[duvida] válvulas diversas (blow off, alívio, wastegate…)
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usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
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usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
vlw isso mesmo, viajei o que alivia quando solta o pé eh prioriadde
pose usar as 2 só para 'seguranca' tipo uma vez aconteceu comigo , eu pressurizando 1bar du nada a valvula de alivio travou subiu desesperadamente 2bar sorte q eu senti o carro pular de quarta marcha e gritar eu larguei o pé…... ai vc limitaria a alivio em 1bar por ex e a pop off em 1.2 quando subisse veria q tem algo errado e ela nao deixaria acontecer o que aconteceu comigo, porém é muito dificil acontecer essas coisas.
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usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
ouço falar que esses ruídos picotados são produzidos por certas válvulas, se nao me engano aquelas hks produzem… queria saber se produzem mesmo e se são só elas!
usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
vlw isso mesmo, viajei o que alivia quando solta o pé eh prioriadde
pose usar as 2 só para 'seguranca' tipo uma vez aconteceu comigo , eu pressurizando 1bar du nada a valvula de alivio travou subiu desesperadamente 2bar sorte q eu senti o carro pular de quarta marcha e gritar eu larguei o pé...... ai vc limitaria a alivio em 1bar por ex e a pop off em 1.2 quando subisse veria q tem algo errado e ela nao deixaria acontecer o que aconteceu comigo, porém é muito dificil acontecer essas coisas.
É, tem que ver se é indicado usar as duas né, eu acho que vou optar pela pop off pra evitar um delay nas trocas de marcha!
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usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
ouço falar que esses ruídos picotados são produzidos por certas válvulas, se nao me engano aquelas hks produzem… queria saber se produzem mesmo e se são só elas!
usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
vlw isso mesmo, viajei o que alivia quando solta o pé eh prioriadde
pose usar as 2 só para 'seguranca' tipo uma vez aconteceu comigo , eu pressurizando 1bar du nada a valvula de alivio travou subiu desesperadamente 2bar sorte q eu senti o carro pular de quarta marcha e gritar eu larguei o pé...... ai vc limitaria a alivio em 1bar por ex e a pop off em 1.2 quando subisse veria q tem algo errado e ela nao deixaria acontecer o que aconteceu comigo, porém é muito dificil acontecer essas coisas.
É, tem que ver se é indicado usar as duas né, eu acho que vou optar pela pop off pra evitar um delay nas trocas de marcha!
não precisa..... a pop off só vai fazer sua turbina acabar rapido..... para deixar ela 'girando' vc pode usar a prioridade bem aberta, pois quando tirar o pé e ela aliviar bem, o turbo ainda vai estar girando alto, quando voltar a pisar de cara vai ta subindo pressão.
comigo ta assim , faz tshii até com 1500 rpm dependendo o quanto piso, mas se eu pisar forte e trocar a marcha nem da tempo de aliviar tudo.
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usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
ouço falar que esses ruídos picotados são produzidos por certas válvulas, se nao me engano aquelas hks produzem… queria saber se produzem mesmo e se são só elas!
usa uma ou outra.
são variações do funcionamento para basicamente fazer a mesma coisa.
picotado é quando a válvula não tem vazão suficiente ou a tomada de vácuo dela está com pequeno diametro e/ou longa.
vlw isso mesmo, viajei o que alivia quando solta o pé eh prioriadde
pose usar as 2 só para 'seguranca' tipo uma vez aconteceu comigo , eu pressurizando 1bar du nada a valvula de alivio travou subiu desesperadamente 2bar sorte q eu senti o carro pular de quarta marcha e gritar eu larguei o pé...... ai vc limitaria a alivio em 1bar por ex e a pop off em 1.2 quando subisse veria q tem algo errado e ela nao deixaria acontecer o que aconteceu comigo, porém é muito dificil acontecer essas coisas.
