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Bancada de fluxo caseiro - faça você mesmo

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    F Offline
    fernandoa9
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    #1

    gostaria de saber se alguém já fez ou sabe como fazer.

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    • C Offline
      C Offline
      Casantosef
      escreveu em última edição por
      #2

      em um tópico sobre motor md do junior85, eu tentei descrever a utilidade do Índice(ou número) de mach. prometi que, assim que terminasse meu período de provas na faculdade, eu iria descrever todo o processo de construção de uma bancada de análise de fluxo com base na pressão por coluna d'água americana. na verdade, o que fiz foi utilizar materiais descartados no meu local de trabalho(pronto socorro infantil do hospital de urgência do meu estado), pois eles não mais apresentavam utilidade para o hospital já que havia se oxidado e isso representava um risco de contaminação química, mas que para meu propósito funcionam muito bem.

      agora, operar uma bancada desta não é uma coisa nada simples. existe uma série de cálculos que precisam ser feitos, além da destreza do operador e conhecimentos sobre os tipos de fluxo envolvidos.

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      • N Offline
        N Offline
        Nando Moura
        escreveu em última edição por
        #3

        estamos esperando nossas aulas casantosef!!!kkkkk

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        • F Offline
          F Offline
          fernandoa9
          escreveu em última edição por
          #4

          casantosef ficaria muito agradecido se voce passasse o passo a passo da construção dessa bancada.para aprender a operar ja é outra coisa rsrsrs. eu estou estudando formas de preparação de cabeçote mas percebi que sem banco de fluxo é quase impossível analisar os resultados,por isso queria construir uma pra mim.

          1 Resposta Última resposta
          • N Offline
            N Offline
            Nando Moura
            escreveu em última edição por
            #5

            eu tambem!!!!kkkk

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Mutante
              escreveu em última edição por
              #6

              acompanhando… rsrs

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              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #7

                ok. senhores, estou de volta e de férias(pelo menos da faculdade) e agora tenho algum tempo.

                em relação à bancada de fluxo: sua construção é relativamente simples do ponto de vista do entendimento de como cada item funcionará, mas toda a confecção precisa de um rigor que chega a ser insuportável. o motivo é que a leitura dos índices e parâmetros deve ser a mais precisa possível, e para isso, todo o conjunto deve está sintonizado e calibrado para cada finalidade.

                quando falo em finalidade é que o banco de fluxo tem mais finalidades que a construção ou modificação de cabeçotes. até mesmo os coletores plenum devem ser testados em uma bancada. há alguns meses recebi um carro de um amigo em minha casa em que o dono reclamava, que desde a preparação que tinha feito, o motor não rendia tão bem quanto antes e provavelmente tinha sido enganado.

                pediu para que eu desmontasse o motor, e se necessário, modificasse o motor novamente. deu-me uma lista de tudo que tinha comprado(nem me lembro dos itens mais) e pediu-me que eu verificasse se realmente o motor tinha sido feito da foto da forma como ele tinha encomendado. levei quase um mês neste processo.

                desmontei tudo: todas as peças tinham sido rigorosamente montadas segundos os melhores preceitos e parâmetros de montagem e realmente o motor não rendia justamente na faixa de 3500 a 4500 rpm. abaixo era um trator e acima um foguete, não havia uma curva ascendente nem exponencial, parecia aquelas funções modulares sem ponto de continuidade. nem mesmo eu estava entendendo o que tinha acontecido. nunca tinha visto algo do tipo.

                então iniciei um processo de inspeção das peças e levei tudo para minha singela bancada de fundo de quintal. para minha surpresa o cabeçote estava bem próximo do limite da eficiência volumétrica que o comando oferecia.

                entretanto, o coletor apresentava discrepâncias muito fortes em relação ao restante do projeto. dizemos, neste caso, que o conjunto não estava sintonizado, ou seja, não havia o tunning necessário.

                a pessoa que mexeu no coletor não levou em consideração as teorias de construção ou modificação destes itens. pode não parecer, mas um coletor bem desenhado e sintonizado pode melhorar em até 10% a eficiência volumétrica de um motor.

                para isso devemos levar em consideração alguns fatores como:

                • carregamento por inércia;

                • fenômeno ram;

                • tunnig;

                • ondas de reflexão

                • ressonadores de hemoholtz.

                acredito que podemos exibir a construção e ao mesmo tempo a teoria que a fundamenta. nunca ninguém se perguntou porque coletores longos são ótimos para torque em baixas rotações e coletores curtos dão muito giro e potência em altas rotaçõesó porque um coletor é diferente do outro? por que uma câmara de combustão foi escolhida ao invés de outra?

