Motor ap 1.7, com r/l 0.24…..
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então galera,
o que pretendo com tal topico, e que teriamos um motor mais propenso a alto giros, ja que seu rl e mais baixo…
imaginemos que os mesmos trabalhos que foram efetuados no carro do ka fossem feitos nesse motor, atigiriamos os 10 k rpm
kleber
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bem, acho q nenhuma industria q se preze faz balanceamento das peças. até pq em engenharia existe varios tipos de controles estatisticos de processo. agora analize em amostras de lotes sim
agora minha duvida é sobre a viabilidade de fazer um 1.7 com o ea113 usando vira original de 77mm, bielas de golf turbo de 144mm e pistões de 84,5mm.
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? que rola tb um certo exagero do pessoal quando fala nisso. quando fala que vai vibrar, não é que vai ser uma britadeira ou que vai soltar todos os parafusos da carroceria, é que o motor vai ter um funcionamento mais crespo, pra um carro preparado isso não incomoda muito, mas agora em um carro de luxo incomoda, tanto que nos vectra 2.2 16v vinha com um sistema pro motor vibrar menos, nos 8v não vinha, o motor é mais crespo, mas como não saiu 8v na versão cd…. deixa a gambazada vibrando com o motor e que se lasque e r/l interfere diretamente na durabilidade do motor tb, curso longoxbielas curtas = pistões ovalizados em menor tempo. normalmente um motor preparado não chega nos seus 300k, é aberto muito antes disso, mas como eu disse antes, em um motor original faz diferença sim.
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exata a questáo… r/l grande significa que o pistão esfrega mais dentro do cilindro, na pratica ele vibra mais (esfregue seu dedo fazendo um pequeno ?ngulo entre ele e a mesa, depois faça o mesmo com um ?ngulo bem maior...vc sente que ele vibra mais principalmente no comeão do movimento) e na pratica o pistão e/ou camisa se desgastam mais rápido...
obvio se vibra e tem atrito rende menos que um motor de curso e di?metro iguais, mas com r/l melhor o que rende a mais é dificil calcular...só medindo pra saber e não deve ser algo absurdo..coisa de uns 2 a 3% e acho que que é um chute bem maior do que é na pratica...
por exemplo o familia i da gm tem péssimo r/l e não se reclama tanto dele (pelo menos o usuário comum) porque usa anéis e pistões de baixo atrito que é uma forma de se minimizar a vibração ..além disso usa relação longa o que tbm ajuda nesse queisto de forma psicol?gica (nos originais pois não costuma se andar com giro alto num motor torcudo e que vibra..vc percebe que ele num é muito bom em giro alto)...só que o r/l ruim ainda tá lá e não se espera que durem como os 1.8 familia ii que de longe são os melhores dessa marca nesse quesito.
? tudo uma questão de compromisso... como disseram quem gosta de desempenho abre mão de alguma coisa... por exemplo com o escape bem livre isso por só só já causa muito vibração em giros elevados e o r/l ruim nem é percebido... só seu efeito miutos km depois... além do mais quem tem um carro 1.8 com 300cv num costuma esperar que dure mais de 80/90.000km então oque vier depois acaba achando que é lucro.
por exemplo com 86mm de curso normalmente se pode atingir cerca de 8.000rpm, não quer dizer que se puxar 8.001 vê quebrar... mas certamente vc já corre o risco de romper o filme de óleo e começar a danificar bronzinas... se tem r/l alto geralmente fica incomodo de chegar a estes 8.000, mas não diz novamente que quebrar? com 8.001.
certamente quem já andou de ap600 com comandão e depois num ap2000 com o mesmo comando pode dizer como o ap2000 é mais aspero e como o 600 mesmo acima do regime de potência máxima ainda é suave... e provavelmente o ap2000 durar? menos...
agora lei, no sentido de obrigação é dificil de dizer... depende de uma série de fatores.. até mesmo da bomba de óleo, so sistema do pescador, volume do carter, etc...
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bem, acho q nenhuma industria q se preze faz balanceamento das peças. até pq em engenharia existe varios tipos de controles estatisticos de processo. agora analize em amostras de lotes sim
como disse já no passado e alguns discordam
palavras de quem trabalha na vw
a numeração da biela é o peso do lote, para que não sejam montadas bielas de pesos diferentes o que leva até mesmo a quebra do motor se for muito dispar
pra mim faz muito sentido… se tem o mesmo dimensional e pesa mais : ou o material é diferente (o que não ?) ou está mais compactado o que leva a maior durabilidade (embora não deva ser nenhum absurdo)
um colega que monta motores pra endurance me disse que escolhe as bielas com menor numeração possível justamente pra diminir a massa móvel...
