Troca de .63 por .48
-
eu sei, mas da? a derreter pistão acho pouco provavel…
aqui no rio já levamos carros com turbinas ainda menores e com 1,5 bar para correr o dia todo no autodromo e nenhum nunca derreteu. só derrete se estiver com mistura pobre.
[snapback]419682[/snapback]
ai pode ser tapa buracos, vide ponto atrasado e combustivel d+ p/ abaixar temp da camara–-> resultado 1,5kg de pressao e nao anda
-
ai pode ser tapa buracos, vide ponto atrasado e combustivel d+ p/ abaixar temp da camara–-> resultado 1,5kg de pressao e nao anda
[snapback]419721[/snapback]
sim sim, sei q não é certo. aqui nem estou tentando defender isso e sim o fato que não é facil derreter motor tão rapidamente só pq a turbina esta quente.
-
sim sim, sei q não é certo. aqui nem estou tentando defender isso e sim o fato que não é facil derreter motor tão rapidamente só pq a turbina esta quente.
[snapback]419728[/snapback]
nao é apenas a turbina que esquenta, isso é o de menos, se tiver que fazer uma turbina uma vez a cada 10 meses para nao ter lag seria o de menos, o problema que a temperatura na camara sobe muito, pq nao tem fluxo para o ar quente sair, fazendo com que derreta os pistoes.
ps: estamos falando de carro acima de 280 cv, por isso nao vamos citar um audi 180 cv q tem turbina de doce…
cx .48 p/ 0,8 bar, escape 2,5 vai tranquilo...... o problema é que esse parafuso so da volta pra um lado
[]?s
-
o que dizer de um golf com carca?a .36; usa 1,4bar na gasolina tem 260cv na roda e anda a mais de ano sem derreter nenhuma valvula, junta ou o que seja ?
ou os tt que chipo com a k04 anda com 1,6bar de pressão final e num quebra valvula nem nada…
não dá pra ser radical e dizer que vai quebrar porque não é regra...
qto a aquecer, qualquer turbina andando forte chega a avermelhar.. isso acontece porque a temperatura no escape nunca fica muito mais baixa que uns 650?c mesmo lavando de combustável... se tem muito ponto aí sim pode quebrar algo...s enum tem a mistura é jogada para a turbina e aí ela aquece e ela pode ter problemas de lubrificação (coqueificação do óleo)...mas são coisas distintas...
(e isso não significa que carca?a quente deste ou daquele tamanho sejam melhores...depende do que o dono quer... dependendo do suo tem que ser grande...dependendo pode ser pequena.... notem a diferença entre tem que ser e pode ser ...)
-
o que dizer de um golf com carca?a .36; usa 1,4bar na gasolina tem 260cv na roda e anda a mais de ano sem derreter nenhuma valvula, junta ou o que seja ?
ou os tt que chipo com a k04 anda com 1,6bar de pressão final e num quebra valvula nem nada…
não dá pra ser radical e dizer que vai quebrar porque não é regra...
qto a aquecer, qualquer turbina andando forte chega a avermelhar.. isso acontece porque a temperatura no escape nunca fica muito mais baixa que uns 650?c mesmo lavando de combustável... se tem muito ponto aí sim pode quebrar algo...s enum tem a mistura é jogada para a turbina e aí ela aquece e ela pode ter problemas de lubrificação (coqueificação do óleo)...mas são coisas distintas...
(e isso não significa que carca?a quente deste ou daquele tamanho sejam melhores...depende do que o dono quer... dependendo do suo tem que ser grande...dependendo pode ser pequena.... notem a diferença entre tem que ser e pode ser ...)
[snapback]419888[/snapback]
por isso eu frizei bem depende da aplica?ao, na minha mao esse golf nao duraria uma semana, na mao do meu pai poderia ter 3 bar na turbina original e ponto adiantado que duraria a vida inteira.
mas blz so expressei minha opiniao, cada um faz o que acha melhor, eu particularmente nao optaria por esse tipo de prepara?ao.