                espero ajudar no esclarecimento destes detalhes.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  quando você busca a eficiência volumétrica em livros de engenharia provavelmente encontra: 2 vezes o fluxo mássico de ar em em kg/h dividido pelo produto da massa específica do ar admitido em kgm/3 vezes o volume total deslocado(cilindrada em m³) pela rotação do motor(rpm).

                  agora imagine a seguinte situação:

                  • um fluxo de 10 kg/h;

                  • volume de 1.8 mm³;

                  • 1000 rpm

                  então temos 2x10/1.8x1000=0,0111

                  se mudarmos os valores para:

                  • um fluxo de 10 kg/h;

                  • volume de 1.8 mm³;

                  • 4000 rpm

                  então temos 2x10/1.8x4000=0,0027

                  qual conclusão tiramos disso? que quanto maior a rotação menor a a eficiência volumétrica, pois a válvula de admissão fica aberta menos tempo. qual a solução? aumentar a duração do comando para aumentar o tempo em que a válvula de admissão aberta por mais tempo em altas rotações. mas até isso tem complicações e consequências.

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                  • M Offline
                    M Offline
                    Milan
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    to entendendo..

                    e no caso aumentando a valvula pra melhorar a alta ja daria uma diferenca em baixa rpm. pois ja cairia naquele topico md sobre a turbulencia e violencia do ar admitido.

                    de 0,25  a 0,35 digamos.

                    por isso que tem carro que ja sai comuma tecnologia de (encurtamento de coletor)…

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      fernandoa9
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      casantosef com relação ao livro você me indicou do martins eu so encontrrei a segunda e a quinta edição,qual voce recomenda pra quem quer aprender o básico como autodidata? agradeço também pela sua prestatividade em divulgar assuntos difíceis de encontrar. no brasil se tem essa dificuldade de encontrar artigos técnicos de graça,aqui tudo é pago e existe uma monoplizaçao do conhecimento.de qualquer forma obrigado,fico aguardando ansiosamente seus posts e a descriçao da construçao da bancada.valeu

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Casantosef
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        no caso do livro de jorge martins eu recomendadia a quinta edição, pois ela possui mais atualizações na parte de alimentação por injeção. pretendo iniciar uma série de vídeos no youtube mostrando a construção da bancada e como utilizá-la, também um dispositivo de balanceamento rotativo estático e um dinâmico. mostrar como fazer uma análise completa do óleo da viscosidade ao ponto de fulgor.

                        espero ajudar desta forma, pois quando iniciei ninguém estava disposto a me ensinar coisa alguma e pra piorar na minha faculdade não tem nenhum professor que dominasse nada de motores. todos estes dispositivos que citei foram construído por mim para fazer análise e produzir relatório da minha faculdade. mesmo na faculdade a gente tem que se comportar de uma maneira meio que autodidata. a vantagem maior é o acesso aos livros.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          fernandoa9
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          valeu meu amigo obrigado. espero ansiosamente estes vídeos e passa pra gente o link quando você fizer. desejo sucessos pra você

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            antes dos vídeos, uma explicação é necessária: existem diversos tipos de bancos de fluxo e cada um tem aspectos construtivos diferente visando estudos distintos. alguns analisam apenas a vazão de cabeçotes e coletores, outros simulam o funcionamento intermitente das válvulas e por isso utilizam soluções de análises diferentes. para ser sincero, pretendo mostrar a que eu construir(fluxo contínuo) para meu uso pessoal e a que construirei(fluxo intermitente) para fins acadêmicos utilizando-a como parte de meu tcc. espero que com o meu trabalho eu possa contribuir com vocês.

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              Nando Moura
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              acompanhando intereçado!!!!!

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
                                N Offline
                                Nando Moura
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                onde consigo esse livro do jorge martins???

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  Casantosef
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  uma boa livraria, mercado livre. É um livro técnico sobre motores e razoavelmentente simples para o entendimento geral sobre a estrutura dos motores, funcionamento e detalhes construtivos.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Milan
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    acompanhando…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
                                      C Offline
                                      Casantosef
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      segundo passo, conhecer os princípios de escoamento dos fluidos: a mistura dentro dos dutos pode ser estudada como um fluido. a equação de bernoulli é fundamental para iniciar os trabalhos que, somados ao conceito do tipos básicos de escoamento formam as bases tanto de cálculo como de raciocínio.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        fernandoa9
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        muito interessante esse assunto. obrigado casantosef,pode continuar srsrs.to ansioso pelo vídeo.

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                                        • _ Offline
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                                          _NandoO_
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          qual o livro e autores citadosó alguem tem o link pra baixar? acompanhando o topico, mt interessante!!

                                          1 Resposta Última resposta

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