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Ajuda com mapa de ignição ap 2.0 aspirado

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    M Offline
    Mutante
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    #14

    que injeção é?

    o carro já está funcionando?

    aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

    abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

    0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

    a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

    depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

    flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

    1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

    2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

    3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

    4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

    rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00

    por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?

    quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…

    se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.

    fsobral86,

    a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:

    1. durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;

    2. inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.

    3. a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.

    4. coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.

    mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.

    no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.

    mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.

    abraços, meu caro.

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      fsobral86
      escreveu em última edição por
      #15

      que injeção é?

      o carro já está funcionando?

      aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

      abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

      0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

      a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

      depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

      flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

      1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

      2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

      3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

      4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

      rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00

      por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?

      quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…

      se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.

      fsobral86,

      a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:

      1. durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;

      2. inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.

      3. a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.

      4. coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.

      mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.

      no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.

      mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.

      abraços, meu caro.

      legal, mas a parte aritmética é justamente a parte que quero chegar hehe

      sou estudante de engenharia mecânica, qual a sua formação?

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Mutante
        escreveu em última edição por
        #16

        que injeção é?

        o carro já está funcionando?

        aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.

        abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro

        0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.

        a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82  lambda

        depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.

        flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:

        1. sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;

        2. em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.

        3. certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.

        4. tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.

        rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00

        por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?

        quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…

        se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.

        fsobral86,

        a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:

        1. durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;

        2. inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.

        3. a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.

        4. coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.

        mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.

        no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.

        mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.

        abraços, meu caro.

        legal, mas a parte aritmética é justamente a parte que quero chegar hehe

        sou estudante de engenharia mecânica, qual a sua formação?

        os numeros são sempre os melhores mesmo...kkkk

        sou analista tecnico, especialista em mercado de capitais e finança comportamental. tenho a mecanica/ engenharia apenas como um hobby, algo para aliviar o estresse do dia-a-dia. rsrs

        flavio, acredito que com as informações postadas aqui vc ja tenha um "norte" para iniciar teu aperfeiçoamento. qualquer outra questão, manda ai q lhe ajudaremos...

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Flavio Andrade
          escreveu em última edição por
          #17

          no final de semana consegui colocar o vw para andar

          agora falta apenas alguns detalhes, cai e um ajuste mais fino

          mais ficou bem liso e gostoso de guiar e com um bom torque

          obrigado pela ajuda de todos

          devagar vamos melhorando e evoluindo

          150326035847600242.jpg

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Flavio Andrade
            escreveu em última edição por
            #18

            29yha52.jpg

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            • F Offline
              F Offline
              Flavio Andrade
              escreveu em última edição por
              #19

              cai pronto

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Andrade
                escreveu em última edição por
                #20

                2zr1e2e.jpg

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                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Andrade
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  25rkx3k.jpg

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                  • M Offline
                    M Offline
                    Mutante
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    flavio, o trabalho ficou bonito e bem caprichado. apenas uma sugestão: aumente o filtro de ar, pois este podera estrangular um pouco o fluxo em altas rotações. a tubulação de seu cai é de quantas polegadas?

                    abs

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Andrade
                      escreveu em última edição por
                      #23

                      preciso por um filtro mais caprixado mesmo, esse ai foi o q o dinheiro deu $50 um bom mesmo custa 3x isso

                      a tubulação fiz com tubo de escapamento de 2,5"

                      1 Resposta Última resposta

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