Orestes berta…
-
-
até onde eu sei o berta não faz carro de rua não…só de corrida, e ainda assim eu acho q é capaz dele dar um tapa na cabeça de quem falar em arrancada perto dele...
algumas coisas q eu sei q ele faz atualmente ?:
-
motor dos focus q correm a tc2000 (campeões 2005)
-
motor pra f3 sulamericana (mais barato, mais econômico, com melhor manutenção e mais potente q os mugen)
-
todos os motores pra uma categoria q rola lá chamada trv6 (chassis tubular com bolha de vêrios carros)
um cara q faz isso com ceteza não quer nem saber de arrancada, muito menos xxx...
pra quem não sabe, ele construiu um carro inteiro na argentina e após ganhar provas de longa duração aqui, foi pra europa tocar o terror em provas de longa duração... qdo eu falo carro inteiro, eu incluo o motor aí....ele projetou e construiu um motor inteiro lá...
http://www.porsche917.com.ar/bertalr/berta_menu.htm
pra mim ele é genio, coloco ele no mesmo nível do grande colin chapman
-
-
a f3 sul americana tem os motores mais potentes do mundo (a nivel de f3) … adivinhem graças a quem ??? só de irem para a oficina do berta , já voltaram de lá 20% mais potentes do que eram ...
e os porsche 908 e 910 da antiga equipe brasileira hollywood que davam pau em lola t-210 na dácada de 70 eram acessorados por quem ???
oreste berta , um mito , uma lenda ...
abraços ...
-
e o lend?rio maverick hollywood-berta ??? quem preparou , quem ???
abraços …
-
-
reparem na foto…. desculpem me se to falando besteira... mas perece ki o primeiro v-8 dele jah era injetado.... reparem na foto antiga... abaixo dos filtros de ar...
[snapback]477245[/snapback]
de maneira alguma na época , mesmo os tops europeus como os porsche 910 eram carburados … o legend?rio maveco hollywood-berta , que certamente não foi o 1? v8 dele , seguia a tradicional f?rmula de cornetas , carburadores e m?ltiplos injetores que chegavam a chamar de injeção direta ...
abraços ...
-
de maneira alguma na época , mesmo os tops europeus como os porsche 910 eram carburados … o legend?rio maveco hollywood-berta , que certamente não foi o 1? v8 dele , seguia a tradicional f?rmula de cornetas , carburadores e m?ltiplos injetores que chegavam a chamar de injeção direta ...
abraços ...
[snapback]477306[/snapback]
opa, correção, a grande maioria dos porsche usavam injeção mecânica bosch (mfi)…. inclusive eu tenho um 911 aqui na tecnomec com esse sistema...
-
os 910 e 917 tb??? tem certeza?
[snapback]477493[/snapback]
até não, principalmente os dois…. veja:
910:
917 aspro (olha com atenção vc vê os bicos na boca das cornetas):
http://www.petelyons.com/photo%20galleries…pitsenginea.jpg
917/30 turbo:
alguns carrera 6 chegaram a andar com 2 weber triplas ida, mas não era o normal….
-
os primeiros carrera 6 eram equipados até com solex triplas … depois é que foram trocadas pelas weber ida ...
abraços ...
-
e o 910 era injeção mecânica mesmo … mas os 908/6 usavam as weber triplas ida tb?m ...
abraços ...
-
se não me engano , até o 908/3 spyder era equipado com 4 weber ida … mas lembrando que existiam muitas equipes , mesmo na le mans series e usavam diferentes f?rmulas ...
abraços ...