Como saber qual a força aplicada nas bielas
-
em média uma biela original de carro aspro aguenta uns 35mkgf e uns 280cv…
isso você se refere a um motor específico né? tem muito motor aspirado mais forte que isso original…..
hehe eu sei que vc sabe, mas é bom esclarecer senão o pessoal generaliza...rsrs
-
e lost, tem uma f?rmula pra calcular o peso na cabeça dos pistões atravṍs da pme…. é simplesinha e razoavelmente fiel...
como regrinha em originais, até o dobro de pme geralmente aguenta.... com no máximo 20 m/s de velocidade do pistão (isso se refere é rotação limite)..
mais detalhes na tecnomec rsrsrs
-
mas toda essa volta seria pra perguntar o seguinte:
quantos cvs essa bielinha perninha de frango aguentaria, lembrando que a fiat diz ser de aão c70(sei la quanto eh mais resistente sendo fabricada nessa espessura e comprimento)?
chegou a 212 com 1.2 bar na t2 com quente .47 (t22) e aguentou de boa, cheguei a colocar ateh 1.4 de pressao por um tempo e nao empenou… acho que uns 220cv com 1.4 de pressao nao é muita viagem...
agora com k16 a historia vai ser diferente, nao quero mandar o bloco novinho pro espaço.... sera que aguenta 250 cvó acho que isso viria com os 1.2 bar... (40 cv por trocar uma t22 por uma k16 + gerenciamento de combustivel decente com atraso de ponto acho que nao ta muito viagem neh?)
-
mas toda essa volta seria pra perguntar o seguinte:
quantos cvs essa bielinha perninha de frango aguentaria, lembrando que a fiat diz ser de aão c70(sei la quanto eh mais resistente sendo fabricada nessa espessura e comprimento)?
chegou a 212 com 1.2 bar na t2 com quente .47 (t22) e aguentou de boa, cheguei a colocar ateh 1.4 de pressao por um tempo e nao empenou… acho que uns 220cv com 1.4 de pressao nao é muita viagem...
agora com k16 a historia vai ser diferente, nao quero mandar o bloco novinho pro espaço.... sera que aguenta 250 cvó acho que isso viria com os 1.2 bar... (40 cv por trocar uma t22 por uma k16 + gerenciamento de combustivel decente com atraso de ponto acho que nao ta muito viagem neh?)
[snapback]471488[/snapback]
bom, pelas formulinhas não vai aguentar não, mas tem um método que eu gosto muito também:
chama-se montar e acelerar
heheuahaua (putz pior que esse método é o único que te dá uma resposta irrefutável ) rs
-
lost, se quiser é só mandar.
apenas uma resalva:
uma biela usada pode ser usada para o ensaio sim, visto que segundo manson, a resist?ncia ao escoamento (em regime estático) de um material virgem e de um usado é o mesmo. porém o melhor ainda seria ter uma biela nova e livre de qqr dano causado pelo uso severo. assim não ficariam dúvidas no ar.
polir uma biela é bom, pois deixa a superf?cie sem riscos ou marcas que possam originar uma trinca. porém, o mais correto, é efetuar um shoot pening ou melhor ainda, um brunimento, que adicionam tensões de compressão na superf?cie da peça e torna ainda mais difácil a propagação de trincas.
-
pois é tiagones… esse teste é o unico que eu não posso fazer
streit, acho que uma biela usada deve ser menos resistente que a nova caso tenha algum dano pelo uso, entao, melhor ainda, pq se teria um parametro mais seguro ainda
esse shoot pening seria aquele lance de atirar microesferasó parece que isso é feito nessa biela se nao me engano, esse lance das microesferas eu quero dizer...
essas bielas que eu te mandariam seriam do jogo da foto, que foi o jogo esquentado no ma?arico, em que uma biela quebrou e mandou meu motor pro lixo, entao sao mais cagadas ainda, mas é o que eu quero, uma margem bem segura.
mas foi com essas bielas esquentadas que aguentou 33k de torque a 4 mil rpm, e 212 cv a 5500 se nao me engano...
