Duvida sobre pistão + bloco
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se eu colocar pistão de ap2.0 no meu, que é motor ap1.8mi, o pistão ficará abaixo do bloco, correto??? devido aquela diferença da posição do pinos do pistão.
ai que está. se eu colocar pistão de 82,5mm (std do ap2.0) a alcool, o pistão ainda ficará abaixo do bloco? tendo que rebaixar o bloco pra ficar nivelado?
e se eu colocar a ultima medida do ap1.8mi, q eu acho que é 82mm, a alcool, ai sim o pistão ficará rente ao bloco, certinho???
tenho essa duvida pq é o seguinte:
por enquanto pretendo plainar a cabeça do meu pistão 1.8mi gasosa std pra deixar ela retinha, e com isso terei que rebaixar o bloco um pouco. só que eu pretendo colocar o pistão forjado pra alcool da iapel, q eu vi no sites deles, e consta aspro/nitro. é o que eu quero, porém a medida dele é a 81mm, 81,5mm e 82mm. se eu colocar ele, eu perderia o bloco, correto? pq ai o pistão ja ficaria bem mais alto que o bloco. então a ideia seria pegar do 2.0, 82,5mm normal, alcool, então so queria saber o lance do pino mesmo, pra ver se eu poderia colocar o do ap2.0 e ja que o bloco estaria rebaixado, ele ficaria perfeito.
alguém confirma isso pra mim? alguém sabe se isso ir? proceder?
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se eu colocar pistão de ap2.0 no meu, que é motor ap1.8mi, o pistão ficará abaixo do bloco, correto??? devido aquela diferença da posição do pinos do pistão.
- exatamente, o topo do pistão fica abaixo do topo do bloco.
ai que está. se eu colocar pistão de 82,5mm (std do ap2.0) a alcool, o pistão ainda ficará abaixo do bloco? tendo que rebaixar o bloco pra ficar nivelado?
- sim, o topo do pistão a alcool tem a mesma altura do que o de gasolina, o que muda é o desenho da cabeça que faz com que o de gasolina tenha menos taxa de compressão estática. se vc usar o de álcool o topo do pistão continua mais baixo que o bloco, apenas com um pouco mais de taxa, mas não é o ideal dessa forma.
e se eu colocar a ultima medida do ap1.8mi, q eu acho que é 82mm, a alcool, ai sim o pistão ficará rente ao bloco, certinho???
- isso mesmo, fica rente como um original.
tenho essa duvida pq é o seguinte:
por enquanto pretendo plainar a cabeça do meu pistão 1.8mi gasosa std pra deixar ela retinha, e com isso terei que rebaixar o bloco um pouco. só que eu pretendo colocar o pistão forjado pra alcool da iapel, q eu vi no sites deles, e consta aspro/nitro. é o que eu quero, porém a medida dele é a 81mm, 81,5mm e 82mm. se eu colocar ele, eu perderia o bloco, correto? pq ai o pistão ja ficaria bem mais alto que o bloco. então a ideia seria pegar do 2.0, 82,5mm normal, alcool, então so queria saber o lance do pino mesmo, pra ver seu eu poderia colocar o do ap2.0 e ja que o bloco estaria rebaixado, ele ficaria perfeito.
- não entendi a sua intenção. vc prentende primeiro usar um pistão original plainado e cortar o bloco é e depois (segunda etapa) usar um jogo de pistões forjados é alcool iapel é seria isso é explica melhor o que vc quer fazer, ok ?
sobre o pino, pode-s usar o da iapel (cobrar por fora e não é barato) ou pode-se usar o pino original, mas para isso deve-se cortar o pino afim de deixa-lo mais curto para não esbarrar por dentro do pistão. qualquer torneiro mecânico faz esse servião e custa uns r$40,00 pra fazer o jogo.
espero ter ajudado e explica melhor o que vc pretende fazer, ok ?
[]?s
denis
alguém confirma isso pra mim? alguém sabe se isso ir? proceder?
