[duvidas] linha de combustivel gol gti
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putz… se vc não sabe, melhor não falar, ok? ?
bombas:
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série: dobra a pressão, vazão constante (não serve p o que ele quer, pois ele não quer pressão, e sim vaz?o)
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paralela: dobra a vaz?o, pressão constante (? o que ele precisa, pois a pressão de trabalho não será alta, como 5bar, mas a vazão terá de ser muito maior, pois o consumo de combustivel é maior).
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realxa ai pessoal… vcs tao com muito stressssss... na paz...
mas so pra constar... associacao serie/paralelo eletrica é completamente diferente de hidraulica...
isso ai q vc falou é verdade para eletricidade...
fluxo de fluido eh ouuuuutra coisa...
duas bombas em serie: aumentam a capacidade de pressao e de vazao...
duas bombas em paralelo: aumentam a capacidade de vazao e de pressao...
mas nunca a metade ou o dobro etc... como em eletricidade...
devagar no andor que o buraco (do fluido) é mais embaixo...
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realxa ai pessoal… vcs tao com muito stressssss... na paz...
mas so pra constar... associacao serie/paralelo eletrica é completamente diferente de hidraulica...
isso ai q vc falou é verdade para eletricidade...
fluxo de fluido eh ouuuuutra coisa...
duas bombas em serie: aumentam a capacidade de pressao e de vazao...
duas bombas em paralelo: aumentam a capacidade de vazao e de pressao...
mas nunca a metade ou o dobro etc... como em eletricidade...
devagar no andor que o buraco (do fluido) é mais embaixo...
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rapaiz…. eu fabrico, projeto e vendo bombas.... não estou no achismo....
aqui esta uma figura ilustrativa:
assoc. serie:
http://www.ufrnet.ufrn.br/~lair/pagina-opu…os/image237.gif
assoc paralelo:
http://www.ufrnet.ufrn.br/~lair/pagina-opu…os/image238.gif
estamos levando em conta q as bombas são iguais.
procurem em qq literatura e vc vai ver….
agora o q nunca acontece é de ao se colocar uma segunda bomba igual em paralelo da vazao dobrar, pois as perdas do sistema crescem em uma curva que acompanha quadraticamente o aumento de volume.
ps. nao estou estressado, mas é foda ver um monte de pessoas com seus achismos propagando besteiras....
como eu disse, se alguem nao acredita, procure na net ou em um livro de colegial.
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entao empatamos… tb nao estou no achismo... se vc ler com cuidado meu post vai ver que eu escrevi que aumenta a capacidade de pressao e de vazao... e que apenas estava fazendo uma comparacao direta com eletricidade... que obviamente nao pode ser feita 1:1
estamos trabalhando com um sistema estanque onde quem regula a pressao eh um regulador... e a vazao eh sempre menor que o nominal das bombas... seja serie ou paralelo... nesse caso, tanto um sistema quanto outro vao ter melhoras tanto em vazao quanto em pressao...
deu a entender no seu post que:
em serie: dobra a pressao (?regulador?) e nao aumenta nadica de nada na vazao
em paralelo: dobra a vazao (?consumo dos bicos?) e nao aumenta nadica de nada na pressao
foi por isso que eu postei... nao contradizendo vc, mas lembrando na pratica, o que ocorre... em ambos existem ganhos de capacidade de pressao e vazao... em proporcoes diferentes para cada associacao... mais capacidade de vazao nos paralelos e mais capacidade de pressao no em serie…
a proposito... eu torco pra quando estiver errado, alguem me corrigir... pq assim eu aprendo e deixo de errar mais na frente...
abraco...
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entao empatamos… tb nao estou no achismo... se vc ler com cuidado meu post vai ver que eu escrevi que aumenta a capacidade de pressao e de vazao... e que apenas estava fazendo uma comparacao direta com eletricidade... que obviamente nao pode ser feita 1:1
estamos trabalhando com um sistema estanque onde quem regula a pressao eh um regulador... e a vazao eh sempre menor que o nominal das bombas... seja serie ou paralelo... nesse caso, tanto um sistema quanto outro vao ter melhoras tanto em vazao quanto em pressao...
deu a entender no seu post que:
em serie: dobra a pressao (?regulador?) e nao aumenta nadica de nada na vazao
em paralelo: dobra a vazao (?consumo dos bicos?) e nao aumenta nadica de nada na pressao
foi por isso que eu postei... nao contradizendo vc, mas lembrando na pratica, o que ocorre... em ambos existem ganhos de capacidade de pressao e vazao... em proporcoes diferentes para cada associacao... mais capacidade de vazao nos paralelos e mais capacidade de pressao no em serie…
a proposito... eu torco pra quando estiver errado, alguem me corrigir... pq assim eu aprendo e deixo de errar mais na frente...
abraco...
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eu prefiro ligação em série, já que assim preserva mais as bombas em relação a pressão de trabalhos delas…
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putz… se vc não sabe, melhor não falar, ok? ?
bombas:
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série: dobra a pressão, vazão constante (não serve p o que ele quer, pois ele não quer pressão, e sim vaz?o)
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paralela: dobra a vaz?o, pressão constante (? o que ele precisa, pois a pressão de trabalho não será alta, como 5bar, mas a vazão terá de ser muito maior, pois o consumo de combustivel é maior).
