Hallmeter ou multimetro?
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alguns preparaores cismam que o hallmeter roube corrente da sonda.. fazendo leitura errada….
eu nao acredito nisso, vai saber...
na duvida, regula o carro no multimetro, instala o hall, olha onde taa marcando e fixa nele... de mudar algo, pare
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multimetro, sem dúvida…
quanto a leitura difácil, basta costume e comprar um bom multimetro, com um refresh rápido... não valem aqueles xing ling feitos na china que demoram pra caramba pra atualizar a leitura...
halmeter é impreciso, inseguro e possivelmente interfere no sinal (delicado) da sonda...
tem um amigo nosso conhecido que diz que halmeter (a maioria deles) são arvore de natal
eu concordo...
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alguns preparaores cismam que o hallmeter roube corrente da sonda
cada coisa que a gente ouve por ai…
só digo uma coisa: depende. depende do hall e depende do mult?metro. se vc tem um hall bem feito, com os devidos filtros e bem calibrado, é o que basta.
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poderes da eletrúnica meu caro.
a sonda só lá 0 ou 1. então ou ela vai marcar 0, ou 1, dependendo de como estiver a sua mistura.
mas como se trata de um processo controlado eletronicamente, com uma velocidade surpreendente, a cada sinal da lambda 0 (digamos que 0 seja pobre) a central manda injetar mais combustável, então o sinal passa para 1 (mistura rica). depois volta a empobrecer, e a resposta torna a ser 0. e assim vai.
porém qnd chegamos num ponto aonde os intervalos de tempo entre 1 e 0 são iguais, como é muito rápido, o mult?metro ou o hallmeter láem a tensão média, ou seja: 0,5. se a resposta permanecer 70% em 1, e 30% em 0, a resposta da média será 0,7.
com carburador acontece a mesma coisa, porém de uma maneira um pouco mais lenta, devido ao modo como o combustável é fornecido.
portanto pode-se tirar um resultado bem aceitável se tivermos uma lamba boa, fixada num local correto e um hallmeter bem calibrado.
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hallmeter é mil vezes melhor que mult?metro.
mult?metro bom é mult?metro caro, daqueles que custam uma grana e que tem o refresh instant?neo. coisa que pouca gente tem.
não tem luz (backlight) e é impossível de ficar olhando pré ele enquanto guia.
hallmeter (hallmeter bom) não rouba corrente nenhuma da sonda, meu carro usa hallmeter beast racing daquele comunzinho e o que dá no scanner de injeção dá no hallmeter e dá num mult?metro (sim, já fiz esses testes).
com hallmeter você consegue ver perfeitamente com a visão perif?rica, sem precisar ficar olhando fixamente para ele, diferente do mult?metro, além do hallmeter ter a leitura instan?nea.
meu hallmeter configurei da seguinte maneira, 0-700-900-1000
isto ?, último verde é 900mv e primeiro amarelo é 920mv, assim sei que não é legal deixar o primeiro amarelo apagar. e ele é muito preciso sim.
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como que voces acertam o carro com um multimetro/hallmeter se ele so tem precisao em lambda 1 (claro q usando a sonda original do carro)?
[snapback]204124[/snapback]
cara, acho que não vale a pena cair nesse mérito de que sonda original não vale nada para acertar um motor, já faz muitos anos que uso sonda para acertar meus carros, além de ouvido, olhar velas e também no último ano uso um pir?metro, e nunca quebrei um motor por falta de combustável, mas por excesso de pressão.
quem pode acertar carro com sonda wide band, que maravilha, mas não me passa ter o carro acertado pelos outros, sempre fui eu quem acertei meus carros.
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tenho um hall pastilhado da beast.
funciona bem.
mas prefiro meu multimetro.
vc liga o hall e o multimetro e os dois marcam a mesma coisa.
so que pra precisao é melhor o multimetro do que luzinha .
ta q vc pastilha a regulagem do seu jeito entao vc tem a obrigacao de saber a faixa de cada regulagem.
mas, na minha opiniao, o multimetro te orienta de uma forma melhor, praquels 20mv que faltaram no fim da 4a e no hall marcou mistura ideal.
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danielfabricio e cyberfast
minipa et-1400 é o modelo que vcs querem então… refresh de 4hz, backlight, termopar pra medir temp. (até 300c apenas, nada de por no escape ) e um acabamento infinitamente superior aos xingling da vida..
e o melhor... custa aqui na minha cidade, no distribuidor minipa apenas 60 dinheiros...
ou seja, muito melhor e absurdamente mais barato que qualquer halmeter decente.... sem falar q se vc comprar o termopar bala que aguente muitos graus, pronto: vc tem alem disso tudo um pirometro pra o coletor...
claro que não encaixa num copinho de 60mm mas aí é uma outra história... prefiro precisão é beleza...
