Atraso de ponto por gerenciador
-
gostaria que e o pessoal mais aí disse quanto geralmente atrasa o ponto do seu carro na fase turbo (por gerenciador).
tipo bem deste estilo aqui por exemplo:
para cada 0,1bar atraso 1 grau. meu carro tem 8,5 de taxa, pistão forjado e roda no álcool com 15 de inicial.
isso foi um exemplo. não adianta falar atraso tanto porque depende da config de cada carro.
vamos lá pessoal contribuam aí
-
olha, o valor exato mesmo, sinceramente… eu nao sei.
anteriormente, quando andava de meg, eu sei que a 6000 rpm, atrasava 8 graus.
hoje, com o unidesign, eu fui avan?ando a regulagem de atraso ate sentir que o carro ficou xoxo, depois fui voltando aos poucos. pela posi?ao do trim-pot, deve estar entre 6 e 8 graus de atraso, mais ou menos.
ambas as condi?oes andando com 1,0 bar.
-
gostaria que e o pessoal mais aí disse quanto geralmente atrasa o ponto do seu carro na fase turbo (por gerenciador).
tipo bem deste estilo aqui por exemplo:
para cada 0,1bar atraso 1 grau. meu carro tem 8,5 de taxa, pistão forjado e roda no álcool com 15 de inicial.
isso foi um exemplo. não adianta falar atraso tanto porque depende da config de cada carro.
vamos lá pessoal contribuam aí
[snapback]455308[/snapback]
procure um tópico meu no mão na graxa onde mostrei um aparelho q fiz pra saber com qto de ponto o motor esta a x rpm com x de pressão.
-
procure um tópico meu no mão na graxa onde mostrei um aparelho q fiz pra saber com qto de ponto o motor esta a x rpm com x de pressão.
ka, aquilo lá funciona legal em carburado, onde o avanco é determinado somente em funcao da rotacao… no injetado teria que fazer mais coisa para conseguir ler o ponto final...
-
ka, aquilo lá funciona legal em carburado, onde o avanco é determinado somente em funcao da rotacao… no injetado teria que fazer mais coisa para conseguir ler o ponto final...
[snapback]455389[/snapback]
sim, pra carburado ele serve perfeitamente.
acredito que no injetado ta daria pra usar com algumas adaptações como mandar ar pressurizado tb pro map do carro.
quais sensores (sem contar o de detonação) do injetado que alteram o ponto de acordo com a pressão do turbo?
-
depende da central…
-
posição da borboleta
-
temperatura do ar
-
temperatura da água
-
map (ou maf)
[snapback]455416[/snapback]
1 - abertura total sempre - simples de resolver, basta acelerar tudo, usando a condição de potência total
2 - imagino que tenha como fixar um valor constante pra fzr a leitura de ponto, nem q seja com uma resistencia no lugar do sensor. ou algo do genero que fixe um valor entre m?dio -> de risco
3 - idem ao item 2, e até é mais facil bastanto o motor estar na temp. normal de trabalho, ja que ninguem sai socando o po com o motor frio ou super-aquecido
4 - o map trabalha recebendo pressão do turbo, certo? então o aparelhinho la q fiz pode mandar pressão pro map do carro junto com o map do atrasador de ponto.
correto?
-
-
1 - abertura total sempre - simples de resolver, basta acelerar tudo, usando a condição de potência total
oloco, tem jeito nao… o giro vai subir ate o corte nessa condicao...
4 - o map trabalha recebendo pressão do turbo, certo? então o aparelhinho la q fiz pode mandar pressão pro map do carro junto com o map do atrasador de ponto.
tai uma duvida que sempre tive. considerando que o gerenciador ja tem clamper de map, sera que o proprio clamper ja nao forca tensao maxima no mapo ou ele drena o excesso de tensao?
-
oloco, tem jeito nao… o giro vai subir ate o corte nessa condicao...
[snapback]455437[/snapback]
ah ricardo, por favor né…
acelera até o talo, lá o ponto e solta a borboleta. não tem complicação em fzr isso, é coisa rapida, da pra ler antes de cortar nem que conte com a ajuda de mais uma pessoa.
to querendo achar uma solução que nem é pra mim (ja q meu turbo é carburado e não tem esse problema), então vamos tentar simplificar as coisas o máximo possivel, com boa vontade e mente aberta.
-
apesar da discussão, sadia até, ninguém respondeu a pergunta que eu fiz.
tem gente que usa fueltech, usa turbo link, e afins.
quero saber quando esses usuários criam os mapas para a fase turbo, quanto eles atrasam o ponto em média para cada 0,1bar. somente isso.
-
apesar da discussão, sadia até, ninguém respondeu a pergunta que eu fiz.[snapback]455491[/snapback]
o q podia eu respondi.
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=455403
serve como uma referencia de ajuste.
-
o q podia eu respondi.
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=455403
serve como uma referencia de ajuste.
[snapback]455502[/snapback]
vamos esperar a galera das program?veis tão queridas se pronunciarem.
? uma resposta fácil de se fornecer. a não ser que o pessoal não queira fornecer os segredos de sua preparação .
-
caio, o que vc pode fazer ?:
1 - usa um tps externo pra simular que é wot, mas lembrem-se de que tem curvas diferentes de wot pra meia carga em algumas injeções… e as correções de temperatura do ar (a mais importante) mexem de forma diferente
2- temperatura da água - normal...entre uns 90 e 100?c normalmente a correção é 1 , ou seja não corrige
3- temperatura do ar... aí pega porque cada central tem uma de refer?ncia onde não existe correção, acima disso abaix ao ponto...abaixo disso a partir de um certo valor começa a acrescentar ponto e não é linear.
algumas centrais se referenciam a 25?c outras a 40?c..depende tem que pesquisar porque num lembro o valor de todas ..ali?s nem sei com certeza o valor de todas.
