Como recriar antigo motor cht 1.35?
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de uma olhada na questão do diâmetro do pistão, se o diâmetro maior com curso menor não é mais proveitoso pra torque em baixa, não me lembro agora qual é mais vantagem pro torque em baixa
realmente, é importante ver isso… pois há duas maneiras de obter um cht 1.3 pelo jeito: pistãozão do 1.6 e vira/bielas de curso curto do 1.0, ou pistãozinho do 1.0 e vira/bielas do 1.6, de curso maior. qual combinação será melhor pra torque em baixa?
casantosef....... o md entraria no quadrado certo rs ?¿ pistaozao enorme e biela pequena.
assim..... se o teste desta revista fosse realizada hoje, os resultados seriam melhores ainda pois o combustivel utilizado hoje é diferente , só deveria passar por uma recalibragem do carburador para ficar a mstura perfeita..
vc pode fazer o 1.6 beber menos que o 1.3... eu ja tive delreys cht.... escorts xr3 , formula,, nenhum deles bebem. e esses motores sao dificeis de fazer cara feia com mistura pobre. (empobrecendo gigle), só saber fazer.
o cara que vi fazer isso que comentei lá no inicio do topico se nao me engano ele fazia 20km/l mas podia pisar tudo q nao passava de 120.
caixa de marcha longa tem prós e contras..... meu cambio me permite estar a 2000rpm a 80~85km/h maravilha em estrada..... mas na cidade curvas e lombadas que faço de 3 num polo 1.8 classic aqui no meu é segunda e tome giro.
tudo é um meio termo.
só o cht reguladinho mesmo original ja é economico pacaramba
a gasolina atual realmente é melhor que a dos anos 80, mais octanagem... mas será ke o álcool tb? Álcool é sempre álcool, não tem a fórmula complicada e extremamente variavel da gasolina... creio ke o álcool dos anos 80 e o atual devam ser os mesmos, salvo engano. a calibragem afinada do carburador realmente é um dos segredos, concordo plenamente.
agora, cht 1.6 beber menos que 1.3? será possivel? claro ke eu prefiro um 1.6 do ke 1.3, mas acho dificil isso. e 20 km/l, com álcool? na cidade ou estrada? não tenho sonhos de chegar num consumo desses, minha meta continua sendo 10km/l de álcool urbanos e 14 ou 15 km/l em rodovia... mas gostaria de saber como o cara conseguiu tal feito, qual a receita... será que tem como descobrir? É fato ke o motor cht tolera muito bem mistura pobre, é esse inclusive o objetivo do "compression hight turbulence" que dá nome ao motor: obter melhor queima da mistura através da alta turbulência na câmara e assim poder trabalhar com mistura mais pobre, obtendo economia.
o lance do câmbio longo é um fato... como eu disse não existe receita perfeita. mas ainda acho mais vantajoso reduzir marcha na cidade do ke andar esgoelando motor num câmbio curto. como disse tenho aversão a giro excessivo.
o objetivo continua sendo 10km/l de álcool na cidade e 14km/l de álcool na estrada... será possivel isso no cht 1.6, sem precisar fazer magia negra? se isso for possivel de verdade, abandono a idéia do 1.3 com certeza.
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para determinar se um motor é quadrado, você divide o diâmetro do pistão pelo curso do virabrequim. se o resultado for 1 (diâmetro igual ao curso do virabrequim) temos um moto quadrado. se for maior que 1(diâmetro maior que o curso) temos um motor super quadrado e se for menor que 1 (diâmetro menor que o curso) temos um motor subquadrado.
o tamanho da biela não tem influência nesta classificação, mas interfere muito no funcionamento do motor, pois interfere na onda senoidal gerada pelo movimento do virabrequim. É a famosa relação r/l. sei que o motor md é meio que "pai" do motor ap. do ponto de vista de concepção, o motor ap teve como diferencial uma câmara de combustão moderna e com muitas vantagens, mas a coisa mais fácil de notar é que as bielas deste motor tiveram seu tamanho aumentado para 140 mm. o motor ap 1.8 passou contar com uma r/l de 0,3 exatos e isso gera uma diferença absurda no funcionamento, pois as ondas senoidais obtidas no motor quando a r/l ultrapassa 0,3 representam energia dissipada na forma de vibração e energia dissipada assim é sempre encarada como perda. como exemplos, os motores ap 2,0, 2,2 e a família gm como cilindradas acima dos 2,0 tem r/l acima de 0,3 e acima dos 5000 rpm não giram de maneira "confortável" e você percebe pelo aumento do nível de ruído audível. milan, qual o curso do vira, o diâmetro do pistão do seu motor md?
