Kit turbo ap - bem basico
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a ideia seria um carro com uma resposta melhor ao acelerador quando fase aspirada….
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ia ficar uma maravilha mesmo….12:1 de taxa de compressão e 0.8 bar.....
na primeira acelerada lá se vão as canaletas...
não é mais fácil o primo dele montar um motor com menos taxa de compressão e levar em um preparador de verdade pro cara fazer um acerto decente? graranto q o carro vai ficar bom de baixa, de alta, do jeito q vc quiser...
e outra... aumentar deslocamento = aumentar cilindrada, tem nada a ver isso q vc falou....
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turbo e taxa não combinam.
pegada em fase aspirada vc compensa no acerto do ponto.
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pois é…
alguem poderia me dizer pra que serve taxa de compressao alta?? mesmo para motores aspirados.
eu uso 8:1 de taxa no alcool sem turbo, com comando bravo. gira 6500 rpm e nao fica devendo absolutamente nada para quando andava com gasolina (por sinal, ganhei 5 km/h num teste de carga subindo um morro em 4a. marcha).
para o meu primo, nao pode ser nenhum motor anormal. essas ideias de trocar pistoes, etc estao fora de cogitacao. o motor nao vai ser aberto a ideia tambem nao é girar mais de 6000~6500 rpm.
vai ser um turbo basico.
entao, pergunto novamente, para um motor 1.6 e um 2.0, qual seria a turbina a usar?
[]s
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taxa alta em carro aspro serve pra compensar o comando com cruzamento alto que normalmente se usa nesse tipo de preparação…
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mas pode acertar do geito q quiser…
1 motor ap 800 com 12,3 de taxa
1 motor ap 800 com 8,5 de taxa
td igual nos 2, ambos no alcool. nunca o com 8,5 de taxa vai andar na frente do com 12 de taxa.
nota: ambos aspirados.
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mas pode acertar do geito q quiser…
1 motor ap 800 com 12,3 de taxa
1 motor ap 800 com 8,5 de taxa
td igual nos 2, ambos no alcool. nunca o com 8,5 de taxa vai andar na frente do com 12 de taxa.
nota: ambos aspirados.
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estranho, meu mil e oito aspro destaxado passa em cima do 1600 taxado que eu tinha.
detalhe que o 1600 tinha valvulas maiores 40x35.5 ao passo que o 1800 usa 35.5x32.5
pra mim, esse negocio de taxa é mais psicologico do que hplogico (se é que entenderam o trocadilho). entendo que da uma diferencazinha de 3 ou 4% (nao lembro aonde li a respeito disso, falava sobre o rendimento termico), mas da pra recuperar, e muito, no ponto de ignicao.
[]s
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estranho, meu mil e oito aspro destaxado passa em cima do 1600 taxado que eu tinha.
detalhe que o 1600 tinha valvulas maiores 40x35.5 ao passo que o 1800 usa 35.5x32.5
pra mim, esse negocio de taxa é mais psicologico do que hplogico (se é que entenderam o trocadilho). entendo que da uma diferencazinha de 3 ou 4% (nao lembro aonde li a respeito disso, falava sobre o rendimento termico), mas da pra recuperar, e muito, no ponto de ignicao.
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acontece que vc tem 200 cc a mais no motor novo em relação ao antigo, não se esque?a disso
e outra, qdo vc tem um carro aspro com um comando com cruzamento alto e queimando álcool, vc precisa compensar a perda de compressão por causa desse cruzamento, e iso se faz justamente na taxa de compressão…
se a taxa fosse psicol?gico, os fabricantes fabricariam apenas 1 tipo de pistão e não perderiam tempo em desenvolver motores com taxas de compressão diferentes pra álcool e gasolina....
eu sinceramente duvido q, por exemplo, um turismo 1600, q anda com taxa de compressão muito alta e comando original renderia a mesma coisa com menos taxa de compressão e compensando no ponto ....se fosse assim seria tudo mais fácil...
apenas falando de carro aspro....pra turbo aí a coisa muda completamente
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o motor nao vai ser aberto a ideia tambem nao é girar mais de 6000~6500 rpm.
vai ser um turbo basico.
entao, pergunto novamente, para um motor 1.6 e um 2.0, qual seria a turbina a usar?
1.6 - apl240 48/42. bem feito, com 1,2 bar tira 200 cv brincando.
