Como recriar antigo motor cht 1.35?
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casantosef….... o md entraria no quadrado certo rs ?¿ pistaozao enorme e biela pequena.
assim..... se o teste desta revista fosse realizada hoje, os resultados seriam melhores ainda pois o combustivel utilizado hoje é diferente , só deveria passar por uma recalibragem do carburador para ficar a mstura perfeita..
vc pode fazer o 1.6 beber menos que o 1.3... eu ja tive delreys cht.... escorts xr3 , formula,, nenhum deles bebem. e esses motores sao dificeis de fazer cara feia com mistura pobre. (empobrecendo gigle), só saber fazer.
o cara que vi fazer isso que comentei lá no inicio do topico se nao me engano ele fazia 20km/l mas podia pisar tudo q nao passava de 120.
caixa de marcha longa tem prós e contras..... meu cambio me permite estar a 2000rpm a 80~85km/h maravilha em estrada..... mas na cidade curvas e lombadas que faço de 3 num polo 1.8 classic aqui no meu é segunda e tome giro.
tudo é um meio termo.
só o cht reguladinho mesmo original ja é economico pacaramba
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de uma olhada na questão do diâmetro do pistão, se o diâmetro maior com curso menor não é mais proveitoso pra torque em baixa, não me lembro agora qual é mais vantagem pro torque em baixa
realmente, é importante ver isso… pois há duas maneiras de obter um cht 1.3 pelo jeito: pistãozão do 1.6 e vira/bielas de curso curto do 1.0, ou pistãozinho do 1.0 e vira/bielas do 1.6, de curso maior. qual combinação será melhor pra torque em baixa?
casantosef....... o md entraria no quadrado certo rs ?¿ pistaozao enorme e biela pequena.
assim..... se o teste desta revista fosse realizada hoje, os resultados seriam melhores ainda pois o combustivel utilizado hoje é diferente , só deveria passar por uma recalibragem do carburador para ficar a mstura perfeita..
vc pode fazer o 1.6 beber menos que o 1.3... eu ja tive delreys cht.... escorts xr3 , formula,, nenhum deles bebem. e esses motores sao dificeis de fazer cara feia com mistura pobre. (empobrecendo gigle), só saber fazer.
o cara que vi fazer isso que comentei lá no inicio do topico se nao me engano ele fazia 20km/l mas podia pisar tudo q nao passava de 120.
caixa de marcha longa tem prós e contras..... meu cambio me permite estar a 2000rpm a 80~85km/h maravilha em estrada..... mas na cidade curvas e lombadas que faço de 3 num polo 1.8 classic aqui no meu é segunda e tome giro.
tudo é um meio termo.
só o cht reguladinho mesmo original ja é economico pacaramba
a gasolina atual realmente é melhor que a dos anos 80, mais octanagem... mas será ke o álcool tb? Álcool é sempre álcool, não tem a fórmula complicada e extremamente variavel da gasolina... creio ke o álcool dos anos 80 e o atual devam ser os mesmos, salvo engano. a calibragem afinada do carburador realmente é um dos segredos, concordo plenamente.
agora, cht 1.6 beber menos que 1.3? será possivel? claro ke eu prefiro um 1.6 do ke 1.3, mas acho dificil isso. e 20 km/l, com álcool? na cidade ou estrada? não tenho sonhos de chegar num consumo desses, minha meta continua sendo 10km/l de álcool urbanos e 14 ou 15 km/l em rodovia... mas gostaria de saber como o cara conseguiu tal feito, qual a receita... será que tem como descobrir? É fato ke o motor cht tolera muito bem mistura pobre, é esse inclusive o objetivo do "compression hight turbulence" que dá nome ao motor: obter melhor queima da mistura através da alta turbulência na câmara e assim poder trabalhar com mistura mais pobre, obtendo economia.
o lance do câmbio longo é um fato... como eu disse não existe receita perfeita. mas ainda acho mais vantajoso reduzir marcha na cidade do ke andar esgoelando motor num câmbio curto. como disse tenho aversão a giro excessivo.
o objetivo continua sendo 10km/l de álcool na cidade e 14km/l de álcool na estrada... será possivel isso no cht 1.6, sem precisar fazer magia negra? se isso for possivel de verdade, abandono a idéia do 1.3 com certeza.
