Correção de ponto
-
então quer dizer que se o pistão não estiver com a folga original ele vai bater saia só por causa do ponto de ignição?
ps.: vc sabe diferencial um sintoma do outro????
[snapback]443159[/snapback]
f?bio… vc não tá entendendo...
qdo não está com as folgas originais e o ponto certo, qdo acontece a fa?sca a c?mara de assusta e fica meio torta... dae o pistão bate saia...
entendeu?
-
no caso de um comando menos manso , a tend?ncia é q a lenta não seja lá um primor de linearidade…
a galera costuma seguir o caminho de dar um pouco mais de ponto incial até pra aliviar um pouco isso.
em vez de 9o, usar 10,5 num ap, por exemplo
sem remapeamento...como vai ficar a situação, sendo q o comando pede mais comida ..e a tend?ncia é vc empobrecer em alta rpm..?
possível fonte de problemas?
em alta rpm é meio q difácil ouvir um motor grilando ....essse pouquinho a mais de avanço daria um grande risco de grilar, levando em consideração uma tomada de ar frio externa, por exemplo?
-
folgas maiores que 1mm ???
:motordiesel2temposaquecendoamaisde200grausdetected:
abraços …
-
mas ok, vc tem seu ponto se o pistao tiver grande coeficiente de dilatação ha uma boa chance de bater saia mesmo com folga original.
folga original = pistão justo … pelo menos eu nunca vi um motor original batendo saia ...
se a folga esta justa ...e se tiver um grande coeficiente de dilatação ... acho que a ultima coisa que vai acontecer é bater saia ...
vc precisa rever os seus conceitos
-
no caso de um comando menos manso , a tend?ncia é q a lenta não seja lá um primor de linearidade…
a galera costuma seguir o caminho de dar um pouco mais de ponto incial até pra aliviar um pouco isso.
em vez de 9o, usar 10,5 num ap, por exemplo
sem remapeamento...como vai ficar a situação, sendo q o comando pede mais comida ..e a tend?ncia é vc empobrecer em alta rpm..?
possível fonte de problemas?
em alta rpm é meio q difácil ouvir um motor grilando ....essse pouquinho a mais de avanço daria um grande risco de grilar, levando em consideração uma tomada de ar frio externa, por exemplo?
[snapback]443471[/snapback]
sim, com mais ponto vc tbm usa mais combustável aí gera um pouco mais de potência o que num motor normal lhe facultaria abrir mais o atuador de marcha lenta (com ponto e combustável a tend?ncia é aumentar o giro pois gera mais potência do que precisa pra manter a ml no valor normal) melhorando o consumo…
num caso de ter um comando o que acontece é justamente a diminuição da potência em giro baixo, aí ela chega a ser insuficiente pra manter a ml num patamar fixo, então a rotação cai, o vacuo se altera (tbm pra carburado qto pra injetado) com menos rotação, vêcuo instável vc por miutas vezes enriquece a mistura e aí ela volta a dar uma subida, por isso a ml varia razoavelmente em giros baixos, pra suprir isso se aumenta a rotação de ml par aum patamar onde o comando permita ter potência suficiente pra mant?-la fixa ou proximo a isso.
então ao se usar um comando mais agressivo pode-se tentar melhorar a ml alterando ponto, combustivel e atuador de ml (qdo se souber onde fica esta curva), aí se enriquece, coloca mais ponto e vai abrindo a curva do atuador para que gere potência em giro baixo mesmo com o comando tirando torque de baixa...dependendo do perfil do comando se consegue bastante coisa... fiz um gol 1.6mi com 278?, bicos, taxa no alcool fica com ml praticamente igual a original... de vez em qdo dava uma leve balançada mas nad adizia que tinha um comando com essa graduação... em compensação um corsa com 272? embaralhava que nem o capeta e num teve quem acertasse isso.... depende do lift, lobe, rampa...
-
eu já vi conjunto std bater saia.
[snapback]443556[/snapback]
eu tambem
so que por caca do meu ex mexanico que trocou os aneis e montou o cj novamente e nao viu que o cilindro tava ovalizado por superaqecimento.
nunca em 30 anos que mexo com carros ouvi dizer que ponto adiantado faz bater saia, o que pode acontecer é que com o contra que é dado na explosao antes do tempo, o cj biela e pistao por estarem tentando subir e a explosao fazendo descer bater pino de pistao e com isso refletir para a saia do pistao.
a batida de saia de pistao tem som muito diferente da batida de pino, o som parece de motor rajando.
bem para quem não sabe voce define bem a batida de saia de pistao, quando voce acelera o carro parado e na desaceleração ele bate saia de pistao.
abs
ernest
-
folga original = pistão justo … pelo menos eu nunca vi um motor original batendo saia ...
se a folga esta justa ...e se tiver um grande coeficiente de dilatação ... acho que a ultima coisa que vai acontecer é bater saia ...
vc precisa rever os seus conceitos
[snapback]443554[/snapback]
ok vamos pegar um exemplo pratico.
vc tem um carro importando original que os pistoes foram pro saco e custam horrores, porem vc sabe que pode colocar pistoes forjados por um preão mais acessivel.
vc vai la e compra, por exemplo um iapel ou iasa seja la qual for a marca. o fabricante recomenda que voce use folga na casa dos 8. joia, voce vai compra os pistoes e coloca com as folgas originais e o carro começa a bater saia frio. pq é pq os pistoes que voce comprou possuem uma liga diferente dos originas, tendo assim, o pistao, um coeficiente de dilata?ao maior que o original. logo qdo voce liga o carro ele está menor que o original mesmo.
eu ja vi uns 2 motores originais, conjunto standart bater saia tb. motivo é nao sei, mas batia.
-
ok vamos pegar um exemplo pratico.
vc tem um carro importando original que os pistoes foram pro saco e custam horrores, porem vc sabe que pode colocar pistoes forjados por um preão mais acessivel.
vc vai la e compra, por exemplo um iapel ou iasa seja la qual for a marca. o fabricante recomenda que voce use folga na casa dos 8. joia, voce vai compra os pistoes e coloca com as folgas originais e o carro começa a bater saia frio. pq é pq os pistoes que voce comprou possuem uma liga diferente dos originas, tendo assim, o pistao, um coeficiente de dilata?ao maior que o original. logo qdo voce liga o carro ele está menor que o original mesmo.
eu ja vi uns 2 motores originais, conjunto standart bater saia tb. motivo é nao sei, mas batia.
[snapback]443814[/snapback]
e o que o ponto influencia no fato de pistão forjado precisar de mais folga? ?
e esses 2 motores originais vc viu eles aberto?
-
eu tambem
so que por caca do meu ex mexanico que trocou os aneis e montou o cj novamente e nao viu que o cilindro tava ovalizado por superaqecimento.
nunca em 30 anos que mexo com carros ouvi dizer que ponto adiantado faz bater saia, o que pode acontecer é que com o contra que é dado na explosao antes do tempo, o cj biela e pistao por estarem tentando subir e a explosao fazendo descer bater pino de pistao e com isso refletir para a saia do pistao.
a batida de saia de pistao tem som muito diferente da batida de pino, o som parece de motor rajando.
bem para quem não sabe voce define bem a batida de saia de pistao, quando voce acelera o carro parado e na desaceleração ele bate saia de pistao.
abs
ernest
[snapback]443675[/snapback]
te falo por experiencia… no meu caso com pistão forjado e ponto adiantado resultava em batida de saia.