-
pois é tiagones… esse teste é o unico que eu não posso fazer
streit, acho que uma biela usada deve ser menos resistente que a nova caso tenha algum dano pelo uso, entao, melhor ainda, pq se teria um parametro mais seguro ainda
esse shoot pening seria aquele lance de atirar microesferasó parece que isso é feito nessa biela se nao me engano, esse lance das microesferas eu quero dizer...
essas bielas que eu te mandariam seriam do jogo da foto, que foi o jogo esquentado no ma?arico, em que uma biela quebrou e mandou meu motor pro lixo, entao sao mais cagadas ainda, mas é o que eu quero, uma margem bem segura.
mas foi com essas bielas esquentadas que aguentou 33k de torque a 4 mil rpm, e 212 cv a 5500 se nao me engano...
[snapback]471533[/snapback]
manda que ai eu testo.
-
se colocar numa prensa vc vai ter o limite estático…que teoricamente deve ser superior ao limite din?mico...
o que sei é que na pratica qdo se compra uma biela de pedigree vc dimensiona ela para torque e rotação...ela pode quebrar tanto pela força (torque) quanto pela força a cada rotação (entenda como o popular chama de inercia )...até por isso os parafusos tipo arp são tão vendidos...
**em média uma biela original de carro aspro aguenta uns 35mkgf e uns 280cv…**tem alguns que aguentam mais…tem uns que aguentam um pouco menos... fora isso tem outros por?ns como a rotação em que ocorre a potência máxima, se o motor está balanceado, etc...
[snapback]471331[/snapback]
over, vc entrou no dilema q estou.
o meu aspro terá na casa de 180cv + 100cv de nitro, o preparador disse q aguenta, pq to com os pistões forjados. e disse q as bielas estando balanceadas, não h? problema.
ai a galera flaou q ia quebrar, mas iria quebrar pq seriam 100cv de nitro de repente sendo despejados??? e se fosse despejada aos poucos, quebraria tbm??
pq eu teria os exatos 280cv com nitro. motor ap 1.8. pq estou pra pegar umas bielas forjadas, seguindo a orientação da galera aqui, mas claro, se for colcoar biela forjada, ai vai ser mais cv em nitro.
mas com as originais, na sua opinião ocmo profissional, o motor tendo já uma preparação aspro com seus 180cv, e + 100cv nitro, as bielas originais quebram?
-
isso você se refere a um motor específico né? tem muito motor aspirado mais forte que isso original…..
hehe eu sei que vc sabe, mas é bom esclarecer senão o pessoal generaliza...rsrs
[snapback]471473[/snapback]
verdade…faltou dizer num 4 cilindros m?dio ...
zorlac...
nitro+aspro é um pouco mais complicado porque o acerto do nitro muda de acordo com a pressão na garrafa (se for um kit da venom não porque ele atua no dosador)...
gerando 100cv se for a digamos 5.500rpm representam apenas uns 13 a 14mkgf de torque a mais... mas se a nitrada acontecer aos digamos 2.500rpm são alguma coisa perto de 30mkgf de torque a mais do que já tiver no motor.
por isso existem os controladores de nitro progressivo... porque se injetar 100cv a 2.500rpm gera um torque violento...mas se for injetado aos poucos além de destracionar muito menos ainda por cima o torque gerado é menor e fica mais facil aguentar pois teoricamente a biela aguenta mais estáticamente do que din?micamente (ou seja rpm aliado ao torque é que mata )..mas tenha certeza de que vc está numa situação bem limite...não acho que vê quebrar na primeira acelerada...mas não quer dizer que eu recomendaria pra uso intenso...
