Acero pandoo fuel inject gol bola turbo
-
olá pessoal,sou novo por aqui e gostaria de alguma informação pra acertar o carro,como não tem ninguem em minha cidade que mexe com isso,vou tentar ir acertando aos poucos.
è um gol 1.8,motor todo original.
pandoo fuel inject + spark power 1chto usando 4 bicos de astra flex retrabalhados pra rodar com 1 bar de pressão de turbo.
pressão de combustivel inicial dá 2,7bar em alta 3,5bar
pressão de turbo 0,8barminhas duvidas são as seguintes:
liguei o carro com o mapa básico,qual o melhor pra usar?injeção alternada ou comum(usei comum)
usei a vazão dos bicos como sendo médiao carro ficou até que bom,mais quando frio ta apagando demais e a lenta ficando muito baixa quando frio,quente ta bom,estabilizada com 1000rpm.
o mapa de injeção,quando dá 0,6 0,7 bar de pressão,está com 3,03 ms de abertura,isso ja é 80% de abertura dos bicos mesmo?pq não to conseguindo uma mistura rica em alta.
desculpa tantas perguntas,mais se alguem puder da uma forcinha!
obrigado galera! -
robinho,é que na verdade vc ta usando o mapa base, que na verdade serve apenas para funcionar o carro, agora vc vai ter que formular um novo mapa, com correção por temperatura, para corregir a marcha lenta com o carro frio, esse 3,03 ms dos bicos ta muito alto, ou vc vai ter que usar bicos maiores ou suplementares.
-
então,fiz algumas correções no mapa de injeção,com 90% de abertura dos bicos que consigo uma mistura mais rica,em torno de 850mv,os bicos foram retrabalhados mais to ainda só com a bomba original,acho que são 100l/h de vazão,talvez seja por isso q o ti de injeção ta tão alto né?
o mapa de ponto tbm mudei um pouco em alta,deixei com 18,19 graus com 0,8 bar de turbo
em baixas rotações tipo 200 400 600 800 1000 qual é o melhor ponto pra se usar?por esse mapa que usei reparei que é muito baixo,10,12,15
vlw pela resposta fernando!
-
realmente, com uma bomba mais forte vc melhoraria a mistura, e em relação a ponto, imagino que pra alta ta bom, mas tem que melhorar o mapa em baixa, mas isso vou deixar pra uns brother daqui mesmo do preparados que me coloca no bolso, tem uns cara muito fera em mapiamento.qualquer coisa to ai.
-
robinho, se o motor esta todo original, vale a pena colocar uma lenta de 860 a 900 rpm ai… devo imaginar que vc esta usando um regulador mecanico de marcha-lenta, dessa forma vc fara da seguinte maneira:
-
ajuste o mapa de partida do carro, a frio e a quente.
-
desabilite qualquer tipo de correção de marcha-lenta (sonda, mapas auxiliares, correção de ponto e etc) deixe apenas a "marcha-lenta especial" da pandoo.
-
com o motor frio, abra o regulador de lenta para que fique na casa dos 1000 rpm, registrado na pandoo. regule o ti para que marque algo entre 100 e 600 mv na sonda e fique oscilando essa marcação.
-
habilite a opção de "correção de ponto marcha-lenta" da pandoo e ponha ponto maximo de 30°apms e minimo de -2°apms. objetivo frio em 900rpm e quente em 860 rpm.
-
vale ressaltar que se estiver utilizando um hpi isso tera q ser readequado. regulador 1:1 pode seguir oq esta acima.
injeção alternada é sempre melhor, pois evita acumulo de combustivel nos dutos e propicia uma melhor queima.
primeiro passo será medir precisamente a vazão de seus bicos injetores, assim como sua equalização e pulverização. estando tudo ok, passe para uma bomba de mais ou menos 200 lb/h. na dinamica bombas tem otimas bombas adaptadas, com boa variedade e opções para seu projeto. utilizo uma de gti 12bar a 3 anos e nunca me deu problemas.
quanto aos mapas, poste aqui o seu mapa de injeção e de ignição para que possamos tentar melhora-los.
abs
-
-
obrigado mutante pela ajuda! amanhã to de folga ,vou fazer isso que vc falou,os bicos mandei retrabalhar pra usar 1bar de pressão,quando veio,no laudo diz que foi aberto pra 75ml cada.
pra mudar a injeção de normal pra alternada,vai ser preciso criar os mapas de novo,de ignição tbm?
abraço,obrigado mesmo! moro em lavras mg,e aqui é raro encontrar preparador..
-
alem da vazão, é importante saber como esta a estanqueidade dos bicos, o leque e a equalização. bicos "mandados retrabalhar" sem exigem um pouco mais de cuidado nesse sentido.
pode alterar o tipo de injeção que não interferira nos valores do mapa, mas com certeza o motor trabalhará de outra forma, assim, seu mapa se torna obsoleto. poste aqui para nós o seu mapa de injeção e de ignição.
