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Calculando taxa comprenssao tempra 2.0 16v turbo

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    pedropaulo
    escreveu em última edição por
    #1

    vou colocar algumas fotos interessantes, o meu tempra e o turbo original, ai adaptei o cabecote 16v,tirei os pistoes, troquei os aneis, e nao bruni, resultado comecou a fumar porque espelhou o cilindro, vou aproveitar e fazer tudo zero na parte de baixo.

    pistao do turbo lado direito pistao do tempra 16v lado esquerdo

    o pistao do turbo a canaleta e 1 mm mais grossa q a do 16v

    o pistao do turbo ja ta com as cavas para 16v

    ai eu tirei quantos ml's tinha o pistao e deu 15.0 ml

    depois tirei o volume da camara de combustao do 16v deu 42.0 ml

    o cabecote tem 146 mm

    a junta do cabecote tem 2.3mm e 13 ml

    achei a vida inteira q montando o pistao do turbo no 16v iria ficar destaxado, se nao fosse a junta mais grossa a taxa iria ficar ainda maior, porque pistao e 1 mm mais alto

    o cilindro espelhado  :x

    o motor tem 1995 cc o diametro do pistao e de 84 mm e o curso do vira e de 90 mm

    oque da o volume por cilindro de 498,75

    o volume da junta de metal ficou em 14 ml, fiz o seguinte calculo:

    diametro do cilindro = 84 mm x 84 mm = 7056 x 2.3 mm da espessura da junta = 16228,8, x 3,14 = 50958,432, / 4000 daria em torno de 13 ml

    entao o volume da junta e de 13 ml.

    o volume da camera de combustao e de 42 ml.

    o volume do pistao e de 15 ml.

    o pistao fica faceado ao bloco

    o tempra turbo original tem 8,1:1

    o tempra 16v original tem 9,5:1

    meu cabecote esta 0.2 mm abaixo da medida std dentro do padrao

    entao se fizer o calculo taxa de compressão = (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara

    498,75 cilindrada + 15 do pistao = 513,75

    42 da camara de combustao + 13 da junta = 55

    total 10,3:1 taxa de comprenssao.

    será q esta certo???

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #2

      vc já desmontou o motor? meu ex gol ap800, quando estava com 140000km inventei de trocar os pistoes pelo modelo a alcool. aconteceu a mesma coisa, começou a fumar, mas depois de uns 1500km parou, talvez pode ser seu caso também!

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        fsobral86
        escreveu em última edição por
        #3

        você pegou todos os dados corretos, mas errou na soma do volume da câmara de combustão.

        (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara

        volume do cilindro = 498,75

        volume da câmara é todo o espaço que sobra quando o pistão está em pms, ou seja:

        15 do pistao

        42 da camara de combustao

        13 da junta

        volume da camara = 70 cc

        ai fica:

        (498,75 + 70) / 70

        = 8,125 : 1

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          pedropaulo
          escreveu em última edição por
          #4

          vc já desmontou o motor? meu ex gol ap800, quando estava com 140000km inventei de trocar os pistoes pelo modelo a alcool. aconteceu a mesma coisa, começou a fumar, mas depois de uns 1500km parou, talvez pode ser seu caso também!

          desmontei e pior q ja tava espelhado ja nao tinha jeito mais kkk

          você pegou todos os dados corretos, mas errou na soma do volume da câmara de combustão.

          (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara

          volume do cilindro = 498,75

          volume da câmara é todo o espaço que sobra quando o pistão está em pms, ou seja:

          15 do pistao

          42 da camara de combustao

          13 da junta

          volume da camara = 70 cc

          ai fica:

          (498,75 + 70) / 70

          = 8,125 : 1

          valeu muito obrigadoo

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