outro problema é que a durabilidade tbm é um ponto fundamental... sempre ouão histórias de que o amigo do tio do vizinho tem e aguenta... mas nunca se escuta qto tempo durou e como ?ra o uso... ainda mais se falando de nitro que tem recarga e o uso e mais caro e bem menos frequente que de turbo... e ainda mais que no caso a outra coisa que sofre pacas são as bronzinas porque levam uma martelada na cabeça de uma hora pra outra... se vc tiver um problema mais severo de lubrificação qualquer, a biela pode grudar no vira e tchau bloco (como acontece nos marea qdo forma borra de óleo)
eu tenho um amigo que teve a muitos anos atrás uma saveiro 1.6 bem alegrinha (13:1 de taxa, comando schrick 278 - ou algo assim, webber 40 deitada e fluxo no cabeçote) e usava 120cv de nitro em 2 estágios... usou e abusou disso quase um ano e meio...depois desbielou do nada andando de boa a 80km/h numa avenida... mas o uso dele ?ra intensão... a gente sa?a pra acelerar de quinta a domingo sem dá nem piedade... ?ra coisa de gastar mais de um tanque de alcool numa noite e pra ser honesto ele dava pau em carro turbo muito bom...
-
valeu over, sua opinião ajudou d++++++. como viso durabilidade tbm, vou partir pras bielas forjadas mesmo, já q vai fazer, fazer direito né, e abusar mais do nitro. vou trazer um controlador da nos tbm, pra ir injetando aos poucos.
vc falou da venom, eu pago pau pra esse kit. mas os modelos que eu achei são pra v8 e 6cilindros, e os de 4 cilindros não tinha pra motor vw, só gm, ford…
vc sabe se tem algum kit da venom que seja comptativel com o apo e outra, o fato q lá eles usam o nitro com gasosa, aki será usado com alcool, será q não altera a configuração? pq ele vem com um controlador digital, e acho q esse controlador já é pre programado, e no caso de usar alcool, esse kit da venom serviria?
vc conhece gente q tem? saberia o codigo desse kit q eja compativel?
-
? aquela coisa se vc quer montar algo pra não ter medo de acelerar e saber que vai durar mais do que o suficiente pra vc vender o carro até pra um amigo vai de forjada (ou outra peça que aguente o tranco com margem)… vai ter gente que vai dizer que se num forjar aguenta... as perguntas são aguenta até qdo ? aguenta bem com certeza ou aguenta com certeza, bem...
já montie um kit desses...gostei do resultado bem mais linear que o sistema normal porque vai diminuindo a pressão na linha de combustável... o kit ?ra pra gm, mas serve em qualquer motor com a sdevidas adaptações (que são praticamente nenhuma)
o único porém é que segundo a pessoa que trouxe esse kit ele pesquisou bastante e viu que 2 coisas acontecem nesse sistema:
1- o dosador dura bem menos, ams o custo é baixo e num é nada critico
2- força bem mais a bomba de combustável..mas tbm é dentro do aceitável...
eu montaria se num fosse quase 60% mais caro que um sportsman e uns 80% mais caro que um sniper da nos
-
pois é over, pq to com os canal de peça dos eua, e vi no site da summit, tenho o catalogo deles aki tbm, e desde os primordios eu curti pra caramba a venom, pelo fato da garrafa ser preta e ter esse controlador digital.
ao contrario da nos?, o preão eu ate achei dentro do aceitavel, claro, ele é mais caro q um da sniper(2? linha da nos), mas se for comparar com da nos mesmo, garrafinha azul e tal, ele fica pau a pau no preço.
sem contar q cotei o preão do controlador de inje?ao progressiva da nos, putz facada d+, mais de us$500, ai soma ao kit, sai mais de 1.000 doletas, sendo q o venom tem isso por quase metade do preço.
vou pesquisar bem, ler atentamente, achei o site da venom tbm
http://www.venom-performance.com/nf/html/c…kswagen/vv1.htm
? um produto muito interessante.