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Bico suplementar palio 1.6 16v

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    rbsmontemor
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    #30

    acho a turbina grande para a potência / motor…eu iria numa k16 sem dúvidas para esse setup.

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      Fabio Lima
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      #31

      reviravolta nos planos… acho q vou me render ao catzo do alcool kkk

      manter o mesmo setup, vou procurar alimentar os 150/160cv esperandos só com os iwp043 que comprei novos originais magnetti marelli, só trabalhando no hpi. agora um duvida: a bomba desses palio (97) aguenta alcool? se for preciso substituir que bomba colocar lá? do 1.5 a alcool?

      tava aqui quebrando a cabeça de como fazer o hpi funcionar 2:1 na pressao e 1:1 no vacuo e conclui que so com 2 entradas calibradas, uma antes da borboleta e outra depois, ai os calibres vou ter que ir testando até achar o ideial. alias, nao sei pq ja não fazem hpi com 2 entradas regulaveis logo de uma vez... o certo até seria 3 entradas regulaveis, para ao invez de deixar o parafuso do delta, que tem um calibre delicado pegando sujeira ao livre e desregulando toda hora, também sair numa mangueira para ligar em algum filtro.

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      • F Offline
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        Fabio Lima
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        #32

        tava aqui queimando os neuronios sobre como regular o hpi e me surgiu algo:

        tiro e tampo o parafuso que regula o delta dele.

        num bloquinho de aluminio, fazer tipo um manifold, com 3 entradas regulaveis e a saida que vai para o hpi.

        as 3 entradas seriam ligadas: pressurizaçao, coletor de admissao e entrada da turbina ( pos filtro ).

        ai daria para ir brincando com as 3 regulagens… vou amadurecer essa ideia...

        tava pensando até em fazer um controlador com um selenoide tipo que controla a n75 nos turbos originais, mas ai eh matar formiga com bala de canhao kkk

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        • F Offline
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          Fabio Lima
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          #33

          pronto… achei oque eu queria:

          http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-570450630-regulador-de-fluxo-6mm-_jm

          so fazer as conexoes e tenho um dosador 100% regulavel.

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          • T Offline
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            ts78
            escreveu em última edição por
            #34

            vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.

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            • M Offline
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              Milan
              escreveu em última edição por
              #35

              vou dar uma opnião pessoal, eu não gosto de hpi. pra mim se o bico foi feito para ser usado a 3 bar, que assim seja e por aí vai. usar hpi para trabalhar com uma pressão elevada nos bicos pode a princípio ser uma boa saída, mas você na verdade está arranjando um pano para cobrir sua deficiência que é falta de bico pra potência estimada.

              exatamente…. fora que pelo que sei existe o risco deles travarem dando um problema sério pra vc...

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              • F Offline
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                Fabio Lima
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                #36

                o projeto do palio segue, agora depois de tudo retificado, o cabeçote ficou 1mm baixo, elevando a taxa para 10,4:1.

                para não ficar esguelando a bomba com 5bar, decidir ir de gasolina podium, vai alimentar com folga os 150/160cv com 3bar.

                no final, a gasolina é bem mais cara que o alcool ( r$ 2.00 x r$ 3.89 ), mas se esse carro fizer 6km/l no alcool ( possivel ) e 11km/l na podium ( tb eh possivel ), a diferença de gastos com abastecimento em 10.000km rodados é de r$200,00. irrisório perto da melhor autonimia e da irritação que é carro a alcool em tempo frio ( meu outro palio já voltou para a gasolina ).

                assusta bem mais ao encher o tanque que quando vc faz as contas direitinho.

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                • M Offline
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                  Milan
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                  #37

                  acredite, se eu pudesse estaria na gasolina denovo tb…..

                  mesmo sendo mais caro é uma diferenca absurda.

                  agora to indo naquele alcool vpower..... (aditivado)... po é quase 3 o litro =s

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                  • F Offline
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                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #38

                    ai vem a proxima duvida kkk

                    esse carro usa vela bkr6ekc originalmente. tenhos as opcoes:

                    bkr7esb ( polo, fox, etc )

                    bkr8eix ( iridium )

                    bkr9eix ( iridium )

                    a duvida é se esses 0,4/0,5 kg de turbo vao exigir velas tao frias quanto as 8/9 ou a 7 chega? as iridium, alem de mais caras, mas dificeis de achar, vao sujar muito. vela 7 é muito quente?

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                    • W Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #39

                      eu iria de 8 em diante

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                      • F Offline
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                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #40

                        entao tava procurando as velas e acabei constatando que os turbo gasolina usam tudo velas graus 5 e 6: audi, tempra t, uno t, etc… e agora... to pensando em usar vela 7 mesmo...

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                        • M Offline
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                          Milan
                          escreveu em última edição por
                          #41

                          cara… a vela nao é calculada pelo combustivel... e sim pela taxa / pressao....   esses carros turbo ou andam com baixa pressao ou tem wastgate.... o meu gasolina é original grau 5... motor 8,5 de taxa... eu botei uma vela grau 6 uma vez pra ir pra casa (pq queimou uma)... dei 1 (uma) esticada... de terceira... antes de chegar 1 bar ja grilou quase furei o piston... soltei o pé de imediato.

                          eu sinceramente nao uso vela menor que 9. seguran;ça mesmo...

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                          • F Offline
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                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #42

                            to ligado que eh a taxa que manda no grau da vela, no meu caso to procurando copiar a taxa dinamica desses carros ( max 15:1 ).

                            a unica excessao de todos os turbos ( incluindo volvos, subaru impreza, mercedez, mitsubishi ) eh o fiat tjet, que usa vela grau 9.

