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Ajuda com mapa de ignição ap 2.0 aspirado

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Flavio Andrade
    escreveu em última edição por
    #1

    estou com duvidas em relação ao mapa de ponto no meu projeto

    ap 2.0 aspirado

    pistão forjado 83,5mm

    bielas originais

    vira 92,8mm

    cabeçote original hidraulico

    comando hidraulico 274 lob 109 lev 11,5 overlap 16

    bloco com oring

    velas br9es

    taxa 14,3:1

    alimentação coletor de mi original

    bicos do astra flex

    injeção fueltech ft250

    coletor de escape 4x1 racing 2" até o final

    sonda vou tentar deixar de 88 a 89 de fora a fora no mapa

    enfim é um 2.0 para rua com um pouquinho a mais de taxa e um comandinho bem ligth

    segue mapa inicial que vou usar

    aspirado por map

    shift acendendo em 7000 rpm

    corte de giro 7300 rpm

    rpm - ponto

    500 -   20

    750 -   16

    1000 - 12

    1500 - 15

    2000 - 18

    2500 - 21

    3000 - 24

    3500 - 27

    4000 - 28

    4500 - 28

    5000 - 28

    5500 - 28

    6000 - 27

    6500 - 26

    7000 - 25

    7500 - 24

    map - ponto

    -0,9   +4,0

    -0,8   +4,0

    -0,7  +3,5

    -0,6  +3,0

    -0,5  +2,5

    -0,4  +2,0

    -0,3  +1,5

    -0,2  +1,0

    -0,1  +0,5

    0,0     0,0

    criticas e sugestões sempre bem vindas

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Mutante
      escreveu em última edição por
      #2

      amigo, seria importante saber o combustivel que está utilizando atualmente para poder prestar uma informação muito coerente.

      sei que necessita de ajuda com relação ao acerto do ponto. no entanto, to achando essa vela muito fria para essa configuração (dependendo do combustivel tb)

      o comando de valvulas está enquadrado de que forma?

      abs

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
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        Flavio Andrade
        escreveu em última edição por
        #3

        combustível álcool

        comando na posição 0°

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Flavio Andrade
          escreveu em última edição por
          #4

          mais ninguém???

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            fsobral86
            escreveu em última edição por
            #5

            que injeção é?

            o carro já está funcionando?

            aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

            abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

            0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

            a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

            depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Flavio Andrade
              escreveu em última edição por
              #6

              estava pegando uma ft250, mais o vendedor pulou p trás

              acabei comprando uma injepro light

              vou instalar ela p rodar no modo semisequencial

              acho q até final da proxima semana o carro anda

              vou rever o mapa de ponto logo de inicio sim

              só nao imaginava q precisaria de tanto combustível

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Andrade
                escreveu em última edição por
                #7

                150303092643607060.jpg

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Mutante
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  que injeção é?

                  o carro já está funcionando?

                  aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

                  abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

                  0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

                  a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

                  depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

                  flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

                  1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

                  2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

                  3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

                  4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

                  rpm

                  °apms

                  500

                  20,00

                  750

                  20,00

                  1000

                  15,00

                  1500

                  20,00

                  2000

                  25,00

                  2500

                  29,25

                  3000

                  29,50

                  3500

                  28,00

                  4000

                  27,50

                  4500

                  27,00

                  5000

                  28,00

                  5500

                  31,00

                  6000

                  31,50

                  6500

                  32,00

                  7000

                  32,00

                  7500

                  32,00

                  1 Resposta Última resposta
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                    fsobral86
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    que injeção é?

                    o carro já está funcionando?

                    aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

                    abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

                    0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

                    a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

                    depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

                    flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

                    1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

                    2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

                    3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

                    4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

                    rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00

                    por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?

                    quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…

                    se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.