2.0 - bem, da? já fica um pouco complicado. tudo vai da prioridade a ser dada. se quiser sossego, esque?a de montar turbina monstro, pois com certeza vai encher o saco colocar ela lá (vide caso do flavio). mas ao mesmo tempo, se montar turbina muito pequena, em 5k o motor já vai estar esguelando. minha sugestão é algo do naipe de uma .63/.50 monofluxo com eixo 52.
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acontece que vc tem 200 cc a mais no motor novo em relação ao antigo, não se esque?a disso
e outra, qdo vc tem um carro aspro com um comando com cruzamento alto e queimando álcool, vc precisa compensar a perda de compressão por causa desse cruzamento, e iso se faz justamente na taxa de compressão…
se a taxa fosse psicol?gico, os fabricantes fabricariam apenas 1 tipo de pistão e não perderiam tempo em desenvolver motores com taxas de compressão diferentes pra álcool e gasolina....
eu sinceramente duvido q, por exemplo, um turismo 1600, q anda com taxa de compressão muito alta e comando original renderia a mesma coisa com menos taxa de compressão e compensando no ponto ....se fosse assim seria tudo mais fácil...
apenas falando de carro aspro....pra turbo aí a coisa muda completamente
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nao esqueca que o outro motor tinha valvulas muito maiores e venturis 26mm contra 24mm desse.
o que eu acho curioso, é que é tudo do contrario que deveria ser. as valvulas sao relativamente pequenas, o venturi é pequeno, os carburadores sao os mais originais possiveis (apenas ajuste de gicles e nada mais), queima alcool com pouca taxa de compressao (o comadno é um vz-25 com 286 graus de duracao e quase 12mm de levante) e consegue passar em cima do outro que tinha tudo nos conformes (12:1 de taxa e valvulas grandes).
taxa até pode ser importante, mas nao é de onde mais se tira pocotos.
com relacao ao turismo, eu falo, baseado na minha vê ignorancia, que se fosse destaxado, bebendo alcool da mesma forma que o taxado, a diferenca nao seria maior que 3 ou 4%. essa diferenca pode vencer uma corrida, eu sei, mas estamos falando de motores de rua.
imagine um motor generico que bebe alcool e a taxa estatica seja de 8:1 e que isso gere 100cv. 16:1 (o dobro de taxa) nao vai fazer esse motor render 110cv (até porque quanto mais taxa, menos ponto). é isso que quero me fazer entender quando digo que taxa meio psicologico. o dobro de taxa nao significa nem 10% a mais de rendimento.
vou parar de escrever para nao me perder nas ideias.
um abraco
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1.6 - apl240 48/42. bem feito, com 1,2 bar tira 200 cv brincando.
2.0 - bem, da? já fica um pouco complicado. tudo vai da prioridade a ser dada. se quiser sossego, esque?a de montar turbina monstro, pois com certeza vai encher o saco colocar ela lá (vide caso do flavio). mas ao mesmo tempo, se montar turbina muito pequena, em 5k o motor já vai estar esguelando. minha sugestão é algo do naipe de uma .63/.50 monofluxo com eixo 52.
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ta anotado. vou passar isso pra ele. obrigado.
alguem mais?
[]s
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vou falar para o pessoal que prepara carros da turismo, dtm e todos os outros aspros de pista, que taxa de compressão alta é besteira para se tirar potencia
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vou falar para o pessoal que prepara carros da turismo, dtm e todos os outros aspros de pista, que taxa de compressão alta é besteira para se tirar potencia
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sem ironia, por favor. estou apenas querer dizer que simplesmente taxa nao resolve.
se vc ler direitinho, com a devida paciencia e sem pressa de me ironizar, vc vai ver em algum lugar ali em cima eu disse que taxa ajuda sim, mas nao traz tanta potencia como se diz por ai. ahhh e tambem que a pequena ajuda da taxa alta, ganha corridas.
estou tentando discutir de forma sadia e inteligente o assunto.
sem fanatismo.
um abraco.
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facam o seguinte… esquecam o assunto da taxa de compressao.. afinal eu devo ta falando merda mesmo... 4 anos montando motor de fusca, aspro, turbo, aspro de novo, original, turbo em cima do aspro, muita taxa, pouca taxa nao me fizeram aprender porcaria nenhuma.
devo ter falado besteira demais. afinal os toyota corolla e os hondas civics cheios das noias eletronicas e taxas de compressao alta para uso de gasolina deviam ter algum problema no motor (vai ver tavam usando agua como combustivel pois a gasolina aqui custa 2,60 ol litro) pois é impossivel um fusca usando um motor a alcool destaxado passar a 125 km/h morro acima e pela direita com metade da borboleta do acelerador aberta..
já consegui saber o que queria saber desse topico que era a turbina pro motor que nem é meu.
se alguem ai quiser travar ou deletar ta na boa.
