amarrar x wastgate
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bom, vejo que umas das coisas masi citadas aqui no forum é em relação ao tamanho de turbina e o quanto ela amarra ….
a principio, o maior fator para isso é o lance do escape....
só que me surge um dúvida: será que com uma turbina menor , mas com um bom sistema de wast gate(no caso, bem generoso...heheh) naum se conseguiria evitar o lance de amarrar ???
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bom, vejo que umas das coisas masi citadas aqui no forum é em relação ao tamanho de turbina e o quanto ela amarra ….
a principio, o maior fator para isso é o lance do escape....
só que me surge um dúvida: será que com uma turbina menor , mas com um bom sistema de wast gate(no caso, bem generoso...heheh) naum se conseguiria evitar o lance de amarrar ???
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tb já pensei nisso…
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a principio vc nao sana totalmente a backpressure assim
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mas pq naum? no caso a wastgate naum dosa o backpressure pra manter regulado a pressão na admissão?
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bom, o que pode se levar em conta tmb, é que como o over falou (naum me lembro onde…hehe) que após uma certa velocidade do rotor, ele naum consegue presurizar mais.....
entaum a principio seria vêlido pra ter pegada e naum amarar em alta, um rotor maior e um eixo menor com uma puta wastgate...heheheh
considerações?
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mas pq naum? no caso a wastgate naum dosa o backpressure pra manter regulado a pressão na admissão?
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pq não… vejam:
cada turbo desses alimenta gera mais de 500cv em 750cc… e pro pessoal daqui, sao dois limoes na parte quente.
mas a valvula wastegate precisa ser muito boa, ter vazao alta e um controle preciso, para abrir somente quando necessario.
[]s
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também penso sobre isso. duvido que fariam um motor desse ai em cima pra amarrar em alta…
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pq não… vejam:
cada turbo desses alimenta gera mais de 500cv em 750cc… e pro pessoal daqui, sao dois limoes na parte quente.
mas a valvula wastegate precisa ser muito boa, ter vazao alta e um controle preciso, para abrir somente quando necessario.
[]s
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já vi esse motor de perto… mto perto
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o problema eh que 1 bar a 3000 rpm e 1 bar com 7000 rpm eh outra coisa pra turbina….
e para ela conseguir dar esse 1 bar, a wast tem que ta fechada... entao amarra... nao tem jeito....
a não ser que a pressao baixe de alta
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adotar uma valvula maior de wg é um caminho vêlido… até certo ponto... tanto que a gente olha um limão de k04 e acha que num duraria um dia no ap800... msa dura mais de 80.000km (muitas vezes mais) num s3/tt mesmo andando chipado com picos de 1,6bar...
vai ter gente falando que estas turbinas amarram em alta, sim..pode até ser...mas se não usassem uma bita área de escape na wg não agientariam nem mesmo 1 dia sendo usada com 225cv...que dir? com 260~270cv que se tira delas...
? uma relação de escolha...vc escolhe o que quer priorizar... que é como é a dúvida do celtat no outro tópico... quer mais torque em baixa... a vw/audi resolveu o dilema dele num carro pesado como a3/tt pra até 225cv usando uma turbina k04 com pequena inercia (pega rápido) - mas que amarraria um absurdo de alta - adotando uma área de escape na wg grande... resolveu 100% ?...claro que não... mas deixou o sistema usável a ponto de ser vendido e com garantia.
em preparação/engenharia dificilmente vc não se depara com uma questão de compromisso... aonde se ganha algo se paga com outro efeito geralmente negativo...
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como de diz, é um cobertor curto…
usa uma wg grande, turbina pequena, vai diminuir lag, e gerar um certo brackpressure q atrapalhar? o rendimento de alta...
usa uma turbina grande, wg nos padroes normais, gera um lag, e diminui o backpressure, girando mais solto em alta...
duro é achar o ponto ideal entre tudo isso...hajam calculos e tentativas e erros ...
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vc acaba de resumir a maior questão que se tem qdo se vai dimensionar uma turbina qdo não é pro seu prépio carro… vai ter gente que acha que qto mais melhor, memso que seja a 7.500rpm..tem quem prefira o melhor entre 2.500 e 4.500 que é o que se usa no dia a dia...e tem o meio termo... que é o que se indica na maioria dos casos... algo que vê bem entre 3.000 e uns 6.000.