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    Turbo up grade linea tjet. qual turbina?

    Mecânica e Preparação
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    • J
      JMZ última edição por

      olá amigos.

      a situação é a seguinte para o ano que vem vou fazer uns upgrades no meu linea tjet que está completamente original.

      quero fazer algo que não retire muito da originalidade e civilidade do motor.

      pensei na seguinte configuração.

      motor 1.4 16v

      taxa: 9,8:1

      combustível: gasolina comum

      bicos: 40 lbs/h @ 3 bar

      intercooler: 20% maior que o original

      escape: down pipe em 3 polegadas e o restante em 2,5 com 2 abafadores no meio e dividido em 2 silenciadores (labirinto) um em cada lado do carro.

      bomba: original

      cambio: original

      embreagem: original

      pressão do turbo: 1,5 bar caindo para 1,2 bar

      potencia: 210hp

      rpm max: 6500

      quero algo bem seguro e que não fuja muito do comportamento linear do carro original. estou em duvida a respeito da turbina à utilizar. como base o turbo original é um ihi rhf03 a água quase tão pequena como uma de gol turbo 16v. porém a partir de 2000rpm até os 6000 é muito linea.

      apl 240. .42.36 (não sei se fica pequena a parte quente) .42.63 (acho que fica grande)

      gt2560r

      k16

      relembrando gostaria do turbo começando a sobrar por volta dos 2500rpm ou antes  porque o carro é pesado, não sei se é possível um rpm tão baixo a pegada;

      e que não amarrasse nen gerasse muito calor nas valvulas em alta.

      o gerenciamento vai ser feito ou via piggyback ou chip

      opiniões são bem vindas.

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • M
        Milan última edição por

        cara, nao sou eu que vou te responder isso porque sinceramente nem sei.

        mas uma turbina pequena (tipo a minha) nao vai te satisfazer a 1.2 1.5 bar nao.  acho que deveria ir de .50

        o meu enche a partir de 1.500 se eu abrir a boca mas la em 5500 vc sente que perde folego legal , isso a 1 bar, com 1 abafador baixa restricao tudo 2,5

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • J
          JMZ última edição por

          tem que ver o eixo dessa 50. o problema eh colocar um turbo grande.num motor pequeno e carro pesado. o turbo original faz o motor atuar como um 2.0 aspirado com curva de torque bem plana. o meu receio eh colocar um turbo muito grande e matar a baixa do carro. com potencia de carro 1.4 a 2500 rpm um carro de 1300kg vai ficar desagradavel para o dia a dia.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • W
            WILPNG última edição por

            não necessariamente ficara ruim de baixa a .50… basta escolher uma caixa quente menor e ser feliz.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • J
              JMZ última edição por

              agora estava pensando, tem mais um detalhe o turbo precisa ter wastgate incorporada. não tem espaço para outro meio. agota fecha um pouco mais o leque de opções.

              turbo para pico de 1.5kg até uns 4000 rpm caindo para 1,2 após isso sem amarrar no final. potencia final 210hp. acerto via piggy back.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • W
                WILPNG última edição por

                tem um tópico aqui do raphael… [em progresso]corsa econoflex… parecido com que procuras... da uma lida....

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • M
                  Milan última edição por

                  po cara… pra que você quer um waste que cai de 1.5 pra 1.2?¿.... 0.3 é um sopro perto da pressao que ta.... geralmente o waste cai bastante tipo 1.0 pra 0.3 ou 0.5 no maximo. nao acho vantajoso ter um waste pra cair 0.3 bar num carro de 1.5. mais facil ficar em 1.2 ou 1.5 direto.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • J
                    JMZ última edição por

                    tem um tópico aqui do raphael… [em progresso]corsa econoflex… parecido com que procuras... da uma lida....

                    vou ler. valeu

                    po cara... pra que você quer um waste que cai de 1.5 pra 1.2?¿.... 0.3 é um sopro perto da pressao que ta.... geralmente o waste cai bastante tipo 1.0 pra 0.3 ou 0.5 no maximo. nao acho vantajoso ter um waste pra cair 0.3 bar num carro de 1.5. mais facil ficar em 1.2 ou 1.5 direto.

                    com certeza a westgate não derruba a pressão com variações assim quem vai derrubar é a pwm da injeção original. se eu quiser ele mantem 1,5kg e em determinada rotação cai para 1,4kg.

