Pistões 82,5mm ou 83mm
-
galera, pra matar a duvida geral.
num bloco ap1.8mi, abrir pra 82,5mm (ap2.0 std) até q vai… mas abrir pra 83mm já não fica, digamos, fragilizado???
o carro é de uso di?rio e continuo, projeto aspro pra finalizar na casa dos 190cv cm 4 borboletas + fueltech 1fi, fora a carga de nitro que será na casa de 80cv, já que terá pistão forjado.
então, estou em processo de compra dos pistões iapel, agora vai (nada que uns bons contatos no pp ) e estou nessa tremenda duvida.
pq 83mm tem, pelo uq me foi passado, a pronta entrega. mas de 82,5mm so daqui 60dias via encomenda. eu não tenho pressa de esperar, memso pq não irei abrir o motor por agora. mas é duro esperar todo esse tempo, ainda mais se tiver q fazer deposito antecipado, e outra, o preço, vai que sobe de preão
então... 83mm, com bielas 144mm do ap1.8mi + virabrequim do 1.8 mesmo, rola????? ou fica fragilizado? causa aquecimentosó sei lá q problemas poderia dar.
opinião da galera, conto com vcs. lembrando que é motor pra durar, projeto de longa duração, uso continuo, durar tanto quanto um original. o bloco 1.8mi suporta essa abertura ou não, sem maiores riscos.
-
bom golzin,
ja que vc ta comprando pistão, eu partiria logo pro 83.5 pra tentar aumentar a cilindrada, e ser um pouco mais facil atingir sua meta, acredito que até esse medida seja tranquilo pra aspirado….
quando se usa pistões de monza, com 84.8 ai sim o negocio começa a ficar critico
e outra compre outro motor, pelo menos vc monta sem preocupação....
kleber londrina
-
bom golzin,
ja que vc ta comprando pistão, eu partiria logo pro 83.5 pra tentar aumentar a cilindrada, e ser um pouco mais facil atingir sua meta, acredito que até esse medida seja tranquilo pra aspirado….
quando se usa pistões de monza, com 84.8 ai sim o negocio começa a ficar critico
e outra compre outro motor, pelo menos vc monta sem preocupação....
kleber londrina
[snapback]447151[/snapback]
massa kleber… mas acho q ficaria nos 83mm mesmo, qualquer coisa, ainda daria uma certa retifica hehe.
comprar outro bloco, por enquanto não... pq vou comprando as peças numa boa, e guardando, ai quando tiver tudo, encosto o carro e só resta esperar... pq se montar outro motor, primeiro q é uma graninha a mais, pq ai ja pegaria ap2.0, segundo q eu não teria onde guardar a nova mecanica e nem a antiga quando montar.
então será no meu motor mesmo
-
claro q não fica fr?gil…
ficaria se vc montasse pistões 86mm e turbinasse...
[snapback]447161[/snapback]
huuuuuuuuum to gostando de ver então.
e quando aumenta o cilindro assim, tem algum problema tipico q possa ocorrer? tipo superaquecimento? subir óleo? sei lá mais uq…
a retifica q far? isso é de extrema confian?a do meu preparador, lá eles emxem com motor de corrida de longa duração, e o meu prpearador em cima deles pra sair tudo nas medidas.
se fizer tudo certinho não tem erro né???
e os anéis?? pode usar original nos iapel 83mm aspro?
ah, falta so confirmar qual é a posição do pino desse de 83mm (se é ap2.0, ap1.8 ou deslocado pra ap1.9)
-
-
meu radiador é do gti 16v, dizem que arrefece mais, e pior q deu resultado o ponteiro nunca mais chegou no meio do marcador, so depois de umas esticadas fortes q ele sobe pro meio.
pois é meu bloco é 1.8, vira 1.8, aho q terei quase um 1.9.
o probleminha é q meu prpearador é meio enjuado, ele gosta de fazer as coisas respeitando as medidas e segurança…. mas depois q ele rebaixou o bloco ap1.8mi da saveiro, hahahahaha ele vai ter que arrombar o meu, no bom sentido né rsrsrs.
-
o bloco vai longe, a dist?ncia entre centros é de 88mm, então se vc abrir pra 83 ainda ficam 5mm de parede do bloco entre os cilindros..
tem gente que anda com pistão 86, então tira-se uma base… se bem que já ouvi historias de blocos quebrados na abertura ou ainda na primeira pisada, com essa medida...
mas tambem ja ouvi falar de abrir o bloco para 87mm mas para encamisar, claro...
-
o bloco vai longe, a dist?ncia entre centros é de 88mm, então se vc abrir pra 83 ainda ficam 5mm de parede do bloco entre os cilindros..
tem gente que anda com pistão 86, então tira-se uma base… se bem que já ouvi historias de blocos quebrados na abertura ou ainda na primeira pisada, com essa medida...
mas tambem ja ouvi falar de abrir o bloco para 87mm mas para encamisar, claro...
