Injecao eletronica original de turbo de fabrica
-
opa amigos, to com uma duvida sobre injecao em carros turbos de fabrica (tudo original)
eu n entendo muito profundamente de injecao entao essa é pra quem sabe.
tipo eu sei que carros turbo de fabrica , apesar de serem turbo, tem varios 'protect mode' e queria saber mais especificadamente a parte de temperatura do ar admitido.
ouvi uma vez que quando passa de 90 graus o ar admitido a injecao 'entra em modo protegido' reduz o ponto de ignicao, algumas fecham a borboleta para proteger o motor.
até onde isso é verdade?¿
quando uma injecao original de turbo 've algum perigo' e que 'acao' ela faz para controlar isso?
-
tb nao sei valores exatos, mas pressao de turbo demais faz muitas entrarem em go-home.
talvez nao seja so por temperatura, mas um conjunto de fatores que possam levar a quebra determinam a entrada nesse modo.
-
É, não é bem assim.
avanço existe para compensar o retardo químico e mecânico da combustão.
pressão na câmara, mistura, temperatura, combustível, rotação do motor são alguns dos parâmetros que alteram o quão antes a centelha deve ser disparada para que o pico de pressão de combustão ocorra no momento certo.
se a temperatura do ar é reduzida, pode-se e deve-se aumentar o avanço. se a temperatura é elevada, o avanço deve ser reduzido.
isso vem de princípios de termodinâmica, e como o motor é uma máquina termodinâmica, respeita todas as leis impostas.
todos os módulos de controle do motor, seja turbo ou aspirado, vão retirar avanço quando a temperatura do ar admitido aumentar, e é proporcional, não de uma vez.
um motor bem acertado mesmo com um módulo programável, se o calibrador tiver alguma experiência, vai implementar a correção de avanço por temperatura.
agora, sobre "go home", "limp mode" ou qualquer outro nome que queira-se dar é um modo de torque / rotação reduzida que a ecu adota quando observa qualquer parâmetro não esperado / calibrado.
se ver 200 graus de ar admitido, vai dar piti, se ver 3 bar de pressão de turbo, vai dar piti, se ver lambda incorreto muito longe do alvo, vai dar piti….pode entrar em modo de segurança por inúmeros fatores.
-
eu não conheço muito bem as particularidades do sistema, mas eu estava com problema no maf do passat turbo a uns dias atras e a com ele desconectado a central ou atrasava muito o ponto ou atuava a válvula que controla a pressão pra não deixar subir a pressão de jeito nenhum… o carro ficava muito fraco. com o maf conectado dava erro de valor muito baixo e a borboleta fechava...
-
doidera…
entendi.
É que sei que a injecao original consegue ler só até tipo 60 graus seila...... só algumas leem até 90... quando passa disso elas tipo q faz isso mesmo, ou tira pressao, ou fecha borboleta, ou atrasa paca o ponto..
ai queria saber até onde é o 'limite' dessas injecoes pra trabalhar no máximo de potencia sem comecar a se limitar por fator de temperatura admitida.
nos aspirados eu sei que sobe pouco a temperatura, mas no turbo eles controlam isso.
-
o sensor é tipicamente o mesmo e vai ler numa injeção bosch algo entre -48°c e 143°c.
o que acontece é que digamos que hipotéticamente em regime de plena carga vc tenha la uma condição em que a 5.500rpm vc tenha 6ms de carga, para esta carga a temperatura do ar vai variar dentro de um range de digamos 5 até 65°c (temperatura externa de -10 a 45°)… dentro dessa faixa a calibração vai ser como o phadinha falou e seguir os procedimentos termodinâmicos...
se com 6ms a temperatura de admissão subir acima de digamos 90°c o calibrador sabe que será algo anormal, ai entre outras coisas que podem (ou não) ser feitas estão a diminuição do ponto além do que seria necessário, enriquecimento da mistura (para proteger egt) e em caso extremo até limitaçao de torque (no caso das borboletas eletrônicas além de diminuir via n75 ainda fecha borboleta)
-
pra quem programa é facil entender, pra cada rotina q existe num programa, vc cria 500 possibilidades de erro do usuario, alem de outras 500 q podem dar errado no proprio codigo do programa…..eu imagino numa injecao
-
tmb, mas agora entrei pra prefeitura, so faco os por fora…...
entao vc ja tem a nocao de como a injecao trabalha, esperando erros naturais e forçados kkkkkk
-
heuheuheu… um dia quando tiver atoa começo a estudar a programacao de injecao pra tentar entender..... eu vejo os mapas que vcs postam aqui as vezes e namoral, nao me diz nada.
eu consigo ler os arquivos de motec que nego cria e me da pra dizer q q eu acho mas nao consigo entender aquela tabela cheia de numeros kkkkkk..
acho q é um dos motivos de viver de 2e tb
-
relaxa, esses mapas eu nao faco ideia tmb…..
so programo pra desktop, ia me aventurar numa injecao programavel pra lead q eu tinha, mas troquei na pcx
-
esses mapas que a primeira vista parecem complicados na verdade são bem simples.
É mais fácil acertar um carro com injeção do que com carburador. sei que parece complicado, antes de ter contato com isso eu olhava e achava de outro mundo…mas é bem simples.
-
po derrepente alguem dizendo o que a tabela quer dizer da uma luz…
tipo quando estamos no colégio e o prof de matematica ensina plano cartesiano.. nego acha de outro mundo, mas depois que entende chega ser divertido fazer a questao.
(creio eu né kkkk)
agora ajustar carburador eu sempre achei relativamente fácil...... até pegar um 2e turbo kkkkkkk o coisa do inferno......
-
essas condições que vc citou existem sim.
tenho um focus com turbo e fiz o acerto na ecu original. a partir de uma certa iat (intake air temperature), a ecu começa a atrasar o ponto de ignição, no meu caso se não me engano é 65 graus, tem uma curva, não é uma mudança repentina, vai atrasando conforme sobe a temperatura, mas só começa em 65 graus. só chega nessa temperatura em transito pesado, engarrafamento etc, dá pra sentir o carro mais fraco. isso não é um modo de segurança, é funcionamento normal.
um modo de segurança é "desligar" 2 cilindros em caso de superaquecimento, acima de uma determinada ect, a ecu desativa 2 cilindros, deixam de queimar mistura. mas nisso nem mexi, está com os valores que o calibrador da ford colocou.