Pistões pwt - basta
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gili, se fossem je de verdade eu certamente pagaria 200 extras mas como não são prefiro ir nos di papel mesmo q já conheão e sei q não vou ficar encucado depois heheheh…
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com certeza cara… se vai ficar mais tranquilo nao tem duvida
forte abra
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nossa.
pessoal ta fazendo alguma coisa errada na folga então.
não bate tanto assim.
o evandro uma vez tinha postado umas dicas pra montar os powertech pra não baterem.
se ele vir esse tópico é capaza de falar de novo.
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o fluff dá umaprocurada neste forum ai eu pretendia comprar pwt mas agora estou até com receio
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? horrivel esse barulho, já vi amigo usar dele, sem contar q no dele subia oleo direto.
eu to com um jogo de iapel, meu preparador viu e ainda disse q daria uma folga extra, ai retruquei falando q o iapel já vem com a folga contida nele, e depois de ver o relato ai de q já grudou iapel no cilindro, acho q vou deixar um tiquinho a mais de folga mesmo.
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será que nimguem que mora em curitiba nãoconhece ng da powertech e pedir para ele dar uma passada no forum para esclarecer duvidas ?
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seria uma boa mesmo:
ai galera que perguntou sobre colocar os pwt sem bater:
quote(golzin mi @ aug 14 2005, 09:18 pm)
só pra saber… os pistões powertech ainda estão com a fama de dilatarem muito, exigindo uma folga grande e assim ficar batendo?
esta pergunta é excelente. mas a folga do pistão é muito mais uma mera estratégia de venda do que uma realidade em termos de performance. a lenda da folga e do barulho esta diretamente relacionada a montagem e o tradicional erro na preparação do bloco, bielas e pistoes, que infelizmente poucos no pa?s sabem como fazer corretamente. já vi motores com pistões forjados baterem como motores a diesel com defeito, tudo errado.
eu instalo pistoes com até 0,12 de folga sem apresentar qualquer tipo de ru?do, mesmo a frio. para conseguir o sucesso na instalação dos pistoes forjados, sejam eles de qualquer marca ou modelo devemos respeitar alguns paramentros, regras e tomar alguns cuidados, entre eles o uso do torque plate, examinar a dilatação dos pistoes em agua com 80 graus de temperatura, usinar o bloco com o plate e virabrequim torqueados a temperatura minima de 60 graus, e principalmente a posição do pino no proprio pistão e em relação ao angulo de ataque do virabrequim. sabe quem faz isso com um pistão forjado? menos de 0,1% dos preparadores.
um motor que utiliza x pressão de turbo em x tipo de utilização deve ter sua folga de x, e não de y, como se isso fosse um padrão ou regra fixa para qualquer tipo de preparação. na verdade, o que vem descrito no manual de um pistão é em relação a folga minima em uma utilização normal . o que vai determinar a folga correta e o sucesso na utilização do pistão é saber a dilatação, saber medir o pistão , ter ferramentas de alta precisão e calcular a expansão do psitão em relação ao que você pretende gerar de potencia. pressões mais altas e motores de super rendimento devem por obrigação possuir folgas maiores, pois a expansão varia de acordo com a temperatura de trabalho do bloco e camara de combust?o.
a liga determina a dilatação, e um pistão 0,06 de dilatação possui uma infima vantagem em ralação a expansão se o bloco for erroneamente preparado em relação a um pistão que exige 0,10 de folga, o que muito ocorre por ai.
não confunda folga correta com desempenho, se pensassemos assim os pistões wiseco que utilizam entre 0,09 a 0,14 de folga em motores com preparações nervosas não seriam bons, mas são os melhores pistões do planeta. o que realmente comanda, é quem faz a preparação, este exemplo é uma das gigantescas diferenças entre o preparador pro e o pseudo-preparador.
atualmente os pistoes powertech possuem folgas que variam entre 0,09 a 0,12, dependendo do uso e modelo do pistão. eu utilizo este pistão no focus com 0,11 de folga, e em mais de 70% dos motores que prepararo, sem nunca ter um unico problema com os mesmos. é claro que tudo é checado antes, já peguei pistões de marcas famosas com diferenças no posicionamento do pino, o que fatalmente iria prender o pistão se eu o tivesse montado sem fazer a checagem antes. ou tro fator importante é saber se os colos do pino na biela estão 100% centrados, qualquer deslocamento faz o pistão raspar na parede da camisa.
dica 1
a vantagem do torque plate:
bom, para quem não sabe o torque plate nada mais é que uma placa que simula o cabeçote instalado. a vantagem da utilização da peça na hora de abrir os cilindros é que com a placa voce tem todas as tensões fixadas. se um bloco vai para a usinagem sem o torque plate a medida da camisa é uma sem a peça, e quando voce coloca e torqueia o cabeçote as camisas fecham na parte superior, ocasionamente prendendo o pistão e ou o deixando com folga excessiva quando o pistão esta em ponto morto inferior, causando barulho.
dica 2
posicionamento do pino:
alguns pistões possuem como suas caracteristicas o pino deslocado em relação ao centro do pistão, (? por isso que existem as setas nas cabeças dos pistões), esta caracteristica deve ser atentamente percebida durante a instalação dos pistoes, pois a parte menor deve ficar do lado oposto a descida do virabrequim, se motar errado o barulho é enorme e o rendimento do motor é péssimo.
dica 3
dilatação do pistão e do bloco:
antes de usinar o bloco para receber o pistão peque um micrometro e tire as medidas, depois coloque-os em agua quente a uma temperatura de 80 graus, tire as medidadas novamente (saia e cabeça). aque?a o bloco a uma temperatura de 80 graus (forno) e tire as medidas em 3 pontos da camisa, pms, centro e pmi (saia). com os dados marcados é simples fazer o ajuste perfeito.
