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Calculo de grau de velas

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  • E Offline
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    elcio.jr
    escreveu em última edição por
    #8

    cara eu uso grau 9 num ap 1.8 alcool com uns 14 de taxa..

    sinceramente foi a melhor escolha….

    as originais grau 6 nao duravam mto.....

    aí um amigo das antigas me flw pra usar 9, achei q era mto, mas coloquei tem uns 6 meses, ja rodei 3k km e ta mto de boa......

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    • M Offline
      M Offline
      Milan
      escreveu em última edição por
      #9

      po to ligado…... por incrivel que pareca eu nao to dando sorte com as iridiuns... comprei umas 8 seila em 2anos. queima toda hora.

      to vendo uma b9egv (ouro platina)..... mas nao sei se serve no ap..... conhece essa vela?¿ sao boas?¿

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      • N Offline
        N Offline
        Nando Moura
        escreveu em última edição por
        #10

        cara,vou comprar as bpr 9 de rd 350 pra fazer um teste!!!

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        • C Offline
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          Casantosef
          escreveu em última edição por
          #11

          se tiverem a oportunidade aconselho a todos  a aquisição de um pirômetro e um termopar que tenha a possibilidade de ser anexado à vela. com isso, você obtém uma curva de temperatura, que com um hallmeter ou um multímetro ligado a uma sonada, que vai dar uma melhor escolha (dentro de limitações técnicas evidentes) de velas. É um método relativamente simples(primitivo) e muito usado em pesquisas em universidades com auxílio de softwares, tem limitações óbvias. porém, é uma alternativa razoável quando se parte do 0 (zero).

          antes da escolha para testes deve-se lembrar (no caso do milan) que o cabeçote dele tem zona de squishi dupla porém reduzida em relação a muitos motores da mesma época. isso influencia bastante na temperatura da câmara e é um dos parâmetros a ser observados para iniciar estimativas e cálculo.

          volto a dizer que a escolha mais adequada é sempre obtida em laboratório, em condições próximas da ideal onde as variáveis mudam pouco ou quase nada e com instrumentos específicos.

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          • N Offline
            N Offline
            Nando Moura
            escreveu em última edição por
            #12

            pirômetro e um termopar, caracas, nunca nem ouvi falar, sera que tem na panificadora??kkkk,

            brincadeira, e onde consigo esse equipamentos, e sera muito caro?

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            • M Offline
              M Offline
              Milan
              escreveu em última edição por
              #13

              cara,vou comprar as bpr 9 de rd 350 pra fazer um teste!!!

              vc usa iridium tb?¿….. qual vc ta usando?¿..... as da rd é uns 10,00 cada eu tenho uma lista de velas aqui hauhauhau a mais 'nobre' que achei sem ser iridium foi a b9egv (nao resistiva (pra mim ta otimo) e ouro + platina).  é a ngk racing essa.

              a rd tem o modelo vpower se nao me engano é o eletrodo em v, nao sei se tem beneficio no alcool, mas na gasolina dava uma dif boa.

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              • M Offline
                M Offline
                Milan
                escreveu em última edição por
                #14

                se tiverem a oportunidade aconselho a todos  a aquisição de um pirômetro e um termopar que tenha a possibilidade de ser anexado à vela. com isso, você obtém uma curva de temperatura, que com um hallmeter ou um multímetro ligado a uma sonada, que vai dar uma melhor escolha (dentro de limitações técnicas evidentes) de velas. É um método relativamente simples(primitivo) e muito usado em pesquisas em universidades com auxílio de softwares, tem limitações óbvias. porém, é uma alternativa razoável quando se parte do 0 (zero).

                antes da escolha para testes deve-se lembrar (no caso do milan) que o cabeçote dele tem zona de squishi dupla porém reduzida em relação a muitos motores da mesma época. isso influencia bastante na temperatura da câmara e é um dos parâmetros a ser observados para iniciar estimativas e cálculo.

                volto a dizer que a escolha mais adequada é sempre obtida em laboratório, em condições próximas da ideal onde as variáveis mudam pouco ou quase nada e com instrumentos específicos.

                casantosef,,, cara,  queria mesmo entender o que vc falou, mas me senti um noob agora.

                como faria com pirometo e o termopar (q isso) ?¿

                que que é squishi!?¿…

                eu tipo sempre soube que a temperatura da vela é relacionada principalmente pela taxa, disposição e eficiencia calorica do motor.

                ex em baixa a vela teria que ficar no minimo a 450~500graus e largando o pé nao passar de 750~800...

                mas nao sei um jeito de medir a temp la dentro da camara. (sei que ainda to surpreso com os carros turbo ai com grau 5 kkkkkkkk)

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                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca vi um chute tão certeiro quanto seu. fernando, por mais absurdo que possa parecer, você acertou em cheio mesmo. tanto o termopar como o pirômetro tem sido usado em larga escala em forno de padaria em conjunto para controlar a temperatura aparente das fornalhas evitando temperaturas acima ou abaixo do recomendado para não queimar ou deixar algumas massas, pães e bolos e crus.

                  É muito comum em carros de competição (arrancada estilo dragster) a utilização de pirômetros ligados ao escape para monitorar a temperatura dos gases do escape.

