapback]391719[/snapback]
sem querer disvirtua esse assunto muito me interessa… tenha uma strada 1.5 8v... alguem poderia dar mais detalhes do setup e especicações desse carro
-
fury acho mellhor vc eskecer o lance do blower marcel ja andou procurando no cpt e a maioria acha q no 1.6 16v não tem espaço f?sico pra colocar um compressor descente pra dar conta desse motor. resumindo, compressor grande e espaço no cofre pequeno.
-
senhores,
esta claro a formação de 2 grupos..os apreciadores do compressor e o apreciadores do turbo..cada qual sustentando seus pontos positivos e negativos.
minha maior intenção ao ingressar nesse forum ( me indicado por ser um centro de pessoas com grande conhecimento) foi o de finalmente escolher que linha seguir..blower ou t.
enfim, até agora perante meu ponto de vista as observações colocadas pelos membros, estão equiparadas, mas não. equidistantes..
preciso definir essa decisão até o fim deste mês, pois estarei tirando meu carro do estaleiro aonde estão sendo feitas adaptações como body-kit etc. ( isso não vem ao caso).
para que o topico não se disvirtue, apreciaria se pudesse me ajudar nesse sentido. a qustão primordial ?: linearidade, força e desenpenho.
seguindo essa ?tica, por favor, me ajudem a escolher qual das duas opções, dado o motor em questáo.
e finalizando a aprtir da opção escolhida, o que fazer a nivel de retífica, escapamento, motor, etc. lembrando mais uma vez que não compartilho da sabedoria dos senhores, então, se for possível.
aqueles que tiverem uma maior experiencia, me passe o o que comprar dando marcas, etc.
abraços e mais uma vez obrigado pela grande ajuda sem dúvida estou muito feliz pelos toques