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Duvida sobre viscosidade de oleo

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    Casantosef
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    #37

    hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

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    • M Offline
      M Offline
      Milan
      escreveu em última edição por
      #38

      hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

      po mais é um óleo padrao 20~40…. tinham me mandado usar 10-30 =s

      mais grosso que esse pra andar de baixa n rola.

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      • R Offline
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        rbsmontemor
        escreveu em última edição por
        #39

        Óleo quente tem sua viscosidade reduzida, normal.

        no projeto de motor existem os limites de pressão mínima para cada condição de carga, e geralmente os limite principais estão nos documentos técnicos de manutenção.

        no meu motor por exemplo, mínimo 2 bar em lenta e 3,5 bar a 3000rpm. isso leva em conta o motor na temperatura de funcionamento, com o óleo já quente. lógico que com o óleo mais frio a pressão vai ser e de fato é maior, nada fora do natural.

        agora o que é necessário observar é se a pressão cai muito quando em plena carga / rotação elevada (alta taxa de cisalhamento) e se o problema está sendo excesso de temperatura.

        até em torno de 115c a maior parte dos óleos/motores trabalham sem problemas hoje em dia, mas já no limite de lubrificação. o ideal é não passar muito dos 100c e não menos que 80c com o motor em temperatura de funcionamento.

        na minha combinação de óleo / motor, a pressão cai muito a partir de 115c, mas depois de uns 70c a pressão que em lenta ficava quase 4 bar começa a cair gradativamente, como é de se esperar.

        o que aquece bem o óleo é rotação elevada que gera alta taxa de cisalhamento e consequente calor, e ageração de calor interna do motor, como o funcionamento contínuo em carga elevada.

        se eu mantenho velocidade de cruzeiro que resulte em uma rotação de 5000rpm, mesmo com pouca carga, o óleo no meu motor vai atingir facilmente 120c.

        em marcha lenta ou rotação de até uns 2500rpm fica entre 95 e 100c, que é completamente normal.

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          Casantosef
          escreveu em última edição por
          #40

          milan, eu tinha certeza que você ainda estava usando um 10w30.

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          • M Offline
            M Offline
            Milan
            escreveu em última edição por
            #41

            auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

            raphael:

            sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

            eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

            a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

            frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

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            • T Offline
              T Offline
              ts78
              escreveu em última edição por
              #42

              sempre usei 20w50 no ap 1.6 alcool mas um dia resolvi mudar e comecei a usar 15w40, senti o motor mais solto e com partidas mais rápidas, apelei e passei a usar o mesmo óleo em todos meus carros, 5w40 api sm ou sn.

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              • W Offline
                W Offline
                WILPNG
                escreveu em última edição por
                #43

                mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  ts78
                  escreveu em última edição por
                  #44

                  mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                  moro no pr, em londrina mais especificamente. em todos carros aqui de casa estou usando 5w40 e são todos vw ehhehe.

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                  • R Offline
                    R Offline
                    rbsmontemor
                    escreveu em última edição por
                    #45

                    auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

                    raphael:

                    sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

                    eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

                    a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

                    frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

                    vou ser sincero, nunca observei como fica a pressão de óleo do meu carro nessa situação.

                    quando observei, era engarrafamento sim...estava de certa forma quente, mas acho que nada como você está citando.

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                    • M Offline
                      M Offline
                      Milan
                      escreveu em última edição por
                      #46

                      É foi a primeira vez que eu enfrentei um transito desse com o carro depois de modificado e com manometro.

                      e detalhe, liguei o ar condicionado nesse tempo todo, ou seja, ventuinha armada tb.

                      mas sinceramente fiquei meio cabrero, sei que o ponteirinho do alcool desceu igualzinho o da pressao kkkkkkkk

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                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #47

                        heuheue eu tb achava que casantosef era de fora….... seila

                        po ontem eu dei uma esquentada (é ateh no topico onde falo do estalo do motor)... a pressao do oleo que antes tava 1.2 caiu pra 0.8 de lenta.