-
mapa de injeção
map m/s
-1 0,64
-0,9 0,64
-0,8 0,64
-0,7 0,64
-0,6 0,64
-0,5 0,80
-0,4 1,00
-0,3 1,20
-0,2 1,36
-0,1 1,560,0 1,76
0,1 1,92
0,3 2,88
0,5 3,32
0,7 3,44
0,9 3,44
1,1 3,08correções
rotação: zeradas
tps: zeradas
temp ar: zeradastemp. motor
-10 +40%
5 +40%
15 +20%
25 +20%
35 +20%
45 +20%
55 +5%bateria
10v +0,45 m/s
11v +0,30 m/s
12v +0,10 m/s
13v 0 m/saceleração rápida desativada
-
mapa ignição
0 10
200 13
400 14
600 15
800 17
1000 18
1200 21,25
1400 23,75
1600 26,75
1800 29,25
2000 30
2400 30
2800 31,75
3200 30,25
3600 28,75
4000 28
4400 27,50
4800 27,25
5200 27
5600 27
6000 27
6400 27
6800 27
7200 27
7600 27
8000 27correções:
tps zeradas
map:
-1 +8
-0,9 +8
-0,8 +7,5
-0,7 +7
-0,6 +6,5
-0,5 +6
-0,4 +5
-0,3 +4
-0,2 +3
-0,1 +1,50,0
0,1 -1
0,3 -4
0,5 -7
0,7 -8
0,9 -8
1,1 -9temp.motor
5 +4,25
15 +3,5
25 +3,0
35 0 -
hj não tive muito tempo de mexer,mais mudei o tipo de injeção pra alternada,pro carro pegar e ficar parecido como tava antes,praticamente dobrei os tempos de injeção,mais ainda não andei pra ver como ficou,tbm não mexi na lenta..amanhã a tarde vou terminar de fazer isso.
tenho um log da pandoo de como o carro estava..
http://www.4shared.com/file/hn_y8gqmce/logger_pandoo_gol_g2_cl18mi.html
obrigado pela ajuda!
-
robinho, dei uma olhada por cima em suas configurações, mas ainda não tive tempo de sentar e olhar com mais "carinho". mas acredito que de para refinar um pouco mais… em breve eu posto uma sugestão aqui... abs
obrigado mutante,sua ajuda é muito bem vinda! valeu!! abraço
-
amigo robinho, desculpe-me pela demora em lhe responder, minha semana fui bem caotica. mas vamos ao que interessa…rsrs
me informe seu endereço de e-mail para que eu possa lhe enviar os "ajustes" que fiz em cima de uma planilha excel que elaborei para fazer os acertos do meu carro. essa planilha é apenas para lhe dar o norte da regulagem e não necessariamente usará os valores dela, mas as curvas de injeção e ignição devem se manter com aquele "desenho" e o mais exponencial possivel para evitar "buracos" na aceleração.
É importante utilizar as correções por rotação, por isso deixei na planilha a correção que eu uso, apenas para lhe dar uma ideia.
veja a planilha e os valores e me diga oq acha. conversaremos sobre as alterações e demais ajustes por esse post mesmo; acredito que servirá para enriquecer o mesmo.
caso o amigo permita, os demais leitores desse post podem infomar tambem o e-mail para o envio da planilha, assim todos trocamos figurinhas a respeito.
fico no aguardo, abs.
-
obrigado mesmo mutante,nem sei como te agradecer! são poucos que se dispõe a tirar um tempinho pra compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas..rsrs
email: [email protected]
por mim tudo bem,muitos como eu devem ter as mesmas duvidas..e com uma planilha ja pronta facilita bastante :d
grande abraço!
-
mutante manda essa planilha pra mim tambem, [email protected] , valeu!!!!
-
mutante manda essa planilha pra mim tambem, [email protected] , valeu!!!!
enviado…
-
robinho, ja te mandei a planilha. qualquer duvida, pode postar aqui…
abs
sábado devo colocar e planilha em pratica no carro..rsrs aquele mapa que te mandei era ainda na injeção normal,passando pra alternada, vou ter que aumentar um pouco o tempo de abertura dos bicos,tipo uns 80%? eu gostei da planilha,da pra ter uma noção bem melhor das curvas,e como a minha não tava tão linear..
fds devo fazer as mudanças e posto aqui.
abraço!
-
robinho, ja te mandei a planilha. qualquer duvida, pode postar aqui…
abs
sábado devo colocar e planilha em pratica no carro..rsrs aquele mapa que te mandei era ainda na injeção normal,passando pra alternada, vou ter que aumentar um pouco o tempo de abertura dos bicos,tipo uns 80%? eu gostei da planilha,da pra ter uma noção bem melhor das curvas,e como a minha não tava tão linear..
fds devo fazer as mudanças e posto aqui.
abraço!
80% de aumento é muito. talvez nem precise mexer no ti. muda apenas o tipo de injeção e deixa com os valores da planilha, dai vc testa e ve como a mistura fica. a curva não deve ficar linear (reta), mas sim exponencial (parecendo antena parabolica com a boca pra esquerda).
qualquer duvida, da um tq.
abs
-
ontem que sobrou um tempo pra mim fazer os ajustes no mapa do carro,mais ainda não deu pra fazer um teste mais certo ainda..
a marcha lenta quando frio melhorou 100% ,agora ta ficando bem mais lisa,sem morrer.eu tava usando aquelas correções padrões de 40% a mais de injeção quando frio,acho que tava afogando o carro,agora melhorou muito!
ainda não aumentei os t.i. mais andando em baixas rotações,sem carga e acelerando bem pouco até uns 15% de tps,o carro ta dando uns tranquinhos,tipo vai num vai..se acelerar mais um pouco ,para.
mais é isso ai pelo pouco que andei deu pra ver como melhorou !