Bancada de fluxo caseiro - faça você mesmo
-
gostaria de saber se alguém já fez ou sabe como fazer.
-
em um tópico sobre motor md do junior85, eu tentei descrever a utilidade do Índice(ou número) de mach. prometi que, assim que terminasse meu período de provas na faculdade, eu iria descrever todo o processo de construção de uma bancada de análise de fluxo com base na pressão por coluna d'água americana. na verdade, o que fiz foi utilizar materiais descartados no meu local de trabalho(pronto socorro infantil do hospital de urgência do meu estado), pois eles não mais apresentavam utilidade para o hospital já que havia se oxidado e isso representava um risco de contaminação química, mas que para meu propósito funcionam muito bem.
agora, operar uma bancada desta não é uma coisa nada simples. existe uma série de cálculos que precisam ser feitos, além da destreza do operador e conhecimentos sobre os tipos de fluxo envolvidos.
-
estamos esperando nossas aulas casantosef!!!kkkkk
-
casantosef ficaria muito agradecido se voce passasse o passo a passo da construção dessa bancada.para aprender a operar ja é outra coisa rsrsrs. eu estou estudando formas de preparação de cabeçote mas percebi que sem banco de fluxo é quase impossível analisar os resultados,por isso queria construir uma pra mim.
-
eu tambem!!!!kkkk
-
ok. senhores, estou de volta e de férias(pelo menos da faculdade) e agora tenho algum tempo.
em relação à bancada de fluxo: sua construção é relativamente simples do ponto de vista do entendimento de como cada item funcionará, mas toda a confecção precisa de um rigor que chega a ser insuportável. o motivo é que a leitura dos índices e parâmetros deve ser a mais precisa possível, e para isso, todo o conjunto deve está sintonizado e calibrado para cada finalidade.
quando falo em finalidade é que o banco de fluxo tem mais finalidades que a construção ou modificação de cabeçotes. até mesmo os coletores plenum devem ser testados em uma bancada. há alguns meses recebi um carro de um amigo em minha casa em que o dono reclamava, que desde a preparação que tinha feito, o motor não rendia tão bem quanto antes e provavelmente tinha sido enganado.
pediu para que eu desmontasse o motor, e se necessário, modificasse o motor novamente. deu-me uma lista de tudo que tinha comprado(nem me lembro dos itens mais) e pediu-me que eu verificasse se realmente o motor tinha sido feito da foto da forma como ele tinha encomendado. levei quase um mês neste processo.
desmontei tudo: todas as peças tinham sido rigorosamente montadas segundos os melhores preceitos e parâmetros de montagem e realmente o motor não rendia justamente na faixa de 3500 a 4500 rpm. abaixo era um trator e acima um foguete, não havia uma curva ascendente nem exponencial, parecia aquelas funções modulares sem ponto de continuidade. nem mesmo eu estava entendendo o que tinha acontecido. nunca tinha visto algo do tipo.
então iniciei um processo de inspeção das peças e levei tudo para minha singela bancada de fundo de quintal. para minha surpresa o cabeçote estava bem próximo do limite da eficiência volumétrica que o comando oferecia.
entretanto, o coletor apresentava discrepâncias muito fortes em relação ao restante do projeto. dizemos, neste caso, que o conjunto não estava sintonizado, ou seja, não havia o tunning necessário.
a pessoa que mexeu no coletor não levou em consideração as teorias de construção ou modificação destes itens. pode não parecer, mas um coletor bem desenhado e sintonizado pode melhorar em até 10% a eficiência volumétrica de um motor.
para isso devemos levar em consideração alguns fatores como:
-
carregamento por inércia;
-
fenômeno ram;
-
tunnig;
-
ondas de reflexão
-
ressonadores de hemoholtz.
acredito que podemos exibir a construção e ao mesmo tempo a teoria que a fundamenta. nunca ninguém se perguntou porque coletores longos são ótimos para torque em baixas rotações e coletores curtos dão muito giro e potência em altas rotaçõesó porque um coletor é diferente do outro? por que uma câmara de combustão foi escolhida ao invés de outra?
espero ajudar no esclarecimento destes detalhes.
