Misfire
-
a sonda ta boa sim, é sonda planar, não é finger, eu ja cheguei a ver ela lendo 1700mv… a sonda é novinha e original comprada na concessionaria.
po, nao da pra por outro cabo no meu carro... o cachimbo é gigante olha só... o da esquerda ta pra fora... eh ali que ele estraga, na parte que desce pelo cabecote...
a bobina custa 300 pau mas ela deve ter uns 20 25 mil km… nao deve ta ruim nao... vo fechar as velas pra 0.5 pra ver e trocar os cabos, soh que por cabos novos originais mesmo...
mas resumindo, eh falha na faisca neh, pq a mistura ta boa, 1000mv logo apos a falha que da 1.4v, tem fundamento o que eu disse sobre nao queimar em um momento e depois ter combustivel d+ n
-
vcs tao locos, q man? msd o que… no maximo eu vou botar 4 bobinas de mi ou mesmo 4 daquelas de fusca mesmo
a bobina do meu carro é aquela que eh 1 soh dupla internamente... uma bosta.... muito pequena... hehehe... boa pro carro original claro, pra turbo nao presta...
-
a sonda ta boa sim, é sonda planar, não é finger, eu ja cheguei a ver ela lendo 1700mv… a sonda é novinha e original comprada na concessionaria.
po, nao da pra por outro cabo no meu carro... o cachimbo é gigante olha só... o da esquerda ta pra fora... eh ali que ele estraga, na parte que desce pelo cabecote...
a bobina custa 300 pau mas ela deve ter uns 20 25 mil km… nao deve ta ruim nao... vo fechar as velas pra 0.5 pra ver e trocar os cabos, soh que por cabos novos originais mesmo...
mas resumindo, eh falha na faisca neh, pq a mistura ta boa, 1000mv logo apos a falha que da 1.4v, tem fundamento o que eu disse sobre nao queimar em um momento e depois ter combustivel d+ né?[snapback]472771[/snapback]
não necessariamente. a sonda le combustivel queimado e não alcool passando direto pelo escape.
se o motor ta falhando por possivel falta de faisca, não era pra indicar mistura rica no halmeter, ja q não teve queima, e sem queima não tem gases pra gerar voltagem assim na sonda.
ah, sonda planar ?
-
a sonda le combustivel queimado
nao ka, a sonda le o que sobrou de oxigenio depois da combustao.
? fácil de entender como funciona: pega uma sonda, liga um multimetro nela e poe ela no bico de gas (aceso, logico né ) do fogao. vai ver que quanto mais perto chega do fogo, maior a tensao de sa?da dela.
-
isso, a sonda le o oxigenio que resta, quanto menos oxigenio, mais alto o valor e mais rica a mistura.
pra se ter uma mistura rica, tem que estar havendo a queima corretamente, se o carro tiver excesso de combustivel e falhas na queima, vc tera leitura de mistura pobre e nao rica. vc tem que interpretar a informacao, mesmo porque o gerenciador tem um tempo de leitura, entao o que vc ve é sempre uma informação um pouco atrasada. a sonda tambem tem um tempo de resposta, não é instantanea…
eu interpreto assim, vc pisou, mistura rica, entao falha (quando falha se vc olhar vai estar pobre pois nao esta queimando) eu interpreto como excesso, pois estava rico e entao falhou... se tiver pobre e ai falhar interpreto como pobre. nao considero o que esta sendo lido no momento do problema, mas sim um pouco antes do problema...
o que acontece é que eu imagino que se vc tem falhas na faisca, mas nao é exatamente nada de faisca, sao algumas acontecendo outras nao, imagino que sobre combustivel na camara de um ciclo para o outro, somado a mais combustivel do proximo ciclo, quando ocorre a faisca, se tem a queima daquele combustivel que sobrou mais o novo, mostrando mistura rica... se bem que pensando bem, misturando o oxigenio nao queimado que sai pelo escape no ciclo que nao houve a combustao, penderia pra falta... bom, sei la...
a sonda planar é intermediaria entre a finger e a wide. ela é um pouco mais sensivel, e le uma faixa um pouco maior que as finger (as sondas mais comuns, de 1 fio por exemplo, tambem existem finger com 4 fios)
a planar tambem é um pouco mais cara e nao pode ser usada em carros originalmente com finger, nem vice-versa. mas em carros que nao possuem sonda pode
o aquecimento dela é feito em aproximadamente 10s, vc da na chave, e em 10s ela ta oscilando e lendo direitinho.
como eu disse, o motor falha, nao apaga... é meio chato mesmo, pode ser tanta coisa...