É, tem que ver se é indicado usar as duas né, eu acho que vou optar pela pop off pra evitar um delay nas trocas de marcha!
não precisa..... a pop off só vai fazer sua turbina acabar rapido..... para deixar ela 'girando' vc pode usar a prioridade bem aberta, pois quando tirar o pé e ela aliviar bem, o turbo ainda vai estar girando alto, quando voltar a pisar de cara vai ta subindo pressão.
comigo ta assim , faz tshii até com 1500 rpm dependendo o quanto piso, mas se eu pisar forte e trocar a marcha nem da tempo de aliviar tudo.
mas se a pressão não sair pela prioridade ela retorna freiando a turbina,ate onde sei ela serve pra isso ,não só pra espirar,me corrijam se tiver errado!!!!
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vamos voltar históricamente
- motores turbo precisam de uma valvula para desviar os gases de escape do rotor quente, evitando que o mesmo atinja velocidades acima das danosas ao eixo.
esta valvula desvia o gás direto na carcaça quente (incorporada, aquela com uma haste) ou no coletor de escape (externa).
- quando a borboleta é fechada a inércia faria com que o eixo desaceleresse muito rapidamente fazendo subir a sobrelevação e levando o compresor a entrar em surge, para evitar isso (e melhorar o lag nas trocas pois o eixo teria que acelerar novamente) usa-se uma valvula que desvia ( o ar comprimido,ou para o ambiente (blow-off - no brasil chamada de prioridade) ou recirculando (dv) de volta para o jusante da turbina (inlet) o que melhora o desempenho e da longevidade pois diminui a sobrelevação.
a blow-off pode ser ssqv (sequencial) que é o espirro picotado muito apreciado por alguns, isso é obtido com desenho especial da valvula com a membrana em push-pull (abre e fecha sequencialmente)
a valvula pode ser de membrana ou pistão, cada um tem uma vantagem… membrana responde rápido e fica muito bom em meio pedal, qdo vc tem vácuo baixo...mas não veda pressão elevada e num dura tanto... pistão tem uma resposta mais lenta devido a inércia do conjunto, sofre desgaste e fica ruim em algumas situações de meio pedal.
este é o jeito (wastegate + dv) feito por 100% das fabricas.
a pop-off é uma valvula desenvolvida na nascar a uns 20 anos atrás para limitar a pressão (assim que atinge o valor setado ela abre = pop e descarrega o excesso = off)), sendo usada em conjunto com a wastegate... assim as equipes podiam gerenciar como a pressão éra gerada (pra facilitar tração, dar progressividade ao acelerador, etc etc) mas não podiam usar mais pressão do que o estipulado pela norma o campeonato.
no brasil passou-se a usar a pop-off exclusivamente para regular a pressão e atuar como prioridade, mas ela não tem um bom resultado em termos de durabilidade da turbina e tbm sofre de spike (da um pico de pressão, decaindo depois) e overshot (quando a pressão ultrapassa o valor desejado)
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vamos voltar históricamente
- motores turbo precisam de uma valvula para desviar os gases de escape do rotor quente, evitando que o mesmo atinja velocidades acima das danosas ao eixo.
esta valvula desvia o gás direto na carcaça quente (incorporada, aquela com uma haste) ou no coletor de escape (externa).
- quando a borboleta é fechada a inércia faria com que o eixo desaceleresse muito rapidamente fazendo subir a sobrelevação e levando o compresor a entrar em surge, para evitar isso (e melhorar o lag nas trocas pois o eixo teria que acelerar novamente) usa-se uma valvula que desvia ( o ar comprimido,ou para o ambiente (blow-off - no brasil chamada de prioridade) ou recirculando (dv) de volta para o jusante da turbina (inlet) o que melhora o desempenho e da longevidade pois diminui a sobrelevação.
a blow-off pode ser ssqv (sequencial) que é o espirro picotado muito apreciado por alguns, isso é obtido com desenho especial da valvula com a membrana em push-pull (abre e fecha sequencialmente)
a valvula pode ser de membrana ou pistão, cada um tem uma vantagem… membrana responde rápido e fica muito bom em meio pedal, qdo vc tem vácuo baixo...mas não veda pressão elevada e num dura tanto... pistão tem uma resposta mais lenta devido a inércia do conjunto, sofre desgaste e fica ruim em algumas situações de meio pedal.