[]?s
-
…o dono viaja toda semana de bh a franca e segundo ele o uso ?:
qdo eu saio de uma curva eu olho o fim da reta e quero chegar o mais rápido possível até a próxima curva
e não quebrou... e tá montado a muuuuuiiito tempo já....
como eu disse... só carca?a quente num diz porra nenhuma se num tiver aliada a informação do trim, do eixo, do formato das pos, qtas pos tem , etc.... isso muda totalmente o comportamento.... e sem contar a parte fria.
muitas vezes tem gente que acha que eu só recomendo turbina limão e que num gosto de tirar o máximo de potência usando uma turbina melhor...só que qdo eu concordo com algo nem fico postando verdade pra não poluir o forum com respostas inúteis...então qdo aparece alguem falando que turbina pequena nunca fica bom eu faão questão de dizer que tem que pensar e ser muito especifico antes de dizer isso porque depende de uma série de fatores...
.36 numa t2 tem uma área de escape totalmente diferente de .36 numa t04 saca é ... num pode generalziar ou acontece como esse cliente do golf que chegou aqui com idéia de usa uma .86 quente num eixo de pequeno di?metro e poucas pos...resultado enchia 0,7bar a 5.500rpm numa patada mesmo com sem valvula (fechado com tampão na wg) e ficou um lixo... depois da .36 encheu 1,4bar , vinha pegada já aos 3.000(um pouco menos até) e veio 260cv na roda...não cheguei medir temperatura no escape....mas no teste de entrega andamos mais de 5 km com velocidade entre 180 e 220km/h num local apropriado e não teve qualquer problema em valvulas de escape...
-
…o dono viaja toda semana de bh a franca e segundo ele o uso ?:
qdo eu saio de uma curva eu olho o fim da reta e quero chegar o mais rápido possível até a próxima curva
e não quebrou... e tá montado a muuuuuiiito tempo já....
como eu disse... só carca?a quente num diz porra nenhuma se num tiver aliada a informação do trim, do eixo, do formato das pos, qtas pos tem , etc.... isso muda totalmente o comportamento.... e sem contar a parte fria.
muitas vezes tem gente que acha que eu só recomendo turbina limão e que num gosto de tirar o máximo de potência usando uma turbina melhor...só que qdo eu concordo com algo nem fico postando verdade pra não poluir o forum com respostas inúteis...então qdo aparece alguem falando que turbina pequena nunca fica bom eu faão questão de dizer que tem que pensar e ser muito especifico antes de dizer isso porque depende de uma série de fatores...
.36 numa t2 tem uma área de escape totalmente diferente de .36 numa t04 saca é ... num pode generalziar ou acontece como esse cliente do golf que chegou aqui com idéia de usa uma .86 quente num eixo de pequeno di?metro e poucas pos...resultado enchia 0,7bar a 5.500rpm numa patada mesmo com sem valvula (fechado com tampão na wg) e ficou um lixo... depois da .36 encheu 1,4bar , vinha pegada já aos 3.000(um pouco menos até) e veio 260cv na roda...não cheguei medir temperatura no escape....mas no teste de entrega andamos mais de 5 km com velocidade entre 180 e 220km/h num local apropriado e não teve qualquer problema em valvulas de escape...
[snapback]420325[/snapback]
concordo, mas lembre-se q nao faz mto sentido montar t04 com ,36 a nao ser em casos mto especificos….
e vc esta efetuando um ganho de 260/180-1=44% sobre o original e nao os 150% q o pessoal daqui faz no minimo, hehehe.... o pessoal esquece q a base q vc sai p a preparacao conta mto
-
concordo, mas lembre-se q nao faz mto sentido montar t04 com ,36 a nao ser em casos mto especificos….
e vc esta efetuando um ganho de 260/180-1=44% sobre o original e nao os 150% q o pessoal daqui faz no minimo, hehehe.... o pessoal esquece q a base q vc sai p a preparacao conta mto
[snapback]420545[/snapback]
exato… não é o que se oferece comumente...mas dependendo do que o cliente já tem, ou quer fazer ou vai usar por eqto (digamos eqto num vem outro up) pode ser que sirva (embora eu nunca tenha visto especificamente essa configuração ok ...antes que digam que eu disse que é bom, que uso, etc...)