-
nao ka, a sonda le o que sobrou de oxigenio depois da combustao.
? fácil de entender como funciona: pega uma sonda, liga um multimetro nela e poe ela no bico de gas (aceso, logico né ) do fogao. vai ver que quanto mais perto chega do fogo, maior a tensao de sa?da dela.
[snapback]472809[/snapback]
calma, então se tiver um motor queimando tudo sem desperdicios a sonda não vai ter o q ler?
certeza disso ricardo?
entendi o exempo do fogão, mas não entendi até onde isso justifica o que vc disse no in?cio.
lost: tem fotos dessa sonda planar ? uma das q usei era assim, ligava a chave e a voltagem dela subia até 1 volt em coisa de 5/7 segundos, e depois ia caindo até o ponto certo da mistura.
-
isso, a sonda le o oxigenio que resta, quanto menos oxigenio, mais alto o valor e mais rica a mistura.
pra se ter uma mistura rica, tem que estar havendo a queima corretamente, se o carro tiver excesso de combustivel e falhas na queima, vc tera leitura de mistura pobre e nao rica. vc tem que interpretar a informacao, mesmo porque o gerenciador tem um tempo de leitura, entao o que vc ve é sempre uma informação um pouco atrasada. a sonda tambem tem um tempo de resposta, não é instantanea…
eu interpreto assim, vc pisou, mistura rica, entao falha (quando falha se vc olhar vai estar pobre pois nao esta queimando) eu interpreto como excesso, pois estava rico e entao falhou... se tiver pobre e ai falhar interpreto como pobre. nao considero o que esta sendo lido no momento do problema, mas sim um pouco antes do problema...
o que acontece é que eu imagino que se vc tem falhas na faisca, mas nao é exatamente nada de faisca, sao algumas acontecendo outras nao, imagino que sobre combustivel na camara de um ciclo para o outro, somado a mais combustivel do proximo ciclo, quando ocorre a faisca, se tem a queima daquele combustivel que sobrou mais o novo, mostrando mistura rica... se bem que pensando bem, misturando o oxigenio nao queimado que sai pelo escape no ciclo que nao houve a combustao, penderia pra falta... bom, sei la...
a sonda planar é intermediaria entre a finger e a wide. ela é um pouco mais sensivel, e le uma faixa um pouco maior que as finger (as sondas mais comuns, de 1 fio por exemplo, tambem existem finger com 4 fios)
a planar tambem é um pouco mais cara e nao pode ser usada em carros originalmente com finger, nem vice-versa. mas em carros que nao possuem sonda pode
o aquecimento dela é feito em aproximadamente 10s, vc da na chave, e em 10s ela ta oscilando e lendo direitinho.
como eu disse, o motor falha, nao apaga... é meio chato mesmo, pode ser tanta coisa...
[snapback]472829[/snapback]
cara, sobre teu problema nem sei o que te dizer, pois não manjo muito, mais talvez não seria o caso de baixar un pouco tua mistura pra ver? talvez vc ta usando uma mistura muito rica e apartir de un certo momento ela ja fica rica d+ q o motor não vence queimar.
sobre a sonda planar q vc falou, o sinal dela é interpretado pelo multimetro en mv mesmo? e os valores são os mesmos das sondas comun? ou seja, fator 1 é aproximadamente 860mv nela tmabein?
-
falta de faisca acusa mistura pobre hein?^pois tem alta quantidade de oxigenio…
-
calma, então se tiver um motor queimando tudo sem desperdicios a sonda não vai ter o q ler?
na verdade funciona ao contrário: quanto menor a porcentagem de oxig?nio presente nos gases de escape, maior a tensão lida na sonda. por isso que dei o exemplo do fogão é quanto mais perto do fogo, menor a porcentagem de oxig?nio do ar.
tenho certeza disso sim ka, e tanto isso é fato que o nome técnico em ingl?s da sonda é heated oxigen sensor.
