Gol 1.8 aspro x gti 16v
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h? algumas semanas testei meu gol gti 16v contra um gol 1.8 aspro de um amigo meu numa pista particular que a gente usa pra testar os carros.
considero meu carro bom de andar, pois já deixei bem para tr?s carros como audi a3 150 turbo, golf 150 turbo, stilo abarth, outros gols gti 16v e já andei junto com audi a3 180 fora vêrios aspiradinhos ap 8v, então não acho que meu carro tenho menos de 160 cvs atualmente.
agora esse golzinho do meu amigo andou junto do meu gti até inicio de quarta, até mais ou menos 160 km/h.
a configuração do carro é motor com pistoes 82 mm o que da 1825 cc, 15:1 de taxa, cabeçote feito dutos, valvulas maiores, pratos e molas, comando 300, carburador 3e, 4x1, bobina mi com ignição cm racing. o conjunto gira 7800 rpm com cambio px (que é um pv até 3a)
o carro é um gol caixa cl que não deve pesar mais que 920 kg contra 1120 kg do gti.
teoricamente quanto teria de potencia esse carro pra ter esse desempenho ?
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h? algumas semanas testei meu gol gti 16v contra um gol 1.8 aspro de um amigo meu numa pista particular que a gente usa pra testar os carros.
considero meu carro bom de andar, pois já deixei bem para tr?s carros como audi a3 150 turbo, golf 150 turbo, stilo abarth, outros gols gti 16v e já andei junto com audi a3 180 fora vêrios aspiradinhos ap 8v, então não acho que meu carro tenho menos de 160 cvs atualmente.
agora esse golzinho do meu amigo andou junto do meu gti até inicio de quarta, até mais ou menos 160 km/h.
a configuração do carro é motor com pistoes 82 mm o que da 1825 cc, 15:1 de taxa, cabeçote feito dutos, valvulas maiores, pratos e molas, comando 300, carburador 3e, 4x1, bobina mi com ignição cm racing. o conjunto gira 7800 rpm com cambio px (que é um pv até 3a)
o carro é um gol caixa cl que não deve pesar mais que 920 kg contra 1120 kg do gti.
teoricamente quanto teria de potencia esse carro pra ter esse desempenho ?
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veja cris, o gol do seu colega acompanhou vc até o inicio de 4? muito possivelmente pq o cambio dele é mais longo q o seu dai em diante. se tivesse com um pv o trabalho (possivelmente) pra vc teria sido maior ainda.
apzinho 1.9 com preparação +-leve (tipo a do seu colega) porem bem feita anda junto com golf/a3 150 chipadinho e até com a3 180 numa boa.
a diferença de potencia entre o seu e o dele não deve ser muito grande não. acredito q ele só deixou de te acompanhar (e dai em diante não da pra saber mais) por causa do cambio pesado q ele tem.
gol caixa aspirado de fato é leve. o q faz bastante peso no carro é qdo tem turbo no motor, intercooler grande, escape de grande di?metro e tal. ai sim o peso sobe bastante.
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carro aspro é dificil de estimar potência…mas com esse setup aí ele bem acertado deve ter mais de 150cv sim... o problema aí é que com comando 300? perde muito em baixa e mesmo o pvd num é o ideal... o pessoal com setup parecido anda com cambio de gol 1.0 (diferencial 4,777) e falta um pouco de carburador tbm já que o 3e num tem progressão legal pra comandos miuto graduados (mas funciona sim antes que digam que tem e fica bom)
se for apenas relação peso-potência
gti original:
1.120/143 = 7,8kg/cv
gol caixa pesa uns 880kg => então com 112cv andaria junto
se pesar 920kg => 118cv
gti com 160 cv
peso potência = 7kg/cv
gol caixa precisaria de 125cv para 880kg ou 131cv pra 920kg.
isso até uns 110~120km/h onde a aerodin?mica tijolar do gol caixa num atrapalha tanto...depois disso o gol bola (ou giii) tem muito melhor efici?ncia ...justamente onde o px alonga (virando 7.800 deve ser uns 145~150km/h reais final de terceira ) é que a aerodin?mica começa a fazer muita diferença...a? pode explicar
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gol caixa pesa uns 880kg
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ta bem aliviadinho esse teu gol heim jr hehehehehe
gol cl cht sem nenhum opcional = 915 quilos, o ap pesa pouquinho só a mais.
obs: andando de brosol e sendo 1.800 não creio que chegue a 150 cvs não.
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e se fosse uma 40 idf?
lembrando q já em 2? marcha meu carro chegava a 100km/h em pouco mais q 7,5 s… qto é o 0-100 do gti?