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ih cara seila os dados tao aqui http://www.hpdopassat.com.br/dt_motor16md.php
fiz uma retifica de 0,50 nos pistons apenas e 0,25 no vira (nada que atrapalha o calculo)
mas lembro que o calculo que uma vez fiz deu algo de 0,360+-
porca solta:
era na epoca de orkut , nem consigo entrar mais por causa dessa joça de contas unificadas, o escort do cara era gasolina e consumo em estrada batia 20km/l segundo ele.
não lembro dos gigles mas tipo lembro q eram bem pobres se era 150 o cara metia 100 110.
eu acho (e eu faria) ja que vc quer nesse projeto:
faria igual ele com gigles, empobrecia até vc sentir que o carro ta comecando a sentir falta, ai aumenta .10
andar com alcool mas dar uma leve misturada de gasolina
jogar 1 econostat no primeir estágio alto e fino (tipo os meus)
refazia o ponto de ignicao (adiantando levemente).
bobina boa e cabos de vela bons e abrir bem o gap.
puxe a boca que admite ar frio pro filtro de ar bem pra frente do carro , a frente do radiador
preste atencao no aquecimento do coletor (aprendi por vivencia aqui no forum a dif q faz)
mantenha a bobina num local 'menos quente'
nao sei qual a taxa do motor se ta no limite do alcool mas é bom dar uma olhada
botar um volante motor mais leve
nao sei se dá no cht mas enquadre o comando de valvulas pra abrir pouco antes (2 a 5 graus), isso alem de melhorar um pouco sua baixa vai fazer ele parar de puxar combustivel antes. (mas isso eh antes de acertar o carbura)
variaveis:
*quanto menos acessorios eletricos pendurados menos bebe
*quanto mais fino os pneus menos bebe, assim como bem calibrados podem reduzir em ate 40% o consumo.
agora foi o que falei…... isso nao é um carro de dar coro.
se vc gosta de giro baixo vai de 1.6 e ainda por cima poderá usar caixa longa.
o 1.3 vai parecer que tu ta puxando uma caçamba, por menos que 300cc façam diferenca no consumo fazem diferença na força.
com isso tudo que falei ai tu n vai gastar metade do que gastaria com kit 1.3 e pode usar o resto pra alcool.
agora quem gira mais é o motor com biela menor, biela maior tem mais torque
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com os dados dá para afirmar que é um motor levemente subquadrado, mas é quase nada. trata-se de um motor projetado para durabilidade.
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casantosef…... durar dura. pq a quantidade de pau que esse motor aguentou por 10 anos na minha mao mais sua idade 30 anos......
ja andei sem oleo 3x
ja estourei giro
cansei de fazer racha e pega
ponto ultra adiantado
viagens com pé embaixo
andar sem agua
ai chega na hora de fazer retífica ....... vira quase n precisa deu 0,25 rpa garantir e piston 0,50 (primeira retifica)
os motores que mais vi durar (ver de ter experiencia)....... cht e md
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amigo esqueci de mencionar, eu ainda retiraria o segundo estágio do carburador..
vc perguntou o que era econostat, olha o video ensinando a fazer:
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como assim retirar o 2º estágio?
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agora entendi.
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ih cara seila os dados tao aqui http://www.hpdopassat.com.br/dt_motor16md.php
fiz uma retifica de 0,50 nos pistons apenas e 0,25 no vira (nada que atrapalha o calculo)
mas lembro que o calculo que uma vez fiz deu algo de 0,360+-
porca solta:
era na epoca de orkut , nem consigo entrar mais por causa dessa joça de contas unificadas, o escort do cara era gasolina e consumo em estrada batia 20km/l segundo ele.
não lembro dos gigles mas tipo lembro q eram bem pobres se era 150 o cara metia 100 110.
eu acho (e eu faria) ja que vc quer nesse projeto:
faria igual ele com gigles, empobrecia até vc sentir que o carro ta comecando a sentir falta, ai aumenta .10
andar com alcool mas dar uma leve misturada de gasolina
jogar 1 econostat no primeir estágio alto e fino (tipo os meus)
refazia o ponto de ignicao (adiantando levemente).
bobina boa e cabos de vela bons e abrir bem o gap.
puxe a boca que admite ar frio pro filtro de ar bem pra frente do carro , a frente do radiador
preste atencao no aquecimento do coletor (aprendi por vivencia aqui no forum a dif q faz)
mantenha a bobina num local 'menos quente'
nao sei qual a taxa do motor se ta no limite do alcool mas é bom dar uma olhada
botar um volante motor mais leve
nao sei se dá no cht mas enquadre o comando de valvulas pra abrir pouco antes (2 a 5 graus), isso alem de melhorar um pouco sua baixa vai fazer ele parar de puxar combustivel antes. (mas isso eh antes de acertar o carbura)
variaveis:
*quanto menos acessorios eletricos pendurados menos bebe
*quanto mais fino os pneus menos bebe, assim como bem calibrados podem reduzir em ate 40% o consumo.
agora foi o que falei…... isso nao é um carro de dar coro.
se vc gosta de giro baixo vai de 1.6 e ainda por cima poderá usar caixa longa.
o 1.3 vai parecer que tu ta puxando uma caçamba, por menos que 300cc façam diferenca no consumo fazem diferença na força.
com isso tudo que falei ai tu n vai gastar metade do que gastaria com kit 1.3 e pode usar o resto pra alcool.