                        isso porque eu deixei a ventuinha ligada alguns segundos antes de meter o pé e a temperatura caiu pra 1/4  + -. (temp externa 21 graus)

                        realmente acho que vou precisar de um radiador de oleo.

                        sem controle...... esse ai do filtro entao vc acha que é "firula" e não resfria o suficiente ?¿

                        eu pensei em por uma flange no filtro e meter um de moto como no link acima que é bem pequeninin e parece um cooler de processador, deve resfriar bastante (eu provavelmente ligaria na parte de baixo do carro)

                        que acham?????/ ou seria melhor do fusca mesmo?

                        veja o protetor de carter do meu carro

                        http://img.bomnegocio.com/images/38/3864554021.jpg

                        entao parece uma blindagem, essas 2 entradas, sao diretas no filtro e radiador, entao forma uma inducao qnd anda....parado nao tem qq efeito consideravel....

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                        • M Offline
                          M Offline
                          Milan
                          escreveu em última edição por
                          #48

                          to ligado, servem de difusores digamos assim…. eu tava pensando em por um fino mesmo por debaixo do carro em algum canto so pra um resfriamento d leve...     na realidade acho que o perfeito seria pegar no aeroquip que entra ou que sai pra turbina antes do carter.

                          pq é lá que o bicho pega fogo

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #49

                            problema na saida é a volta ao carter por gravidade, entao vc pode acabar esfriando o oleo, mas criando um serio obstaculo ao retorno….e ai fumaca e outras coisas....

                            eu fico pensando, o radiador de agua, ai na frente vem o intercooler, mais um espaco pro radiador de oleo, e assim vai, acaba contornando uma coisa e complicando outra, ainda bem q pelo menos o de oleo seria bem pequeno

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #50

                              exato sem controle..

                              e pra piorar a situacao eu tenho ar condicionado. justamente por isso fiz uma gambiarra pra instalar o intercooler do outro lado com poucos dutos.

                              e ar condicionado ja viu, quanto mais quente ali o radiadorzin menos funfa e risco de subir a pressao e pifar. (ja n tenho muita sorte com isso).

                              por isso queria inventar uma adaptacao até por debaixo do carro mesmo (poderia ser ligada por adaptador no filtro de oleo , aquelas flange do ml mesmo)… e  ligadas com duto de cobre. a unica coisa ruim vai ser na troca de oleo que toda vez terá que esvaziar o radiador também.

                              e andando emabaixo do carro vai ventar bastante...

                              tava pensando num desse aqui:

                              http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-566549133-radiador-de-oleo-turbo-supercharger-nitro-_jm

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                SemControle
                                escreveu em última edição por
                                #51

                                cuidado em nao pegar penas vento

                                o golf so resolveu o problema de bater o protetor e quebrar o carter com a suspensao travada, antes disso as afundadas q dava na dianteira so paravam qnd o protetor batia….

                                fico grilado com essas coisas muito perto do chao....nem pensei em intercooler no golf pq fica deveras complicado...a turbina fica atras do motor

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Milan
                                  escreveu em última edição por
                                  #52

                                  É esse lance de turbina atras do motor complica mesmo,,, eu ja tenho raiva dos motores cht do xr3 porque o carburador é colado na parede de fogo, qualquer mexidinha é um malabarismo….... imagina a turbina.

                                  tipo eu nao sei, eu queria conhecer por sinal, esse pessoal que faz dutos inox... tem que ver se tem espaço só isso.

                                  po realmente andar com carro baixo é complicado, eu nunca tive protetor de carter então sei do seu medo rs.... mas o radiador que digo embaixo do carro, nao seria exatamente embaixo do carro, seria em algum vão embaixod o carro...... tipo andei olhando entre a caixa e o quadro do motor por ex.  mas steria que ser um fininho.

                                  to com mais medo de qual radiador de oleo por do que a adaptacao.

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