Bico suplementar palio 1.6 16v
-
com relação a junta… observe que no final da descrição eles postam três medidas de espessura da junta... as vezes vale a pena...
http://www.generalescapamentos.com.br/detalhe-produto.aspoid=571&dep=10&subdep=64
-
a junta funciona bem? eu ja comprei uma da taranto de papel, mas se nao da dor de cabeca, to disposto a mudar…
comprei a maioria das peças, o setup do carro vai ficar:
motor torque 1.6 16v
taxa aproximada 10.5:1
coletor ferro beep turbo
turbina t3 eixo 52, caixa quente .36, fria .42
escape saindo 2,5 do turbo afinando para 2 1/4 no cambio e indo ate o final com 1 abafador ( nao quero barulho kkk )
sem wastgate
pressao controlado por pop-off spa ( ja usava no gol junto com essa turbina )
gerenciamento e alimentacao:
combustivel: gasolina podium ( obrigatorio )
bicos iwp 043 originais com hpi
bomba e linha de combustivel original
gerenciador de ponto techrace
pressao de turbo: 7 psi ( 0,5 bar )
pressao de combustivel: penso em cerca de 1 bar sem vacuo, para compensar o excesso de vazao dos bicos, 3,5 bar em condicao de carga/pressao maxima
atraso de ponto de penso em 2 graus cada 1 psi ( proximo de 3 graus cada 0,1 bar ). ficaria um retardo final de 15 graus
É um setup super conservador, mas prefiro por conta da taxa alta, sem intercooler, para manter a durabilidade e confiabilidade.
meta de potencia: 150 a 160 cv ( os bicos nao alimentam mais q isso mesmo... )
oque acham?
-
já comprou a turbina?
se é para manter durabilidade/confiabilidade usando pressão baixa eu usaria uma k16/gt25 com caixa quente grande ou uma apl525 mesmo que é mais barata.
acho que eixo 52 em caixa 36 vai vim de uma vez só forçando todo conjunto..
prefiro eixo um pouco menor em caixa grande do que eixo grande e caixa pequena, motor gira bem mais solto e progressivo.
-
essa turbina tinha caixa quente .63, acabei de trocar por .36. posso testar as duas!
-
acho a turbina grande para a potência / motor…eu iria numa k16 sem dúvidas para esse setup.
-
reviravolta nos planos… acho q vou me render ao catzo do alcool kkk
manter o mesmo setup, vou procurar alimentar os 150/160cv esperandos só com os iwp043 que comprei novos originais magnetti marelli, só trabalhando no hpi. agora um duvida: a bomba desses palio (97) aguenta alcool? se for preciso substituir que bomba colocar lá? do 1.5 a alcool?
tava aqui quebrando a cabeça de como fazer o hpi funcionar 2:1 na pressao e 1:1 no vacuo e conclui que so com 2 entradas calibradas, uma antes da borboleta e outra depois, ai os calibres vou ter que ir testando até achar o ideial. alias, nao sei pq ja não fazem hpi com 2 entradas regulaveis logo de uma vez... o certo até seria 3 entradas regulaveis, para ao invez de deixar o parafuso do delta, que tem um calibre delicado pegando sujeira ao livre e desregulando toda hora, também sair numa mangueira para ligar em algum filtro.
-
tava aqui queimando os neuronios sobre como regular o hpi e me surgiu algo:
tiro e tampo o parafuso que regula o delta dele.
num bloquinho de aluminio, fazer tipo um manifold, com 3 entradas regulaveis e a saida que vai para o hpi.
as 3 entradas seriam ligadas: pressurizaçao, coletor de admissao e entrada da turbina ( pos filtro ).
ai daria para ir brincando com as 3 regulagens… vou amadurecer essa ideia...
tava pensando até em fazer um controlador com um selenoide tipo que controla a n75 nos turbos originais, mas ai eh matar formiga com bala de canhao kkk
-
pronto… achei oque eu queria:
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-570450630-regulador-de-fluxo-6mm-_jm
so fazer as conexoes e tenho um dosador 100% regulavel.
-
vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.
-
vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.
exatamente…. fora que pelo que sei existe o risco deles travarem dando um problema sério pra vc...
-
o projeto do palio segue, agora depois de tudo retificado, o cabeçote ficou 1mm baixo, elevando a taxa para 10,4:1.
para não ficar esguelando a bomba com 5bar, decidir ir de gasolina podium, vai alimentar com folga os 150/160cv com 3bar.
no final, a gasolina é bem mais cara que o alcool ( r$ 2.00 x r$ 3.89 ), mas se esse carro fizer 6km/l no alcool ( possivel ) e 11km/l na podium ( tb eh possivel ), a diferença de gastos com abastecimento em 10.000km rodados é de r$200,00. irrisório perto da melhor autonimia e da irritação que é carro a alcool em tempo frio ( meu outro palio já voltou para a gasolina ).
assusta bem mais ao encher o tanque que quando vc faz as contas direitinho.
-
ai vem a proxima duvida kkk
esse carro usa vela bkr6ekc originalmente. tenhos as opcoes:
bkr7esb ( polo, fox, etc )
bkr8eix ( iridium )
bkr9eix ( iridium )
a duvida é se esses 0,4/0,5 kg de turbo vao exigir velas tao frias quanto as 8/9 ou a 7 chega? as iridium, alem de mais caras, mas dificeis de achar, vao sujar muito. vela 7 é muito quente?
-
entao tava procurando as velas e acabei constatando que os turbo gasolina usam tudo velas graus 5 e 6: audi, tempra t, uno t, etc… e agora... to pensando em usar vela 7 mesmo...
-
cara… a vela nao é calculada pelo combustivel... e sim pela taxa / pressao.... esses carros turbo ou andam com baixa pressao ou tem wastgate.... o meu gasolina é original grau 5... motor 8,5 de taxa... eu botei uma vela grau 6 uma vez pra ir pra casa (pq queimou uma)... dei 1 (uma) esticada... de terceira... antes de chegar 1 bar ja grilou quase furei o piston... soltei o pé de imediato.
eu sinceramente nao uso vela menor que 9. seguran;ça mesmo...
-
to ligado que eh a taxa que manda no grau da vela, no meu caso to procurando copiar a taxa dinamica desses carros ( max 15:1 ).
a unica excessao de todos os turbos ( incluindo volvos, subaru impreza, mercedez, mitsubishi ) eh o fiat tjet, que usa vela grau 9.
detalhe: me preocupo com o combustivel nesse caso por um simples motivo - a gasolina, ao contrario do alcool, carboniza a vela se ela estiver muito fria. ela deve estar quente o suficiente para evitar o acumulo de carbonização e fria o suficiente para nao virar um ponto quente e causar pre ignicao.
outro problema me surgiu esse fds com o carro tb - nao vai passar escape de mais de 2 - 2 1/4. pelomenos foi que 3 lojas conceituadas de escape me passaram, devido ao pouco espaço disponivel na curva final do escape sobre a suspensao. :/