4- map é moleza...basta desconectar ele do coletor que marcar? sempre a pressão atmosf?rica próxima ao que será encontrado com plena carga.
qto a pergunta do amigo a resposta é não tem regra... por exemplo até 0,5bar eu costumo não tirar ponto em nenhuma situação dependendo do motor/taxa , a partir da? eu tiro, mas depende da taxa, pressão e uso ..se for um carro pra ficar andando forte na estrada, seguran final, etc tiro mais do que um carro que vai ser usado só pra espetar marcha de farol a farol... se tem cambio curto e tem cambio longo ... se é pesado, se é leve tudo isso conta.
snme a msd padroniza o atraso pra 1? por cada 3 psi isso pra taxa de 8,5 a 9:1 e usando gasolina (ou seja num chega a usar nem 0,7bar ma maioria dos casos)...bom olhar no site dela e confirmar os valores que posso ter errado grossamente porque num considero um valor normal pro brasil onde se tem alcool na gasolina e na maioria das vezes usa...ehehe alcool...
-
o que dá pré fazer nos injetados (pelo menos no ap):
-
arranja outro map, desconecta o chicote do original do carro e deixa pré atmosfera (ele vai ler 1 bar)
-
arranja outro tps, com chave de fenda gira ele todo a ponto de simular plena carga
-
trava o acelerador em 3mil rpm usando um toco de madeira ou algo assim
-
pega uma seringa e monta um uns niples em t um sistema que você pressuriza o map do gerenciador e um manometrozinho para ver o que vem de pressão pelo relógio.
-
pega pistola de ponto lá no motor e vai subindo pressão pela seringa até a pressão final desejada e acerta o ponto te?rico … nos gerenciadores que usam rampa de atraso de ponto tipo pressão x rotação funciona bem.
-
sai pré rua e faz acerto fino.
over, o meu gerenciador atual (hardware) você apenas faz um cortinho no fio do map que sai da central e liga o fiozinho do hardware... mede com mult?metro com motor desligado mas chave ligada a corrente que vem naquele fio, e tira 0,05 volt, isso é o suficiente para o map não gravar erro de map positivo .
mas o melhor jeito ainda é o dinamometro.
-
-
caio, o que vc pode fazer ?:
1 - usa um tps externo pra simular que é wot, mas lembrem-se de que tem curvas diferentes de wot pra meia carga em algumas injeções… e as correções de temperatura do ar (a mais importante) mexem de forma diferente
2- temperatura da água - normal...entre uns 90 e 100?c normalmente a correção é 1 , ou seja não corrige
3- temperatura do ar... aí pega porque cada central tem uma de refer?ncia onde não existe correção, acima disso abaix ao ponto...abaixo disso a partir de um certo valor começa a acrescentar ponto e não é linear.
algumas centrais se referenciam a 25?c outras a 40?c..depende tem que pesquisar porque num lembro o valor de todas ..ali?s nem sei com certeza o valor de todas.
4- map é moleza...basta desconectar ele do coletor que marcar? sempre a pressão atmosf?rica próxima ao que será encontrado com plena carga.
qto a pergunta do amigo a resposta é não tem regra... por exemplo até 0,5bar eu costumo não tirar ponto em nenhuma situação dependendo do motor/taxa , a partir da? eu tiro, mas depende da taxa, pressão e uso ..se for um carro pra ficar andando forte na estrada, seguran final, etc tiro mais do que um carro que vai ser usado só pra espetar marcha de farol a farol... se tem cambio curto e tem cambio longo ... se é pesado, se é leve tudo isso conta.
snme a msd padroniza o atraso pra 1? por cada 3 psi isso pra taxa de 8,5 a 9:1 e usando gasolina (ou seja num chega a usar nem 0,7bar ma maioria dos casos)...bom olhar no site dela e confirmar os valores que posso ter errado grossamente porque num considero um valor normal pro brasil onde se tem alcool na gasolina e na maioria das vezes usa...ehehe alcool...
[snapback]455539[/snapback]
e o que você sugere num gol gti quadrado, com lejetronic com ezk original, ponto inicial em 18, com cambio ps, pistão forjado, 8,5 de taxa e rodando no álcool e sem intercooler, usado para segurar de final na estrada mesmo? eu acho que a gente tem que prever tudo, sempre o caso mais severo.
seria legal 2 graus por 0,1bar? estaria atrasando mais do que esse dado que você passou.
o fato de se ter álcool na gasolina é melhor ou pior?
e o carro que roda no álcool? não deveria atrasar menos do que um com gasolina, visto que a gasolina queima mais fácil?
estou falando tudo em relação a apms.
mesmo assim acho que esse post vai morrer. o pessoal ou deconhece ou vai esconder o jogo.
-
qto a pergunta do amigo a resposta é não tem regra… por exemplo até 0,5bar eu costumo não tirar ponto em nenhuma situação dependendo do motor/taxa , a partir da? eu tiro, mas depende da taxa, pressão e uso ..se for um carro pra ficar andando forte na estrada, seguran final, etc tiro mais do que um carro que vai ser usado só pra espetar marcha de farol a farol... se tem cambio curto e tem cambio longo ... se é pesado, se é leve tudo isso conta.
show