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huuuuuuuum valeu drs1974,
pq é o seguinte, ainda tá meio solto no ar, depende do $$$$. pq não dá pra eu fazer tudo de uma vez só.
então ou eu ja compraria o pistão iapel aspro/nitro alcool e deixaria guardado, pra quando abrir o motor ja colocaria ele e rebaixaria o bloco pra ficar com uma taxa boa.
ou, eu gastaria ja o dindin abrindo o motor e fazendo esse servião plainando o meu pistão e rebaixando o bloco. e no futuro colocar o pistão iapel, porém eu sei, eu iria gastar mãod e obra 2x pra abrir o motor.
era isso… pq se eu comprar o pistão agora, se eu conseguir, irei deixar ele guardado, e não to afim de chegar na hora h, perder o pistão pq ele não serve, e como ficou algum tempo guardado, eu perco alguma garantia de troca por outro modelo, ou perder o bloco devido a algum servião q eu faça antes.
mas acho q entendi sim. se eu comprar o iapel 1.8 aspro/nitro alcool, ele ficará certinho no bloco original.
ja se eu comprar o do ap2.0, ele ficará abaixo do bloco, tendo que rebaixar de qualquer maneira.
pq ai eu to pensando em pegar do do ap2.0, 82,5mm normal/nitro alcool q consta no site deles. e quando colocar, abrir os cilindros e rebaixar o bloco, fazendo o servio de 1x só.
nesse caso q será um aspro/nitro, o pino será melhor comrpar depois o pino da iapel, forjado??, ou o pino original do ap cortado aguenta a pauleira???
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legal zorlac, agora entendi direitinho
na minha opinião, acho que vc não deveria fazer o motor com taxa e pistão original plainado, sei lá, pela menor resist?ncia (vai ter nitro) e pela maior despesa com retifica de bloco, etc..
eu no seu lugar compraria o jogo de iapel como vc descreveu, e deixaria guardado e quando puder fazer, faria tudo como deve ser feito. só uma coisa, como seu cilindro é para pistão 80,985 (81), pq vc não usa um pistão 82 (última medida original de 1.8) com cabeça reta (alcool) é não precisa de cortar o bloco acho a q iapel fabrica o modelo, e assim vc manteria o seu bloco com altura original e 1824cc de volume. interessante, né é ou ainda um 83, vc nem precisaria de cortar o bloco, e teria o 1.9 (1872cc)
outra opção se for usar pistões de ap2000 - terá que cortar o bloco (rebaixar), vc poderia usar logo o 83mm, já que iria partir sem pena para cortar o bloco e abrir os cilindros, e o volume seria o primeiro 1.9 (1872cc), aí vc ainda ganha um pouco de cilindrada, o que seria ?timo para um aspirado com nitro.
na minha opinião: use o pistão 83 de 1.8 (golf) cabeça plana da iapel, vc não precisar? cortar o bloco (o que far? com que vc só possa usar os pistões de ap2000) e terá ótima cilindrada e ainda terá outras medidas para futuras retíficas.
sobre os pinos, teoricamente, o forjado seria o ideal, pela sua dureza/resist?ncia maior ao cisalhamento e outros esfor?os aos quais são submetidos. mas não custa barato, e tenho vêrios amigos que tem motores ap turbo 1.9 e 2.0 de pista (turbo a e , utilizando pistão forjado e pinos originais vw (inclusive eu tmb, que uso ross com pino original) sem nenhum problema, inclusive após desmontagens de motores, nunca vimos sinais de desgaste além do normal (como motor original), esses motores turbo geram pelo menos 420cv, com taxas din?micas em torno de 26:1, portanto, eu usaria sem problema num aspirado com nitro. seria legal outros colegas com experiencias em aspro/nitro darem suas opiniões sobre os pinos, mas eu acho que não h? nenhum problema em usar original, ok ?
boa sorte, qquer coisa tamos aí
[]?s
denis
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massa… agora é so eu conversar certinho com o preparador, e ver qual medida eu pego. a um tempão atrás eu queria pegar os de 83mm pra 1.9, com pino deslocado, mas meu preparador não quiz, falou pra eu largar de mão, ai ele me aparece com uma saveiro de um cliente, com bloco rebaixado haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, se for fazer isos no meu vai abrir cilindro mesmo, quero aumentar a cilindrada dele sim.