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ae pessoal putz tropic esse hein curti bom eu prefiro multimetro a hall, porem meu multimetro ( pague 40 pila ) me faz arrancar os cabelos… negocio eh o seguinte eu coloco ele na escala 20 ( marca tipo 0,92 mv ) ou na escala 2000 ( marca tipo 920 mv ) e o lazaro do multimetro mede diferente de uma escala pra outra??? seria por causa da frenquencia que a sonda manda as inform?ções que influencia a leitura??? ah mew multimetro tb não usa bateria, ele usa a alimentação + 12v pos chave, claro que devidamente corrigida a voltagem pra 9v por um circuito regulador de tensão que eu contru?, assim vc liga a chave e o multimetro liga junto... tou desconfiado que essa desgra?a tah gerando esse erro acima mas medindo com outro multimetro minha fontinha tah provendo 9v certinho... alguém tem esse tipo de problema???
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danielfabricio e cyberfast
minipa et-1400 é o modelo que vcs querem então… refresh de 4hz, backlight, termopar pra medir temp. (até 300c apenas, nada de por no escape ) e um acabamento infinitamente superior aos xingling da vida..
e o melhor... custa aqui na minha cidade, no distribuidor minipa apenas 60 dinheiros...
ou seja, muito melhor e absurdamente mais barato que qualquer halmeter decente.... sem falar q se vc comprar o termopar bala que aguente muitos graus, pronto: vc tem alem disso tudo um pirometro pra o coletor...
claro que não encaixa num copinho de 60mm mas aí é uma outra história... prefiro precisão é beleza...
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realmente este multimetro é muito bom, eu uso ele por indicação de um amigo que trabalho com equipamentos eletrúnicos, e realmente ? o que h? para esta função.
no meu carro está assim:
fica a maior parte do tempo guardado no porta trecos do fiesta, nesta foto tbm se vê o velcro fixado no painel:
aqui é o velcro fixado na traseira do multimetro:
aqui o multimetro a noite, com a backlight ligada:
aqui de dia, quando uso ele mesmo, estico melhor o fio, nesta hora só posicionei o multimetro pra foto e neim me dei por conta:
aqui a instalação; quem conseguir ver um fio escarlate (ou roxo…) é ali mesmo que eu puxei o sinal da lambda pra dentro do carro, usando fio para microfone profissional (custa tipo, 30 reais o metro) passando por uma coisa que tem na frente do painel que engata tudo que é coisa dos instrumentos:
bem simples, barato(meu custou 54 reais) e muito util.
meu carro com gasolina, marca 0,94v a 3000rpm em 4? com po no fundo, e 0,90v a 6000rpm em 4? com po no fundo tbm.
no álcool marca 0,89 em 3000rpm e 0,82 em 6000rpm, isso com tudo originalz?o.
pela teoria, a mistura pobre seria só abaixo de 0,80v.
o interessante é ver como o injeção vai afinando o motor e chega num ponto em que estanca, de 4000rpm até o corte a sonda marca diretasso 0,90v , cai para 0,89 as vezes, mas esta sempre buscando 0,90, e quando tira o po, corta o combustável em menos de 1 segundo. os ajustes tbm são muuuuuito rápidos.
? isso…
falow
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com certeza um hallmeter da odg o modelo racing que tem 3 escalas, o que torna muito mais precisa a leitura pois na:
escala 1 vai de 150 mv a 1100 mv
escala 2 vai de 500 mv a 1100 mv
escala 3 vai de 800 mv a 1100 mv
e importante lembrar que um bom hallmeter usa um processador, algo que nunca é encontrado num multimetro ou seja a atualização não é em tempo real.
por falar em hallmeter comprei um manual de injeção eletronica por sinal nota 1000 para quem fez ele, e nesse manual é comentado que tem certas sondas que são lentas, coisa que eu nunca podia imaginar.
ia me esquecendo uso os dois sempre, e o multimetro que é um minipa profissional não consegue atualizar na mesma velocidade do halmmeter.
bem ai voces me perguntam porque usar os dois e eu digo que o halmeter é mais facil para saber se esta pobre a mistura e o multimetro para saber em quantos mv ta trabalhando o motor, de modo a poder discutir em quantos mv esta a mistura de meu carro assim não preciso ficar contando qual luz ta acesa e traduzir quantos mv ela representa.
abraços
ernest