-
-
quando você busca a eficiência volumétrica em livros de engenharia provavelmente encontra: 2 vezes o fluxo mássico de ar em em kg/h dividido pelo produto da massa específica do ar admitido em kgm/3 vezes o volume total deslocado(cilindrada em m³) pela rotação do motor(rpm).
agora imagine a seguinte situação:
-
um fluxo de 10 kg/h;
-
volume de 1.8 mm³;
-
1000 rpm
então temos 2x10/1.8x1000=0,0111
se mudarmos os valores para:
-
um fluxo de 10 kg/h;
-
volume de 1.8 mm³;
-
4000 rpm
então temos 2x10/1.8x4000=0,0027
qual conclusão tiramos disso? que quanto maior a rotação menor a a eficiência volumétrica, pois a válvula de admissão fica aberta menos tempo. qual a solução? aumentar a duração do comando para aumentar o tempo em que a válvula de admissão aberta por mais tempo em altas rotações. mas até isso tem complicações e consequências.
-
-
to entendendo..
e no caso aumentando a valvula pra melhorar a alta ja daria uma diferenca em baixa rpm. pois ja cairia naquele topico md sobre a turbulencia e violencia do ar admitido.
de 0,25 a 0,35 digamos.
por isso que tem carro que ja sai comuma tecnologia de (encurtamento de coletor)…
-
casantosef com relação ao livro você me indicou do martins eu so encontrrei a segunda e a quinta edição,qual voce recomenda pra quem quer aprender o básico como autodidata? agradeço também pela sua prestatividade em divulgar assuntos difíceis de encontrar. no brasil se tem essa dificuldade de encontrar artigos técnicos de graça,aqui tudo é pago e existe uma monoplizaçao do conhecimento.de qualquer forma obrigado,fico aguardando ansiosamente seus posts e a descriçao da construçao da bancada.valeu
-
no caso do livro de jorge martins eu recomendadia a quinta edição, pois ela possui mais atualizações na parte de alimentação por injeção. pretendo iniciar uma série de vídeos no youtube mostrando a construção da bancada e como utilizá-la, também um dispositivo de balanceamento rotativo estático e um dinâmico. mostrar como fazer uma análise completa do óleo da viscosidade ao ponto de fulgor.
espero ajudar desta forma, pois quando iniciei ninguém estava disposto a me ensinar coisa alguma e pra piorar na minha faculdade não tem nenhum professor que dominasse nada de motores. todos estes dispositivos que citei foram construído por mim para fazer análise e produzir relatório da minha faculdade. mesmo na faculdade a gente tem que se comportar de uma maneira meio que autodidata. a vantagem maior é o acesso aos livros.
-
valeu meu amigo obrigado. espero ansiosamente estes vídeos e passa pra gente o link quando você fizer. desejo sucessos pra você
-
antes dos vídeos, uma explicação é necessária: existem diversos tipos de bancos de fluxo e cada um tem aspectos construtivos diferente visando estudos distintos. alguns analisam apenas a vazão de cabeçotes e coletores, outros simulam o funcionamento intermitente das válvulas e por isso utilizam soluções de análises diferentes. para ser sincero, pretendo mostrar a que eu construir(fluxo contínuo) para meu uso pessoal e a que construirei(fluxo intermitente) para fins acadêmicos utilizando-a como parte de meu tcc. espero que com o meu trabalho eu possa contribuir com vocês.
-
acompanhando intereçado!!!!!
-
onde consigo esse livro do jorge martins???
-
uma boa livraria, mercado livre. É um livro técnico sobre motores e razoavelmentente simples para o entendimento geral sobre a estrutura dos motores, funcionamento e detalhes construtivos.
-
segundo passo, conhecer os princípios de escoamento dos fluidos: a mistura dentro dos dutos pode ser estudada como um fluido. a equação de bernoulli é fundamental para iniciar os trabalhos que, somados ao conceito do tipos básicos de escoamento formam as bases tanto de cálculo como de raciocínio.
-
muito interessante esse assunto. obrigado casantosef,pode continuar srsrs.to ansioso pelo vídeo.