[snapback]447187[/snapback]
o gus ajudou um amigo dele a montar um 2007 (cilindrada do motor depois da modificação) usando pistões 86mm…
vc q é de curitiba qqer hora dessa chama ele pra tomar umas brejas e pede pra ele te contar desse cara...com sorte ele descola um test drive
até agora o motor tá bonitinho....
reza a lenda q o motor do clovis waetcher é desse jeito (vira 86,4mm pistões 86mm) não sei se procede mesmo, isso aí só ele pra confirmar...
84,8mm é mais tranquilo pra montar, o risco é menor...o lance q precisa rever mesmo é a questão da refrigeração....precisa de radiador mais parrudo e radiador de óleo...
-
?, igual eu estava falando om o tommy, vou pegar de pino normal, pq num futuro, caso precise e o bloco se vê e o pistão fique, eu posso pegar um bloco ap2.0 e montar nele
se pegar pino deslocado, acho q será mais caro, e se eu quiser so poderei usar em outro bloco 1.8, com vira 1.8
-
bom vamos por partes.
eu uso pistões 84,8 no meu passat com bloco 1.8 e vira 1.8 - isso dá +- 1978cc é o chamado 1.9 aspirado.
problemas com aquecimento = 0 isso pq meu radiador é o original do passat ainda, que nen reservatério de água tem.
eu vi que você está querendo comprar pistões forjados para fazer um aspro né.
vai uma dica aqui que seria uma boa vocês escutarem.
compra um jogo de pistões iapel ou iasa 84,8mm aspro
um jogo de anéis do monza 1.8 faze 2
as bielas continuam originais apenas com trabalho de al?vio de peso e balanceamento
virabrequim 2.0
bloco pode ser o seu do 1.8 mesmo
para funcionar direitinho vai ter q gastar uns pedacinhos do bloco pro vira 2.0 passar, tornear o eixo do comando auxiliar, a haste da bomba de óleo e acertar a altura dos pistões pra dar a taixa certa.
fazer o balanceamento estático e din?mico de tudo as peças rotantes dele.
resultado: você terá um motor 2100cc sóper confiável, que não quebra é toa, com torque de sobra e que tendo um bom cabeçote trabalhado, com uma boa alimentação e um bom comando ( pelo que vi suas intencões são excelentes ) é motor pra girar tranquilo 7500 - 8000 rpm ( usando as deitada )
abraços
-
falae zorlac
não vejo nenhum problema de usar 83mm, pode usar tranquilo, vêrios motores de competição usar essa medida pra aspro, turbo e nitro com mais de 450cv, não haver? problema quanto é gemetria de di?metro e curso, nem de parede do bloco entre pistões.
ali?s se vc quiser usar o 83,5 tmb pdoe sem problemas. mas eu ficaria dos 83, pra vc ainda ter uma margem de retífica nesse bloco sem precisar encamisar, entendeu ?
-
pra n falar raro é muito difácil achar carros aspro de ponta na arrancada usando pistões até 83,5
pode ter certeza que os motores são ou 2100cc ou 2200cc
jah no caso do turbo eh diferente
-
massa d+ galera, valeu pela força. vou pegar de 83mm mesmo, pino normal.
inssurection, o lance da sua receita é boa, mas ai é preferivel pegar logo um bloco ap2.0, e só abrir 0,5mm nos cilindros (pq creio eu q ele venha com 82,5mm std) e pronto, é mais facil
por isso q to pegando o pistão de pino normal, irei rebaixar meu bloco, sem problemas, mas usarei vira de 1.8 ainda. no futuro, caso dá alguma pane no bloco, e os pistões sobrevivam, ai sim eu já parto pra um bloco 2.0… ou nem sei... se as coisas continuarem a andar do jeito q estáo, aparecendo serviços pra mim, eu compro um bloco 2.0 com vira e negocio com o preparador e deixo montando aos poucos na oficina dele... agora é so esperar
-
olha o insurrection escondendo o jogo falando q é 1,9
já vê um caixa 2,1 t mantendo todos os agregados origes do 1,8 (radiador, etc) e nunca chiou de problemas de aquecimento (só de quiemar junta)
pena q foi pro potio muito antes do q devia pq o tosco fezo favor d eporrar com vêtimas e breaco num sóbado a tarde na paes de barros
se vai abrir o bloco, eu acho q valeria a pena pistão de monza com vira ap 2,0…
ap 2,4 com 86mm eu acho doideira...igual fiasa 1,7 com pistão de ap...fica uma folhinha de papel entre os cilindros
-
eh os pistões de tempra eu não aconselho não, são meio vagaba pra essa receita.
tipo um motor com vira 2.0 e pistão 86mm da o chamado motor 2.200cc e n 2.400cc
mais o meu eh 1.9 mesmo, pelo menos até acabar de montar o novo.
eu sei dessas receitas por ter trabalhado um tempo na explosão, e por culpa de amigos que soh falam de carro e muieh uhauahiuahiauha.
abraços