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eu acho que no mínimo 140 cvs tem. testamos esse gol com um outro 1.8+2e+4x1+14:1 de taxa+276 e a diferença foi gritante. estimamos entre 115 e 120 cvs para este outro gol.
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não é pq andou mais q necessariamente tenha 140cvs.
insisto (e concordo com o dinas): tem cavalos demais nessas contas de vcs, não é assim q a coisa funciona.
1.8 (cilindrada de motor original) com 2e (carburador de motor original) e comandinho 276? (apenas 12? mais alto q 049g - de motor original) rende pouco mais q um gts original (99cvs declarados), e só.
pra vir essa cavalaria toda precisa de mais cilindrada e muito mais fluxo na admissão. entenda-se: 2.0/2.2 + weber 44…duas 40 idf...duas 45 dcoe. ai sim pode-se começar a pensar nos 140/150cvs pra cima.
e pra subir até seus 190/200cvs coloque mais taxa ainda e ande com metanol + nitrometano. com alcool de posto isso é impossivel de se atingir.
ah claro, estamos falando sempre de resultados id?neos e com os pos no ch?o, e não da conversinha de vendedores de cavalos.
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o que tem nesse seu gti 16vó? pq ja pisei com varios e nunca achei nada demais, tenho um gol g2 1.8mi aspro, e o cambio do gti 16v não é tão longo assim não, é muito parecido com um pv, acho que até mais curto.
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ka, olhado no manual do voyage que hoje é do edison … 890kg o voyage gl 1.6 ano 89 em ordem de marcha até assustei porque é pouca coisa mais que o meu gasparzinho e explica porque acelera bem pacas mas num tem lá grande final...
qto a potência carburador estrangula demais mesmo, mas vc consegue retrabalhar ele pra alimentar isso tudo sim, veja o cw que anda de miniprogressivo e consegue tirar muito mais que isso (claro que num deve ter nenhum compromisso com progressão como um carro de rua precisa, mas funciona)..de toda forma carro aspro é miuto de palpite porque o comando ser 300? não diz muita coisa...precisa saber o lobe, levante, etc... e o cabeçote ser feito tbm não é algo definitivo porque a gente sabe que as vezes mexe mexe mexe e em vez de melhorar acaba piorando o fluxo (se bem que em ap é dificil porque é muito manjado já o que fazer de b?sico)
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eu já testei meu antigo gol 1.0t original só que chipado contra gti 16v, o gti andou do lado praticamente….então acho que vc tem que dar uma revisada no seu carro pq golzinho com esse setup taxa + 2e + 4x1 ficava beeem p/ tras do meu golzinho.
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não foi o de 2e que andou do lado do meu foi o outro do primeiro post. meu carro anda junto de audi/golf 180 cvs e atropela stilo abarth de 167 cvs e alguns hondas civics vti originais que já peguei, então acho que não tem muita coisa errada com ele não, pelo contrário, to feliz com o desempenho pelo que ele tem (chip + bicos alcool + escape). o que to dizendo é que o aspro 1.8 (1825 pra ser exato) é que tá muito bom.
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ka, olhado no manual do voyage que hoje é do edison … 890kg o voyage gl 1.6 ano 89 em ordem de marcha até assustei porque é pouca coisa mais que o meu gasparzinho e explica porque acelera bem pacas mas num tem lá grande final...
qto a potência carburador estrangula demais mesmo, mas vc consegue retrabalhar ele pra alimentar isso tudo sim, veja o cw que anda de miniprogressivo e consegue tirar muito mais que isso (claro que num deve ter nenhum compromisso com progressão como um carro de rua precisa, mas funciona)..de toda forma carro aspro é miuto de palpite porque o comando ser 300? não diz muita coisa...precisa saber o lobe, levante, etc... e o cabeçote ser feito tbm não é algo definitivo porque a gente sabe que as vezes mexe mexe mexe e em vez de melhorar acaba piorando o fluxo (se bem que em ap é dificil porque é muito manjado já o que fazer de b?sico)
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quanto ao cabeçote, posso te dizer que melhorou muito, pq antes de fazer a gente acelerava e ele não andava nem primeira do meu lado já ficava pra tras. agora se eu não tracionar muito bem ele pula um carro na frente e mantem até inicio de quarta, quando meu carro começa passar. se eu tracionar de acordo, saio na frente, mas ele vem colado até comeão de quarta (da minha quarta).