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para determinar se um motor é quadrado, você divide o diâmetro do pistão pelo curso do virabrequim. se o resultado for 1 (diâmetro igual ao curso do virabrequim) temos um moto quadrado. se for maior que 1(diâmetro maior que o curso) temos um motor super quadrado e se for menor que 1 (diâmetro menor que o curso) temos um motor subquadrado.
o tamanho da biela não tem influência nesta classificação, mas interfere muito no funcionamento do motor, pois interfere na onda senoidal gerada pelo movimento do virabrequim. É a famosa relação r/l. sei que o motor md é meio que "pai" do motor ap. do ponto de vista de concepção, o motor ap teve como diferencial uma câmara de combustão moderna e com muitas vantagens, mas a coisa mais fácil de notar é que as bielas deste motor tiveram seu tamanho aumentado para 140 mm. o motor ap 1.8 passou contar com uma r/l de 0,3 exatos e isso gera uma diferença absurda no funcionamento, pois as ondas senoidais obtidas no motor quando a r/l ultrapassa 0,3 representam energia dissipada na forma de vibração e energia dissipada assim é sempre encarada como perda. como exemplos, os motores ap 2,0, 2,2 e a família gm como cilindradas acima dos 2,0 tem r/l acima de 0,3 e acima dos 5000 rpm não giram de maneira "confortável" e você percebe pelo aumento do nível de ruído audível. milan, qual o curso do vira, o diâmetro do pistão do seu motor md?
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ih cara seila os dados tao aqui http://www.hpdopassat.com.br/dt_motor16md.php
fiz uma retifica de 0,50 nos pistons apenas e 0,25 no vira (nada que atrapalha o calculo)
mas lembro que o calculo que uma vez fiz deu algo de 0,360+-
porca solta:
era na epoca de orkut , nem consigo entrar mais por causa dessa joça de contas unificadas, o escort do cara era gasolina e consumo em estrada batia 20km/l segundo ele.
não lembro dos gigles mas tipo lembro q eram bem pobres se era 150 o cara metia 100 110.
eu acho (e eu faria) ja que vc quer nesse projeto:
faria igual ele com gigles, empobrecia até vc sentir que o carro ta comecando a sentir falta, ai aumenta .10
andar com alcool mas dar uma leve misturada de gasolina
jogar 1 econostat no primeir estágio alto e fino (tipo os meus)
refazia o ponto de ignicao (adiantando levemente).
bobina boa e cabos de vela bons e abrir bem o gap.
puxe a boca que admite ar frio pro filtro de ar bem pra frente do carro , a frente do radiador
preste atencao no aquecimento do coletor (aprendi por vivencia aqui no forum a dif q faz)
mantenha a bobina num local 'menos quente'
nao sei qual a taxa do motor se ta no limite do alcool mas é bom dar uma olhada
botar um volante motor mais leve
nao sei se dá no cht mas enquadre o comando de valvulas pra abrir pouco antes (2 a 5 graus), isso alem de melhorar um pouco sua baixa vai fazer ele parar de puxar combustivel antes. (mas isso eh antes de acertar o carbura)
variaveis:
*quanto menos acessorios eletricos pendurados menos bebe
*quanto mais fino os pneus menos bebe, assim como bem calibrados podem reduzir em ate 40% o consumo.
agora foi o que falei…... isso nao é um carro de dar coro.
se vc gosta de giro baixo vai de 1.6 e ainda por cima poderá usar caixa longa.
o 1.3 vai parecer que tu ta puxando uma caçamba, por menos que 300cc façam diferenca no consumo fazem diferença na força.
com isso tudo que falei ai tu n vai gastar metade do que gastaria com kit 1.3 e pode usar o resto pra alcool.
agora quem gira mais é o motor com biela menor, biela maior tem mais torque
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com os dados dá para afirmar que é um motor levemente subquadrado, mas é quase nada. trata-se de um motor projetado para durabilidade.
