Comando de valvulas…......
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sugestão: verifique as especificações do comando original de seu motor e compare com o que está disponível. veja itens como duração, lift, over lap, lob center. de posse destes dados você verifica se o comando que você quer adquirir atender às suas necessidades e parte para a avaliação de outros critérios que vão influenciar na durabilidade: dureza do material, perfil curva da rampa dos cames de acionamento de válvulas e a folga padrão utilizada quando comparada com o comando original.
com estes dados você entra em contato com o fornecedor/representante/vendedor ou similar e pergunte o máximo que puder.
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bom o original é
lift - 10mn
lob center - 110º
duração - 254º
over lap - ???
posso estar errado, mais foi a informação que encontrei,
o único que encontrei vulgo indeco….
lift - 11.5
lob center - 104º
duração - 288º
over lap - ???
lift - 11.5
lob center - 107º
duração - 272º
over lap ???
regulagem de válvulas por pastilha, tucho mecânico, molas duplas no cabeçote.
adm - 0.35
escap - 0.45
material de fabricação ??
durabilidade e qualidade da peça ??
alguém já usou essa marca é aprovou ?
o carro já esta montado elcio, é um 1.0 turbo, é um palio, como é de praste, ele cuspio a junta do cabeçote, então vou aproveitar a oportunidade para mecher
pedi para trocar as válvulas de escape que eram de 29mn para as de 31mn, e quero montar com um comando.
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vc vai trocar as valvulas de esc? e as de admição?
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sinceramente, eu nao mexeria no comando desse motor nao.
se fosse o 1.5 que nao é mto fã de giro original ok..
mas o 1.0 já é bem elástico.. esse motorzinho já gira bem solto até 8k tranquilo…. a parte de baixa/media rpm original já é sofrivel..... um comando maior so vai piorar ainda mais a situação....
já vi projetos desse motor com mais de 200cv e comando original.......
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opa, concordo com você elcio, o motor é bem elástico e durável, o meu estra trabalhando com 1 bar e uns quebradinhos, e girando 7200 tranquilo, porem pessoalmente eu nunca vi e nem ouvi
falar em fiasa com comando, apenas em leituras básicas, mas nada comentado vantagem, ganho etc…
e estava com a curiosidade de saber como seria o comportamento do motor, pois a preparação desses motores aqui no sul é escura, e até ridicularizada entre preparadores e pessoas que possuem carro turbo, se falar em fiasa aqui, ninguem sabe o que é.... e falar em preparação de fiat os caras viram o nariz..... ( mas estou surpreendendo muitos com meu 1.0 de 160vcs e sua pouca manutenção rsrsrs )
em vw aps e gms e comum velos preparados e saber de seus resultados....
elcio comente seus conhecimentos sobre o fiasa, informações e dicas são sempre bem vindas,
existe a possibilidade de melhora em algum fator com o cabeçote do mesmo sem ser o comando?
as válvulas já troquei, os dutos e ângulos originais coletor e corpo de borboleta também são originais..
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cara,
na epoca que tive e ajudei a mexer nesse motor foi nos idos do inicios dos anos 2000…. rs....
logo alguma coisa pode ter mudado, mas basicamente tudo é igual....
se ja trocou as valvulas pra maiores, o que ja vai trazer algum ganho...
o que o povo falava muito na epoca era usar o coletor de admissao e borboleta do 1500, que era maiores, mas muito pouca coisa....
pra turbo o que se usava na epoca era t2 rodando com 1.6 a 1.7kg original sem forjar nada.... dava mais ou menos ae por volta de uns 160, 170cv...
mas hoje em dia com tanta turbina bacana eu nao mexeria em nada nesse motor. so setup de turbina e acerto/bicos/ponto....
da pra rodar de k16 nesse carro e chegar em 200cv de boa.......