original tem 150cv a 5.500rpm com 0,45bar de pressão (ob não importa na potência máxima)... 260cv na roda são cerca de 300cv no motor, portanto o ganho foi de 100% usando praticamente 1bar a mais (0,95 na verdade)..se usasse alguma outra configuração poderiam ter vindo 320 ou 330cv no motor..mas certamente a intermediária do carro a meia carga ficaria comprometida pois é um veículo em que a turbina sempre tem que estar assoprando para que tenha torque para o peso e relação de marchas do mesmo
um carro que pesa 1.250kg, tem relação bem aberta como ele tem (porque é feito pra ter 150cv e mais de 23mkgf de torque desde os 1.950rpm por causa do overbooster), taxa baixa (para gasolina) fica manco de dar dá se num tiver a turbina pra assoprar mesmo com o pedal na casquinha (que é o que acontece neses carros turbo de fabrica)...bem diferente de vc pegar um gol caixa de 850kg, taxa adequada, com cambio escalonado pra um motor 1.8 (mesmo que um ps de segunda e terceira é curto o bsatante pro carro andar sem turbo) e colocar um kit turbo que melhora tudo..ou seja se num tiver pressão com meio acelerador (ou na casca se for mais exato) o carro anda tanto qto (ou até mais) que originalmente... entende a diferença ?
-
pistão não, mas pode chegar ao ponto de detonar as válvulas de escape…l?gico q é um caso mais extremo, mas pode acontecer...fora juntas q podem ser quimadas, etc.
[snapback]419707[/snapback]
o jeito é fazer como nos turbos de fabrica q usam micro-turbinas: usar valvulas de escape refrigeradas com sódio.
queria ver se fossem com valvulas de aão iguais dos modelos normais …
pode ver: marea turbo, a3t, gol 1.0 16vt, todos vem com valvulas de escape especiais.
pq sera né?
-
os turbos originais tb vem com valvulas especiais por causa das normas de poluição nao?
qto + quente a mistura + clean sai e ajuda os catalisadores a trabalharem melhor.
daqui a pouco as normas de anti poluição vai ser tao rigidas que uma turbina convencional nao vai aguentar o calor
-
o jeito é fazer como nos turbos de fabrica q usam micro-turbinas: usar valvulas de escape refrigeradas com sódio.
queria ver se fossem com valvulas de aão iguais dos modelos normais …
pode ver: marea turbo, a3t, gol 1.0 16vt, todos vem com valvulas de escape especiais.
pq sera né?
[snapback]420678[/snapback]
respondendo a sua pergunta carol, acredito que as valvulas sejam refrigeradas a sódio porque esses motoroes sao feitos pra rodar no polo norte ou no deserto do saara da mesma maneira… talvez seja pq esses motores ficam 200 horas no dinamomentro (com carga) alterando de rota?ao de potencia maxima, pra corte de giro, depois pra torque maximo, volta pra lenta, acelera ate o corte em plena carga e assim vai... só desliga pra trocar o oleo, e bem rapido ainda.
um motor turbo adaptado (note que nao me refiro apenas a ap) feito no padrao de tirar-o-maximo-possivel-com-o-menor-custo nao aguentaria 10 minutos nessa condi?ao.
e se os pistoes nao derreterem e a junta do cabeçote nao abrir o pico, a primeira coisa que iria embora seriam justamente as valvulas de escape.
abraços..
martin
-
respondendo a sua pergunta carol, acredito que as valvulas sejam refrigeradas a sódio porque esses motoroes sao feitos pra rodar no polo norte ou no deserto do saara da mesma maneira… talvez seja pq esses motores ficam 200 horas no dinamomentro (com carga) alterando de rota?ao de potencia maxima, pra corte de giro, depois pra torque maximo, volta pra lenta, acelera ate o corte em plena carga e assim vai... só desliga pra trocar o oleo, e bem rapido ainda.
um motor turbo adaptado (note que nao me refiro apenas a ap) feito no padrao de tirar-o-maximo-possivel-com-o-menor-custo nao aguentaria 10 minutos nessa condi?ao.
e se os pistoes nao derreterem e a junta do cabeçote nao abrir o pico, a primeira coisa que iria embora seriam justamente as valvulas de escape.
abraços..
martin
[snapback]420901[/snapback]
não acredito q esse seja o motivo (polo norte/condições clim?ticas adversas ja q a temp das c?maras não sofre influ?ncia significativa da temp externa uma vez que o sistema de arrefecimento é controlado para manter o motor sempre numa determinada faixa de temperatura esteja o carro no saara ou numa geleira), inclusive li num informativo da própria vwb q o motivo pq adotam vavulas refrigeradas a sódio é justamente por causa da pretensão mais esportiva dos motores turbo-comprimidos deles. mesmo alguns aspirados (esportivos com pedigree) europeus tb usam esse recurso.