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casantosef…... durar dura. pq a quantidade de pau que esse motor aguentou por 10 anos na minha mao mais sua idade 30 anos......
ja andei sem oleo 3x
ja estourei giro
cansei de fazer racha e pega
ponto ultra adiantado
viagens com pé embaixo
andar sem agua
ai chega na hora de fazer retífica ....... vira quase n precisa deu 0,25 rpa garantir e piston 0,50 (primeira retifica)
os motores que mais vi durar (ver de ter experiencia)....... cht e md
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amigo esqueci de mencionar, eu ainda retiraria o segundo estágio do carburador..
vc perguntou o que era econostat, olha o video ensinando a fazer:
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como assim retirar o 2º estágio?
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agora entendi.
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ih cara seila os dados tao aqui http://www.hpdopassat.com.br/dt_motor16md.php
fiz uma retifica de 0,50 nos pistons apenas e 0,25 no vira (nada que atrapalha o calculo)
mas lembro que o calculo que uma vez fiz deu algo de 0,360+-
porca solta:
era na epoca de orkut , nem consigo entrar mais por causa dessa joça de contas unificadas, o escort do cara era gasolina e consumo em estrada batia 20km/l segundo ele.
não lembro dos gigles mas tipo lembro q eram bem pobres se era 150 o cara metia 100 110.
eu acho (e eu faria) ja que vc quer nesse projeto:
faria igual ele com gigles, empobrecia até vc sentir que o carro ta comecando a sentir falta, ai aumenta .10
andar com alcool mas dar uma leve misturada de gasolina
jogar 1 econostat no primeir estágio alto e fino (tipo os meus)
refazia o ponto de ignicao (adiantando levemente).
bobina boa e cabos de vela bons e abrir bem o gap.
puxe a boca que admite ar frio pro filtro de ar bem pra frente do carro , a frente do radiador
preste atencao no aquecimento do coletor (aprendi por vivencia aqui no forum a dif q faz)
mantenha a bobina num local 'menos quente'
nao sei qual a taxa do motor se ta no limite do alcool mas é bom dar uma olhada
botar um volante motor mais leve
nao sei se dá no cht mas enquadre o comando de valvulas pra abrir pouco antes (2 a 5 graus), isso alem de melhorar um pouco sua baixa vai fazer ele parar de puxar combustivel antes. (mas isso eh antes de acertar o carbura)
variaveis:
*quanto menos acessorios eletricos pendurados menos bebe
*quanto mais fino os pneus menos bebe, assim como bem calibrados podem reduzir em ate 40% o consumo.
agora foi o que falei…... isso nao é um carro de dar coro.
se vc gosta de giro baixo vai de 1.6 e ainda por cima poderá usar caixa longa.
o 1.3 vai parecer que tu ta puxando uma caçamba, por menos que 300cc façam diferenca no consumo fazem diferença na força.
com isso tudo que falei ai tu n vai gastar metade do que gastaria com kit 1.3 e pode usar o resto pra alcool.
agora quem gira mais é o motor com biela menor, biela maior tem mais torque
informações preciosas, estão todas salvas e anotadas... vale a pena fazer testes com tudo isso pra ver os resultados certamente.
casantosef...... durar dura. pq a quantidade de pau que esse motor aguentou por 10 anos na minha mao mais sua idade 30 anos......
ja andei sem oleo 3x
ja estourei giro
cansei de fazer racha e pega
ponto ultra adiantado
viagens com pé embaixo
andar sem agua
ai chega na hora de fazer retífica ....... vira quase n precisa deu 0,25 rpa garantir e piston 0,50 (primeira retifica)
os motores que mais vi durar (ver de ter experiencia)....... cht e md
além do cht e md, ambos muitíssimo resistentes, pode incluir aí tb os gm 151 e 250, motores praticamente indestrutíveis... sendo este último totalmente ignorante... rs
nao é retirar , é desabilitar ele..... se for mecanico soltar a molinha se for a vacuo soltar a mangueira.
