Alguém aqui já faceou bloco pra montar 1.9?
-
pessoal,
consegui afinar minha injeção do motorzinho ap1.6i, quem quizer dicas basta pedir em outro tópico.
o carrinho está com a potência restaurada, se não tiver levemente mais forte, pois usa pistão de mi gasolina e está sem catalisador e o último silencioso, ambos substituídos por um cano reto… a embreagem original chega a pedir arrego em asfalto grudento e pneus 195/60/14 novos.
porém agora quero mais, e o motorzinho jaja pede retifica, esta baixando óleo rápido demais, o blowby está altíssimo, e na época de turbo, troquei pistão e anel por uns de mi sem mexer em nada no bloco, tudo gambiarra mesmo...
se passa muito tempo na lenta ou se leva uma puxada, assim que para a fumaça sobe... o cabeçote descarrega tucho se passar apenas 5 dias desligado... enfim, tá hora de me preparar pra fazer algo no jeito. a idéia é um ap com taxa original de álcool pois o carro agora mais q nunca é usado todo dia.
depois de muito pensar em custo beneficio, já que vou mexer em camisa, decidi optar por um ap1.9 com taxa do 2.0 alcool, vou montar com módulo da injeção 1.8cli alcool.
pelas contas papel, se for fazer um 1.6 ou 1.9 com peças novas, única coisa que muda é facear o bloco e trocar o vira, já que teria que comprar pistão e retificar cabeçote.
um resumo rápido:
-
meu vira é std, pra trocar a peca na retifica por um de 1.8 std é a troco de pão.
-
pistão e anel tem que comprar de ap1.6 0.25, ja o pistao 2.0std alcool é até mais barato. abrir camisa é o mêsmo custo.
-
o cabeçote é o mesmo custo retificar o meu ou catar um de 2.0 revisado na retifica.
-
as bielas permanecem as minhas que são copa de marcas número 75 e estão ok.
a montagem não vai ser feita por nenhum preparador, e sim por mim e mecânico amigo que só sabe juntar peças.
por isso tenho q ter todas as respostas na ponta da língua nas variantes, tenho todo o tempo do mundo para esclarecer as dúvidas e comprar as peças antes de parar o carro.
dúvidas:
-
já existe a conta certa de quando facea o bloco? nas minhas contas da 3.8mm, ou é melhor montar e descobrir o pms?
-
isso interfere no comprimento da correia dentada e esticador?
-
tem que serrar os prisioneiros do cabeçote? (essa dúvida é lógica mais é bom reforçar)
-
nunca fiz serviço em bloco, se faz com ele 100% oco, ou com os pistões no lugar?
então a idéia é ir providenciando as peças eminentes e ir guardando: pistões, anéis, bronzinas, junta de cabeçote 2.0alcool, juntas do motor, embreagem (cerâmica logo), prisioneiros... acertar com a retifica apenas a troca do vira e cabeçote no momento do desmonte.
se amanhã pensar em turbinar, com esse miolo, intercooler, daria uma brincadeira gostosa... mais isso é bem pra mais tarde...
valeu pessoal, demorei a aparecer, mais agora voltei com tudo!!!
-
-
e se ao invés do pistão do 2.0, comprar o pistão forjado de 82,5 com a altura certa para o seu bloco? as vezes o que vai gastar a menos de usinagem acaba não dando muita diferença. já fez essa conta?