a questão de suportar ou não horas e horas no dino a plena carga não é devido a tirar-o-maximo-possivel-com-o-menor-custo , vc pode fzr uso de peças forjadas, de tit?nio ou o q for, se a potência for muito grande em relação é cilindrada do motor, a durabilidade vai ser prejudicada independente de qto foi ou não gasto no motor.
e em caso de detonação/falta de alimentação, pela sequencia de danos seria: cabeçote empenado -> vela com a ponta derretida -> pistão derretido e só então as valvulas de escape seriam afetadas.
em caso de turbina pequena/restritiva:
desgaste do turbo em si -> valvulas de escape com desgaste prematuro nas sedes, guias e até nos vedadores por excesso de temperatura.
justamente o q aconteceu no meu segundo motor turbo. teimei com o mack e paguei o preço: todas as valvulas de escapamento estavam azuladas, com folga e com problemas de vedação. ah, é claro, o turbo foi pro saco e tive que abaixar as orelhas e comprar um realmente adequado.
e nisso eu sempre repasso as infos pra vcs daqui do forum.
lembra qtas vezes falei sobre as bielas de kombi e muita tente teimava (inclusive vc)? pois é, agora vc viu com os proprios olhos o que eu cansei de tentar por na cabeça de vcs. o felipe (jesus) foi outro q teimava q era tranqueira, até o dia q ele viu uma certa picape aqui em santos girando liiiiiso liso perto dos 8.000 rpm com bielas curtas + vira de curso longo.
-
povo, só me esclare?am uma coisa, se o carro é para andar na cidade e no máximo dar uma esticada até uns 200 por hora e não ficar segurando de final, rola andar com um .48 na configuração que botei no primeiro postagem ?
-
não acredito q esse seja o motivo (polo norte/condições clim?ticas adversas ja q a temp das c?maras não sofre influ?ncia significativa da temp externa uma vez que o sistema de arrefecimento é controlado para manter o motor sempre numa determinada faixa de temperatura esteja o carro no saara ou numa geleira), inclusive li num informativo da própria vwb q o motivo pq adotam vavulas refrigeradas a sódio é justamente por causa da pretensão mais esportiva dos motores turbo-comprimidos deles. mesmo alguns aspirados (esportivos com pedigree) europeus tb usam esse recurso.
a questão de suportar ou não horas e horas no dino a plena carga não é devido a tirar-o-maximo-possivel-com-o-menor-custo , vc pode fzr uso de peças forjadas, de tit?nio ou o q for, se a potência for muito grande em relação é cilindrada do motor, a durabilidade vai ser prejudicada independente de qto foi ou não gasto no motor.
e em caso de detonação/falta de alimentação, pela sequencia de danos seria: cabeçote empenado -> vela com a ponta derretida -> pistão derretido e só então as valvulas de escape seriam afetadas.
em caso de turbina pequena/restritiva:
desgaste do turbo em si -> valvulas de escape com desgaste prematuro nas sedes, guias e até nos vedadores por excesso de temperatura.
justamente o q aconteceu no meu segundo motor turbo. teimei com o mack e paguei o preço: todas as valvulas de escapamento estavam azuladas, com folga e com problemas de vedação. ah, é claro, o turbo foi pro saco e tive que abaixar as orelhas e comprar um realmente adequado.
e nisso eu sempre repasso as infos pra vcs daqui do forum.
lembra qtas vezes falei sobre as bielas de kombi e muita tente teimava (inclusive vc)? pois é, agora vc viu com os proprios olhos o que eu cansei de tentar por na cabeça de vcs. o felipe (jesus) foi outro q teimava q era tranqueira, até o dia q ele viu uma certa picape aqui em santos girando liiiiiso liso perto dos 8.000 rpm com bielas curtas + vira de curso longo.
[snapback]420910[/snapback]
mas vc concorda que se vc tirar 300 cv com o miolo original e 300 cv com peças forjadas de adamantium , o que vai quebrar antes ao ser exigido no limite é o de miolo original, neh ?
no final das contas vc disse as mesmas coisas q eu mas em otras palavras..
