Hallmeter ou multimetro?
-
com certeza um hallmeter da odg o modelo racing que tem 3 escalas, o que torna muito mais precisa a leitura pois na:
escala 1 vai de 150 mv a 1100 mv
escala 2 vai de 500 mv a 1100 mv
escala 3 vai de 800 mv a 1100 mv
e importante lembrar que um bom hallmeter usa um processador, algo que nunca é encontrado num multimetro ou seja a atualização não é em tempo real.
por falar em hallmeter comprei um manual de injeção eletronica por sinal nota 1000 para quem fez ele, e nesse manual é comentado que tem certas sondas que são lentas, coisa que eu nunca podia imaginar.
ia me esquecendo uso os dois sempre, e o multimetro que é um minipa profissional não consegue atualizar na mesma velocidade do halmmeter.
bem ai voces me perguntam porque usar os dois e eu digo que o halmeter é mais facil para saber se esta pobre a mistura e o multimetro para saber em quantos mv ta trabalhando o motor, de modo a poder discutir em quantos mv esta a mistura de meu carro assim não preciso ficar contando qual luz ta acesa e traduzir quantos mv ela representa.
abraços
ernest
-
quanto a duração da bateria, acho que ela deve durar pra caralho sem usar a backlight, e usando a backlight durar tipo 1/10 do normal.
eu uso o multimetro pq a precisão é muito maior, vc consegue ler a diferença até no combustável que abastece: usando supra, f1master e vpower a leitura varia muito menos quando está com carga plena. usando outras gasolina comuns, varia um pouco demais as vezes, dando um picos de 0,98 (muito rica).
como meu carro não é mechido por enquanto, não h? risco de numa acelerada qualquer ficar pobre de uma hora pra outra e ir tudo por água abaixo.
se eu realmente turbinar meu carro, aí vou usar um indicador com leds simplesmente pela velocidade na leitura, simplesmente quando a luz amarela ou vermelha bate no olho vc já tira o po.
? isso
-
e importante lembrar que um bom hallmeter usa um processador, algo que nunca é encontrado num multimetro ou seja a atualização não é em tempo real.
ia me esquecendo uso os dois sempre, e o multimetro que é um minipa profissional não consegue atualizar na mesma velocidade do halmmeter.
abraços
ernest
[snapback]204183[/snapback]
halmeter não usa processador, na maioria deles usa um dot bar decoder apenas… ele é mais rápido que um multimetro exatamente pq é anal?gico, ele não atualiza nada... mas sinceramente, 4 hz de taxa de atualização está bom demais... até pq nenhuma sonda é tão mais rápida que isso....
quanto aos mult?metros, eles sim, nos modelos mais sofisticados, usam processadores. por isso trabalham atualizando os dados digitalmente...
ah, e ambos são em tempo real, multimetros digitalmente e halmeters analogicamente...
flw
-
isso não entendi halmeter analogicamente?
o que é dot bar decoder?
[snapback]204205[/snapback]
praticamente todo halmeter nacional mediano, é anal?gico, trata-se de um simples voltimetro analogico que usa um dot bar display driver como o lm3914 que é um c.i. (anal?gico) que converte a tensão de entrada em passos ou vias que acendem uma sequencia de leds linearmente…
a velocidade que vc vê nos halmeter é exatamente por isso... não tem processador lá, apenas um conversor da voltagem de entrada para os steps separados que acionam os leds em sequencia...
me corrijam se estiver errado...
por isso mesmo acho um roubo um halmeter custar 100 pratas enquanto um multimetro como o et1400 da minipa custa 60, com infinitamente mais recursos e precisão...
um lm3914 que faz, sozinho, quase tudo no halmeter, custa uns 7 reais na loja mais cara... leds nem se fala, coisa de centavos... o resto é plastico, capacitores, filtros etc...
-
mas assim..só pra reforçar meu ponto de vista..acho o multimetro indispensavel para o acerto do veiculo (ter precisão da leitura da sonda)… coisa que o preparador deveria usar...mas o usuario final não precisa de tanta precisão assim no dia-a-dia, bastaria uma barrinha colorida para avisar o cidadão que a mistura tá empobrecendo..sendo de facil visualização.
por isso digo..que depois de um carro acertado , acho que o multimetro passa a ser dispensavel pra entrar o hallmeter... se a mistura começar a dar problema (desregular por algum motivo) ai sim retornar ao multimetro pra verificar qual o tamanho do buraco ..
hallmeter só com uma forma de monitorar por alto a mistura depois de acertado..nunca pra fazer acerto.