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eu já tinha lido isso…
olha, acho muuuuuuito dificil, quase impossivel de acreditar que os pwt não batem nada na montagem q ele fez. mais facil crer q alguma coisa certamente deu errado na montagem dele que na da maioria do povo.
o cara que monta meu motor é um coroa que fornecia motores para formula-v e formula-ford, o cara já foi dono de equipe e já deu porrada ate na vw na epoca do campeonato de marcas, quando ele (com equipe dele, particular) ainda usava md e a vw já corria de ap. é gente que realmente saca de todos os macetes e não monta motor no escuro não, o coroa tem mais ferramentas que uma loja de ferramentas e faz uso de todas para tirar tudo que é medida e torque de tudo.
e ainda assim, meus pwt batem (como bate o da maioria ) isso me faz crer q é mais possivel ter ocorrido erro na montagem dos motores q não batem nada usando os pwt.
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sobre os maff que perguntaram a cima, na ofocina já quebrou em marcha lenta 15 minutos após ter cido montado, a ventuinha naum tinha nem armado e o pistão já estva quebrado, ninguém acreditou. esse problema naum aconteceu comigo e sim com outro cliente; me lembro que na época ele entrou em contato com a loja que empurrou pro técnico, que o técnico dizia que naum tinha vendido nada e sim, que eu tinha que reclamar com a loja pois havia comprado lá o pistão.
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o pior da maff e de quem compra é que eles colocam na revista promoção pistaum com banho de cer?mica por 800,00 com este preão tu compra iapel e naum tem problema e tem gente que compra ainda
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exato, e ainda rola propaganda enganosa, dizendo q é pistão forjado. só se esses modelos agora são forjados, pq os outros não eram.
burro de quem acredita e compra.pra isso existe pesquisa de mercado, saber sobre o produto
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e os maff? alguem tem alguma resenha sobre eles?
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maff é tudo produto de quinta categoria.
? uma tentativa de fazer peca de performance que custe pouco.
sobre os maff que perguntaram a cima, na ofocina já quebrou em marcha lenta 15 minutos após ter cido montado, a ventuinha naum tinha nem armado e o pistão já estva quebrado, ninguém acreditou. esse problema naum aconteceu comigo e sim com outro cliente; me lembro que na época ele entrou em contato com a loja que empurrou pro técnico, que o técnico dizia que naum tinha vendido nada e sim, que eu tinha que reclamar com a loja pois havia comprado lá o pistão.
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eu sou um ex-cliente que, sempre vai falar mal. tive problema serio com pecas da má qualidade e perdi um jogo de pistoes forjados, camisas, um bloco e muito dinheiro por causa daquele pangar? daquele jackson.
o fusca 84 ama a maff…rss
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podes crer. nao recomendo maff race pra ninguem.
para quem nao sabe qual é a minha bronca, eu deixei de comprar valvulas bugpack na raceforce por 420 reais o jogo (na epoca) para comprar um jogo de valvulas com o maff por 185 reais. dizia ele que as valvulas eram de aco inox.
bom, o cabecote origina do fusca tem valvulas 35,5mmx32,5mm respectivamente admissao e escape.
eu havia montado um cabecote autolinea com valvulas 40mm na admissao e 35,5mm no escape…
o senhor preparador especialista da maff me vendeu as valvulas novas. coisa mais linda por 185 reais. as de admissao gastaram na parte de cima da haste, aonde os balanceiros empurram elas. nao durar 3 meses e a de escape, numa bela tarde de 7 ou 8 ou 9 de marco de 2003 quebrou com o motor virando 3500 rpm na estrada. nessa brincadeira eu perdi um monte de coisa boa que havia comprado e montado. o carro tava muito canhao. tava fazendo 0 a 100 na casa de 6 segundos baixo e certamente virando os 400 metros na casa do 12s altos. enchia 1,3kg.
mas isso sao aguas passadas. o fato é que o cara nao é sório e nao é honesto. vende valvula de escape quando na verdade ela é uma valvula de admissao original (porque sera que quebrou?).
[]s
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sim fluff, vendeu valvulas de admissao por escape.
mas eu lembro dos papos dele da época, sobre fazer os pistoes e blah, blah blah… sei que pistao nao tem nada ha ver com valvulas, mas gato escaldado tem medo de agua fria e, nesse caso, eu acho melhor nao arriscar.
gaste um pouco mais, mas compre algo confiavel e que vc saiba a procedencia.
[]s