                    É só programar do jeito que eu quero. um alto de pressão em rotaçoes intermediaria vai me dar uma curva de potência muito mais plana. como na maioria dos turbos originais que tem pressão controlada pela ecu.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • M
                      Milan última edição por

                      mas vc nao vai mexer na ecu?¿

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • J
                        JMZ última edição por

                        mas vc nao vai mexer na ecu?¿

                        sim sou obrigado a mexer por causa dos bicos. ou vou colocar um piggyback ou vou chamar o overspeed para fazer o chip. tenho uma k14 aqui para comprar só tenho receio que amarre em alta. vou ver as spec dela.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • R
                          rbsmontemor última edição por

                          eu iria de k14 sem dúvidas, para 200cvs cai como uma luva.

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • J
                            JMZ última edição por

                            eu iria de k14 sem dúvidas, para 200cvs cai como uma luva.

                            nao tenho muitas informações do turbo k14 porém encontrei essas medidas não sei se procedem.  caixa quente .44 eixo 37,3  e caixa fria .49 e rotor 34,1.  parece bem pequena pelas medidas, gostaria da opinião de quem ja usou.

                            aqui tem os mapas originais das turbinas da familia rf.

                            ihi rhf3 original

                            eixo da turbina  (29,27x32,46)mm
                            rotor da turbina  ( 29,73x40)mm

                            http://www.ihi-turbo.com/turbo_rhe-rhf.htm

                            existe da empresa tk um upgrade do turbo original. encaixa igual plug & play.

                            ihi rhf3 upgrade
                            eixo da turbina (32,56x44)mm  
                            rotor da turbina (34x49)mm

                            aos mais entendidos de turbinas por favor deem uma observada.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • F
                              Fernando_221 última edição por

                              eu iria de gt2560r, ja tive uma, excelente turbina. acho que dessas é a unica que vai manter o comportamento como vc quer, pegando a 2000rpm. tive num focus 2.0, pegava cedo também.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • J
                                JMZ última edição por

                                eu iria de gt2560r, ja tive uma, excelente turbina. acho que dessas é a unica que vai manter o comportamento como vc quer, pegando a 2000rpm. tive num focus 2.0, pegava cedo também.

                                poise fernado até vi que nos upgrades eh a mais utlizada. tem uma aqui na oficina de um amigo. usadinha boa. meu unico receio eh de demorar para entar no motor 1.4. mas por ser roletada deve ajudar bastante. vou considerala nas opçoes. no focus andava com qual pressão?

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                                • J
                                  JMZ última edição por

                                  https://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/sites/default/files/default_images/turbogroup/catalog_pdf/garrett_gt2560r_466541-1_4.pdf

                                  ta ai o mapa da turbina. acho o eixo meio grande mas deve pesar pouco e girar facil.

                                  para motores 1.6 a 2.5.

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                                  • E
                                    elcio.jr última edição por

                                    no marea turbo a gente usava ela de upgrade.

                                    a pegava ficava como original a 2700 rpm full pressure …

                                    mas é um motor bem maior que o 1.4

                                    eu acho que a pegada vai vir mais tardia.....

                                    tem alguns videos na italia do povo usando ela no punto abarth....

                                    ela pega mais tarde, mas quando vem é uma patada!!!

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • J
                                      JMZ última edição por

                                      poisé to começando a ter tendencias a usar ela. estive

                                      no marea turbo a gente usava ela de upgrade.

                                      a pegava ficava como original a 2700 rpm full pressure …

                                      mas é um motor bem maior que o 1.4

                                      eu acho que a pegada vai vir mais tardia.....

                                      tem alguns videos na italia do povo usando ela no punto abarth....

                                      ela pega mais tarde, mas quando vem é uma patada!!!

                                      to começando a ter tendencia a usar ela, pensei em uma coisa também

                                      to começando a ter tendencia a usar ela, pensei em uma coisa também

                                      se ficar muito manco na baixa pensei em reenquadrar os comando e trazer a potencia e torques para baixo um pouco. ele é duplo comando com uma polia só. da para perder uns 10cv a 6000rpm e a ganhar 300rpm a menos na pegada da turbina.

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
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