Como trocar correia dentada
-
iniciando como trocar a correia dentada.
como tirar a correia.
1 -retire a tampa protetora da correia dentada:
solte os dois parafusos dianteiros da tampa superior.
solte o parafuso abaixo da tampa com uma chave tipo allem sextavado.
puxe a tampa e a deixe de lado.
2- solte o rolamento esticador da correia, com uma chave 15 mm.
3-retire a correia da bomba d água, (se tiver ar condicionado, direção hidr?ulica também as tire).
4- retire a polia inferior do motor, e a proteção inferior da correia dentada (alguns veículos tem parafusos allem na parte inferior da proteção ).
5- retire a correia dentada.
como colocar uma correia nova
1-sicronize as engrenagens do comando do cabeçote, comando do distribuidor e do virabrequim.
2-sincronize a engrenagem do virabrequim pela janela do cambio(embreagem) colocando em 0t (ponto morto superior, pms) alinhado com uma seta que existe na janela para esse fim, use um pendente de luz.
3-gire e sincronize o comando do cabeçote com uma chave de 19 mm até que fique visável uma pequena punção do lado interno da polia (olhando para o cabeçote com a polia do comando na sua frente a punção interna deve ficar no lado esquerdo. das velas ou direito)o furo deve estar alinhado um pouco acima aonde a junta da tampa acenta no cabeçote acima uns cinco mil?metros de dist?ncia do cabeçote.
4-sincronize a engrenagem intermediária (? a do distribuidor)apontando o rotor para o lugar onde seria o 1? cilindro, existe um pequeno risco (seta vermelha) em relevo na carca?a do distribuidor que ?ndica ser o primeiro cilindro (olhando o distribuidor por cima).
-as ordens dos fios de velas não podem ser alteradas, são ela 1342 ou seja o fio que você apontou o rotor será o número um que é a vela próxima do câmbio o rotor roda no sentido hor?rio fica sendo então a ordem de explosão um tr?s quatro e dois(sentido hor?rio)com suas respectivas velas começando a vela um próxima do câmbio seguindo da vela dois com o fio de ordem dois.
7- ponha a tampa inferior e superior e aperte com pouca força os parafusos .
8-coloque a polia inferior, e as correias que foram tiradas e regule-as sem deixar folga (o contrario da dentada)pois se ficar com folga poder? patinar e fazer barulho(gritar).
9- ponha a polia inferior e aperte com força(calcule uns 10 kilos de força).
10-solte um pouco o parafuso do distribuidor e de a partida no motor, após funcionar segure o motor em uma rotação de uns 3000 giros e gire o distribuidor sentido hor?rio e anti-hor?rio verificando qual o melhor ponto que o motor funciona sem dar pequenos estouros ou morrer (o motor tem que funcionar sem tremer ai sim ele estará no ponto), aperte o ditribuidor desligue e ligue para ver se não ficou pesada a partida, se ficou pesada volte no sentido anti-hor?rio um pouco só e teste de novo a partida. verifique se o carro liga e desliga a ventoinha de refrigeração. se dispor de lámpada de ponto regular o ponto com ela.
creditos autor
-
-
-
legal o topico….
eu tenho uma apostila de trocas de correias dentadas de varias marcas e modelos de carros.
desse site aqui: http://www.injetronic.com.br/produtos/prod….phpolm=d1&cp=4
-
preciso parar urgente pra ver a do gorfi, a polyv acho q é esse o nome da pra ver o ressecamento dela….imagina a dentada
se tivesse um passo a passo achoq ainda nao faria pq da trabalho...eu nunca vi onde fica a dentada..sei q é escondida...
pediram 130,00 so na mao de obra pra trocar a dentada do golf sera q ta dentro do valor, tem de tudo ali dentro do motor, ar direcao sei la mais o q
-
sem querer ir contra, mas qdo eu mexo na correia dentada eu primeiro deixo tudo no lugar ot, depois eu tiro a correia, dae nao tenho q acertar o ponto denovo eh soh colocar o distribuidor no risco girando a polia do eixo louco, pq o comando vai estar no lugar e o vira tbein.
-
sem querer ir contra, mas qdo eu mexo na correia dentada eu primeiro deixo tudo no lugar ot, depois eu tiro a correia, dae nao tenho q acertar o ponto denovo eh soh colocar o distribuidor no risco girando a polia do eixo louco, pq o comando vai estar no lugar e o vira tbein.
[snapback]489005[/snapback]
sim exato qnd vi o cara trocar a do corsa foi desse jeito, so q eu morro de medo, sabe tenho a impressao q ao tirar a correia la se vai alguma polia girar livremente e nunca mais saberei onde estava
-
-
a unica q pode girar livremente eh a do comando louco, mas dae tem as marcacoes certas na carcaca, depois tbein pode acertar pelo risco do distribuidor, o maximo q pode ocorrer se vc nao acertar essa polia eh o carro ficar fora do ponto ou nao pegar
[snapback]489369[/snapback]
tao fora a ponto de atropelar as valvulasó
-
ah dae vc tah falando do comando de valvulas, no caso do ap ele tem 4 polias, comando, comando louco, vira e o esticador, o comando se nao botar no lugar ele atropela mesmo, mas tem q ser algo em torno de 1/8 de volta, coisa de 1 dente nao chega a isso, o carro vai ficar estranho, mas nao atropelar valvulas, jah o comando louco soh comando o distribuidor e a bomba de oleo, se for mais antigo dae a bomba de combustivel tbein, dae eh soh colocar o distribuidor no lugar devolta, oq pode ocorrer eh vc colocar o comando na posicao certa e errar no vira, dae tbein pode atropelar valvulas.
-
esses se ou as possibilidades de tragedia sempre rondam o inexperiente…..
nao sei como meti a cara a fazer o freio apenas com uns toques q o ka passou hehehe vai ver q fiquei com medo depois de tanta cagada q tinham feito nos freios do corsa.....a parte mais trabalhosa foi tirar o fluido q ficou a mais no reservatorio.....
vou deixar a correia pra quem entende e assim ja troco a polyv q esta com cara de quebrar tao logo
-
coveiro s/a ,gostaria de sabe a referencia da marca do virabrequim ja que o motor ta fora do cambio e queria leva montado ja no ponto,preciso disso urgente.