-
e se ao invés do pistão do 2.0, comprar o pistão forjado de 82,5 com a altura certa para o seu bloco? as vezes o que vai gastar a menos de usinagem acaba não dando muita diferença. já fez essa conta?
entao…
eu não encontro esses pistões para 1.9 por menos de 799+frete.... isso fora os anéis... só ai já vão mais de r$1000,00 fora a usinagem da camisa que vai ter que ser feita de todo jeito...
pior que nas minhas pesquisas, para ter o 1.9 que eu quero (taxado) tem que ser esses pistões mesmo, não tem jeito, pois os pistões de ap 2.0 Álcool não são 100% planos como os 1.6 e 1.8... devido o alto curso do 2.0, não poderia ser 100% plano pois a taxa iria disparar, então ele é semi côncavo e não sobe até o fim do bloco, e sim apenas uma saliência que fica rente ao bloco...
e pro curso do 1.8 ter taxa de álcool, necessariamente vc precisa ter o pistão 100% rente ao bloco. mesmo que eu faça a plaina do bloco, a taxa fica em 9.5 o que me força a andar com gasolina, o que eu não queria... se for pra turbinar e montar um canhaozinho ai sim... mais não é o caso...
então após pesquisar tanto, a "melhor" solução, já que vou ter mexer em camisa, e fazer um up no motor, é usar pistão 1.8 sobremedida 1mm... ou seja, abre camisa pra 82,5mm, assim sairia do atual ap 1.6 = 1575cc original no motor para um 1.8 "cheio" de 1802cc... com taxa original nos ap a álcool...
voltando novamente para o papel e caneta... pois se pá, seria então melhor abrir pra 2.0 álcool logo... pistao e vira de 2.0 (tem que mexer no bloco, mais é em outro canto... o lance é como acertar essa injeção, pois o maior modulo que conheço para fic monoponto seria para ap 1.8 álcool, todo 2.0 fic que conheço são 4 bicos...
a não ser que use o modulo do ap 1.8 álcool, e subistitua o bico do verde para o branco do monza, mais ai ja é abusar da solte... ai ai ai...
-
É mono. acho q é separada mais quem controla é a injeção.
por exemplo, todos q conheço q colocam burra, ela entra em emergência e o ponto trava.
então, eu hoje ando de 1.6 destaxado no álcool, sei que vou ter que mexer em camisa, então que tal fazer um up no motor? associado a taxa? lembro que eu tenho aqui guardado o modulo do 1.8i alcool, o resto dos componentes é o mesmo…
certo, mesmo que seja 82mm... ele viraria um 1.8 "cheio" e taxado... com certeza outro motor...
-
ai foge do foco no momento… eu não tô nesse momento pra fazer preparação, e sim ajustar o motor no melhor custo benéfico...
claro, fazer o miolo no jeito... acho que ano que vem é que posso pensar em "besteira"
-
qual rotação você pretende para este conjunto? seguiu algum critério para isso ou resolveu estruturar para futuramente dar um upo
-
qual rotação você pretende para este conjunto? seguiu algum critério para isso ou resolveu estruturar para futuramente dar um upo
exato… ja que vou abrir, estruturar para um futuro up... em principio fica nos 6700krpm que é o corte da fic
-
com base nesta rotação final e no curso do virabrequim, eu sugiro que você calcule a vmp. se partir de um virabrequim de curso 86,4 mm você teria 19,296 m/s e eu considero uma velocidade média muito alta para o motor projetado para rua e haverá cuidados maiores na montagem. se for um virabrequim 77,4 mm a vmp será 17,28 mm/s. as folgas e ajustes precisam de um rigor e ajuste um pouco acima da média praticada já que a r/l para este vira vai permitir um giro mais livre(máximo) e próximo do limite de um motor de rua "civilizado".
-
mais o motor vai ficar em 6700 num período mínimo de tempo… não vai ser motor pra puxada de final... é de tiro curto na cidade...
-
cheguei a pensar assim quando montei um motor que iria girar 7k. não saiu como o planejado kkkkk. só não foi pior porque o limitador de giro foi acionado e mesmo com atraso eu só perdi os aneis de segmento.
o milan tem um relato próximo do meu: o cabo (não lembro se foi o do acelerador ou da embreagem) emperrou por alguns segundos e fumaceira branca cobriu.
diagnóstico: excedeu a vmp.
no seu caso, e concordo o limite em 6700, pois há um atraso(perda) e acaba girando um pouco a mais. o importante é não chegar a 20 m/s de vmp.
aliás, o cabeçote vai ficar intacto ou receberá alguma melhoria?