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cara vc como e expert em bomba entao ensina,senao sei aprendo como todos aqui por isso coloquei o que fiz e pra mim resolveu assim como pode resolver pra o amigo que pediu ajuda.
agora vc quere que eu nao fale ai e outra coisa eu nao ti conheco nem vc a mim so lhe peco respeito.
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cara vc como e expert em bomba entao ensina,senao sei aprendo como todos aqui por isso coloquei o que fiz e pra mim resolveu assim como pode resolver pra o amigo que pediu ajuda.
agora vc quere que eu nao fale ai e outra coisa eu nao ti conheco nem vc a mim so lhe peco respeito.
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ok, vc terá meu respeito se não disseminar erros, ok? combinado
qto ?s bombas. como eu já disse ocorre o dobro sim. é só perguntar p qq um q trabalhe com bombas ou já tenha mexido com isto.
agora qto a disponibilizar o dobro de vazão nos bicos, vc tem q diminuir é metade as perdas de carga no meio do caminho. uma forma é colocar uma segunda mangueira em paralelo, ou trocar por uma mangueira maior. se vc esta com uma mangueira de 8mm (interno) vc precisar? de no minimo uma mangueira de (2)^0,5 * (8mm) = 11,3 = 12mm. assim vc terá o dobro de vazão na ponta dos bicos.
estou querendo ajudar ao mandar links de aulas p q vcs possam aprender um pouco mais sobre como funciona um sistema, e diminuam os achismos. é bem facil entender a curva de uma bomba, e a curva de sistema de um circuito como o do automovel. de uma olhada no google q tem mtas coisas interessantes.
[]s
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ok, vc terá meu respeito se não disseminar erros, ok? combinado
qto ?s bombas. como eu já disse ocorre o dobro sim. é só perguntar p qq um q trabalhe com bombas ou já tenha mexido com isto.
agora qto a disponibilizar o dobro de vazão nos bicos, vc tem q diminuir é metade as perdas de carga no meio do caminho. uma forma é colocar uma segunda mangueira em paralelo, ou trocar por uma mangueira maior. se vc esta com uma mangueira de 8mm (interno) vc precisar? de no minimo uma mangueira de (2)^0,5 * (8mm) = 11,3 = 12mm. assim vc terá o dobro de vazão na ponta dos bicos.
estou querendo ajudar ao mandar links de aulas p q vcs possam aprender um pouco mais sobre como funciona um sistema, e diminuam os achismos. é bem facil entender a curva de uma bomba, e a curva de sistema de um circuito como o do automovel. de uma olhada no google q tem mtas coisas interessantes.
[]s
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na minha cabeça
bomba em serie = + pressao, uma vez que, relativamente a pressao na mangueira que vem do tanque, ela já vai ter pressao positiva na entrada e, se a bomba trabalha por ex com 5 bar, se ela já tiver 5 bar na entrada pela logica deveria ter 10 bar na sua saida em relação a magueira que vem do tanque.
já em paralelo, ela nao vai pressurizar mais do que ela propria é capaz, denovo pensando na capacidade do diferencial de pressao entre entrada e saida que cada bomba tem. já a vazao tenderia a ser o dobro mesmo.
mas tem mais variaveis por ai, vc aumenta a carga ( diminui a vazao da saida do circuito ) a tendencia é a pressao subir e a vazao baixar.
ainda nao desisti da ideia de varias bombas de monza ao inves de bomba gti.
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ok, vc terá meu respeito se não disseminar erros, ok? combinado
qto ?s bombas. como eu já disse ocorre o dobro sim. é só perguntar p qq um q trabalhe com bombas ou já tenha mexido com isto.
agora qto a disponibilizar o dobro de vazão nos bicos, vc tem q diminuir é metade as perdas de carga no meio do caminho. uma forma é colocar uma segunda mangueira em paralelo, ou trocar por uma mangueira maior. se vc esta com uma mangueira de 8mm (interno) vc precisar? de no minimo uma mangueira de (2)^0,5 * (8mm) = 11,3 = 12mm. assim vc terá o dobro de vazão na ponta dos bicos.
estou querendo ajudar ao mandar links de aulas p q vcs possam aprender um pouco mais sobre como funciona um sistema, e diminuam os achismos. é bem facil entender a curva de uma bomba, e a curva de sistema de um circuito como o do automovel. de uma olhada no google q tem mtas coisas interessantes.
[]s
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veja o que esta acontecendo comigo,coloquei a bomba de gti extra em serie ate ai blz acontece que quando saiu com o carro nos primeiros acelero a mistura ta perfeita dai comeca a cai.
pergunto sera que a bomba interna nao esta aquecendo e perdendo pressao?
ou ela ja ta com um bao tem em uso e ta pedindo arrego?
e tambem a ligacao que fiz que pode esta interferindo nao bom funcionamento das mesma,como veja estou usando a mesma tubulacao original apenas a bomba de gti e filtro novo do tipo aquele grande de aluminio.