[snapback]204316[/snapback]
+1
-
mas assim..só pra reforçar meu ponto de vista..acho o multimetro indispensavel para o acerto do veiculo (ter precisão da leitura da sonda)… coisa que o preparador deveria usar...mas o usuario final não precisa de tanta precisão assim no dia-a-dia, bastaria uma barrinha colorida para avisar o cidadão que a mistura tá empobrecendo..sendo de facil visualização.
por isso digo..que depois de um carro acertado , acho que o multimetro passa a ser dispensavel pra entrar o hallmeter... se a mistura começar a dar problema (desregular por algum motivo) ai sim retornar ao multimetro pra verificar qual o tamanho do buraco ..
hallmeter só com uma forma de monitorar por alto a mistura depois de acertado..nunca pra fazer acerto.
[snapback]204316[/snapback]
? isso aí, se que uma taxa de amostragem rápida com mult?metro só se for de mult?metro anal?gico, pois a maioria dos digitais não são mais rápidos que 4 hz, e os hallmeter (mesmo os que usam o lm 3914) funcionam muito bem e não roubam muita corrente da sonda, vai aí o link do datasheet desse integrado, tem até o circuito para quem quiser montar um hallmeter.
-
putz …. legal mesmo as opiniões nesse tópico.
aqui nos usa não vejo ninguem usar multimetro. vai todo mundo de meter + pyrometro mesmo.
vó alguns comentarios de algumas marcas nacionais.
mas e as importadas, tipo autometer ??? (segue foto)
uma combinação desses dois aí resolveria a coisa ???
-
pir?metro estilo relógio anal?gico… hummmmm demais de impreciso.
o meu pir?metro é digital.
-
? muito melhor de se trabalhar com coisas anal?gicas.. um ponteiro se mechendo é melhor entendido do que um monte de número correndo na sua frente. é algo digamos assim, mais amigável.
imagine usar um conta giro ou veloc?metro digital… até mult?metro eu prefiro os antigos anal?gicos. apesar de que, claro, os digitais terão uma casa decimal a mais de precisão.
-
só em vêdeo de internet, varia demais…
o digital é muito mais preciso.
-
como já tava conversando na lista do omega meramente questão de gosto.
tem gente que curte anal?gico, tem gente que curte digital.
eu particulamente gosto mais de digital.
dps de ter 2 carros c/ velocimentro de ponteiros, comprei o meu omega c/ painel digital e o velocimetro é em digitos. prefiro (notem eu prefiro gosto meu) o digital do que o por ponteiro.
? muito melhor de se trabalhar com coisas anal?gicas.. um ponteiro se mechendo é melhor entendido do que um monte de número correndo na sua frente. é algo digamos assim, mais amigável.
imagine usar um conta giro ou veloc?metro digital… até mult?metro eu prefiro os antigos anal?gicos. apesar de que, claro, os digitais terão uma casa decimal a mais de precisão.
[snapback]204423[/snapback]
-
só em vêdeo de internet, varia demais…
o digital é muito mais preciso.
[snapback]204426[/snapback]
vc tem esse vêdeo por aí ?
tipo … esses da autometer que vj por aqui não variam assim não. tipo ... quando vc atola o po a tempo sobe mas fica lá parada no máximo que dá. não fica louco indo e vindo não. se vc reparar a graduação é bem espa?ada e 100graus não sobem e descem assim num intervalo tão pequeno ao ponto de fazer a agulha ficar louca.
nos que vj aqui, tá pra se ter uma leitura ideal da medida, viu.
eu tenho um deles pro meu carro aí do brasil. depois de instalado eu vou fazer vêdeo de todos e posto aqui.
-
vc tem esse vêdeo por aí ?
tipo … esses da autometer que vj por aqui não variam assim não. tipo ... quando vc atola o po a tempo sobe mas fica lá parada no máximo que dá. não fica louco indo e vindo não. se vc reparar a graduação é bem espa?ada e 100graus não sobem e descem assim num intervalo tão pequeno ao ponto de fazer a agulha ficar louca.
nos que vj aqui, tá pra se ter uma leitura ideal da medida, viu.
eu tenho um deles pro meu carro aí do brasil. depois de instalado eu vou fazer vêdeo de todos e posto aqui.
[snapback]204477[/snapback]
cara, talvez seja preconceito meu mesmo.
eu gosto de relógios anal?gicos, porém estou tão acostumado com meu pir?metro digital que não me imagino olhando e confiando num pir?metro de ponteiro.
? questão de gosto também.
o vêdeo se eu tiver, tenho em casa, vou dar uma olhada e peão pré alguém postar.
-
bom como saber eu vendo por ai hallmeter, vo falar pra vcs seguinte pra ficar de olho sempre hallmeter e pra ajustar multimetro, mas como o cara vai ler no escuro o multimetro? num dah, até dah enfia uma lampada qnd vc tiver a 220km/h e fica tentando ler primeira depressão na pista e vc decola, com o hallmeter vc sabe pq ao mesmo tempo q está olhando a pista/retrovisores etá vc consegue visualizar se as luzes estão vermelha verde amarelo, bem mais fácil