                            detalhe: me preocupo com o combustivel nesse caso por um simples motivo - a gasolina, ao contrario do alcool, carboniza a vela se ela estiver muito fria. ela deve estar quente o suficiente para evitar o acumulo de carbonização e fria o suficiente para nao virar um ponto quente e causar pre ignicao.

                            outro problema me surgiu esse fds com o carro tb - nao vai passar escape de mais de 2 - 2 1/4. pelomenos foi que 3 lojas conceituadas de escape me passaram, devido ao pouco espaço disponivel na curva final do escape sobre a suspensao. :/

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #43

                              Ë eu tenho um passat e sei dessa complicacao… o cano faz um v por cima do eixo traseiro e ja chegou a batar no cano, tive que levantar um pouco o carro =(.

                              É tem esse detalhe,,, no alcool num dia muito frio andando muito tempo na lenta já sinto diferenca... eu dou uma esquentada (num engarrafamento por exemplo)..... na mesma hora a lenta estabiliza sem variar, passa uns minutos volta a ficar variando.

                              na gasolina tem esse lance de ser muito mais facil carbonizar. para isto existe um calculo (eu sinceramente nao sei)... casantosef deve saber rs.... que além da taxa acho que adisposicao da camara/piston /mistura e enquadramento do comando interfere.

                              po eu to sem tabela de taxa dinamica aqui, mas acho que a minha bate quas 25....

                              se nao pegar esse calculo e ter que ir no chutometro, sinceramente eu iria de no minimo 8... mas faria assim, botaria a 9 e andaria pra ver a situacao, se carboniza.... se carbonizar, uma 8 .

                              o extremo desse calculo é que

                              1- vc conseguir por o carro pra andar de baixa bem e de alta bem sem perigo. (sao opostos e é dificil chegar num acordo)

                              2- as vezes a vela que vc vai usar fica otimo de baixa mas incandescente se pisar... e talvez fique na temperatura ideal com pé embaixo mas comeca a carbonizar quando fica muito tempo na lenta (por isso as vezes é bom dar umas esticadas com carro), justamente pra 'dar uma limpada em tudo'

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #44

                                a vela peguei grau 7 mesmo ( bkr7e ), ainda mais dps de ver que o tempra turbo anda de grau 5.

                                escape medi o original e o final dele é de 1.5pol. vou fazer de 2pol ou 2.25pol.

                                mesmo o de 2 polegadas ja é quase 100% a mais de area de passagem em relacao ao original. o escape de 2.25 sao 150% a mais de vazao.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  Milan
                                  escreveu em última edição por
                                  #45

                                  grau 5!??????¿¿¿¿¿ cara acho que o tempra original nao é 5… (tenho que trocar as velas do la de casa e vou reparar isso).

                                  cara o meu é grau 5 com gasolina original taxa 8,5     eu incandeci a vela grau 6 com 1 pisada...... e alcool....

                                  deve ter algum truque na manga que a gente n sabe.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fabio Lima
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                                    #46

                                    pode pegar o catalogo da ngk, ta lá!

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #47

                                      cassete….....

                                      como pode o tempra turbo usar a bpr5es

                                      e o tempra normal carburado usar **bpr7es      **

                                      a da la de casa é a injetada 2.0 16v é bpr6es

                                      sempre ouvi falar que a tempra turbo era a 2.0 16v com turbo (apenas isso).....  mas como é possivel um carro turbo usar a vela mais quente que o mesmo modelo sem turbo?¿

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #48

                                        isso nao sou eu que estou dizendo:

                                        http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/automoveis2012-2013.pdf

                                        uno turbo 1.4 / turbo gasolina  bcpr5es bkr5e

                                        marea 2.0 20v / turbo gasolina  bcpr6et

                                        mercedez bens s55 amg 5.5 / kompressor ( 500 cv - m 113.991 twin spark ) gasolina 2002 a 08/2005 ilfr6a

                                        subaru impreza 2.5 16v turbo / wrx ( 230 cv ) gasolina  2006 a 2007 ilfr6b

                                        toyota supra v6 biturbo 3.0 ( 330 cv - 2jz-gte ) gasolina  1993 a 1994 bkr6ep-11

                                        vw golf gti 1.8 20v turbo (awd /aww /auq /bek /awp) gasolina  desde 03/2000 pfr6q

                                        audi 1.8 20v ( 125 cv - apg ) gasolina desde 1999 pfr6q

                                        audi 2.0 16v turbo / tfsi ( 200 cv - axx / bwa ) gasolina / gnv desde 09/2004 pfr6q

                                        audi s3 1.8 20v - turbo gasolina desde 11/1998 pfr6q

                                        audi tt 1.8 20v / quattro turbo gasolina  pfr6q

                                        tempra 2.0 8v / turbo gasolina bpr5es

                                        tempra 2.0 16v / sem distribuidor gasolina bpr6es bpr6ey-d / bpr6ey

                                        tempra 2.0 8v carb. etanol  desde 1992 bpr7es

                                        seus numeros não estão errados, mas a maioria esmagadora de carros turbo originais a gasolina usa vela grau 6, se vc observar ali, inclui-se mercedez amg, audi tt e o famoso motor 2jz do supra biturbo.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          Milan
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                                          #49

                                          sim sim… e isso to surpreso. ainda mais no caso do tempra.

                                          o motor sem turbo é 6..... o mesmo motor com turbo é 5?¿..... como pode?¿

                                          nao é possivel que todos esses carros trabalhem numa pressao tao pequena e com wast gate pra cortar rapido a pressao.

                                          como disse com a taxa baixa q tenho 8,5 e 1bar de terceira marcha eu consegui pipocar....

                                          deve ter algum truque nisso que nao sabemos.... tipo seila, ponto talvez.

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