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                  • M Offline
                    M Offline
                    Milan
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    kkkkkkkkkkkkk maluuuuuuuco joga na mega, no bicho, no loto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    mas como é isso?¿….. arruma onde?¿ compra onde?¿ mete onde?¿ kkkkkkkkkkkkk

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                    • N Offline
                      N Offline
                      Nando Moura
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      cara,vou comprar as bpr 9 de rd 350 pra fazer um teste!!!

                      vc usa iridium tb?¿….. qual vc ta usando?¿..... as da rd é uns 10,00 cada eu tenho uma lista de velas aqui hauhauhau a mais 'nobre' que achei sem ser iridium foi a b9egv (nao resistiva (pra mim ta otimo) e ouro + platina).  é a ngk racing essa.

                      a rd tem o modelo vpower se nao me engano é o eletrodo em v, nao sei se tem beneficio no alcool, mas na gasolina dava uma dif boa.

                      tenho que pegar as siglas certas dela, as que to usando é as original alcool ainda, bp7, não sobro grana nem pras velas! :( kkk

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                      • N Offline
                        N Offline
                        Nando Moura
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca vi um chute tão certeiro quanto seu. fernando, por mais absurdo que possa parecer, você acertou em cheio mesmo. tanto o termopar como o pirômetro tem sido usado em larga escala em forno de padaria em conjunto para controlar a temperatura aparente das fornalhas evitando temperaturas acima ou abaixo do recomendado para não queimar ou deixar algumas massas, pães e bolos e crus.

                        É muito comum em carros de competição (arrancada estilo dragster) a utilização de pirômetros ligados ao escape para monitorar a temperatura dos gases do escape.

                        kkkk, nunca mais hem!!! tenho um amigo que tem panificadora sera que ele conhece isso e me mostra onde fica????

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                        • C Offline
                          C Offline
                          Casantosef
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          se o forno for a gás o controlador de temperatura estará atrás do mostrador de temperatura.

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            milan, squish é uma região do cabeçote (mais especificamente na câmara de combustão) responsável por comprimir a mistura e empurrá-la para o centro ou para região do eletrodo da vela. no motor ap e no md esta região é divida em partes relativamente iguais para os dois lados. com isso a velocidade da frente chama se reduz (isso não é muito legal, por que se não for bem projetado pode superaquecer a câmara), porém a queima se torna mais homogênea gerando uma expansão mais isocinética (isso sim é super legal e compensa a perda da velocidade da frente de chama). como consequência o torque aumenta em baixas rotações e ainda preserva a câmara já que as duas zonas de s squish colaboram muito para refrigerar a câmara. por isso é tão difícil estimar com precisão que velas usar. porque a taxa sozinha não diz praticamente nada. motores turbo podem ter escolhas de velas diferentes e isso se deve a vários motivos e um deles é que, a depender do tamanho da biela, o tempo em que o pistão permanece perto do pms é maior ou menor. a compressão efetiva muda em cada caso(motores quadrados, subquadrados e super quadrados).

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              po maluco que aula ;)

                              É meu motor entao é um caso a parte, bielinha, pistao largao, camara dividida (que o preparador catucou e n sei o q fez), pouca taxa com pressao relativamente alta.

                              ou seja….. quando em lenta muito frio, quando em alta muito quente...

                              e ainda alimentado por um 2e

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                Casantosef
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                e ainda há outro detalhe que tem influência muito forte na escolha da vela. a taxa de escoamento da válvula de admissão foi alterada em seu motor. digo isso porque em algum momento você nos disse que o preparador que efetuou a mensagem usinou alguns ângulos nas válvulas de admissão. quando se altera o coeficiente de escoamento a quantidade de mistura fresca aumenta e como consequência secundária há um resfriamento significativo da câmara modificando novamente os critérios para estimar a escolha do grau da vela. por isso é muito mais seguro testar em laboratório. infelizmente não sei exatamente o que seu mecânico fez e por isso não tenho condições de fornecer uma estimativa. estimar já é um processo probabilístico, porém restringindo o campo de possibilidade com o intuito de reduzir as incertezas. estimar sem dados seguro é o mesmo que dar um tiro no escuro. por mais absurdo que possa parecer, o empirismo é o processo menos arriscado: utilizar as experiências que deram certo com os colegas e evitar as que apresentaram erros é mais seguro. por isso preparadores bons e experientes guardam alguns segredos (eles erraram muito até acertar e por isso não vão fornecer os dados deles assim tão fácil).

                                milan, qual o gap que você usa nas velas?

                                1 Resposta Última resposta
                                • N Offline
                                  N Offline
                                  Nando Moura
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  parece que quanto mais aprendo menos eu sei!! :humpft: kkk

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    Casantosef
                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    desculpem-me se os deixei confusos.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      rbsmontemor
                                      escreveu em última edição por
                                      #25

                                      muito boa explicação cantosef, haja conhecimento!

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        Milan
                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        desculpem-me se os deixei confusos.

                                        ahuahua nada cara, sao conhecimentos preciosos, e mesmo sendo difícil entender algumas coisas é de muito interesse.

                                        realmente, nem eu sei exatamente o que ele catucou, sei que foram angulos de dutos e valvulas, camara (nao sei oq), polimento de algumas coisas. acho que por isso penei tanto pra acertar o carro de baixa, carro carburado com duto polido é uma m.

                                        o gap eu to usando o padrao que veio na vela no momento, creio que seja 1, mas eu ja botei 0,6 1,5 e não vi dif nenhuma , mas acho que eram pela minha péssima experiencia com iridium. to com as velas quase originais (grau 6 no carro ainda) nem botei o jogo novo que comprei

                                        parece que quanto mais aprendo menos eu sei!! :humpft: kkk

                                        tamo junto kkkkkkkkkkkkkkkkk.. maluco quando casantosef responde me sinto na primeira vez que vi calculo kkkkkkk….. mas dessa vez mesmo sendo difícil de entender da até gosto de ler.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
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                                          WILPNG
                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          supletivo, supletivo, supletivo….

                                          1 Resposta Última resposta

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