[]s
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facam o seguinte… esquecam o assunto da taxa de compressao.. afinal eu devo ta falando merda mesmo... 4 anos montando motor de fusca, aspro, turbo, aspro de novo, original, turbo em cima do aspro, muita taxa, pouca taxa nao me fizeram aprender porcaria nenhuma.
devo ter falado besteira demais. afinal os toyota corolla e os hondas civics cheios das noias eletronicas e taxas de compressao alta para uso de gasolina deviam ter algum problema no motor (vai ver tavam usando agua como combustivel pois a gasolina aqui custa 2,60 ol litro) pois é impossivel um fusca usando um motor a alcool destaxado passar a 125 km/h morro acima e pela direita com metade da borboleta do acelerador aberta..
já consegui saber o que queria saber desse topico que era a turbina pro motor que nem é meu.
se alguem ai quiser travar ou deletar ta na boa.
[]s
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não deve ser ironia n
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1.6?
garrett 525 42.48…ou k16..
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fusca84
concordo com o que vc falou mais ja que aki a duvida não é taxa e sim turbina e motor.
não sei qual a faixa de ano q será o carro, si for un mi vai ter taxa de 10:1 pega un 1.8 e monta com uma .50/.58bi é uma turbina boa tanto pra pouca presão quanto pra presões mais animadas, uma turbina que não vai estrangular en alta, e fazendo un bom acerto, vai deixar forte tanto de baixas rpm, medias e altas.
ou vai de 1.6 e compra uma das k16 que o fahrell tá vendendo nos classificados, ou até mesmo uma t3 (ele tem uma de tempra, refrigerada a agua, muito show).
ou pega un 2.0 ele é um motor muito torcudo, gira tranquilo 6000 a 6500rpm sem grandes problemas (pode até durar menos que un 1.6 ou 1.8 girando 6500rpm, mais como ninguem sabe quanto menos seria, isso não é valido ao meu ver, visto que pelo fato de ser turbo ja vai durar menos).
o problema é que não sei que turbina poderia ser usada no 2.0 acho que uma .50/.82bi ficaria boa com eixo 52mm e rotor 53mm
mais si for ir de 2.0 a ka, mach, dnt(fabio) podem indicar uma.
abraços.
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acontece que vc tem 200 cc a mais no motor novo em relação ao antigo, não se esque?a disso
e outra, qdo vc tem um carro aspro com um comando com cruzamento alto e queimando álcool, vc precisa compensar a perda de compressão por causa desse cruzamento, e iso se faz justamente na taxa de compressão…
se a taxa fosse psicol?gico, os fabricantes fabricariam apenas 1 tipo de pistão e não perderiam tempo em desenvolver motores com taxas de compressão diferentes pra álcool e gasolina….
eu sinceramente duvido q, por exemplo, um turismo 1600, q anda com taxa de compressão muito alta e comando original renderia a mesma coisa com menos taxa de compressão e compensando no ponto ….se fosse assim seria tudo mais fácil...
apenas falando de carro aspro....pra turbo aí a coisa muda completamente
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concordo…
psicologia se resolve no asfalto... foi o q eu fiz.
antes era mew 1.8 gas vs outro 1.8 alc, ambos gol caixa 92
depois ( mais precisamente 1 dia depois ) era ambos alc alc e a diferença do mew carro era berrante.
ps: testes feito de madrugada em lugar seguro.
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se quiser sossego, esque?a de montar turbina monstro, pois com certeza vai encher o saco colocar ela lá (vide caso do flavio). mas ao mesmo tempo, se montar turbina muito pequena, em 5k o motor já vai estar esguelando. minha sugestão é algo do naipe de uma .63/.50 monofluxo com eixo 52.
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uai, turbina monstro ? o carro do flavio ta com .58 pulsativa/.50, q ocupa menos espaço (? mais baixa e só um pouco mais larga) do que a .63 mono/.50…
o flavio ta tendo problemas pq o cara que tava montando não é do ramo.