este é o jeito (wastegate + dv) feito por 100% das fabricas.
a pop-off é uma valvula desenvolvida na nascar a uns 20 anos atrás para limitar a pressão (assim que atinge o valor setado ela abre = pop e descarrega o excesso = off)), sendo usada em conjunto com a wastegate... assim as equipes podiam gerenciar como a pressão éra gerada (pra facilitar tração, dar progressividade ao acelerador, etc etc) mas não podiam usar mais pressão do que o estipulado pela norma o campeonato.
no brasil passou-se a usar a pop-off exclusivamente para regular a pressão e atuar como prioridade, mas ela não tem um bom resultado em termos de durabilidade da turbina e tbm sofre de spike (da um pico de pressão, decaindo depois) e overshot (quando a pressão ultrapassa o valor desejado)
eita disse tudo.
o que eu quis dizer sobre a prioridade não tirar tanto a rotacao da turbina, é que você pode deixar a prioridade bem 'solta' , ai quando soltar o pé ela vai descarregar os gases facilmente e a turbina ainda vai girar bem (pouco freada), quando voltar a pisar ja encherá rapidamente. (to errado nisso?¿ me corrijam please)
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vamos voltar históricamente
- motores turbo precisam de uma valvula para desviar os gases de escape do rotor quente, evitando que o mesmo atinja velocidades acima das danosas ao eixo.
esta valvula desvia o gás direto na carcaça quente (incorporada, aquela com uma haste) ou no coletor de escape (externa).
- quando a borboleta é fechada a inércia faria com que o eixo desaceleresse muito rapidamente fazendo subir a sobrelevação e levando o compresor a entrar em surge, para evitar isso (e melhorar o lag nas trocas pois o eixo teria que acelerar novamente) usa-se uma valvula que desvia ( o ar comprimido,ou para o ambiente (blow-off - no brasil chamada de prioridade) ou recirculando (dv) de volta para o jusante da turbina (inlet) o que melhora o desempenho e da longevidade pois diminui a sobrelevação.
a blow-off pode ser ssqv (sequencial) que é o espirro picotado muito apreciado por alguns, isso é obtido com desenho especial da valvula com a membrana em push-pull (abre e fecha sequencialmente)
a valvula pode ser de membrana ou pistão, cada um tem uma vantagem… membrana responde rápido e fica muito bom em meio pedal, qdo vc tem vácuo baixo...mas não veda pressão elevada e num dura tanto... pistão tem uma resposta mais lenta devido a inércia do conjunto, sofre desgaste e fica ruim em algumas situações de meio pedal.
este é o jeito (wastegate + dv) feito por 100% das fabricas.
a pop-off é uma valvula desenvolvida na nascar a uns 20 anos atrás para limitar a pressão (assim que atinge o valor setado ela abre = pop e descarrega o excesso = off)), sendo usada em conjunto com a wastegate... assim as equipes podiam gerenciar como a pressão éra gerada (pra facilitar tração, dar progressividade ao acelerador, etc etc) mas não podiam usar mais pressão do que o estipulado pela norma o campeonato.
no brasil passou-se a usar a pop-off exclusivamente para regular a pressão e atuar como prioridade, mas ela não tem um bom resultado em termos de durabilidade da turbina e tbm sofre de spike (da um pico de pressão, decaindo depois) e overshot (quando a pressão ultrapassa o valor desejado)
perfeito! então as que picotam o espirro são as sqv mesmo né? quais modelos existem hoje pra gente comprar? aquelas da hks por exemplo funcionam bem em carros mais "lights" (1.0 rodando com 0,8bar de pressão no meu caso)?
aquelas variações das valvulas que coloquei no primeiro post alguém sabe explicar?