quem quiser acredite nisso...quem quiser acredite que é dureza da biela... e continuemos todos juntos tomando nosso chopp no barzinho
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over podia dar seu parecer,
o que acha no final dos 402 metros, qual motor levaria a melhor o 1.7 10k ou o 2.0 girando 8k…
kleber
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como disse já no passado e alguns discordam
palavras de quem trabalha na vw
a numeração da biela é o peso do lote, para que não sejam montadas bielas de pesos diferentes o que leva até mesmo a quebra do motor se for muito dispar
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se perguntar pra quem trabalha na vw se é certo vc alterar a programação de um chip, ja até sabe q vão dizer um não na sua cara
pra mim faz muito sentido… se tem o mesmo dimensional e pesa mais : ou o material é diferente (o que não ?) ou está mais compactado o que leva a maior durabilidade (embora não deva ser nenhum absurdo)
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sim, a diferença não é absurda, só q um pelinho a mais de carga q a biela não aguente, e ja vai metade do motor pro saco. com isso, esse pelinho a mais de resist?ncia pode fazer a diferença entre seu motor quebrar ou não quebrar.
eu prefiro usar a maior numeração possivel e correr menos riscos. se vc prefere usar numeração baixa, é um direito seu
um colega que monta motores pra endurance me disse que escolhe as bielas com menor numeração possível justamente pra diminir a massa móvel…
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um conhecido meu (vc tb deve conhecer, um tal de mack , la de sbc) tb monta uns motores fortinhos (turbo) por ai e recomenda essas bielas de numeração alta.
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não dá pra saber se ap700 se dá melhor que ap2000 …se fosse algoi facil assim num ia ter gente corrende de 1.8 a 2.1 na arrancada...cada um monta um projeto que dependendo do cambio é melhor em alguma coisa e pior em outra... o que se sabe é que um carro bom de interlagos (qdo ?ra 300 e qualquer coisa) nem sempre ?ra bom em curitiba justamente porque tinha inclinação... coisas da vida...
se perguntar ao engenheiro certo da vw (projetista e não de produção)o que ele acha entre andar com um carro alterado em suas características (tanto finalidade qto em peças)com programação original ou uma feita especificamente para o caso ele certamente vai dizer que se for feita do jeito correto (cabe aí a interpretação) com certeza será melhor que a original que é voltada pra um uso especifico hehehe
concordo que um pelinho a mais pode salvar o motor... se for suficiente mas tbm acho que tem formas melhores (deixando o r/l melhor ou usando peças com limite maior, etc)... né é que seja uma solução ruim... é que pode ser feito coisa melhor e com mais segurança...
qto a recomendar bielas com numeração maior realmente alguns preparadores assim o fazem... outros não , dizem a mesma coisa que eu... depende... particularmente acho que se vc não vai abusar de giro pode até usar numeração maior porque num vai interferir em nada...
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ah… editei, mas esqueci de comentar...
eu particularmente acho que se o cara já teve um motor quebrado (afinal vai estra montando um outro e 90% dos casos é porque quebrou o original) e quer melhorar confiabilidade, o caminho mais suave é usar logo bielas de a3... e se realmente quer se garantir parte logo pra forjado...
não quer dizer que não possa usar numeração maior ou mesmo de kombi diesel... só que isso é coisa que já foi muito usada no comeão da dácada passada... tem coisa melhor (e preão maior)... não acho que seja desperdicio usar forjados e poder usar 400cv mesmo que na hora que monte deseje apenas 250 ou 260 ou o que seja... vc tem confiabilidade de sobra e no caso da biela de kd fica com bom r/l que se mau não faz pelo menos (teoricamente) ajuda na hora de fazer os pistões/cilindros/anéis durarem mais...
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se pra balancear 4 pistoes jah dah um trabalho, imagina 4x25.000 auahuah
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as peças sao divididas em grupos de peso, pra que não se monte um motor com peças de peso mto dispares.
mesmo assim, se vc pesar peça por peça pra fazer o balanceamento de precisao, nao vai axar mta diferença.
pra uso normal num motor original, a tolerancia é perfeita, garante durabilidade altissima e raramente o controle de qualidade erra (pondo na rua um carro com motor fadado a dar problema rapidinho.)
no caso do focus aqui de casa, errou
5 mkm e ia pro saco 1 litro de oleo a cada mil km.
foi trocado o motor.
diagnostico: disparidade de medidas do brunimento do bloco em rela?ao aos pistoes que foram montados.
abs..
martin
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ah… editei, mas esqueci de comentar...
eu particularmente acho que se o cara já teve um motor quebrado (afinal vai estra montando um outro e 90% dos casos é porque quebrou o original) e quer melhorar confiabilidade, o caminho mais suave é usar logo bielas de a3... e se realmente quer se garantir parte logo pra forjado...
não quer dizer que não possa usar numeração maior ou mesmo de kombi diesel... só que isso é coisa que já foi muito usada no comeão da dácada passada... tem coisa melhor (e preão maior)... não acho que seja desperdicio usar forjados e poder usar 400cv mesmo que na hora que monte deseje apenas 250 ou 260 ou o que seja... vc tem confiabilidade de sobra e no caso da biela de kd fica com bom r/l que se mau não faz pelo menos (teoricamente) ajuda na hora de fazer os pistões/cilindros/anéis durarem mais...