? uma questao de escolha, adequa?ao… a coisa vai mais longe do que simplesmente ? assim e ponto. . o teu motor nao ficou legal com aquela turbina pra vc, mas pra otra pessoa talvez teria ficado otimo e o cara taria rodando até hoje.
emfim, esse tipo de coisa é complicado discutir.. dexa pra la
quanto ao recurso das valvulas refrigeradas a sodio, acredite em mim: é por causa de durabilidade/confiabilidade. uma vez eu supus o que seria se a gm pusesse na rua um vectra com motor turbo e 300 cv.. é bem aquilo mesmo.
engenharia de fabrica é tooooooooooootalmente diferente do tipo de prepara?ao que discutimos aqui. ainda bem, se nao nao teria gra?a
qto as bielas, eu teimava sim, admito. mas depois que vi o negocio funcionando mudei de ideia =]
**e carol, te mandei uma resposta de uma mp
re: pergunta . desde ontem consta como nao lida.
por favor dar uma olhada na sua caixa.
talvez tenha dado aquele pau de novo e esteja como lida.**
abraçoo..
martin
-
mas vc concorda que se vc tirar 300 cv com o miolo original e 300 cv com peças forjadas de adamantium , o que vai quebrar antes ao ser exigido no limite é o de miolo original, neh ?
[snapback]420968[/snapback]
ah sim, claro que sempre o q quebra antes é o conjunto mais fragil. isso não tem como duvidar. como eu mesma falei no outro post: pode gastar qto quiser, se abusar demais…buuum uma hora ou outra, ai sim vai depender de qto e como o $ foi gasto.
no final das contas vc disse as mesmas coisas q eu mas em otras palavras..
? uma questao de escolha, adequa?ao… a coisa vai mais longe do que simplesmente ? assim e ponto. . o teu motor nao ficou legal com aquela turbina pra vc, mas pra otra pessoa talvez teria ficado otimo e o cara taria rodando até hoje.
não q não tenha ficado legal , mas sim q eu não quis escutar um professor em turbocompressores como o mack. ele ja tinha me cantado a bola, ai insisti e quebrei a cara, alias, o bolso.
detalhe: usava um 1.8 com cabeçote somente de 1.8 mesmo sem os cantos vivos, comando baixo, 0,5 de pressão constante e 1,2 no booster. a turbina era nova, tinha poucos meses de uso e não aguentou alguns dias puxando 1,7 bar no booster. o mack tinha falado isso é turbina pra no máximo 1,2 bar num ap 1.8 original tipo o seu, se abusar, vai quebrar e vc vai me ligar novamente, só q pra pedir uma turbina certa pro teu motor . pois é, muito liguei pra ele pra trocar ideia do q fzr…
emfim, esse tipo de coisa é complicado discutir.. dexa pra la
sim, complicado isso. vemos de monte hj em dia motor 1.8 com kit espirro vendido em caixas lacradas escrito: kit turbo 1.6 é 2.0 , a galerinha menos informada (q com certeza não conhecem o pp ) acha q aquilo que eles tem debaixo do capo é um motor turbão , acham q ta voando , só que mal sabem eles que gastaram dinheiro com equipamentos gen?ricos e muito abaixo do que se poderia ter com a mesma grana.
acha que eu gosto de ver pessoas as quais tenho contato di?rio (aqui no forum) comprando gato por lebre? não, isso me faz muito mal. se vc pode ter 200cvs ou 300cvs com 3.000 reais, então tenha os 300cvs ali no po direito, nem que vc não precise, basta baixar a pressão, basta usar um simples booster, ou até mesmo basta ter um pouco de auto-controle e acelerar só o qto precisa.
quanto ao recurso das valvulas refrigeradas a sodio, acredite em mim: é por causa de durabilidade/confiabilidade. uma vez eu supus o que seria se a gm pusesse na rua um vectra com motor turbo e 300 cv.. é bem aquilo mesmo.
engenharia de fabrica é tooooooooooootalmente diferente do tipo de prepara?ao que discutimos aqui. ainda bem, se nao nao teria gra?a
ja viu aquele jornal interno da vw? tem como vc conseguir alguns da época do lançamento do 1.0 turbo? ai vc vai ver o q estou falando. mesmo em algumas turbo & high performance magazine sairam alguns artigos sobre preparação de cabeçotes de honda civic, e la mencionava tb justamente o motivo de temp alta devido a pressão no coletor de escape.
qto as bielas, eu teimava sim, admito. mas depois que vi o negocio funcionando mudei de ideia =]
pena q vc não quis me escutar e ficar sabendo disso a mais tempo hehehe mas ta valendo.
**e carol, te mandei uma resposta de uma mp
re: pergunta . desde ontem consta como nao lida.
por favor dar uma olhada na sua caixa.
talvez tenha dado aquele pau de novo e esteja como lida.**
abraçoo..
martin
tranquilo, amanha cedo eu leio e respondo com calma =)