-
cabeçote vai passar por uma retifica "standart", mais pra vedar melhor…
-
kkkkkkkkkk casantosef, ja passei por isso, travou meu acelerador de segunda numa descida, ai ja viu, quando lasquei a embreagem foi… e desliguei o carro na chave.
nunca mais ='( agoa botei um limitador da techrace single step limitando em 7 kkkkkkkkk o ruim que quando isso chega da uns tiro de fuzil que eu largo o pé de tanto medo hauhauhauha
-
kkkkkkkkkk casantosef, ja passei por isso, travou meu acelerador de segunda numa descida, ai ja viu, quando lasquei a embreagem foi… e desliguei o carro na chave.
nunca mais ='( agoa botei um limitador da techrace single step limitando em 7 kkkkkkkkk o ruim que quando isso chega da uns tiro de fuzil que eu largo o pé de tanto medo hauhauha
é a "vantagem" do injetado, ele corta, carburador o céu é o limite... em compensação quando usava turbo + bico extra, o digipulse não corta, então o motor lá pros quase 7 paus e só o extra pulsando... se deixar o pé frita tudo com a falta...
hoje eu acordei com sangue nos zóio, deve ser pq é fim de mês e jaja chega grana kkkk,
o diabo tá aqui me tentando e mandando eu deixar de ser covarde e abrir logo pra 1.9, pistão álcool, facear o bloco pra ficar com os 9.5 de taxa e andar na gasolina, deixar o miolo no jeito que quando for por o soprador eu não vou me arrepender...
pra matar a saudade...
-
para melhorar a vedação, pode-se usinar uma canaleta na borda superior na camisa com uma profundidade de 0,5 mm a 1,2 mm. nesta canaleta você pode colocar um oring de cobre ou bronze aumentando(e muito) o poder de vedação.
estes metais dilatam com a propagação do calor e promovem uma aderência ainda maior que a promovida entre o trinômio cabeçote/junta/bloco. uma boa retífica faz este tipo de serviço e não representa um custo assombroso.
-
ai já seria para preparação muito pesada, o que não é o meu caso.. a boa e velha junta original de aço já aguenta a minha pancada…
-
desculpe-me, confesso que, na maioria das vezes, super dimensiono as minhas modificações. até mesmo meu fiat 147 já recebeu este tipo de melhoria e ainda pintura de cerâmica na câmara de combustão. É muita neura kkkkkk
-
o.o'
e eu achando que eu faço muito preciosismo hauhauahua…. tamo junto cassantosef hauhaua..
flavio,
um dos motivos de nao usar bico extra é justamente por "nao ter controle" perfeito da coisa, e mais uma gambi eletrica rodando...=s... botei essa de limitar por seguranca mesmo, um porque tenho medo de alguem usar meu carro e colar o pé na hora da puxada no susto........ e dois para nao agarrar mais aceleradores =( meu motor nunca mais foi o mesmo depois disso (epoca de aspro)
-
o.o'
e eu achando que eu faço muito preciosismo hauhauahua…. tamo junto cassantosef hauhaua..
flavio,
um dos motivos de nao usar bico extra é justamente por "nao ter controle" perfeito da coisa, e mais uma gambi eletrica rodando...=s... botei essa de limitar por seguranca mesmo, um porque tenho medo de alguem usar meu carro e colar o pé na hora da puxada no susto........ e dois para nao agarrar mais aceleradores =( meu motor nunca mais foi o mesmo depois disso (epoca de aspro)
as vezes eu sinto vontade se "saber" acertar um 2e ou 3e da vida... minha vida seria em principio muito mais "facil" pra iniciar os projetos...
imagina, arrancar fora essa injeção mono, monta um 3ezao com miolo 1.9, uma .50/.58 e correr pro abraço!