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ka, olhado no manual do voyage que hoje é do edison … 890kg o voyage gl 1.6 ano 89 em ordem de marcha até assustei porque é pouca coisa mais que o meu gasparzinho e explica porque acelera bem pacas mas num tem lá grande final...
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o dele é um voyage 89, se pegar o de um voyage 84 vai ser ainda mais leve.
veja o manual dos gol 91 e constate os 915 quilos pra mais.
qto a potência carburador estrangula demais mesmo, mas vc consegue retrabalhar ele pra alimentar isso tudo sim, veja o cw que anda de miniprogressivo e consegue tirar muito mais que isso (claro que num deve ter nenhum compromisso com progressão como um carro de rua precisa, mas funciona)..de toda forma carro aspro é miuto de palpite porque o comando ser 300? não diz muita coisa…precisa saber o lobe, levante, etc... e o cabeçote ser feito tbm não é algo definitivo porque a gente sabe que as vezes mexe mexe mexe e em vez de melhorar acaba piorando o fluxo (se bem que em ap é dificil porque é muito manjado já o que fazer de b?sico)
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quanto aos mini?s que fazem bonito por ai, pode desmontar e olhar que são tão grandes qto uma weber 44. abertos no talo do talo.
qto ao restante, concordo, ap é dificil tirar muito rendimento sem turbinar.
**o que se fazia a 10/15 anos atrás é o mesmo que se faz hoje, sem mais nem menos. alias, acho ainda que antes se caprichava mais nos motores do que hj em dia, a coisa não era tão linha de montagem staile como hj.
a esses 10/15 atras as potências eram reais, e hj são em sua maioria fantasiosas, basta o pessoal parar e pensar.**
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gol gts a alcool só taxadinho e com 2? estagio mecanico anda na frente de civic vti.
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sinceramente nunca vi e só acredito vendo, a não ser claro que o piloto do vti seja muito manco. então um gts que vc diz ter só no maximo no maximo 103 cvs (original 99 cvs + taxa) anda junto de um carro de 160 cvs ?????? aceleração de 0-100 km/h em 8 seg ?
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sinceramente nunca vi e só acredito vendo, a não ser claro que o piloto do vti seja muito manco. então um gts que vc diz ter só no maximo no maximo 103 cvs (original 99 cvs + taxa) anda junto de um carro de 160 cvs ?????? aceleração de 0-100 km/h em 8 seg ?
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nem o carro e nem o piloto são mancos. o carro era original, e o dono era macaco velho.
gts original, só taxadinho mesmo, fraquinho…porem bem mais leve q o honda, q alias, só anda mesmo depois de 6000 rpm, até ele chegar nesse ponto o gts ja passou marcha e abriu.
0-100 de gts original (testado pela om) = 9.1 segundos. com um tapinha no segundo estagio e com mais taxa fica ainda mais rapido, ganha bem no torque - algo primordial pra acelerar rapido. e pelo jeito o honda não faz em 8 segundos não...
vi isso acontecer umas 2 vezes, sempre até 3?.
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não foi o de 2e que andou do lado do meu foi o outro do primeiro post. meu carro anda junto de audi/golf 180 cvs e atropela stilo abarth de 167 cvs e alguns hondas civics vti originais que já peguei, então acho que não tem muita coisa errada com ele não, pelo contrário, to feliz com o desempenho pelo que ele tem (chip + bicos alcool + escape). o que to dizendo é que o aspro 1.8 (1825 pra ser exato) é que tá muito bom.
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bom sei lá…mas se vc tá contente é isso que importa.
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auhuha lá vou eu saber que ano é o gol ?…num tá no tópico... de toda forma de 890 pra 920 num é tanta diferença assim
qto ao cabeçote ... foi uma maneira de dizer que é dificil saber o resultado... se ganhou 5...10 ou 15%
os mini do clovis alimentam beeeeem mais de 150cv o que eu quiz dizer (de novo) é que qdo vc coloca retrabalho e preparação em carro aspro fica dificil ficar acertando o valor de qto tira...pra ter idéia beleza.. acertar o valor ... dificil ...
fiz um ap1800 injetado com pouquissima coisa tirar 145cv (mediu acho que foi coisa assim) ... comando 272? crower, polia, corpo de borboleta, 14:1 de taxa, cabeçote, 4x1 e escape...e com ml de carro original injetado ...lisiiinho... talvez se afinasse mais num dina tirasse mais um pouco mas o dono num quiz...preferiu deixar assim... um amigo dele me disse que coisa de um ano depois ele resolveu fazer 2.1 na cidade onde ele mora e que depois disso o carro piorou...ele até me ligou pra refazer o acerto mas acabou num rolando...