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essa historia de bielas de kombi diesel eu tbm nao botava a menor fe…
mas conversei com algumas pessoas do ramo e vi alguns carros/motores que me fizeram mudar de ideia.. realmente funciona.
a adapta?ao pra enfiar elas la é meio chata, por conta disso não sei como fica a durabilidade.. mas que aguenta bem, aguenta (em termos de potencia).
apesar que é que nem vc disse.. quem tem motor preparado nem sonha em passar mto de 80~90 mkm.
eu particularmente nunca vi ap forte mesmo passar de 50 mil sem precisar abrir.
por isso nao acho idiotisse montar um carro com 250 cv s (o que da pra tirar de um 1.8 com miolo original) usando bielas e pistoes forjados. nao vai render tudo que o equipamento permite, mas confiabilidade e durabilidade sao iguais ou até melhores que o original. é uma questao de pesar o que interessa mais.
abs..
martin
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isso, jamais disse que não aguenta porrada… e sim que tem cosia melhor que voltar pra tr?s no quesito r/l... quer suar ?...pode usar...mas tem outras opções que eu (e frizo isso) considero melhores... dependendo até mesmo de a3 que vai a uns 300cv com extrema confiabilidade... e se quer mais que isso use forjado... nem que seja powertro?o
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não dá pra saber se ap700 se dá melhor que ap2000 …se fosse algoi facil assim num ia ter gente corrende de 1.8 a 2.1 na arrancada…cada um monta um projeto que dependendo do cambio é melhor em alguma coisa e pior em outra... o que se sabe é que um carro bom de interlagos (qdo ?ra 300 e qualquer coisa) nem sempre ?ra bom em curitiba justamente porque tinha inclinação... coisas da vida...
se perguntar ao engenheiro certo da vw (projetista e não de produção)o que ele acha entre andar com um carro alterado em suas características (tanto finalidade qto em peças)com programação original ou uma feita especificamente para o caso ele certamente vai dizer que se for feita do jeito correto (cabe aí a interpretação) com certeza será melhor que a original que é voltada pra um uso especifico hehehe
concordo que um pelinho a mais pode salvar o motor... se for suficiente mas tbm acho que tem formas melhores (deixando o r/l melhor ou usando peças com limite maior, etc)... né é que seja uma solução ruim... é que pode ser feito coisa melhor e com mais segurança...
qto a recomendar bielas com numeração maior realmente alguns preparadores assim o fazem... outros não , dizem a mesma coisa que eu... depende... particularmente acho que se vc não vai abusar de giro pode até usar numeração maior porque num vai interferir em nada...
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tem de 1,6 a 2,2…
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n?s conhecemos um 1.7 de miolo original que virou 12.6s nos 402m
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isso muito me interessa… qual pistao o fela utilizou (2.0 alcool)?
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olha flavio,
muito tenho discutido com o fluff essa semana , justamente sobre a viabilidadde de um motor desse, so que meu projeto seria um pouco diferente do seu, o meu seria vira do 1.6, com bielas golf e pistão de 2.0.
ja pro seu motor imagino que deve ser pistão de ap 1.8 (+1mm) sobremedida, pra virar 1.7.
kleber
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olha flavio,
muito tenho discutido com o fluff essa semana , justamente sobre a viabilidadde de um motor desse, so que meu projeto seria um pouco diferente do seu, o meu seria vira do 1.6, com bielas golf e pistão de 2.0.
ja pro seu motor imagino que deve ser pistão de ap 1.8 (+1mm) sobremedida, pra virar 1.7.
kleber
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ai eu compraria pistao de 1.6 sobremedida + 1mm né? mesmo assin nao ia pra 1.7…
precisava abrir meu cilindro para 83mm no minimo
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olha flavio,
muito tenho discutido com o fluff essa semana , justamente sobre a viabilidadde de um motor desse, so que meu projeto seria um pouco diferente do seu, o meu seria vira do 1.6, com bielas golf e pistão de 2.0.
ja pro seu motor imagino que deve ser pistão de ap 1.8 (+1mm) sobremedida, pra virar 1.7.
kleber
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ainda bem que vc largou dessa ideia neh…