Ajuda com potenciometro ventilador (adaptacao)
-
opa amigos,
instalei um sistema de ar forçado no carro (pro ar condicionado), mas liga um botao 12v e sempre liga no máximo, é uma ventania e uma barulheira alta.
queria arrumar um esquema de controlar a velocidade disso com um potenciometro, mas nao sei como fazer. alguem tem ideia?
queria por igual dos honda civic q vc gira tipo um volume de radio antigo e ele aumenta gradativamente.
-
opa amigos, instalei um sistema de ar forçado no carro (pro ar condicionado), mas liga um botao 12v e sempre liga no máximo, é uma ventania e uma barulheira alta. queria arrumar um esquema de controlar a velocidade disso com um potenciometro, mas nao sei como fazer. alguem tem ideia? queria por igual dos honda civic q vc gira tipo um volume de radio antigo e ele aumenta gradativamente.
milan,meu forte não é muito eletrica,mas vejo que as respostas estão meio escassa,mas imagino que vc possa dosar a tenção usando uma resistencia de ar mesmo com 3 ou4 estagios,e é bem provavel que tenha que usar um rele tambem pra não queima a fiação do painel.
-
opa amigos, instalei um sistema de ar forçado no carro (pro ar condicionado), mas liga um botao 12v e sempre liga no máximo, é uma ventania e uma barulheira alta. queria arrumar um esquema de controlar a velocidade disso com um potenciometro, mas nao sei como fazer. alguem tem ideia? queria por igual dos honda civic q vc gira tipo um volume de radio antigo e ele aumenta gradativamente.
milan,meu forte não é muito eletrica,mas vejo que as respostas estão meio escassa,mas imagino que vc possa dosar a tenção usando uma resistencia de ar mesmo com 3 ou4 estagios,e é bem provavel que tenha que usar um rele tambem pra não queima a fiação do painel.
po to penando com isso…... q seria resistencia de ar?¿
po ligo o ventilador tenho q ligar o som alto e eh impossivel conversar fica alto msm
-
-
-
tem esse outro tbm: http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-525706066-controlador-pwm-12-e-24-v-20a-_jm
É eu vi, mas ficou bem carinho depois disso rs…. 100,00 pratas. deixa virar o mes ai que ta brabo =( to quebrado.
só não entendi pra que tem negativo na parada. não sei mas n seria assim.
positivo-------------potenciometro-------------ventilador +
negativo-------------------------------------------ventilador -
-
bem provavel,a tenção regula pelo positivo né,nao pelo aterramento,deve ser isso mesmo.