                    1 Resposta Última resposta
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                      Flavio Andrade
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      150304123928548345.gif

                      1 Resposta Última resposta
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                        Flavio Andrade
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        meu comando é o 0,30i

                        o 4º de cima para baixo

                        sobre o acerto vou começar com ponto baixo mesmo até a mistura ficar ideal em todas as faixas

                        não sairei enfiando ponto para depois acertar a mistura

                        o medo é de segurar o pé de quinta na estrada e derreter alguma coisa

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          fsobral86
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          meu comando é o 0,30i

                          o 4º de cima para baixo

                          sobre o acerto vou começar com ponto baixo mesmo até a mistura ficar ideal em todas as faixas

                          não sairei enfiando ponto para depois acertar a mistura

                          o medo é de segurar o pé de quinta na estrada e derreter alguma coisa

                          isso, esse é o caminho!

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Flavio Andrade
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            que injeção é?

                            o carro já está funcionando?

                            aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

                            abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

                            0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

                            a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

                            depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

                            flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

                            1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

                            1. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

                            1. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

                            1. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

                            rpm

                            °apms

                            500

                            20,00

                            750

                            20,00

                            1000

                            15,00

                            1500

                            20,00

                            2000

                            25,00

                            2500

                            29,25

                            3000

                            29,50

                            3500

                            28,00

                            4000

                            27,50

                            4500

                            27,00

                            5000

                            28,00

                            5500

                            31,00

                            6000

                            31,50

                            6500

                            32,00

                            7000

                            32,00

                            7500

                            32,00

                            viu a carta do comando mutante?

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              #14

                              que injeção é?

                              o carro já está funcionando?

                              aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

                              abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

                              0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

                              a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

                              depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

                              flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

                              1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

                              2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

                              3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

                              4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

                              rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00

                              por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?

                              quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…

                              se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.

                              fsobral86,

                              a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:

                              1. durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;

                              2. inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.

                              3. a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.

                              4. coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.

                              mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.

                              no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.

                              mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.

                              abraços, meu caro.

                              1 Resposta Última resposta
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                                fsobral86
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                que injeção é?

                                o carro já está funcionando?

                                aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

                                abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

                                0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

                                a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

                                depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

                                flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

                                1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

                                2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

                                3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

                                4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

                                rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00

                                por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?

                                quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…

                                se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.

                                fsobral86,

                                a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:

                                1. durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;

                                2. inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.

                                3. a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.

                                4. coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.

                                mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.

                                no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.

                                mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.

                                abraços, meu caro.

                                legal, mas a parte aritmética é justamente a parte que quero chegar hehe

                                sou estudante de engenharia mecânica, qual a sua formação?

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  #16

                                  que injeção é?

                                  o carro já está funcionando?

                                  aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

                                  abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

                                  0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

                                  a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

                                  depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

                                  flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

                                  1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

                                  2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

                                  3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

                                  4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

                                  rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00

                                  por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?

                                  quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…

                                  se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.

                                  fsobral86,

                                  a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:

                                  1. durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;

                                  2. inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.

                                  3. a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.

                                  4. coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.

                                  mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.

                                  no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.

                                  mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.

                                  abraços, meu caro.

                                  legal, mas a parte aritmética é justamente a parte que quero chegar hehe

                                  sou estudante de engenharia mecânica, qual a sua formação?

                                  os numeros são sempre os melhores mesmo...kkkk

                                  sou analista tecnico, especialista em mercado de capitais e finança comportamental. tenho a mecanica/ engenharia apenas como um hobby, algo para aliviar o estresse do dia-a-dia. rsrs

                                  flavio, acredito que com as informações postadas aqui vc ja tenha um "norte" para iniciar teu aperfeiçoamento. qualquer outra questão, manda ai q lhe ajudaremos...

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                                    #17

                                    no final de semana consegui colocar o vw para andar

                                    agora falta apenas alguns detalhes, cai e um ajuste mais fino

                                    mais ficou bem liso e gostoso de guiar e com um bom torque

                                    obrigado pela ajuda de todos

                                    devagar vamos melhorando e evoluindo

                                    150326035847600242.jpg

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #18

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                                        #19

                                        cai pronto

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