-
na verdade funciona ao contrário: quanto menor a porcentagem de oxig?nio presente nos gases de escape, maior a tensão lida na sonda. por isso que dei o exemplo do fogão é quanto mais perto do fogo, menor a porcentagem de oxig?nio do ar.
tenho certeza disso sim ka, e tanto isso é fato que o nome técnico em ingl?s da sonda é heated oxigen sensor.
[snapback]472882[/snapback]
legal saber desses detalhes =)
então (teoricamente), se colocar uma sonda num recipiente fechado a vacuo, se obteria uma voltagem significativa na sonda?
-
vale bemprar que ele mede a comparacao da quantidade de oxigenio entre um ambiente interno/externo…
para a sonda ler mistura rica:
-
estar aquecida acima dos 300 graus..
-
ter baixa quantidade de oxigenio na parde que cheira da sonda...
-
ter alta quantidade de oxegenio na parte externa da sonda...
isso é que gera tensao...
se vc por zero de oxigenio na parte interna e externa da sonda (vócuo) não vai ter variação nenhuma...
pelo menos eh essa a conclusao apos ler uma porrada de artigos...
-
-
hum… sei la entao... será que eh excesso? mas po, ele ficou meio pobre ateh 0.3, e depois comeca a sobrar combustivel? eu to subindo foda eh que mesmo eu diminuindo o combustivel nao resolve... bom, vou trocar os cabos e fechar as velas pra .50mm.... lacraia veia.. nao me da sossego... acaba de ganhar um upgrade e ainda fica enchendo o saco...
-
vale bemprar que ele mede a comparacao da quantidade de oxigenio entre um ambiente interno/externo…
para a sonda ler mistura rica:
-
estar aquecida acima dos 300 graus..
-
ter baixa quantidade de oxigenio na parde que cheira da sonda...
-
ter alta quantidade de oxegenio na parte externa da sonda...
isso é que gera tensao...
se vc por zero de oxigenio na parte interna e externa da sonda (vócuo) não vai ter variação nenhuma...
pelo menos eh essa a conclusao apos ler uma porrada de artigos...
[snapback]472901[/snapback]
sim flavio, pra dentro iria ficar só a ponta dela.
-
-
sempre pensei nisso, ateh deve funcionar, mas o aquecimento interno da sonda teria que fazer um belo trabalho, pq teria só ele… mas nao tem porque nao funcionar uma vez que o lance eh a falta do oxigenio que da a reacao que gera os mv na saida da sonda...
mas iae, acho que meu carro ta é com misifi e nao misfire... acho que vou chamar um pai de santo...
-
sempre pensei nisso, ateh deve funcionar, mas o aquecimento interno da sonda teria que fazer um belo trabalho, pq teria só ele… mas nao tem porque nao funcionar uma vez que o lance eh a falta do oxigenio que da a reacao que gera os mv na saida da sonda...
mas iae, acho que meu carro ta é com misifi e nao misfire… acho que vou chamar um pai de santo...[snapback]472975[/snapback]
relaxa lost, passei pelo meeesmo q vc a um tempo. cheguei até a abrir o motor em busca de passagem de compressão entre cilindros, mandei retificar o cabeçote, troquei junta, oleo, bobina, velas, tampa do distribuidor e nem sei mais o q. bom, foi mais de 500/700 reais em 3 dias e mesmo assim o problema persistiu
-
detalhe: no fim das contas me toquei q a mistura misteriosamente engordou (ou meu sistema de ignição cansou) e tb minha sonda esta marcando a menos. caaaaanso de falar pro pessoal não se basear só no halmeter, q é pra sentir o motor no po. eu falei isso de monte mas eu me esqueci completamente disso.
bastou eu ignorar o halmeter e ajustar a mistura atravṍs da sensibilidade.
nem preciso dizer q o problema todo acabou depois disso.