então verei isso, se rola pegar o 82,5mm ap2.0, ou o 82mm do ap1.8, ou ainda por cima o 83 pra 1.9 com pino deslocado, pq ai creio eu q não precise rebaixar o bloco.
e outra: o pistão forjado, aguenta mais pancada de nitro que o original??? é um investimento realmente necessário e útil???
pq com o pistão original, vai até uns 40cv-50cv estourando, de nitro. ja com um jogo forjado, ja meteria uns 80cv. claro, as bielas, virabrequim e todo o conjunto, cabeçote tbm, serão devidamente trabalhados, balanceados...
então, gastar essa graninha nos iapel forjado, valer? a pena??? terei real uso dele quando nitrar??? ou o custo x beneficio não compensa???
lembrnao q é carro de rua, uso di?rio, o nitro seria usado só nas pegadas mais animadas
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não vejo a necessidade desses pistões forjados, porque eles não aguentariam mais do que 50cv de nitro?
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pq o original aguentaria 50cv no maximo, isso ja estaria quase no limite dele.
ja os forjados, aguentaria mais pancada, por iso que queria saber se realmente é necessário gastar a grana nos forjados, pq i já meteria na casa de 80cv de nitro em cima dos forjado, e nitrando com uma certa frequencia, tipo todo fim de semana rsrsrs ou a noite rsrs.
algo que com o pistão original, já me traria medo de quebra e eu ficaria limitado a não nitrar tanto, ai nem tem gra?a.
so quero saber se realmente é necessario, afinal será um gasto meio altinho so em pistão, e se fo colocar eu quero ter real uso deles, caso contrario eu gasto o dindin em outra coisa e uso menos carga de nitro, tipo 40cv no maximo. mas ai tomarei de turbos rsrsrs
quero saber da galera se essas infos procede. pq meu preparador disse isso, mas quero ouvir a opinião da galera tbm e não ficar limitado só ao preparador.
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a ka ja usou nitro, ela poder? te dar mais informações a respeito, mas 50cv adicionais ao toque de um botão é coisa pra cacete eu gastaria o dinheiro dos pistões em um trabalho no cabeçote e um comand?o.[snapback]435870[/snapback]
isso já será feito
? pq se nãofor necessário, pistão forjado, com esse dindin eu ja adiantaria meu projeto, ou gastaria fazendo o ch?o, ou freio do carro.
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a ka ja usou nitro, ela poder? te dar mais informações a respeito, mas 50cv adicionais ao toque de um botão é coisa pra cacete eu gastaria o dinheiro dos pistões em um trabalho no cabeçote e um comand?o.
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isso, tive um 1.8 turbo nitro (125 cvs de gas), com pistões forjados.
se a pancada do nitro era forte? hehehehe 4? marcha com nitro era tão rapida qto 3? só com o turbo (weber, comando, intercooler e tal).
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isso, tive um 1.8 turbo nitro (125 cvs de gas), com pistões forjados.
se a pancada do nitro era forte? hehehehe 4? marcha com nitro era tão rapida qto 3? só com o turbo (weber, comando, intercooler e tal).
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isso só com o pistao forjado??? a biela era original? 144mm, ou era de kombi diesel? ou forjada?
nossa, isso pq vc ainda tinha o turbo em cima .
então se eu colocar só os pistões forjados, posso enfiar os 100cv de nitro????? huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum
essa historia me animou mais ainda.
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isso, tive um 1.8 turbo nitro (125 cvs de gas), com pistões forjados.
se a pancada do nitro era forte? hehehehe 4? marcha com nitro era tão rapida qto 3? só com o turbo (weber, comando, intercooler e tal).
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os originais não aguentam muito nitro?
