(ajuda) comando original + weber idf 40 | gm 151
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olá…
há algum tempo vim aqui pedir a ajuda dos opaleiros de plantão para ajudar um amigo que esta preparando uma caravam 79 com motor 151 (2.5cc 4cil)
a ideia inicial do projeto não pode ser finalizado por motivos financeiros mediante à muitos imprevistos e orsamento limitado. este motor tinha projeto inicial de rodar com weber idf 40 + comando 278x278 | 9x9 | 108° no entando pela dificuldade de achar comando bom com preço acessivel acabou ficando para um segundo up.
o motor aparentemente com seu funcionamento liso não dedurava as reais condições do mesmo e depois de ver a baixa taxa de compressão de 7,5:1 acabamos por retirar o cabeçote para uma plaina e a triste surpresa de folgas exessivas em aneis e cilindros, intão por questão logica de segurança foi retirado algumas coisas do projeto inicial (uma delas o comando) para ser feita a retifica completa do motor. agora o motor será montado com pistão sobremedida 1mm e modelo alc. para ter sua taxa elevado para 10,0:1 para queimar gasolina com susseço.
agora uma gigantesca duvida;
1° - rola andar com a weber idf 40 e comando de vauvulas original gasolina?
2° - alguem sabe as especificações do comando original gas. do motor 151? (permanencia, levante, lob, cruzamento....)
3° - motor original atinge potencia maxima de 90cv@4000 que é relativamente pouco, ganhese muito mais giro com alterações que serao feitas no motor mesmo mantendo comando original?
só para complementação, o resto da preparação ja adquerida:
*coletor dimencionado 4x1 com tubos de 2,5" e apenas um turbão morrendo antes do eixo trazeiro
*cabos de vela accel + bobina msd + velas irridium
*radiador de aluminio + ventoinha elétrica
*cambio de marchas 5 marchas com embreagem de lona trançada
de cabeça que lembre é isto... se alguem puderes me ajudar...
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ja andei assim num ap 1.8. não tem grandes avanços de potencia, mas fica um carro bastante arisco e torcudo.
2500cc e 90cv tem muito espaço para ganhar ai hem… 36 cv/l. hj os carros ja estao na casa dos 80cv/l.
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cara… esses motores do opala tem grandes possibilidades na aspiracao (qualquer um).
o original tem uma taxa muito baixa.
realmente nao melhorar o comando é um 'downgrande' grande , ou melhor...... é uma perda de um upgrade grande.
o problema dos motores do opala (todos) principalmente o 4.1, é que a aspiracao deles é muito ruim.
com certeza vc vai passar de 100 cavalinhos ai pela brincadeira, mas nao vai ganhar muita coisa alem disso. ganharia mais com o comando sem duvida.
o escape nao vai dar muita dif nao.
a melhor alteracao que vi foi o aumento de taxa (que ja vai dar uma dif) e o 40. mas vc ja ta com o 40 na mao?¿... n teria um maior?¿
a parte de ignicao nao vai trazer muita dif.
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cara,assim eu não andaria na gasolina,essa taxa é de alcool,e so nessa conversão vc ja ganha uns cvs,e se andar na gasolina essas velas iridiun é muito fria, e com essa taxa na gasolina seu motor pode grilar,e o 4x1 faz uma diferença boa sim,( como se diz de grão em grão a galinha enche o papo)!!kkkk
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olá, agradeço mto a participação de todos apesar não não ter respondido diretamente minha pergunta, mas acredito que com o escapamento e ignição tera uma melhor mto boa sim pos o orignal é simplismente uma piada, escapamento tem diametro de um cht 1.0 e a ignição é mto defasada.sobre as velas, existem varios graus especificoes nas irridium. o carro não irá rodar no alc. tendo em vista que 10,0:1 nos dias atuais é considerado uma taxa ideal para gasolina e sua octonagem.
minha pergunta inicial seria sobre o comando, alguem teria conhecimento técnico sobre ele, grauduação ou rotação util, algum mapa ou grafico de dino, algo que possa me dar um parecer sobre o melhor aproveitamento de sua faixa util de potencia.
obrigado a todos
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olá, agradeço mto a participação de todos apesar não não ter respondido diretamente minha pergunta, mas acredito que com o escapamento e ignição tera uma melhor mto boa sim pos o orignal é simplismente uma piada, escapamento tem diametro de um cht 1.0 e a ignição é mto defasada.sobre as velas, existem varios graus especificoes nas irridium. o carro não irá rodar no alc. tendo em vista que 10,0:1 nos dias atuais é considerado uma taxa ideal para gasolina e sua octonagem.
minha pergunta inicial seria sobre o comando, alguem teria conhecimento técnico sobre ele, grauduação ou rotação util, algum mapa ou grafico de dino, algo que possa me dar um parecer sobre o melhor aproveitamento de sua faixa util de potencia.
obrigado a todos
opa, po cara isso é dificil… porque a primeira preparacao que nego faz nesses motore sé como falei... melhorar a admissao e escape.
o mais proximo que achei do que vc quer é isso, veja se ajuda" http://bestcars.uol.com.br/cp-jeep.htm (tem o grafico original de 84cv) mas ja muda o seu pela taxa ampliada (e a gasolina atual com mais alcool).
o cano de escape é fino justamente pelo que falei, esses motores foram limitados pela fabrica. a admissao é fraca demais e com isso o escape tb nao é grande tanto quanto deveria. acho que meteram a contra-pressao de proposito.
a ignicao é pessima tb, mas vc melhorando ela vai melhorar seu consumo nao vai te dar tantos cv. (o que vai melhorar consumo e curva é a taxa)
a potencia vai vir do escape e o 40... mas é assim, vc ta dando mais folego pra sugar ar pro motor mas o 'canuno' por onde passa (adm/escape) o ar ainda é fino demais. (vc ta soh melhorando mesmo o escape).
o ponto vc tb nao pode usar original ... vc tem que achar o ponto.