o amigo do escort que quer economia.
na verdade minha intenção é nesse projeto é utilizar carburador de corpo simples, ou o dfv 228, original do motor renault anterior ao cht, ou o solex h40, seu concorrente da época. tenho pra mim que carburadores simples são mais econômicos que os duplos, sendo estes últimos voltados para performance, creio eu. e são mais fáceis também de fazer manutenção, do que os duplos. algum dos amigos sabe algo a respeito?
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nao amigo….. carburador boca unica bebe mais......
assim vamos pensar:
duplo sempre é uma boquinha (1) e uma boca maior (2)
a boquinha com gigle pequeno da conta de baixa e quando há necessidade a boca maior se abre com alimentacao auxiliar e supre a necessidade...... as 2 bocas juntas dao mais vazao que o boca unica por isso 'tem a esportividade'
porém:
um carburador boca unica, sempre é uma boca só pra supor todas as faixas de rpm do motor.
ou seja, é uma boca pra andar a 30km/h na cidade e a mesma boca para andar a 140km/h.
entao essa boca é bem grande (passa muito ar) e seus gigles sao calibrados pra suprir tudo isso.
ou seja, qualquer coisinha a mais faz o gigle maior cuspir mais combustivel que a boquinha (1) com gigle menor do duplo.
mas foi como falei.....só tirar a molinha do duplo que vc tem 1 estágio só mais economico que um carburador unico. pois até a boca eh menor. ;)
manutencao é tudo igual
tem que prestar atencao é no esguicho do carburador pra nao ficar cospindo gasolina sempre que acelerar um pouco
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tambem tenho interesse nesse projeto e passar para gasolina ache que funcionaria bem
olá fyk. funcionaria com gasolina sim, ficaria até melhor, pois é infinitamente mais fácil dar acerto num motor a gasolina do que no álcool. gosto muito do álcool como combustível, mas admito a superioridade da gasolina em muitos pontos… o grande mal da gasolina é só o preço, infelizmente, praticamente 3 reais o litro, até mais do que isso em muitos lugares. no caso de gasolina seria interessante uma taxa de compressão de 10:1, com os devidos ajustes de ponto e calibragens adequadas a ela. com gasolina esse motorzinho cht 1.3 otimizado poderia fazer até uns 14 ou 15km/l em percurso urbano, creio eu.
pesoal, esse tópico rendeu muita informação e muito debate de alta qualidade. sumi mais um tempão aí por problemas de saúde sérios que ando a passar... mas quero aplicar todas essas informações no meu projeto qdo for oportuno. agradeço a todos que participaram e contribuíram.
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consumo na cidade é sempre complicado. se medir em florianopolis, que é quase tudo plano, o consumo vai ser extremamente diferente de nazaré paulista que é só subida e descida.
meu 1.0 evoflex não é muito economico na cidade não ( faz 8 ), mas o considero extremamente economico na estrada, nunca vi outro carro fazer medias de 13,5 a 14,5 no alcool, mas isso dirigindo só relando o pé.
tá ruim ai hem milan. nos graal anhanguera o alcool tá r$1,69, alcool de qualidade.
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meu carro anterior foi um gol bola com motor cht. original 1.0, com as todas 13'', fazia 15 km/l na cidade.
tava fumaçando um pouco e aproveitei para montar com o kit do 1.6. não foi feita nenhuma regulagem na injeção (o meu era injeção monoponto) por que aparentemente o funcionamento estava redondo. foi visível a mudança de comportamento do carro, principalmente em relação ao torque e ao consumo que aumentou bastante. não fazia mais do que 9 km/l nem com reza brava mas nessa época ele também já tinha rodas 15'' com pneus 195.