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zorlac,
na minha opinião, como percebi que vc vai fazer um aspiradinho com direito a nitradas emocionantes, eu iria de pistões forjados. sabe pq é os 50 cv provenientes da injeção de nitro fazem as coisas esquentarem bastante e a pressão interna nas c?maras se elevavam muito rapidamente num curto espaço de tempo e giro do motor.
que os pistões originais podem resistir, podem, até pq o aumento de potência é de 50% da potência original, o que seria o equivalente para um turbo com 0,5/0,6 kgfm/cm2, o que para um turbo seria moleza de suportar (como todos sabem ), mas o nitro gera um curva de torque e potência diferente do turbo, pois a entrada do nitro gera uma pancada maior de potência mais repentina e no turbo a potência entra de uma forma mais progressiva (na maioria dos casos). por isso tem vêrios motores turbo com 1,5~1,8kg e cerca de 250cv com pistões originais. tudo isso pela diferença da curva. a entrada brusca de potência é inimiga dos pistões e afetam sua resist?ncia a durabilidade. no caso do nitro, 50cv seria o limite e isso com o motor muito bem acertado e com a alimentação correta. não se esque?a de verificar o estado das velas. pra motor com nitro, a análise delas é muito importante.
ainsegurança de acelerar com pistões originais é muito ruim. então é muito mais interessante gastar uma graninha (cerca de r$750,00) com um jogo de pistões adequados (forjados). vc não vai se arrepender e vai acelerar sem medo de quebrar. não que seja impossível quebrar com forjado, mas as chances de isso acontecer com um motor bem acertado/montado são quase nulas. nada de compara em acelerar um motor preparado sabendo que o mesmo tem componentes específicos para isso, capazes de supotarem os castigos da sobrealimenteção (?xido nitroso no seu caso). vc acelera tranquilo ….. vai estar de comand?o, cabeçote feito, carburação ideal .... a potência vai aparecer e vc vai usar sem medo de quebrar. já que vai abrir o motor, faça como deve ser feito, esse é o meu conselho.
espero ter ajudado. ab?s
denis
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valeu denis, ?, já to fazendo a cotação do spistões iapel, tá meio salgado por aki rsrsrs, mas to entrando em contato com a galera e vendo se abaixo o preço.
?, meu motor já terá a potencia extra por causa da preparação aspirada q será feita, e pra finalizar ela, será usado fueltech 1fi + 4 borboletas, mas isso será depois, a etapa final.
mas antes ele ja será aberto, cabeçote, comando essas coisas, e meu motor é ie, por enquanto será a original ainda, e com menos cv de nitro, ai sim quando a fueltech entrar, vou ?umentar a potencia do nitro nele.
? tá decidido, vou comprar os pistões iapel mesmo, agora só resta saber um lugar legal de preão justo… pq já achei variação de até 80% sobre o preço. e essa diferença dá pra eu colocar o comandinho ou fazer algo mais rsrs, tem que pesquisar bem memso.
e eu não quero ter que me preocupar com quebras. o motor será bem montado e acertado, disso não resta duvidas, meu prpearador é muito competente nisso. mas eu quero é mais rsrs, sem ter medo dos turbos fortes, ja que vou abrir, abro, fa?o, e quero fazer bonito pq pra fazer feio, deixo quieto.
valeu denis, vc ajudou d+++.
ah... sobre o pistão, se for iapel 82,5mm pra ap2.0, na hora de rebaixar o bloco, será q vai rebaixar até cortar o serial dele??? ou nem chega a tanto???
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valeu denis, ?, já to fazendo a cotação do spistões iapel, tá meio salgado por aki rsrsrs, mas to entrando em contato com a galera e vendo se abaixo o preço.
?, meu motor já terá a potencia extra por causa da preparação aspirada q será feita, e pra finalizar ela, será usado fueltech 1fi + 4 borboletas, mas isso será depois, a etapa final.
mas antes ele ja será aberto, cabeçote, comando essas coisas, e meu motor é ie, por enquanto será a original ainda, e com menos cv de nitro, ai sim quando a fueltech entrar, vou ?umentar a potencia do nitro nele.
? tá decidido, vou comprar os pistões iapel mesmo, agora só resta saber um lugar legal de preão justo… pq já achei variação de até 80% sobre o preço. e essa diferença dá pra eu colocar o comandinho ou fazer algo mais rsrs, tem que pesquisar bem memso.
e eu não quero ter que me preocupar com quebras. o motor será bem montado e acertado, disso não resta duvidas, meu prpearador é muito competente nisso. mas eu quero é mais rsrs, sem ter medo dos turbos fortes, ja que vou abrir, abro, fa?o, e quero fazer bonito pq pra fazer feio, deixo quieto.
valeu denis, vc ajudou d+++.
ah... sobre o pistão, se for iapel 82,5mm pra ap2.0, na hora de rebaixar o bloco, será q vai rebaixar até cortar o serial dele??? ou nem chega a tanto???