agora quem gira mais é o motor com biela menor, biela maior tem mais torque
informações preciosas, estão todas salvas e anotadas... vale a pena fazer testes com tudo isso pra ver os resultados certamente.
casantosef...... durar dura. pq a quantidade de pau que esse motor aguentou por 10 anos na minha mao mais sua idade 30 anos......
ja andei sem oleo 3x
ja estourei giro
cansei de fazer racha e pega
ponto ultra adiantado
viagens com pé embaixo
andar sem agua
ai chega na hora de fazer retífica ....... vira quase n precisa deu 0,25 rpa garantir e piston 0,50 (primeira retifica)
os motores que mais vi durar (ver de ter experiencia)....... cht e md
além do cht e md, ambos muitíssimo resistentes, pode incluir aí tb os gm 151 e 250, motores praticamente indestrutíveis... sendo este último totalmente ignorante... rs
nao é retirar , é desabilitar ele..... se for mecanico soltar a molinha se for a vacuo soltar a mangueira.
o amigo do escort que quer economia.
na verdade minha intenção é nesse projeto é utilizar carburador de corpo simples, ou o dfv 228, original do motor renault anterior ao cht, ou o solex h40, seu concorrente da época. tenho pra mim que carburadores simples são mais econômicos que os duplos, sendo estes últimos voltados para performance, creio eu. e são mais fáceis também de fazer manutenção, do que os duplos. algum dos amigos sabe algo a respeito?
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nao amigo….. carburador boca unica bebe mais......
assim vamos pensar:
duplo sempre é uma boquinha (1) e uma boca maior (2)
a boquinha com gigle pequeno da conta de baixa e quando há necessidade a boca maior se abre com alimentacao auxiliar e supre a necessidade...... as 2 bocas juntas dao mais vazao que o boca unica por isso 'tem a esportividade'
porém:
um carburador boca unica, sempre é uma boca só pra supor todas as faixas de rpm do motor.
ou seja, é uma boca pra andar a 30km/h na cidade e a mesma boca para andar a 140km/h.
entao essa boca é bem grande (passa muito ar) e seus gigles sao calibrados pra suprir tudo isso.
ou seja, qualquer coisinha a mais faz o gigle maior cuspir mais combustivel que a boquinha (1) com gigle menor do duplo.
mas foi como falei.....só tirar a molinha do duplo que vc tem 1 estágio só mais economico que um carburador unico. pois até a boca eh menor. ;)
manutencao é tudo igual
tem que prestar atencao é no esguicho do carburador pra nao ficar cospindo gasolina sempre que acelerar um pouco
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tambem tenho interesse nesse projeto e passar para gasolina ache que funcionaria bem
olá fyk. funcionaria com gasolina sim, ficaria até melhor, pois é infinitamente mais fácil dar acerto num motor a gasolina do que no álcool. gosto muito do álcool como combustível, mas admito a superioridade da gasolina em muitos pontos… o grande mal da gasolina é só o preço, infelizmente, praticamente 3 reais o litro, até mais do que isso em muitos lugares. no caso de gasolina seria interessante uma taxa de compressão de 10:1, com os devidos ajustes de ponto e calibragens adequadas a ela. com gasolina esse motorzinho cht 1.3 otimizado poderia fazer até uns 14 ou 15km/l em percurso urbano, creio eu.
pesoal, esse tópico rendeu muita informação e muito debate de alta qualidade. sumi mais um tempão aí por problemas de saúde sérios que ando a passar... mas quero aplicar todas essas informações no meu projeto qdo for oportuno. agradeço a todos que participaram e contribuíram.
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eita cara, melhoras ae.
po a gasosa aqui é 3.35+- rs. alcool 2.50 acho (eu nem vejo mais, nao tem praonde correr mesmo).
mas gasolina rende muito mais que alcool, isso deve ser levado em consideração. mas 15 na cidade acho difícil, na estrada faz sim
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consumo na cidade é sempre complicado. se medir em florianopolis, que é quase tudo plano, o consumo vai ser extremamente diferente de nazaré paulista que é só subida e descida.
meu 1.0 evoflex não é muito economico na cidade não ( faz 8 ), mas o considero extremamente economico na estrada, nunca vi outro carro fazer medias de 13,5 a 14,5 no alcool, mas isso dirigindo só relando o pé.
tá ruim ai hem milan. nos graal anhanguera o alcool tá r$1,69, alcool de qualidade.
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meu carro anterior foi um gol bola com motor cht. original 1.0, com as todas 13'', fazia 15 km/l na cidade.
tava fumaçando um pouco e aproveitei para montar com o kit do 1.6. não foi feita nenhuma regulagem na injeção (o meu era injeção monoponto) por que aparentemente o funcionamento estava redondo. foi visível a mudança de comportamento do carro, principalmente em relação ao torque e ao consumo que aumentou bastante. não fazia mais do que 9 km/l nem com reza brava mas nessa época ele também já tinha rodas 15'' com pneus 195.