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isso só com o pistao forjado??? a biela era original? 144mm, ou era de kombi diesel? ou forjada?
nossa, isso pq vc ainda tinha o turbo em cima .
então se eu colocar só os pistões forjados, posso enfiar os 100cv de nitro????? huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum
essa historia me animou mais ainda.
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bielas né. 76.
nitro animado pede pistões forjados zorlac, a pancada é muito de uma vez e precisa de canaletas mais fortes. ja as bielas precisam ser novas e de numeração alta (pelo menos) e q vc saiba como usar no nitro. se apertar o botão antes da rotação de torque…ja sabe.
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zorlac,
esqueci de te responder sobre o corte do bloco, fica tranquilo pois quando se corta / rebaixa o bloco, a numeração não é atingida
agora pq vc não usa o 83mm para 1.8 (gera 1.9) ?? é mais caro ?
uma dica: fala com o sergio da iapel - o telefone é o mesmo da german escapes, ele é o representante dos pistões no brasil. boa sorte
a aproveita a dica do ka, as bielas originais numeradas 76 são as melhores
ab?s
denis
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zorlac,
esqueci de te responder sobre o corte do bloco, fica tranquilo pois quando se corta / rebaixa o bloco, a numeração não é atingida
agora pq vc não usa o 83mm para 1.8 (gera 1.9) ?? é mais caro ?
uma dica: fala com o sergio da iapel - o telefone é o mesmo da german escapes, ele é o representante dos pistões no brasil. boa sorte
a aproveita a dica do ka, as bielas originais numeradas 76 são as melhores
ab?s
denis
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nossa, acho que conversei com o sergio ano passado. pq eu comprei o coletor 4x1 de pista com eles e meu preparador só compra coletores de ap com eles tbm. booom saber, vou ver com ele, pq o rapaz, naquele email da [email protected] o jogo custa r$855, independentemente do tamanho.
vou conversar com o preparador, e ve o de 83mm mesmo, pq até ano passado quando tive essa ideia, ele não ficou muito f?, pq ai se tiver q dar retifica eu perco o bloco, q o bloco ficaria fragilizado esssas coisas. mas agora é so questão de sentar a bunda e conversar com ele.
carol… eu acho q minhas bielas serão né76 pela numeração do meu bloco udd, pelo ano e motor (97/97 1.8mi gasolina) e de acordo com muitos, esse era o ano e motor q vinham as bielas 76. mas se elas estiverem em ordem, mesmo tendo rodado 100.000km, mas se estiverem ok, será q memso assim tem perigo de usar??? pq pelo uq andei lendo, não importa a quilometragem q rodou, e sim o estado geral das bielas.
e o lance da canaleta, tem como reforçar elas??? uq vc fez carol no antigo motor da saveiro?
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cara, monta com iapel 83mm com o pino na mesma altura do 1.8 ou seja, é pistão de 1.8 com 83mm si fosse pra turbo, amanhã mesmo ja podia te mandar, pois tá com un jogo aki de 83mm pra 1.9 mais não é cabeça plata, a cava é a mesma do carburado, ou seja, si montar num motor original a taxa vai pra 8.5:1
lembrando que a iapel tme outras medidas tambein, como 84 e si não me engano 85mm com o pino na altura que vc quicer eheh, o problema é o preço, como te expliquei nas mp, pistão std é mais barato do que os diferente, no caso do 83mm pra 1.9, nesses de 84 e 85 com o pino onde vc quicer, são mais caros pelo fato de não serem produzidos en serie como os basicos(ap 1.8 81mm - 2.0 82.5mm etc)
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? marcio, to vendo o ance lá, verei com meu pai tbm se ele consegue, e com o preparador, pq numa dessa já rola 2 jogos de pistão rsrs.
mas eu estava pensando, vou pegar é o std de 82,5mm do ap2.0 mesmo, cabeça reta… pq ai se der problema futuro, é so trocar o bloco pelo do ap2.0 e fechou, não terei q gastar pra abrir cilindro pra 83mm.
? isso, 82,5mm agora é ver com o preparador...